segunda-feira, 16 de abril de 2012

NAMORO É BÍBLICO?

NAMORO É BÍBLICO?
 
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP-Conselho Federal de Pastores – sob o nº. C-1280

NAMORO É UMA QUESTÃO BÍBLICA?  Há fundamentação Bíblica para NAMORO?
AMOR É UM SENTIMENTO?
O QUE É TER CAPACIDADE PARA CASAR-SE?
Para mim é uma grande satisfação poder compartilhar sobre este assunto com vocês.
O QUE A BÍBLIA TEM A DIZER A RESPEITO DO RELACIONAMENTO ENTRE PESSOAS DE SEXO OPOSTO?
Namoro cristão é muito interessante. Namoro de crentes. Porque crente convive em uma comunidade que é sua igreja. Além de ter a família; além de ter os amigos que estão observando a vida dele, ele tem uma igreja; e isso é interessante que acaba surgindo crises.
Um namoro geralmente causa preocupações;  porque o casal começa a namorar; aí o pessoal já fica olhando assim: ih rapaz, será que é sério mesmo? Porque será que eles estão namorando? Será que vai dar algum problema?
Então fica aquela preocupação;  tem gente que fica feliz;  os pais dizem, olha lá que belezinha! Pô! Tô ficando velho! Mesmo! Os pais começam a comentar sobre o assunto.
I – UM NAMORO CAUSA PREOCUPAÇÕES:
Então ao mesmo tempo em que causa alegria a alguns, causa preocupação nos outros; porque igreja é um negócio interessante.
Igreja! É composta por santos; pecadores, mas redimidos; lavados no sangue de JESUS
Mas que adora de dar uma observada na vida dos outros; não é verdade?
Então, ficam assim, lá olhando o namoro!
Aí o jovem está namorando; sai da casa da namorada um pouco mais tarde; e  no domingo tá todo mundo sabendo.
É impressionante a rede de informação que existe em uma igreja!
Você viu o fulano? Saiu ontem da casa do irmão tal, depois das 11 horas da noite.
Começou namorar na semana passada. Já viu onde isso vai dar.
E você vê como é que a coisa vai.
E começam as crises quando um casal começam a namorar.
II – UM NAMORO PODE LEVAR À QUEDA ESPIRITUAL:
Mas não somente isso. Um namoro pode levar à queda espiritual. Não rara as vezes acontecem de jovens começarem a namorar; e eles começam a ficar de “FAROL BAIXO ESPIRITUALMENTE”.
Ele tá namorando;  e começa a dividir o seu tempo com a namorada; e se ele estiver em algum ministério, ele já começa a faltar com as suas responsabilidades para atender a sua namorada. E começa a faltar. Sei que isso é muito raro! Mas pode acontecer.
Dizem que essa queda espiritual chega a acontecer uns 80%. Eu não quero acreditar que os 20% restante estejam aqui hoje.
Então acontece algum tipo de interferência nas atividades dele com a igreja.
Então se ele tocava no louvor, quer sair logo dos ensaios;  por que ele quer sair com a namorada.
Então as atividades dele começam a serem divididas; ele diminui a sua participação no que ele faz na igreja; só para ter mais tempo com a namorada.
E as coisas de DEUS acabam ficando em segundo, terceiro plano. E isso pode adentrar em uma descendência; e eles começam a diminuir a sua vida espiritual; até que chegam a não fazerem mais nada na igreja – isso não acontece aqui na: CAMINHO VERDADE E VIDA.
Tocava, cantava, lecionava; e foram diminuindo as suas atividades por causa do namoro.
OUTRO PROBLEMA QUE PODE ACONTECER NUM NAMORO.
III – UM NAMORO PODE PRODUZIR UM CASAMENTO COM GRANDES DIFICULDADES:
O namoro pode produzir grandes dificuldades que podem ser levadas para o casamento.
JOVENS! Muitas das seqüelas que transparecem e são observadas no casamento, são resultados de um namoro mal feito; ou de um namoro inadequado ou impróprio. Sem entendimento correto do que DEUS pensa e daquilo do que a BÍBLIA tem a nos dizer.
E aí quando entra no casamento a coisa começa a ficar complicada. Porque aí de fato é que os dois passam a ter uma vida comum e debaixo do mesmo teto, onde passam a conhecer definitivamente um ao outro, a intimidade do outro, observando os hábitos do outro, e aí não tem mais jeito; pois já estão casados. E começam as crises, começam efetivamente o sofrimento; NÃO É?
ENTÃO POR QUE COMEÇAM OS SOFRIMENTOS? Porque na época do namoro em que algumas coisas deveriam ser observadas; não foram observadas.
UMA PEQUENA HISTÓRIA:
Esta história é de uma mulher que procurou o Pastor da igreja onde eu era presbítero – Hoje sou pastor, mais sou presbítero desde 1992.
“Uma certa senhora que era casada com um homem que não era crente – um alcoólatra; chegou para o pastor e diz que tinha um chamado para ser missionária; éh!! Sabe pastor, eu tenho uma grande vontade de ir para o mundo e evangelizar. A é? Porque? A senhora não falou que o seu marido não é crente? Então sabe? Eu vou largar ele aí! E vou; o nosso apartamento está em meu nome; vou vender o apartamento e pegar o dinheiro e comprar passagem para ir evangelizar o mundo; e assim eu fico livre dele. A é! Mas quando a senhora conheceu o seu marido ele já era alcoólatra? É, ele já era alcoólatra. E o pastor lhe respondeu: tá vendo? A senhora deveria ter visto isso já na época que a senhora conheceu aquele homem, antes de começar a ter um relacionamento para casar com ele. Era lá naquela época que a senhora teria que observar de como ele era. E outra coisa: A senhora já era crente?; ela respondeu que sim. Pior ainda! respondeu o pastor: sinto em dizer uma coisa para a senhora: Não tem condições não; a senhora tem é que ficar com ele agora; e dar testemunho prá ele e ganhá-lo! Sem palavra alguma, conforme está escrito em I Pedro 3:1 – “...se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres”. Aí a mulher pergunta o seguinte: e se ele não se converter? A senhora vai levar a carga que tomou lá atrás sem que antes resolvesse-a. E se o marido da irmã não se converter por mais 20 anos, a irmã terá um marido assim por mais 20 anos. Aí ela diz o seguinte: “vira essa boca prá lá pastor!”
NA ÉPOCA PRÓPRIA PARA TER OBSERVADO SOBRE ESTA SITUAÇÃO, NÃO FOI OBSERVADA; TOMOU A DECISÃO DE CASAR-SE COM ELE; AGORA TEM QUE LEVÁ-LO. E AGORA TÁ AÍ O PROBLEMA!
Este é um caso extremo; de uma pessoa cristã que se uniu a um incrédulo. É PECADO. A Bíblia diz que: II Coríntios 6:14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?”
Paulo exorta os crentes a não formarem parcerias com os incrédulos porque isso enfraqueceria seu compromisso e integridade, ou os padrões cristãos. Seria uma má combinação. Isso não significa isolar-se dos incrédulos. Paulo chama a atenção para que permaneçam com seus cônjuges incrédulos (I cor. 7:12,13). Paulo só queria que os crentes fossem ativos, não se envolvendo em relações pessoais ou em negócios que pudessem levá-los a comprometer sua fé. É dever do crente esforçar-se para evitar situações que possam forçá-los a dividir sua lealdade.
IV – O NAMORO PODE DEIXAR SEQÜELAS PARA O CASAMENTO.
Então a época de conhecer um ao outro, de observar um ao outro.
A Bíblia nos dá caminho para que façamos isso; para que a decisão que é para o casamento, seja uma decisão consistente. Uma decisão sábia, dentro do que é vontade de DEUS.
Talvez você fica pensando que nós vamos.. TER NAMORO CRISTÃO NÉ?
O QUE QUE É NAMORO CRISTÃO?
É uma frase conhecida entre os jovens. Eles dizem que o namoro é namoro cristão!
Agora!  O QUE É O NAMORO CRISTÃO?
Eu quero perguntar a vocês: O QUE É UM NAMORO CRISTÃO?
Eu sei o que vocês responderiam: QUE NAMORO CRISTÃO, É O NAMORO EM QUE NÃO HÁ SEXO ANTES DO CASAMENTO.
Agora, eu pergunto: SERÁ QUE É ISSO MESMO?
SERÁ QUE É SÓ ISSO?  AUSÊNCIA DE SEXO NUM NAMORO, IMPLICA NUM NAMORO CRISTÃO, OU – AUSÊNCIA DE SEXO É PROVA DE UM NAMORO CRISTÃO?  SERÁ QUE É?
Então, se vocês estão pensando que eu vim aqui para ficar falando sobre sexo antes do casamento; estão enganados, eu não vou ficar falando sobre isso.
Eu considero que estão aqui diante de mim jovens inteligentes; não vim falar sobre isso. E que já sabem sobre isso – de cor e salteado!  E eu não preciso ficar repetindo essas coisas!
Eu quero levar os seus pensamento a uma outra forma de analisar esta situação.
VENDO A LUZ DA BÍBLIA O QUE A PALAVRA TEM A NOS DIZER.
ESSAS CRISES, POR QUE ISSO ACONTECE?
O QUE ESTÁ ERRADO?
Porque jovens namoram, namoram, namoram, casam; e depois de 6 meses o casamento está numa crise terrível? E muitas das vezes acontece o divórcio com menos de 1 ano de casados.
POR QUÊ? O QUE ESTÁ ERRADO NO PROCESSO?
DEUS É A FAVOR DISSO?
ISSO TEM QUE SER ASSIM?
COMO DEUS VÊ TUDO ISSO?
DEUS APROVA TUDO ISSO?
SERÁ QUE DEUS PLANEJOU ESSAS COISAS ASSIM?
TEM MESMO QUE SER ASSIM?
É interessante que o primeiro relacionamento de um ser humano com outro ser humano se chamou: CASAMENTO.
DEUS criou a mulher para o homem lá em Gênesis 2. E ELE mesmo foi o celebrante do primeiro casamento.
Então o casamento foi a primeira instituição que foi criada, e isso muito antes até mesmo do que a igreja.
Foi o casamento; então o casamento é uma coisa muito importante. Porque quando DEUS viu que Adão estava só! Pessoal!
DEUS não falou assim: “olha! Adão está só! vou fazer um amigão para ele! aquele cara assim! que Adão poderá chorar no ombro dele! e eles vão ter uma amizade intensa! e aí vai estar resolvido o problema de Adão!”.
NÃO! NÃO FOI ISSO! não resolveria o problema!
DEUS também não falou para Adão: “Adão você tem tanto animais aí ao seu redor rapaz, para se ocupar com eles; dar nomes um a um; cuidar deles; você vai entreter; olha só Adão!”
QUAL ANIMAL VOCÊS GOSTARIAM DE TER? ASSIM! O TEMPO TODO COM VOCÊ?
Pergunto para vocês: QUAL ANIMAL VOCÊ GOSTARIA DE TER?
VOCÊ CASARIA COM ELE; TER ELE ALÍ SENDO O SEU COMPANHEIRÃO?
SABIA QUE TEM MUITA GENTE FAZENDO ISSO HOJE?
Pode até parecer estranho para você; mas um negócio que mais dá lucro hoje no comércio são os pet-shop´s. SABE POR QUÊ? É pelo fato de que as pessoas estão tentando mudar (reverter) aquilo que DEUS fez em Gênesis.
Porque quando DEUS quis fazer uma companhia para o homem; DEUS FEZ UMA MULHER. ELE não mandou que Adão escolhesse um dos animais.
Antes de DEUS fazer a mulher; ELE mandou que Adão desse nome para os animais; isso aconteceu antes de DEUS fazer a companheira de Adão.
Tudo isso foi feito desta forma por DEUS; para que Adão visse que entre os animais não havia alguma companhia que lhe pudesse ser idônea. Não havia nenhum semelhante a ele para que ele pudesse se relacionar. Então DEUS disse, agora vou fazer alguém que possa relacionar-se com Adão, que seja semelhante a ele.
A MULHER!   E DEUS FEZ A MULHER PARA ADÃO!
COMO DEUS VÊ ESSAS COISAS?
SERÁ QUE DEUS APROVA TUDO ISSO QUE NÓS TEMOS VISTO E TEMOS OBSERVADO DENTRO DAS IGREJAS ENTRE OS JOVENS?
O QUE A BÍBLIA TEM A DIZER A RESPEITO?
Se você for procurar aí na sua Bíblia, você não vai encontrar a palavra NAMORO.
ENTÃO, POR NÃO TEM “NAMORO” NA BÍBLIA; O SILÊNCIO NOS AUTORIZA FAZERMOS DO JEITO QUE QUISERMOS?
Eu não acredito assim; a Bíblia tem sim algo a nos dizer.
PRIMEIRA COISA QUE QUERO ABORDAR COM VOCÊS
ENTENDENDO O AMOR A LUZ DA BÍBLIA
O QUE É AMOR?
Alguém já disse que: “o amor seja eterno enquanto dure”. – Outro disse que: “o amor é o mais puro dos sentimentos”.
Então vemos um jovem que encontra pela primeira vez uma moça, e ele diz: olha, foi amor à primeira vista”. Há quem quer ser mais criativo e diz: “o meu não foi à vista, mas foi à prestação”.
Mais então?
O QUE É AMOR?  O QUE QUE É O AMOR?
AMOR É O MAIS NOBRE DOS SENTIMENTOS?  O QUE QUE É AMOR?
Puxa! Eu estou perdidamente apaixonado!
SERÁ QUE ESSE É O AMOR QUE A BÍBLIA FALA?
QUE É CONSISTENTE O SUFICIENTE PARA MANTER A UNIÃO DE DUAS PESSOAS PARA O RESTO DE SUAS VIDAS?
SERÁ QUE É ISSO?
VAMOS VER O CONCEITO DO MUNDO – O QUE O MUNDO DIZ A RESPEITO DO AMOR.
O MUNDO DIZ ASSIM:
-        é um sentimento sobre o qual não se tem controle; é assim que o mundo diz! então, o mundo vê o amor como um sentimento; como algo que surge de dentro de nós; flamejante; que vai nos consumindo; vai queimando; vai fazendo suar frio; é uma coisa que você não tem controle; quando você vê já está nesta situação.
-        O mundo diz que ele acontece como um acidente; foi sem controle, sem esperar. O cidadão bate o olho na moça; E! TCHAM!!!.. é essa! Acho que deu agora; não tem mais ninguém; É ESSA! EU SINTO! Olha eu não esperava. Pai! Mãe! vocês não sabem o que aconteceu comigo? eu fui no retiro dos jovens DA IGREJA CAMINHO VERDADE E VIDA e fui ATROPELADO PELO CAMINHÃO DA PAIXÃO, PELA SCANIA DO AMOR – ESTOU AMANDO – ACONTECEU PAI! – MÃE EU ESTOU APAIXONADO! é um sentimento muito forte! E eu encontrei aquela pessoa com a qual passarei o resto dos meus anos!
É ASSIM QUE O MUNDO VÊ O AMOR. VOCÊ NÃO ESPERA – ACONTECEU – DE UMA HORA PARA OUTRA.
E tem alguns que ainda diz: é tão bom a gente sofrer esse tipo de atropelamento Né?
Como gostam desse sentimento!
O MUNDO VAI DIZER MAIS:
Você deve lutar por ele a qualquer custo – Porque o negócio do momento é você ter o amor da sua vida. O negócio é você ser feliz! As mina tão aí prá nóis ser feliz”ESSE É O CONCEITO DO MUNDO – CORRA ATRÁS!
Você pensa que são só os jovens/rapazes? as meninas agem do mesmo modo! O MUNDO ENSINA que você tem que correr atrás; é por isso que você vê hoje na novela – HÁ PASTOR O SENHOR TÁ DIZENDO QUE A GENTE VÊ NOVELA? Não! Só é uma vez e outra. Você vê na novela: o camarada briga com todo mundo, briga com os pais, com os amigos, com os irmãos, com o patrão, briga com a família da moça por causa da moça; e, briga com o prefeito, com o delegado, com o presidente, briga com todo mundo.
POR QUE A FILOSOFIA É: “Corra atrás”.
É justificado! porque você está apaixonado! E sem essa pessoa que é o objeto da sua felicidade, você não vai conseguir ser feliz! Então lute por esse sentimento, por essa pessoa a qualquer custo.
E SOMENTE TENDO ESTE SENTIMENTO É QUE É POSSÍVEL SER FELIZ
ESTE É O CONCEITO MUNDANO!SENTIMENTALISMO!  É ASSIM QUE O MUNDO VÊ O AMOR!
E, SERÁ QUE TEM DE SER ASSIM MESMO?  SERÁ QUE É ASSIM?
AQUILO QUE SURGE NOS SENTIMENTOS EU TENHO QUE CORRER ATRÁS A TODO CUSTO?
NÃO HÁ PRECEITOS BÍBLICOS SOBRE ISSO?  OU HÁ!
É ASSIM QUE O MUNDO VÊ O AMOR – UM SENTIMENTO!
Deixe-me dizer uma coisa para vocês; é por isso que acontecem DIVÓRCIOS! – SABIAM?
Porque sentimento! ele não é consistente! O sentimento varia! Então! era uma paixão muito forte! Flamejante! mas um dia ela acabou!  Acabou! e agora? Como é que faz?
Aí fica um olhando para a cara do outro; com cara de que o outro parece uma pessoa estranha; como dizem por aí: “não tem mais aquela química”; “não dá mais liga”. Então vão os dois para um laboratório para ver se dá um jeito lá; quem sabe conseguem achar a “química”. Isso é o que o mundo vive! o mundo pensa!
MAS O QUE A BÍBLIA TEM A DIZER?  -  VAMOS DAR UMA OLHADA
PRIMEIRO, vamos ver as palavras gregas para AMOR; a língua grega é uma língua interessante; é a língua que DEUS escolheu para ser escrito o novo testamento. Aliás, as línguas originais da escrita da Bíblia foram escolhidas por DEUS; e tem uma razão muito simples; são línguas que não possuem variáveis interpretativas; não dão sentido dúbio. Elas expressam exatamente aquilo que DEUS quis dizer, no exato sentido.
Seria difícil compreender; por exemplo, se a Bíblia fosse escrita originalmente no português que conhecemos. Quer ver um exemplo típico e confuso; pega a palavra “SUCESSO”, possui três sílabas pronunciadas com o mesmo som, só que escrito de três formas gráficas diferentes; seria um caos para ser compreendida.
É por isso que DEUS escolheu uma língua que não deixasse nenhuma dúvida a respeito daquilo que ELE queria dizer ao homem. Na língua grega e na hebraica existem palavras específicas; que são pronunciadas de forma clara e objetiva quanto o sentido e entendimento; sem nenhuma margem de dúvida para quem que leia ou ouve.
Quando estudamos a Bíblia é possível compreender o pensamento de DEUS; e este foi o objetivo de DEUS quando deu pela inspiração do ESPÍRITO SANTO as palavras aos escritores dos livros que hoje compõem a PALAVRA DE DEUS – A BÍBLIA. Compreendemos claramente o que DEUS pensou, e não somente o que ELE mandou que fosse escrito. É ASSIM QUE A BÍBLIA FUNCIIONA.
ENTÃO, existem algumas palavras gregas para amor; que são as seguintes:
Eros é amor apaixonado, com o desejo sensual e saudades = amor sexual/erótico – amor expresso na íntimidade entre duas pessoas. Embora eros seja inicialmente sentida por uma pessoa, com a contemplação torna-se uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo se torne apreciação da beleza própria. Eros ajuda a alma recordar conhecimento de beleza. Amantes e filósofos são todos inspirados a procurar pela verdade no eros. Algumas traduções o descrevem como "o amor do corpo". Esta palavra não aparece no Novo testamento.
Philia ou phileo um virtuoso desapaixonado amor, amizade, inclui lealdade para com seus amigos, familiares e comunidade, e exige força, a igualdade e a familiaridade. Philia é motivada por razões práticas; uma ou de ambas as partes beneficiarem da relação. Também pode significar "o amor da mente" e “amor fratermno” – Envolve o sentimento de gostar. Esse amor é incidental, acontece sem que você espera; você diz: “eu gostei dessa pessoas, me passou algo que me atraiu”. Pode acontecer com qualquer pessoa em relação a qualquer outra pessoas independente de sexo que sejam. É amor-humano = philantropia.
Storge é o afeto natural, como a que sentimos por pais por filhos – É uma afeição natural. Aparece em Romanos – “homens sem afeição natural”. Desta palavra surgiu ASTORGA – significa afeição.
Xenia hospitalidade, era uma prática extremamente importante na Grécia antiga. Era uma amizade quase ritualizada formada entre o dono da hospedagem e os seus clientes, que poderiam ser desconhecidos ou não. A importância deste pode ser visto em toda a mitologia grega, em particular Homero Ilíada e Odisseia.
Mas a palavra grega que é usada para o AMOR de forma consistente, forte, repetitiva na Bíblia; é:
Agape = refere-se a um puro, ideal tipo de amor ao invés de a atração física sugerida pelo eros. é caridade, altruísta, altruístas e incondicional. É amor paternal visto como criar bondade no mundo, que é a maneira de amar a Deus, e é visto como o tipo de amor que os cristãos têm de aspirar a um ou outro. É o amor de DEUS – Não é sentimento! PAULO escreveu: O amor é paciente, o amor é tipo. Não inveja, não se mostra, não é orgulhoso. Não é rude, não é egoísta, não é facilmente irritável, não mantém registro de erros. O Amor não alardeia o mal, mas se regozija com a verdade. Ela sempre protege, sempre confia, sempre espera, e sempre persevera”. - 1ª Cor. 13:4-7 (VNI).
Ágape é a palavra grega para o amor – pessoal coloquem isso aqui em sua cabeça! Se você levar para a sua vida só o que significam essas palavras; poderei dizer que DEUS já foi glorificado por meio da minha boca! De tão sério que é o que estamos aprendendo hoje!
O AMOR QUE MANTEM DUAS PESSOAS JUNTAS NÃO É SENTIMENTO!
É ÁGAPE!
E NÃO TEM NADA A VER COM SENTIMENTO! – É UMA QUESTÃO DE ATITUDE!
PENSANDO NO BEM ESTAR DO OUTRO!
ÁGAPE!!
Uma notícia boa para você – ÁGAPE!!  Só um crente de verdade pode ter
O incrédulo, o ímpio não tem ÁGAPE!
ÁGAPE só aquele que foi salvo pela GRAÇA de DEUS, só aquele que foi transformado pelo SANGUE DE JESUS CRISTO é que tem esse tipo de amor, que pode exercer que pode praticar esse amor que é altruísta. – AMOR DE DEUS!
QUE NÃO É SENTIMENTO – É ATITUDE – NÓS DECIDIMOS AMAR.
VOCÊ VAI ENTENDER POR QUÊ!
ÁGAPE É O AMOR QUE TEM DEUS COMO FONTE
DEUS NÃO SÓ SENTE AMOR – DEUS NÃO SÓ TEM AMOR
DEUS É O PRÓPRIO AMOR!!
DEUS É A FONTE INESGOTÁVEL DESSE AMOR
Veja em I João 4:16“...Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele”.
Vai ver ainda que DEUS AMA – João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito ...”.
VOCÊ PERCEBE QUE TODAS AS VEZES QUE A PALAVRA ÁGAPE APARECE NAS ESCRITURAS; ELA VEM ACOMPANHADA DE UMA ATITUDE?
DEUS AMOU E DEU... O seu filho – ELE é dar, não é receber; por isso ele é altruísta.
Efésios 5:1 vai dizer que nós devemos ser imitadores de DEUS; e no versículo 2, em que nós andemos em amor, assim como CRISTO nos amou e a si mesmo se entregou por amor de nós – Ef. 5:11 Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados”; e 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”.
NOVAMENTE ACOMPANHADO DE UMA ATITUDE!
Então não é somente aquele negócio: “Há! eu te amo!”; E DAÍ? Cruza os braços e mais nada? E DAÍ?  NÃO! Mais você não faz ideia do quanto eu te amo! É imensamente! E DAÍ?
SE NÃO TIVER UMA ATITUDE QUE SEJA ALTRUÍSTA; NÃO PODE SER OUTRA ATITUDE, NÃO PODE SER COM SEGUNDAS E TERCEIRAS INTENSÕES – NÃO PODE SER EGOÍSTA! Esse amor não existe – é apenas palavras ao vento.
Então é DEUS quem dá esta capacidade para nós; ELE é a fonte inesgotável desse amor. E ELE ama, ELE nos capacita a amar também.
Veja Romanos 5:5 “...porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Então é DEUS que nos capacita a amar com este amor. Que Não é um sentimento, é uma atitude consistente que reflete aquilo que DEUS quer que façamos, porque é ELE que tem nos dado essa capacidade.
O AMOR ÁGAPE É ATITUDE QUE VAI MANTER RELACIONAMENTOS
Você pode estar perdidamente apaixonado, sentimento lá nas alturas; quando você se casar esse sentimento vai sofrer alterações – ISTO É INEVITÁVEL! É mais certo que 2+2=4. É mais velho do que andar para frente!
VAI SOFRER ALTERAÇÕES!  E você está tão cego que você vai dizer: isso é tão forte, eu não consigo acreditar que vai chegar algum dia que eu não tenha mais esse mesmo sentimento por esta pessoa. Vai nesse seu ânimo todo, nessa tua força; daqui a alguns dias você me conta o que aconteceu! eu te espero lá na frente; lá na esquina. E aí a gente conversa de novo!
“Faz quase 33 anos que estou casado; no início as coisas foram difíceis. Não tinha compreensão correta sobre o que era amar verdadeiramente. Foi quase uma tragédia; buscamos por todos os meios harmonizar o nosso relacionamento; levamos muito tempo para encontrar a forma correta de amar – Bem, como vocês podem ver, encontramos – O amor de DEUS em nossa vida; mudou tudo”.
Vocês têm mais sorte do que nós tivemos; hoje você está aqui pela graça de DEUS. Do DEUS altíssimo que te chamou e te colocou neste lugar para saber o que é agradável a ELE. Vocês são privilegiados!
Se você tratar o amor como um sentimento! você receberá outro sentimento junto com ele. Se considerarmos que amor é sentimento certamente teremos outros sentimentos como: inveja, soberba, arrogância, ciúme, etc...
Quando começa de forma errada!   vão se passando os anos e o casamento vai sendo empurrado do jeito que dá. Não tem mais prazer, não tem mais intensidade no casamento, tudo por falta de compreensão do que é amor. A falta desse entendimento o seu casamento passa a ter um dia bom, um outro dia ruim; hoje ele vai bem, amanhã arruína. Vira uma inconsistência só!  O amor quando é compreendido como atitude, aí muda tudo!
A Bíblia diz que: “o amor jamais acaba”. Aí vemos casais indo a presença do juiz para divorciar e dizem: “acabou o amor”. É possível acabar o amor? Só se DEUS acabar!
O CRENTE PRECISA DO AMOR ÁGAPE – O CRENTE TEM O AMOR ÁGAPE, ou então não é verdadeiramente crente.
Vemos aqueles “crentes” que ainda não são convertidos que vão levando; sabe, aqueles crentinos; levando, levando uma situação. É por que senão teriam que dar muitas explicações na igreja; então vão levando uma situação de desastre em seu casamento.
Há não! não dá para separar! Pois, o que vamos dizer para os nossos filhos? e para o pastor? para os presbíteros? E vão empurrando essa situação. A falta de conversão e a falta de compreensão de que o amor é atitude e não um sentimento; é que há muitos que se dizem crentes chegam ao ponto de irem a um juiz para divorciarem – esses são verdadeiros cretinos.
ISSO É DESOBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS – Pois eles não vivem aquilo que DEUS quer que eles vivam; e passam uma vida desastrosa, hipócrita, medíocre.
O primeiro casal, quando DEUS criou Adão e Eva; diz lá no Cap. 2 de Gênesis: “e ambos estavam nus e não se envergonhavam”. Sabe o que quer dizer? não é uma questão cultural sobre nudismo; naquela época não tinha nada disso.
Isso está dizendo que: eles eram tão íntimos e desfrutavam de forma tão intensa daquilo que DEUS queria, que ambos estavam nus e não se envergonhavam; não havia constrangimentos entre eles.
Notem que quando eles pecam, a primeira coisa a ser observado pelo casal é de que eles estavam nus e que foi necessário coser folhas de figueira para fazer suas vestes. Numa tentava de solução do problema da nudez.
Com o pecado interferindo ali! Então DEUS quer que os casais sejam unidos intensamente; e podemos viver assim por que temos o amor ágape derramado em nosso coração que nos capacita a amar como DEUS ama.
ESTE É O AMOR ÁGAPE!
O AMOR ÁGAPE INDEPENDE DE SENTIMENTO – ELE MANTÉM O RELACIONAMENTO ENTRE IRMÃOS
I João 3:11Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros”. João está dizendo que a mensagem que ouvimos de DEUS é esta – que amemos uns aos outros – e não que tenhamos rixas, ódio, rusgas, etc.. entre os irmãos; mas isso não acontece aqui. Aqui não vemos uma mera sugestão de que devemos amar! – É UM MANDAMENTO!!!!!!!
O amor que mantém o relacionamento entre marido e esposa; Ef. 5:25 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Note que aqui também é uma ordem de DEUS para os maridos.
Você deve estar pensando, e para a mulher qual que é o mandamento? As mulheres sedes submissas a vossos maridos. E maridos amai as vossas mulheres.
Agora, uma pergunta básica: SUBMISSÃO É SENTIMENTO, OU É UMA ATITUDE?
Você acorda e diz: “há hoje eu acordei tão submissa!”  Heim!
SUBMISSÃO É UM SENTIMENTO OU UMA ATITUDE?
ENTÃO DEUS NÃO NOS PARECE INCOERENTE?
E, O APÓSTOLO PAULO?  EM DAR MANDAMENTOS DIVERSOS PARA O MESMO SENTIDO NO RELACIONAMENTO ENTRE MARIDO E MULHER?
Não tem sentido ele dar uma atitude para as mulheres e um sentimento para os homens.
Mas DEUS e Paulo disse que a função sua como esposa É SER SUBMISSA para com o seu marido; e sua função como marido É AMAR A SUA ESPOSA. Ambos tem que ter ATITUDE de um para com o outro; então SUBMISSÃO E AMOR SÃO ATITUDES que devem ser tomadas por cada um no relacionamento.
Quando o casal compreende que não trata de sentimento e sim de atitude; ambos dizem: “vamos levar o nosso relacionamento até o fim, por que DEUS tem nos capacitado para que levemos o nosso casamento com atitude de amor que a nós é dado por DEUS”.  Esse amor é o amor ágape; e esse amor é uma atitude consciente, racional.
O amor ágape independe do que você está sentindo.
Um exemplo: JESUS disse: “amarás os teus inimigosMat 5:44.
QUAL É O SENTIMENTO COMUM PELOS NOSSOS INIMIGOS?
Raiva, ódio, é um sentimento; desejar pegar o inimigo pelo pescoço – trucidar!!!.
JESUS manda amar; e você pode estar perguntando: ENTÃO SENHOR COMO É QUE POSSO AMAR O MEU INIMIGO COM TANTOS SENTIMENTOS NEGATIVOS QUE ESTOU SENTINDO?
PARECE INCOERENTE; diz isto para o mundo. O teu vizinho lhe apronta todas; mas JESUS manda que você ame o seu inimigo – melhor: o seu vizinho.
Sabe, você é capaz de amar; isso pelo fato de que o próprio JESUS é quem nos dá essa capacidade. JESUS não nos daria um mandamento, se nós não tivéssemos a capacitação de cumpri-lo; e a capacitação vem é DELE mesmo!
Então não envolve sentimento; ele é sempre mandamento; não dá para mandar alguém ter sentimento; mas dá para dizer para alguém cumprir um mandamento.
Sentimento não é causa, é consequência! Guarde isso: SENTIMENTO É CONSEQÜÊNCIA!
E O QUE REFLETE A AÇÃO DE UMA ATITUDE?
Quando um rapaz vê uma linda moça; a consequência é que pelo fato de ele ter visto uma bela moça, tornou lhe agradável aos olhos; aí já começa a ter um sentimento; chamam isso de “química”. MAS FOI CAUSADO PELO O QUE? Por que você sentiu, por ser agradável o que viu.
A moça vê o rapaz, ela fala assim: meu deus, esse é o genro que a minha mãe deseja! Onde ele deixou o cavalo branco? por que isso é um príncipe! (pode ser que ela já esteja diante do cavalo – ainda só não percebeu o que viu!). Você acha que ela vai dizer assim? decidirei que irei amá-lo! – ISSO NÃO É RACIONAL, É SENTIMENTAL.
O AMOR BÍBLICO É SEMPRE MANDAMENTO – DEUS DETERMINA QUE DEVEMOS AMAR COMO ELE NOS AMOU
É IMPERATIVO – DEUS DIZ: AME POR QUE EU TENHO DADO CAPACIDADE PARA VOCÊ AMAR!
Muitos casamentos não vão dar certo por estarem baseados somente em sentimento.
então a pergunta é: COM QUEM NÃO VOU NAMORAR?
e não COM QUEM VOU NAMORAR?
a pergunta correta é: QUEM EU VOU AMAR COMO ESPOSA OU MARIDO?
É UMA QUESTÃO DE DECISÃO!
Não é uma questão que aconteceu de você ser atropelado pelo caminhão do amor?
NÃO É ESSA QUESTÃO!
É UMA QUESTÃO DE DECISÃO! – você decide racionalmente que vai amar alguém para ser sua esposa ou seu marido. É você quem decide quem você vai amar.
VOCÊ ESTÁ ENTENDENDO?
QUE AÍ A COISA TODA NÃO VIRA ACIDENTAL.
Por que se for acidente; como é que pode o relacionamento que DEUS criou para o homem e para a mulher; sendo que o primeiro relacionamento para o ser humano foi o casamento?  então, por isso só dá-nos a compreensão de tratar de uma coisa muito importante; não somente para o homem.
A coisa mais importante que alguém pode tomar; após de tomar a decisão de seguir a CRISTO; É O CASAMENTO!
COMO É QUE O MUNDO QUER NOS ENSINAR QUE É ACIDENTAL?
VOCÊ VAI VER ISSO AQUI NA BÍBLIA
A COISA MAIS IMPORTANTE É O CASAMENTO.
É com quem eu vou me casar. COMO É QUE PODE UMA DECISÃO TÃO IMPORTANTE ESTAR BASEADA NUM ACIDENTE?
Aconteceu! Eu estou apaixonado! Eu estou apaixonado! SURGIU! 
COMO É QUE PODE?
UMA DECISÃO IMPORTANTE E VOCÊ NÃO TER CONTROLE RACIONAL SOBRE ELA? Depender de sentimento! É o que eu tô sentindo!
PESSOAL, CASAMENTO NÃO É TIRO NO ESCURO.
Aliás, a definição de pecado que a gente aprende na escola bíblica – pelo menos eu aprendi assim, na escola bíblica, no seminário e na faculdade.
QUAL É MESMO A DEFINIÇÃO DE PECADO? O PECADO É ERRAR O ALVO!
Então, o pecado é errar o ALVO.
SABE O QUE O JOVEM CRISTÃO ACOSTUMA FAZER?
ELE ABRE FOGO – atira para todos os lados. Depois de dar vários tiros – aonde ele quer, ele vai e circula o ALVO – e diz: ACERTEI!  ACERTEI!  É, ACERTEI.
E ainda recebe elogios – todo mundo fala; oh! o camarada é bom! – ele acertou em cheio! Mas no fundo – bem no fundo – ele sabe que o ALVO foi colocado ali bem depois. O tiro foi primeiro.
Não tem um ditado assim: “atirou no que viu e matou o que não viu?” - Pois é! Ele pensa que acertou o alvo; mas PECOU!  Acertou de cheio o pecado – Não foi segundo o que DEUS manda que façamos.
COMO É QUE PODE O RELACIONAMENTO SER ASSIM?
Tão importante! – e tão banalizado! até mesmo por cristãos. Ser um tiro no escuro, assim..
Sabe, vamos ver se vai dar certo!  Afinal de contas ela é tão bonitinha, meiga – Ele é tão gatão!  E ainda pede para que os presbíteros, os líderes e os pastores orem por eles. Oh! irmão esteja orando por mim!
Isso não funciona assim! não consigo entender isso! não consigo! não é assim que funciona!
Eu só consigo entender quando alguém é consistente e conhece a palavra. Então ele resolve amar alguém; aí ele escolhe quem ele vai amar; e ele vai ter condições de saber.
E aí pessoal você entra não num casamento; você entra num namoro sabendo que o casamento vai dar certo. Por que você entende o que é o amor ágape. Não estou dizendo que você não tenha sentimentos; mas em primeiro tem que haver o amor ágape.
O grande erro da juventude de hoje é que colocam em primeiro lugar o sentimento (paixão louca, errante e acidental), como se isso bastasse para a permanência de um relacionamento entre um jovem e uma moça! – isso acaba tão rápido como começou! – É preciso ter consciência, tem que ser racional! planejado e decidido! Quando temos o amor ágape, teremos a superação de todas as crises emocionais; pois com o amor ágape você estará livre desse negócio meloso, ciumento, possessivo; que é o sentimento.
Já não é você amando; mas DEUS usando você para amar a outra pessoa. Este sim é o amor que permanece até a eternidade (pois ele não é seu próprio, mas de DEUS).
Aí é quando entra o amor racional; não é uma questão de sentimento; mas de razão, de entendimento.
É minha esposa, é minha namorada. Não importa o que estou sentindo hoje; eu vou amar esta mulher; as jovens e as mulheres da mesma forma – não importa o que estou sentindo, vou amar essa pessoa.
Por que diante de DEUS nós somos casados, somos comprometidos; assumimos um compromisso com DEUS e com esta pessoa de amá-la independentemente do que estou sentindo. E faz a coisa racionalmente, de forma consciente e racional; sem nada de emoção.
VOCÊ VAI VER QUE O NEGÓCIO DÁ CERTO – O NEGÓCIO FUNCIONA – POR QUE NA BÍBLIA É ASSIM.
Então; a pergunta não é: QUEM VOCÊ VAI NAMORAR?
a pergunta é: QUEM VOCÊ VAI AMAR?
É QUEM VOCÊ VAI ESCOLHER AMAR?
É ESCOLHA – É UMA SIMPLES QUESTÃO DE ESCOLHA E NÃO DE SENTIMENTO.
E aí você vai ver as questões de vida espiritual da pessoa; o compromisso dela com igreja, o relacionamento dela com os pais, com os irmãos, com as pessoas que são seus parentes, seus amigos e colegas de trabalho, de escola. Todas essas coisas você vai poder montar um currículo dela.
E vai ver que essa pessoas tem todas estas características. Então eu decido que posso amar esta pessoa, por que sei que esta pessoa é uma pessoa com quem eu posso passar o resto da minha vida com ela. Então é um pensamento racional.
Se a questão não envolve sentimento; então, QUAL É O LUGAR DO SENTIMENTO?
QUAL É O LUNGAR ENTÃO DO SENTIMENTO?
O SENTIMENTO NÃO TEM QUE EXISTIR?  O sentimento tem que existir.
Até pelo fato de que DEUS nos criou com a capacidade de ter sentimentos. DEUS NÃO NOS FEZ ROBÔS!
E NÓS TEMOS CAPACIDADE DE SENTIR COISAS!
Então, DEUS nos fez com esta estrutura. NÓS SENTIMOS, NÓS PENSAMOS E NÓS TEMOS VONTADE.
Uma pessoa se define basicamente por esses três elementos: Ela pensa, ou seja, ela tem inteligência, ela raciocina. Ela tem sentimento e ela tem vontade.
Por exemplo: Quando estou com o estômago vazio; eu sinto fome; só que eu não gosto de jiló! Eu posso estar com fome, estar com o estômago vazio e chegarem para mim com um prato cheio de jiló; por que eu não sinto vontade de comer jiló!  A minha vontade é de comer outra coisa (um churrasco!). É isso que me dá vontade de comer quando estou com fome!
Tenho o sentimento que é a fome, mas qual é a vontade para satisfazer essa vontade?
Uma pessoa é inteligente, ela tem sentimento e ela tem vontade. Isso é uma pessoa.
Por que que o animal não é uma pessoa? o animal não tem inteligência; animal tem instinto! Instinto de sobrevivência. O homem não! o homem pensa! é isso que nos faz sermos semelhantes a DEUS!  Quando DEUS criou o homem e diz: “faremos o homem a nossa imagem e semelhança!”  É isso que DEUS fez! DEUS pensa!
Se você analisar cuidadosamente os 3 primeiros capítulos de Gênesis; você vai ver que estes três aspectos estão presentes em DEUS e no homem. DEUS tendo: inteligência, vontade e sentimento.
Quando DEUS viu o que ELE tinha criado, o que ELE falou? VIU DEUS QUE ERA BOM!  AGRADÁVEL! 
ELE teve vontade de fazer, façamos. Como vamos fazer? ELE foi inteligente! Ele fez do pó da terra!
E nós temos essa estrutura também de DEUS. Alguns dos atributos de DEUS não foram comunicados a nós; mas aqueles que são essenciais segundo o que o próprio DEUS julgou, a nós foram dados por ELE!  De forma que nós somos a imagem e semelhança de DEUS!
E QUANDO DEUS CRIA A MULHER PARA ADÃO!
Depois de Adão ter passado os olhos e nominado todos os animais. DEUS trás a mulher para ele. E Adão olha para a mulher; é a primeira vez que o homem abre a boca para dizer alguma coisa (tá na Bíblia!).
Foi quando Adão comentou a mulher!  Ele olhou! Pessoal!
Se fosse hoje! Teria dado um assobio... É isso mesmo!
Ela foi agradável aos olhos dele. Esta a final é osso de meus ossos, carne de minha carne; porquanto chamar-se-á varoa; pois do varão foi tomada. Esta somente esta é a que me agrada; esta é a que eu quero para minha esposa; e eu sou grato SENHOR  porque foi o SENHOR que me deu. Sempre! Só haverá aquela que DEUS te deu!
Uma pergunta para você pensar um pouco.
A PESSOA COM QUEM VOCÊ ESTÁ NAMORANDO FOI DEUS QUEM TE DEU?
Sabe por que Adão teve todo este sentimento, esta alegria em receber Eva?
POR QUE EVA FOI DADA POR DEUS!
Agora vê uma coisa que é tão interessante; veja como o amor é tão racional. Por que Adão poderia ter dito o seguinte: SENHOR! Essa aqui eu não gostei muito; eu posso procurar outra?
E aí DEUS poderia responder: fique a vontade Adão; por favor, vá procurar outra.
E aí vai Adão procurar; não tinha outra mulher! era só aquela ali! E era aquela que ele tinha que amar! por que era aquela que DEUS tinha lhe dado! Então não tinha escolha!
Jovem! Aquela que DEUS lhe deu, é essa que você tem que amar! não terá outra! É esta aqui e acabou! Ponto final ame esta!
E ADÃO AMOU A EVA – RACIONALMENTE.
AMBOS ESTAVAM NUS E NÃO SE ENVERGONMHAVAM.
ELE AMOU AQUELA MULHER PROFUNDAMENTE – POR QUE DEUS NOS FEZ COM ESTA CAPACIDADE.
DEUS nos fez assim, DEUS nos fez com capacidade de ter amor.
TEM UM PORÉM o pecado afetou a estrutura; esta estrutura de pensar, ter vontade, ter sentimento e emoções. O pecado inverteu; vocês sabem o que passou a gerenciar a nossa vida? O SENTIMENTO, AS EMOÇÕES É QUE PASSARAM A GERENCIAR A NOSSA VIDA .
John Newton – autor do Hino PRECIOSA GRAÇA.
“Preciosa graça de JESUS que um dia me salvou!”
Ele diz que nós damos o INDEVIDO respeito aos nossos sentimentos.
Olha que interessante! Ele diz que nós respeitamos muito o que a gente sente. Não precisa ser assim. Nós podemos desrespeitar o nosso sentimento para fazer a vontade de DEUS.
Mais tem aqueles que ficam numa torcida; o jovem cristão torce! Torce! para que DEUS se adéqüe ao que ele está sentindo e tendo sentimento por alguém. Ele torce para que chegue um dia em que DEUS seja de acordo com o sentimento dele. A vontade de DEUS nunca vai mudar!
VOU LHE DAR UMA NOTÍCIA na maioria das vezes não é assim. Na maioria das vezes o que DEUS quer para a minha vida não é o que eu quero! E aí lutamos contra. Cuidado para não se tornar um rebelde.
Sabe na teoria parece que as coisas vão bem.
POR EXEMPLO: você tem uma roupa que só utilizou uma única vez; e ela está nos cantos do seu guarda-roupa. DEUS não falou que temos que dar as coisas àqueles que nos pedem? JESUS não falou isso? E aí vem alguém necessitado, bate em sua porta,  e pede o que vestir. E não damos aquela roupa que não usamos mais. É assim, na teoria a gente vai bem, tira nota 10; mas na prática, nota “zero”.
HÁ EU QUERO SATISFAZER OS MEUS SENTIMENTOS.
EU QUERO, EU TÔ APAIXONADO. EU QUERO! HÁ SENHOR! ENTÃO O SENHOR PODERIA.
AÍ QUEREMOS UM DEUS QUE SE ADEQUE AS NOSSAS VONTADES, E NÃO QUE NÓS ADEQUAMOS A VONTADE DELE.
AGORA! O QUE GLORIFICA A DEUS?
É QUANDO O HOMEM REJEITA O MAL. É QUANDO O HOMEM REJEITA OS SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS.
LEMBRA O QUE JESUS DISSE?
“Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
Cruz aqui nesta passagem bíblica  significava para aquelas pessoas, A MORTE.
Ou seja, MORRA TODO DIA; negando os seus próprios sentimentos; negando-se a si mesmo; e fazendo a vontade de JESUS.
O problema que o sentimento que um homem tem por uma mulher é muito forte; difícil negá-lo; aí a gente QUER dar um jeitinho para as coisas; ai diz assim: há! se não for da vontade de DEUS!  ELE não teria colocado esse sentimento tão profundo, tão forte no meu coração!
AÍ O PROBLEMA É DE DEUS – NÉ?
VÊ COMO É IGUALZINHO A ADÃO. “SENHOR FOI A MULHER QUE TU ME DESTE”.  O SENHOR NÃO TINHA UMA MELHOR NÃO?
Era isso que Adão estava dizendo! Tá vendo? eu estava bem! e o SENHOR veio e me deu essa mulher! Foi o SENHOR que fez ela! E agora eu tô aqui com esse problemão!
Aí DEUS vai para mulher, e ela diz: “foi a serpente”; o SENHOR não tinha uma cobrinha mais jeitosa, não! Ninguém assume o seu erro! Todos querem transferir o seu problema!
Mas DEUS disse: “EU NÃO DISSE QUE QUERIA OBEDIÊNCIA?”
Eu sei que aqui todos tem sentimentos; mas o que glorifica a DEUS é quando você nega os seus sentimentos e faz a vontade de DEUS! – obedece a DEUS! Esta é que é a chave da questão. Não é o que estamos sentindo!
Por isso que Newton disse: “que nós damos o INDEVIDO respeito aos nossos sentimentos”. E Newton tem razão!
O pecado afetou e interferiu na estrutura do homem. DEUS criou o homem para ser o que ELE queria que fosse; e o pecado inverteu tudo; e o homem é o que é hoje por causa do pecado!
O que glorifica a DEUS é negar esse sentimento e fazer a vontade de DEUS! – SER OBEDIENTE!
O pecado levou e leva até em nossos dias o homem a buscar por meios de seus sentimentos a sua satisfação.
Gen 6:5 “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente”. DEUS olhou e viu que não há nada que venha do coração do homem que seja bom.
O meu coração é ruim! e o seu também!
Paulo quando começou a sua vida cristã; ele olhou para os demais apóstolos e disse: “puxa, eu sou o pior deles; o menor dos apóstolos”. Mais adiante ele escreve aos Efésios; ele olhou para os crentes; aí não era só para os apóstolos; ele ampliou a sua visão; olhou para a congregação; e disse: “não, eu sou o mais fraco dos crentes; eu não sou nada!”. E mais adiante, no final de sua vida quando ele escreve I Timóteo; ele não olha só para os crentes e para os apóstolos; ele olha agora para o mundo todo; e diz: “eu sou o maior dos pecadores; não tem ninguém mais pecador do que eu”.
VOCÊ HOJE É MELHOR DO QUE PAULO?
POR ACASO EU SOU MELHOR DO QUE PAULO?
Por que crente é joia, NE? Olha para outro crente e diz: “Eh! se esse aí vai para o céu? eu já tô garantido!”. “Se esse irmão vai para o Céu? eu tô dentro!”
Porque é típico do ser humano, se nivelar por cima de todos; acha que é sempre melhor que o outro.
AQUI NÃO TEM DISSO!  A Bíblia não nos diz isso; nivele-se por baixo; reconheça que o teu coração é egoísta; está sempre pensando em si mesmo; e que ele é terrível. Por isso que o apóstolo Paulo diz: “miserável é o homem que sou; quem me livrará do corpo desta morte?” Mas é a graça de DEUS que me conduz.
Mas a gente diz que esse sentimento é DEUS quem colocou e eu tenho que correr atrás dele.
CUIDADO!  DEUS NÃO TEM NADA A VER COM ISSO!   DEUS QUER A SUA OBEDIÊNCIA E QUE VOCÊ SUFOQUE! – MATE! – OS SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS!
Foi isso que o pecado fez; ele afetou a estrutura do homem. O homem que deveria ser regido pela razão, passou a ser regido pelo sentimento, pela emoção.
Esse é que tem sido o padrão do mundo; onde o objetivo do homem é satisfazer-se em seus próprios sentimentos.
O sentimento é egoísta; o homem corre atrás de seus próprios sentimentos.
ANTES DA QUEDA –
DEUS amando Adão e amando a Eva;
Adão amando a DEUS e amando a Eva;
Eva amando a DEUS e amando a Adão.
Por isso que ambos estavam nus e não tinham vergonha; era tudo perfeito!  Era uma harmonia total! – DEUS e homem – homem e DEUS!
MAS QUANDO VEM O PECADOo homem se torna egoísta!
Ele não ama mais a DEUS; e não ama mais ninguém; ele só ama a ele mesmo; tanto o homem quanto a mulher.
Por isso que na primeira chance que teve; ele diz que foi a mulher. A primeira chance que a mulher teve ela disse que foi a serpente. Ninguém mais reconhece, ninguém mais serve; nós somos servidos. E é assim o ser humano!
Note um bebê quando nasce; não esboça nenhuma expressão de amor; ele acabou de nascer e ele só quer mamar; deu na hora de mamar, ele quer saber de mamar. Não tá nem aí com a mãe. Só importa com aquilo que lhe satisfaz.
Paulo escreve em Romanos 3 que: “Não há justo, nem sequer um - Não há quem entenda; não há quem busque a Deus - Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
O Salmo 58:3“Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras”. E desde a concepção; já está lá o pecado de Adão. A mentira, o pecado já está no ser humano, desde sua concepção – dentro do ventre da mãe. Assim é o ser humano. Que vive correndo atrás de seus próprios sentimentos, sem se importar com o outro.
IMAGINE OQUE QUE O RAPAZ FAZ QUANDO ENCONTRA UMA MOÇA? – PELO OQUE QUE ELE TEM INTERESSE?
“Ouça-me, eu acabei de te conhecer; e estou muitíssimo interessado em satisfazer os seus sentimentos, suas necessidades; você poderia passar-me uma lista do que você deseja? 
NÃO É ASSIM QUE ACONTECE.
Primeira análise que ele faz, é a seguinte: essa pessoa vai ser joia para mim (literalmente!); bonita, rica, pessoa inteligente; ele vai pensando tudo o quanto é de boa impressão para ele.
E ela também; pensa que ele é rico, tem um carrão, forte, bem apresentável. Vai poder exibi-lo em meio as amigas. Ela pensa: um camarada com esse carrão; (sem nenhuma ofensa as moças); imagine a hora que descer lá na frente da igreja? Vai pensar somente naquilo que lhe é agradável. ISSO É SENTIMENTO!
Por isso que o sentimento tem que ser regido; o sentimento não pode ser regente. ELE TEM QUE SER REGIDO PELO O QUE? Pelo amor ágape. O amor racional. Não sejam escravos dessas coisas, é assim o homem. OK?
Depois do pecado, a nossa vida tem sido baseada em sentimentos.
O PADRÃO DO MUNDO BASEA SOMENTE EM SENTIMENTO
SENTIMENTO EM ALTA você sai do trabalho todo eufórico; passa na floricultura; encomenda um lindo buquê de flores e chega em casa e dá para a sua esposa – não é aniversário dela, não é nenhuma data em especial – e ela pergunta: qual a razão dessas flores? E ele diz: meu bem é pelo tanto que eu a amo. Aí ela também, já fica com o seu sentimento elevado (deslumbrada); os olhos brilham; dá um abraço; ela retribui carinhosamente; naquele dia, não cheguem ali; é só dos dois; deixem os dois sozinhos, deixem eles curtirem; por que o sentimento está lá em cima. SENTIMENTO EM ALTA.
O PROBLEMA É QUANDO O SENTIMENTO ESTA EM BAIXA
O PROBLEMA É O DIA EM QUE ELE NÃO TEM VONTADE DE FAZER TUDO ISSO
O chefe dele pegou no pé dele; deu tudo errado no trabalho dele; e ele chega em casa todo azedo; está fervendo. Estatisticamente você sabe que a mulher tem necessidade de falar 32000 palavras por dia; o homem 25000; são as estatísticas; e naquele dia ela não conversou com ninguém; passou o dia inteiro sozinha; não tinha com quem conversar; e ele chega as 6:00Hs da tarde em casa; e ele tem costume de ir dormir lá pelas 10:30Hs; ela tem menos de 5 horas para verbalizar todas as 32000 palavras; para falar com um sujeito que passou o dia inteiro ralando e sendo atormentado em seu trabalho; ele chega e ela quer falar por todos os meios com ele.
É interessante, quando o homem chega em casa a esposa pergunta: como foi o seu dia meu bem? Ele responde: meu dia foi bom ou foi ruim. Ouse fazer esta mesma pergunta para a mulher: como foi o seu dia? Aí ela desata o verbo;  Não, mas foi assim: pela manhã......  Você precisa saber o que aconteceu as 9,00horas da manhã.... E isso, ela já esta falando a duas horas; e o relato dela ainda esta pelas 9 da manhã; e ela vai contando, e falando; e o camarada nesse!    não tinha sido bom; como pode estar o sentimento dele? Chega um momento que ela dá uma chance para ele falar; o que ele vai falar para ela? ... CALE A BOCA!!   CALE A SUA BOCA!!!
Ela fala; mas por quê? Agora! tá vendo! você é assim! antes você me trazia flores! você me ouvia! E ele: CALE A BOCA!!!!! … E vai, e vai … 
Tudo isso por que naquele dia o sentimento dele não estava bom; e ele quis descontar nela. Isso por que a vida deles é BASEADA SOMENTE NO SENTIMENTO!
AGORA, SE TEM O AMOR ÁGAPE!
Ele pensa assim: eu tive um dia horrível, meu chefe acabou comigo, deu tudo errado lá na empresa; mas independente de tudo o que aconteceu hoje comigo; eu vou passar numa floricultura e levar um buquê de flores para a minha esposa; eu não tenho ânimo para fazer isso; mas assim mesmo eu vou fazer isso; pelo ao menos lá em casa eu vou ter um ambiente bom com ela.
Por dentro ele não está com vontade de fazer isso – não que ela não mereça, mas pelo dia horrível que foi para ele – mesmo assim ele faz isso.
E ele diz: ela é minha esposa e independente do que eu estou sentindo agora; eu devo amá-la – ISSO NÃO É UM SENTIMENTO! – isso é uma DECISÃO do que eu acredito; é da razão; e é isso que eu vou fazer. EU AMO ESSA MULHER, ENTÃO DECIDI QUE VOU FAZER ISSO POR ELA, E POR MIM TAMBÉM!
É ISSO QUE DEVEMOS FAZER!
Ele chega em casa e entrega as flores para ela; e ela fala pra ele: meu bem não precisava disso; (ele fala: precisava sim!!!). Não; ele diz: meu bem, essas flores é porque eu te amo. DECISÃO!
E aí todos vocês já sabe o que acontece!  Tudo é uma questão de atitude, decidir em fazer o que é correto; correto como a forma de amar de DEUS.
Isso tem que partir de alguém; não trata de revide; não é reação; é uma ação racional, consciente e desejada. Ele age com base naquilo que acredita e não com base no que está sentindo. Eles agem racionalmente, ele com relação a ela, e ela com relação a ele; tem que ser na razão e não na emoção!   Isso cria um ambiente de manter o relacionamento; isso não é baseado em sentimentos. Mas é baseado em atitudes; isso dá no padrão de DEUS para as nossas vidas.
O sentimento é variável; e é isso que DEUS quer que submetamos aquilo que sentimos.
Rom. 12:1-2“DEUS DESEJA QUE SEUS SERVOS SUBMETAM SEUS SENTIMENTOS A RAZÃO”. – “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
O QUE É SACRIFICAR O CORPO?
O corpo neste contexto significa os nossos sentimentos naturais que desagradam a DEUS; que são egoístas. É isso!  eu tenho que sacrificar isso!
PODE ACONTECER DE UM JOVEM CRENTE APAIXONAR – GOSTAR – DE UMA MOÇA INCRÉDULA? PODE ACONTECER?
Oh! pastor, graças a DEUS isso nunca aconteceu comigo;  como eu sou uma pessoa santa! CLARO QUE PODE ACONTECER!. O camarada esta gostando de uma moça que é incrédula. A moça esta gostando de um rapaz que é incrédulo. Mas o simples fato de ela ou ele ser um incrédulo já é o suficiente para dizer: SACRIFICA ISSO!!.
NÃO CAMINHE NESSA DIREÇÃO!
CULTO É RACIONAL – A TUA RAZÃO DIZ O QUE?
a minha razão diz que não é para eu me por em jugo* desigual. POR QUE, QUE COMUNHÃO HÁ ENTRE A LUZ E AS TREVAS?
* CANGA OU CANGALHA – A canga com que se jungem os bois para puxarem o arado ou o carro. Junta de bois. Ou seja, colocado no pescoço de uma junta de bois que unidos por ela ficam submissos um ao outro e assim conduzem uma carroça ou carretéla. Do lat. jugu, pelo hebr. môt, ôl significa peça de madeira que serve para emparelhar dois animais para o mesmo trabalho.
O QUE É O JUGO? É o objeto de ligação, que têm como propósito unir e CONJUGAR os esforços de dois animais da mesma espécie (estamos falando de duas pessoas), num determinado sentido, com o propósito principal de levarem uma carga! Na prática, o que se espera desses animais (dessas pessoas), é que ambos CONJUGUEM esforços numa mesma e determinada direção, orientados pelo seu proprietário – DEUS. Desta palavra é que surgiu a expressão: CÔNJUGE = Encangalhados.
ISSO É O QUE A MINHA RAZÃO DIZ.
Mas o meu sentimento diz: olha rapaz que moça linda! Que avião! Você não está apaixonada por ela? Corra atrás!
MAS A RAZÃO DIZ: NÃO!!!
E NESSA HORA VOCÊ VAI OBEDECER QUEM?
E por isso que o apóstolo Paulo diz: VEJO NOS MEUS MEMBROS A LEI DO PECADO. MAS NA MINHA CONSCIENCIA A LEI DO ESPÍRITO.
A QUEM EU VOU OBEDECER?
Por isso que Paulo vai dizer: “Andai em Espírito, e jamais satisfareis as concupiscências da carne; por que a carne milita contra o espírito, e o espírito contra a carne; por que são opostos entre si”.
O PROBLEMA É QUE NÓS ANDAMOS NA CARNE!
E carne aqui não pense que é somente relações sexuais ilícitas; é satisfazer os seus sentimentos!
Você acorda de manhã; domingão; aquele frio; puxa vida! ir para a Escola bíblica! Não tô com vontade não! a cama está quentinha! Você levanta um cantinho do cobertor, entra aquele frio; que gelo! Vou ficar aqui mais um pouquinho.
Ai SENHOR! o SENHOR não poderia ter dado um dia mais quentinho hoje?
A culpa é de DEUS, NE?
Aí você fica; chega à noite e você vai querer se desculpar, NE?
Pastor o senhor viu que frio estava hoje de manhã?
E o pastor responde: pois é, eu estava aqui meu irmão; eu estava aqui minha irmã.
Você não sentiu o frio, você não foi. O QUE DEUS PENSA DISSO?
O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ RAPAZ, A SUA CAMA QUENTE OU EU?
QUEM VOCÊ VAI SEGUIR?
CULTO RACIONAL, É ASSIM QUE DEVE SER A NOSSA VIDA; É ANDAR PELO CULTO RACIONAL.
Ao encontrar com CRISTO, somos capacitados a viver racionalmente. E não sentimentalmente.
Então, você pode conviver com os outros, você pode amar os outros, porque você não depende daquilo que você sente.
POR QUE DEUS ESTA FAZENDO VOCÊ VOLTAR ÀQUILO QUE ELE HAVIA COLOCADO EM ADÃO ANTES DA QUEDA.
Alguém capaz de obedecer.
DEUS DISSE PARA ADÃO: “NÃO COMA DO FRUTO DA ÁRVORE QUE ESTÁ NO MEIO DO JARDIM”
DEUS NÃO FEZ DA MESMA FORMA QUE FAZEMOS COM AS NOSSAS CRIANÇAS.
O que que a gente faz com as crianças?
“menino não mexa aí!  aí ele vai mexer, a gente pega aquele objeto e ergue para um lugar fora do alcance dela”. Põe lá em cima numa altura em que ela não consegue alcançar.
Adão não chegou perto da árvore e ficou lá pulando, tentando alcançar o fruto proibido. DEUS DEIXOU ALÍ AO ALCANCE. E DIZ: OBEDEÇA!  OBEDEÇA-ME!
DEUS NOS DEU ESSA CAPACIDADE – OBEDIÊNCIA!
O SERVO DE DEUS É CAPACITADO PARA TOMAR DECISÕES RACIONAIS.
O crente não precisa mais tomar decisões baseada nos sentimentos.
E QUANTO AO CASAMENTO, É UMA DECISÃO IMPORTANTE?  ELA DEVE SER TOMADA RACIONALMENTE!
Não importa se está apaixonado ou não. O que importa é o que o jovem a moça acredita racionalmente. Não no que está sentindo – VOCÊ NÃO PODE SER ESCRAVO DE SEUS SENTIMENTOS  - ISSO TEM QUE SER RACIONAL – OK?
As nossas decisões têm de serem tomadas racionalmente.
Interessante que para outros tipo de decisões são tomadas racionalmente. SABIA?
Exemplo: Você chega cansado do trabalho, a sua mãe te pede para fazer alguma coisa para ela – cortar lenha para a lareira – aí você dá uma olhada e vê que é dureza; e responde para a mãe: há mãe, não dá, tô cansado; aí toca o telefone; um amigo te chamando para um jogo na quadra; você até esquece todo o cansaço e sai correndo. Sabe o que aconteceu? Cortar a lenha envolve obediência (racionalidade); ir jogar bola, correr é satisfazer os seus sentimentos.
NEGAR SENTIMENTOS, NEGAR VONTADE; NÃO PODE; MAS PARA JOGAR UM FOOT BOL PODE. NÃO HÁ CANSAÇO FÍSICO. VAI CORRENDO. E É ASSIM PESSOAL. É ASSIM QUE ACONTECE.
MAS NÃO PRECISA SER ASSIM. OK?
ENTÃO, DEVEMOS PENSAR NESSAS COISAS. OK?
OS NAMOROS COMUMENTE SÃO BASEADOS NO QUE SE SENTE, NÃO HÁ ANÁLISES SOBRE O OUTRO.
QUANTO TEMPO VAI DURAR ESTE NAMORO?
Aí aparece aquelas promoções de lojas de liquidação – ENQUANTO DURAR O ESTOQUE.
O ESTOQUE DE SENTIMENTOS!
POR QUE A HORA QUE ACABAR OS SENTIMENTOS O NAMORO ACABA.
MAS O AMOR É RACIONAL, OU É SENTIMENTAL?
QUANTO TEMPO VAI DURAR ESSE NAMORO?
E OUTRO PERGUNTA ASSIM: SERÁ QUE VAI DAR EM CASAMENTO?
e a resposta é: SÓ DEUS SABE!
POR QUE NÃO TEM CERTEZA DE NADA; É UM TIRO NO ESCURO; A GENTE ESTÁ VENDO.
SERÁ QUE DEUS QUER ASSIM?
QUE ESTEJAM VENDO SE VAI DAR CERTO OU NÃO?
SERÁ QUE É ISSO?  SERÁ QUE DEUS ESPERA ISSO DE NÓS? 
Quando vamos comprar um carro fazemos um test drive. SERÁ QUE É ASSIM?
Fazemos um test drive; SERÁ QUE DEUS QUER QUE FAÇAMOS UM TEST NAMORO PARA SABER SE VAI DAR CERTO?
NÃO É ASSIM. OK?
VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS DA BÍBLIA
SANSÃO apaixonou-se por uma mulher e seus pais lhe perguntou se não havia uma mulher entre o seu povo que ele pudesse se casar; e Sansão respondeu: NÃO! Somente desta eu estou apaixonado – DEU TUDO ERRADOJuízes 14.
Ele casou somente por estar apaixonado, ele não analisou racionalmente, como os pais dele queria que ele analisasse. O seu pai estava lhe dizendo: não há alguma mulher em nosso meio, da mesma fé? você precisa se casar com uma filha desses incircuncisos? Que não é do povo de Israel? que não é serva do nosso DEUS? Você vai se apegar a esta mulher como esposa? E Sansão diz: NÃO! É só desta que eu me agrado. Se fosse hoje, ele teria dito: pai! É só desta que eu estou apaixonado; estou gamado por esta! E não tem outra. E DEU NO QUE DEU!
E VOCÊ?  ESTÁ DE OLHO EM QUEM PARA SE CASAR?
Nem concluiu a lua-de-mel pessoal! O casamento não durou mais de que 7 dias! BASEADO NUM SENTIMENTO; APESAR DO PAI TER DITO PARA NÃO IR NAQUELA DIREÇÃO; SANSÃO INSISTIU ALÍ; NÃO DUROU 7 DIAS; A Bíblia diz que a mulher chorou durante 7 dias.
A BÍBLIA DIZ QUE UMA MULHER RIXOSA EM CASA É PIOR QUE UMA GOTEIRA CONTÍNUA. – Prov. 19:13 e 27:15.
Já viu em uma noite de chuva; e aquela goteira fica... toc. Toc. Toc....
E Sansão escolheu aquela mulher. Apesar do conselho de seu pai para não seguir naquela direção. OK?
AMNON se apaixonou pela própria irmã (meia-irmã) – II Sam. 13E DEU NO QUE DEU.
A Bíblia diz  que ele ficou frustrado sexualmente; ele enamorou-se dela. SENTIMENTOS. DEU TUDO ERRADO.
Outro exemplo, não é de relacionamento entre um homem e uma mulher.
ACABE quando quis ter a vinha de NABOTE – DEU TUDO ERRADO TAMBÉM I Reis 21.
ACABE quis ter – apenas satisfazer os seus sentimentos – seus caprichos – a vinha que pertencia a NABOTE.  Apenas pelo desejo de ter aquela vinha.
NÃO HOUVE ANÁLISES RACIONAIS.
O CASAMENTO TEM QUE SER BASEADO NA RAZÃO.
E ISSO VOCÊ TEM QUE COMEÇAR A PENSAR A PARTIR DE AGORA.
E você vai me dizer: Há! eu ainda não estou pensando em casamento; E O QUE TEM PASSADO EM SEUS PENSAMENTOS À RESPEITO DAS MOÇAS?
Então pare de ter esses pensamentos pervertidos.
2º DIA
COMEÇE A PENSAR EM ALGUÉM PARA AMAR COM TODA A SUA RAZÃO.
DECISÕES BASEADAS NA RAZÃO
ADÃO E EVA – Adão recebeu Eva e a amou. Você pode ver que Adão não tinha chance de ter outra opção. Era aquilo ali e Adão teve que receber Eva como a sua esposa, e pronto! E amá-la! E ela também, amá-lo. Por que não tinham opção. DEUS DISSE: É ESTA AÍ. E a bíblia diz que ele a amou; e viveram harmoniosamente até a entrada do pecado – a desobediência a DEUS.
ISAQUE E REBECAGen. 24 – Não se conheciam, mas decisivamente iniciaram o casamento.
Peço que você leia, depois; você vai ver que eles não se conheciam; Isaque nunca tinha visto Rebeca; e muito menos Rebeca visto Isaque. Mas Rebeca sai da casa de seus pais e vem com o mensageiro (servo de Abraão) até a casa de Isaque; sabendo que estava indo ao encontro do seu marido; alguém que ela nunca tinha visto.
Oh! que mulher de fé!  E Isaque também; estava na casa de seus pais esperando o enviado de volta com uma mulher para se casar.
ISSO É QUE É FÉ E CONFIANÇA NA PROVIDÊNCIA DE DEUS.
QUAL SERIA A SUA REAÇÃO SE O SEUS PAIS FIZESSEM ISSO?
Por que o pai dele fala para o servo – provavelmente EliezerVeja bem, eu estou para morrer, jura para mim – diante de DEUS – que você não vai tomar esposa para Isaque (meu filho) dessas mulheres filhas de Cananeus; se fosse hoje, ele teria dito: dessas mulheres que não são crentes.
Mas vai a casa de meus pais e de lá traze uma esposa para o meu filho; O QUE ELE ESTAVA DIZENDO? Que teria que ser uma pessoa temente ao mesmo DEUS de Abraão. Uma crente. Vai lá buscar; promete?
Se Isaque fosse um de vocês; após Eliezer sair; ele deve ter ficado dizendo: SENHOR dê a Eliezer bons olhos; faz com que ele traga uma mulher bonita”. NÃO! ele já sabia que Eliezer ia chegar lá e não tinha escolha; era aquela. Isaque não poderia dizer: leva de volta. NÃO! NÃO GOSTEI!
A bíblia não narra de como Isaque ficou; Abraão não deixou ele ir, mandou o servo. E fica Isaque esperando. Quando ela chega! Vocês imaginam que Isaque estava lá roendo as unhas, ansioso, não via a hora de ver que Eliezer esta trazendo. NÃO É NADA DISSO. A Bíblia diz que quando Rebeca chega: Isaque está meditando;
ELE DEPENDIA DE DEUS, NÃO DEPENDIA DE SEUS SENTIMENTOS.
ELE CONHECIA O DEUS DELE
ELE SABIA QUE AQUELA MULHER QUE VIRIA, SERIA A ESPOSA QUE DEUS QUERIA PARA ELE. E a esposa que DEUS queria, é a melhor mulher do mundo; não há outra com tantos predicados.
ISSO SERVE PARA QUALQUER HOMEM, ATÉ NOS DIAS DE HOJE!
Então, Isaque ficou tranqüilo! E lendo o relato na Bíblia; notamos que Isaque era um homem espiritual; ele não ficou ansioso; se descabelando; ele continuou a fazer o que estava habituado a fazer no seu dia-a-dia. Isaque tinha costume de meditar, e quando rebeca chegou, ele estava meditando a tarde no campo.
E vem Rebeca chegando; e Rebeca pergunta ao servo de Abraão: quem é aquele homem lá? Eliezer responde: aquele homem é o seu marido. Ela olha; O QUE MESMO QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA? Ela se cobre com o véu.
NÃO ESTOU DIZENDO AQUI QUE VOCÊS MULHERES DEVEM FAZER ISSO!
Você acha que a atitude de Rebeca é uma questão cultural?
Eu não estou com isso te dizendo que você tem que usar véu!
Mas a expressão do coração que significa o uso do véu tem que acontecer na sua vida moça!  Porque baixar o véu, usar o véu; era uma expressão de submissão, de respeito. E Rebeca foi submissa a um homem que ela estava vendo-o pela primeira vez. E a Bíblia diz: que Isaque a conduziu até a tenda de sua mãe; e a amou. Amou uma mulher que ele estava vendo pela primeira vez (não confundam este amor, com o Eros).
COMO NÃO É SENTIMENTO, É DECISÃO. E O CASAMENTO DELES DEU CERTO! GENTE!!!
NÃO É QUE ESSE NOSSO DEUS É BOM MESMO!!!
DEU CERTO!!!   DEU CERTO!!!
Dos patriarcas o único que foi monogâmico, foi Isaque.
SABIAM DISSO?
ÚNICO QUE NÃO TEVE OUTRA MULHER. FOI ISAQUE.
E aconteceu exatamente desse jeito – não teve teste – teste casamento. Teste Love.
Não teve!  Para saber se era ela mesma! 
É UMA QUESTÃO DE CONFIANÇA E DEPENDENCIA DE DEUS – e ele confiou no DEUS dele. E foi assim e viveram felizes; até o nascimento dos gêmeos – que vocês conhecem a história. (Ezaul e Jacó)
Um outro caso que não envolve relacionamento é o de Davi quando é confrontado por Simei.
SIMEI chega até Davi e fala: você está vendo o que você fez com a família de meu pai Saul? Agora o seu próprio filho quer te matar. Davi era um homem de sangue – vingativo. E ele poderia ter matado aquele homem; e DEUS não lhe faria nada, ele era o rei. O rei podia fazer isso, tinha autoridade para isso. Um servo de Davi puxou da espada e queria cortar o pescoço. Você acha que Davi não estava com vontade de fazer exatamente isso? estava, é claro que estava! Davi era um homem vingativo; se você ler a história de Abigail quando ele tem um problema com o marido dela, ele queria matar o marido de Abigail. Mais agora ele é racional; não, não, não levante a mão contra esse homem; porque se ele está falando é por que o meu DEUS está permitindo que ele fale; olha a racionalidade desta decisão; então deixe. Este homem afrontou e afrontou, e Davi virou as costas e saiu, e foi embora calado sem fazer nada. Isso racional; o sentimento pedia para ele esganar ao homem.
E Davi decidiu fazer o que DEUS quer e não o que o seu coração mandava. Pois DEUS permitiu que ele falasse esse monte de coisas, eu vou ouvir calado.
ISSO É UMA VIDA BASEADA NA RAZÃO – NO CULTO RACIONAL.
É O SACRIFÍCIO DOS PRÓPRIOS SENTIMENTOS.
“A CASA E OS BENS VEM COMO HERANÇA DOS PAIS, MAS DO SENHOR A ESPOSA PRUDENTE”.
O DEUS que servimos, é um DEUS que é criador de todas as coisas; criou a cada estrela as conhece e as chama pelo nome;
POR QUE VOCÊ NÃO CRÉ QUE DEUS SABE O NOME DE SUA ESPOSA (A ESCOLHIDA POR ELE PARA VOCÊ)?
OU VOCÊ JOVEM!  DO SEU ESPOSO? POR QUÊ?
Estrela tudo bem! Mas da minha esposa – NÃO!  A esposa – CHÁ COMIGO!
VOCÊ PENSA QUE SABE MAIS DO QUE DEUS?
SENHOR, deixa que o marido, a esposa; eu resolvo – está bom SENHOR?
Por que não confiamos em DEUS como Isaque confiava? 
Você não confia em DEUS como Rebeca confiava?
DEUS pode até usar o correio elegante – mas isso é com ELE pessoal!
Não confie no correio elegante – ou na rádio corredor – ou em quem quer que seja
DEUS É QUEM RESOLVE ESSAS COISAS.
Prov. 19:14 - Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor.
Aqui está dizendo que É DEUS QUEM VAI TE ARRUMAR UM EXCELENTE CASAMENTO PARA VOCÊ – É DEUS. E não tente dar uma mãozinha; você pode estragar tudo.
Não é você com as suas estratégias – não é o seu perfume – o seu gel – o seu jeito – seu charme, a sua lábia....
NÃO É ISSO QUE ARRUMA
Não estou aqui dizendo que você vai andar por aí de qualquer modo. Nada disso pessoal.
DIZ A BÍBLIA QUE ISTO VEM DO SENHOR.
NÃO É PRIVILÉGIO DO HOMEM – QUEM ESCOLHE É O SENHOR.
A gente sabe que DEUS cuida muito bem de muitas coisas; mas tem algumas coisas que não confiamos para ele CUIDAR.
Aí, eu tenho que tentar do meu jeito, do jeito que eu entendo; de acordo com as minhas escolhas.
Por isso, e principalmente nisso você tem que confiar em DEUS; só ELE sabe o que é melhor para mim e para você.
QUEM RESOLVE ESTA QUESTÃO DE CASAMENTO É O PRÓPRIO DEUS.
NA VIDA CRISTÃ NÃO SE FAZ O QUE TEM VONTADE DE FAZER. MAS SIM O QUE É CORRETO AOS OLHOS DE DEUS.
QUERO LHES FALAR UM POUCO SOBRE AUTORIDADE DA BÍBLIA
. ELA É A SUFICIENTE PALAVRA DE DEUSII Tim 3:16“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”.
Sabemos isso – que as escrituras é Divinamente inspirada. ELA VEM DE DEUS – qualquer aluno de escola bíblica sabe disso. A suficiência dela.
Mas tem quem pense que em algumas coisas ela não serve! Já notaram que algumas decisões; mesmo sabendo disso, tomamos sem consultá-la?
A Bíblia vem de DEUS; ela é divinamente inspirada; e eu também não posso acreditar que o relacionamento entre um homem e uma mulher; entre um jovem e uma jovem; não possa ser baseado em princípios bíblicos!
ELA É SUFICIENTE E NÓS TEMOS QUE ACREDITAR NISSO.
. ELA FOI DADA POR DEUS PARA NÓS DISCERNIRMOS NOSSAS INTENÇÕESHeb 4:12-13“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. É aqui que entra a suficiência da Bíblia.
Se você procurar na Bíblia – NÃO TEM NAMORO – no máximo enamora-se (filho de Davi, como já vimos).
MAS COMO VOU SABER ENTÃO O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO?
A Palavra de DEUS tem que sondar o meu coração e ver qual as intenções do meu coração quando estou procurando uma moça ou rapaz.
QUAIS SÃO AS MINHAS INTENSÕES?
Aquela pergunta clássica que os pais faziam antigamente – que não sei por que caiu de moda!
QUAIS SÃO AS SUAS INTENÇÕES COM A MINHA FILHA?
E você fala: isso já acabouacabou MESMO! por que? Era tão bom. Você vai ver que isso tem na Bíblia!
TÁ NA PALAVRA ISSO – Não, mais aqui a Bíblia não serve. Aqui dá para a gente fazer do nosso jeito. Nós sabemos bem o que queremos – não coloque DEUS nisso!
Veja o que está escrito no versículo 13“E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”.
E a ideia aqui é: quando prende um bandido, o que acontece? A não ser que ele seja muito descarado, como alguns que temos visto por aí.
Mas geralmente o que que ele faz? Ele cobre a cabeça, esconde o rosto, não quer ser visto, fica esquivando-se do público, das pessoas; ele não quer ser visto. Este texto diz: não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
A idéia aqui está no contexto romano, quando um soldado romano prendia alguém que era bandido, ladrão, assassino; eles desfilavam com o prisioneiro pelas ruas da cidade com um punhal debaixo do queixo do preso; e com isso ele não tinha como esconder o rosto; ele tinha que andar de cabeça erguida, de cara limpa, isso para que todos pudessem ver quem ele era. Tinha que se mostrar para as pessoas.
E a Bíblia está dizendo que DEUS vai fazer isso conosco. Vai revelar o que temos em nosso coração; é por isso que precisamos das Escrituras!
Ela vem para que discernamos, quais os pensamentos e propósitos de nosso coração. E TUDO QUE ESTÁ NELA É PARA O NOSSO ENSINO.
Por favor, Rom 15:4 você tem que guardar esse versículo“Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança”.
Caros jovens; quando você lê um versículo deste na Bíblia! ela está te dizendo que todos os casos descritos na Bíblia: Isaque e Rebeca; Sansão com Dalila (aquela mulher de Tina, a filistia); Davi com Bate-Seba; Adão com Eva; todos esses casos; não está lá escrito à toa. Estão lá para o nosso ensino; são exemplos do que é correto e do que não se deve fazer. “Tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito”.
MAS O QUE QUE A GENTE FAZ?
Apesar da existência de todas essas coisas, todos esses textos na Bíblia. Para algumas coisas nós não estamos baseando na Bíblia.
Por isso que no início falei que NAMORO CRISTÃO NÃO SIGNIFICA SOMENTE AUSÊNCIA DE SEXO.
Quando os jovens da igreja começam a namorar; os adultos dizem:
NAMORO JOINHA.  MAS JOINHA NO QUE?
NÃO, ELES ESTÃO CERTINHOS!  ELES NÃO TEM RELAÇÕES SEXUAIS.
MAS É SÓ ISSO QUE DIFERENCIA UM NAMORO CRISTÃO DO NÃO CRISTÃO?
É AUSENCIA DE SEXO?
É por isso que falei para vocês, que eu não iria falar disso.
ISSO VOCÊ ESTÁ CANSADO DE SABER – VOCÊ JÁ SABE MUITO BEM.
É MAIS DO QUE ISSO – É QUESTÃO DE PROPÓSITO – É QUESTÃO DE PENSAMENTO – DE IDÉIAS – DE INTENSÕES – É QUE DIFERENCIA UM NAMORO CRISTÃO DE UM NÃO CRISTÃO.
É MUITO MAIS PROFUNDO DO QUE ISSO SOMENTE!
Por que quando chegam a ter relações sexuais antes do casamento, pessoal! é por que lá atrás já começou tudo errado meu irmão! Aí é só o entornar de tudo! Ali é só o final!
O problema está lá atrás, quando tudo começou! Começou errado lá, a chegada é ali mesmo! é nisso que vai dar! Eu não quero tratar ali nesse momento quando tudo já aconteceu! eu quero que você compreenda o antes do começo! Onde e como tudo tem que começar!
A BÍBLIA TEM QUE SER AUTORIDADE MÁXIMA. SE ELA NÃO FOR AUTORIDADE – ENTÃO NÃO ADIANTA.
O Pr. John MacArthur (um dos meus mentoriadores) certa vez foi convidado a participar de um debate sobre homosexualismo; e ele diz que naquela ocasião ele aceitou o convite para o debate sobre o assunto; a primeira pergunta que ele fez para a pessoa foi: o que você me diz dos textos que a Bíblia condena o homosexualismo?
Aquela pessoa que se dizia “cristão”, disse assim: oh! O problema é que a Bíblia é um livro ultrapassado; e nós precisamos atualizar a Bíblia pelos conceitos psicológicos diante dos problemas modernos que nós temos; nós precisamos atualizar a Bíblia.
VOCÊ ACHOU UM ABSURDO ELE FALAR ISSO NÉ?
Mas em muitos casos nós temos feito o mesmo. Nós queremos atualizar a Bíblia. A Bíblia não é autoridade; ela não se encaixa na solução de nossos problemas. Em muitos casos falamos assim: tudo bem! Quando falamos de cultura, não tem nada que nos diferencia das culturas da Bíblia. Onde os homens, os jovens, as mulheres, as crianças tinham que viver aquilo que DEUS queria – Não mudou nada desde aquelas épocas.
Quando DEUS envia o seu povo para Canaã, DEUS falou para eles: lá tem um povo que é idólatra! Um povo que não anda nos meus caminhos. Portanto, vede como andais; não se misture com eles, para que eles não vos desviem dos meus mandamentos e das minhas leis.
E EM MUITAS DECISÕES DE NOSSAS VIDAS ESTAMOS DESVIADOS.
A gente para a Bíblia; aí vem a desculpa de crente rebelde e desobediente – ISSO ERA NAQUELA ÉPOCA.
E ainda justificamos – HOJE É DIFERENTE!
MAS DIFERENTE EM QUE?
É ISSO QUE NÓS TEMOS QUE PENSAR!
A Bíblia tem que ser atual para nós cristãos. Temos que ver as nossas intenções e as nossas motivações!
Por isso eu digo uma coisa para vocês. Quando tem namoro na igreja; mesmo que não tenha sexo; a pergunta é:
HÁ SUSTENTAÇÃO BÍBLICA PARA ESTE NAMORO?
O QUE A BÍBLIA TEM A DIZER A RESPEITO?
ESTA É UMA QUESTÃO QUE DEVE SER LEVANTADA.
Temos que sempre pensar nesses aspectos.
EM QUE ESSE COMPORTAMENTO DIFERENCIA DO QUE O MUNDO ENSINA E PRATICA?
Aí pegamos pessoas que tem uma família absolutamente moral (pessoas corretinhas); apesar de não serem crentes, são de família que primam muito pelo moralismo. E eles começam a namorar; aí você pergunta: qual a possibilidade deles praticarem o sexo nesse relacionamento? É muito provável que eles cheguem ao casamento sem que tenham tido relações sexual. E eles não são crentes. Ah! Então o namoro deles pode ser cristão! pois eles não praticaram sexo antes do casamento!
ENTÃO, O QUE VAI DIFERENCIAR ESTE NAMORO DE INCRÉDULOS COM O NAMORO DE CRISTÃOS?
O QUE QUE DIFERENCIA?
O QUE QUE PODE TORNAR DIFERENTE?
Então, temos a tendência de trazermos conceitos que não estão embasados nas Escrituras.
O QUE A BÍBLIA NOS DIZ?  COMO A BÍBLIA PODE NOS AJUDAR?
EM QUE ESSE COMPORTAMENTO DIFERENCIA?
A BÍBLIA CITA FAVORAVELMENTE RELACIONAMENTOS ONDE NÃO TEM POR OBJETIVO O CASAMENTO?
Namoro que começa somente por começar.
SABE O QUE COSTUMAMOS DIZER SOBRE OS JOVENS QUE AGEM ASSIM? Ah! Deixem eles, eles estão na fase. Deixem eles! É isso que se vê numa grande maioria de igrejas.
NA FASE!  FASE DO QUE?
A maioria vê o namoro como se fosse um tipo de entretenimento. Como se fosse uma diversão – É A ÉPOCA!  DEIXEM ELES AGIREM ASSIM! 
É ASSIM QUE ELES VÃO ENCONTRAR O MARIDO A ESPOSA.
Então já vai para o namoro com entendimento errado.
Acha que já estão na época de namorar, então vamos namorar. Não tem jeito, não tem outra opção; eles são jovens.
HÁ APOIO BÍBLICO PARA ISSO? 
HÁ RESPALDO NAS ESCRITURAS?
O QUE A BÍBLIA TEM A NOS DIZER?
Mas quando você deixa a Bíblia sondar o teu coração; o teu pensamento, como Davi escreve no Salmos 139: 23-24“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno”.
SABE POR QUE DAVI ESCREVE ISSO? É pelo fato de que eu e você não sabemos sondar o nosso coração.
NÓS NÃO SABEMOS!
Nós olhamos para o nosso coração todo cheio de intenções e de sentimentos fervilhantes, e queremos que DEUS esteja ali aprovando.
Mas quando DEUS sonda, ELE sonda para dizer: meu filho você está errado. PARA COM ISSO!!!   O fim disso não é bom!
A ideia é outra; os meus pensamentos são outros a seu respeito. O que eu tenho para ti são melhores. E DEUS fala: VOCÊ QUER DEIXAR EU TE GUIAR? EU vou te guiar pelo caminho eterno.
SÓ QUE ISSO CUSTA CARO
O crente é um ser interessante – é um pão-duro de mão-cheia, desculpe; de mão vazia. Algumas regiões diz que é MURRINHA …
Ele não quer pagar!  Então ele opta sempre pelo mais barato. Ele opta por aquilo que vai sempre lhe custar menos pessoalmente. Então ele prefere ir por outro caminho.
“SENHOR, sonda o meu coração vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno, desde que não me custe muito”. Eu estou disposto, mas se for muito caro SENHOR, prefiro fazer do meu jeito.
CUSTA!!! … VIVER PIEDOSAMENTE CUSTA!!!
Eu tenho que abrir mão dos meus próprios desejos.
Abrir mão de minhas próprias vontades.
E fazer aquilo que é correto!
AQUILO QUE VAI GLORIFICAR A DEUS DE FATO!
Quando a Bíblia nos afirma que ela é autoridade; temos que entendê-la como autoridade de fato! E aplicá-la em nosso dia-a-dia, custe o que custar!
Quando as multidões seguiam JESUS; elas seguiam por motivos errados; JESUS disse: vós me seguistes por motivos errados. Vós me seguistes por que comeste e vos fartais. Portanto, quem não comer da minha carne e não beber do meu sangue não tem parte comigo. Não pode ser meu discípulo. Não pode ser meu seguidor. E JESUS começou a pregar sobre isso “COMER DA CARNE DELE E BEBER DO SANGUE DELE”.
A idéia aqui é ter um relacionamento tal com ELE que significa agir e andar como ele andou. É isso que significa até nos nossos dias ainda! E as pessoas disseram: duro é este discurso! Quem pode ouvi-lo?  E foram se retirando uma a uma; até que ficaram somente os 12 discípulos.
E JESUS se vira para os seus discípulos e lhes pergunta: VOCÊS NÃO QUEREM SEGUI-LOS?  E Pedro responde: SENHOR para onde iremos, só o SENHOR tem as palavras de vida eterna!
E É DA PALAVRA DE VIDA ETERNA QUE NÓS PRECISAMOS!
É DISSO QUE NÓS TEMOS NECESSIDADE, PEDRO DISSE. E JESUS fica somente com os seus discípulos.
VOCÊ QUER PALAVRA DE VIDA ETERNA – TEM UM CUSTO!!
E o preço mais caro a ser pago – é a sua própria vida.
ESSE É O PREÇO – SABE QUANTO CUSTA?  A SUA PRÓPRIA VIDA!!!
Por isso ELE disse: quem quiser vir após mim, tome a sua cruz; ou seja, MORRA dia a dia e siga-me.
Por isso o apóstolo Paulo escreveu: Já não mais vivo eu, mas CRISTO vive em mim, e o viver que vivo agora, vivo pela fé no filho de DEUS. Viver para ELE e deixar ELE conduzir.
Mas a gente tenta sempre querer casar as coisas – dar um jeitinho.
A GRANDE VERDADE É QUE QUEREMOS UM DEUS QUE SE ADEQUE ÀS NOSSAS NECESSIDADES, NÃO QUEREMOS NOS ADEQUAR AOS MANDAMENTOS DE DEUS.
Por isso, quando a Bíblia silencia, SERÁ QUE ELA SILENCIA MESMO?
ELA NÃO SILENCIA, ELA É AUTORIDADE PARA AS NOSSAS VIDAS.
Isaías 40:8“Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”.
O QUANTO A PALAVRA DE DEUS TEM PERMANECIDO PARA VOCÊ?
O QUANTO ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS SERVE PARA OS NOSSOS DIAS ATUAIS?
O QUÃO ELA É SUFICIENTE?
QUANTO ISSO VALE PARA VOCÊ?
Sei que a gente defende os princípios bíblicos, pessoal! quando vamos falar de bebida, de drogas, de cigarro, de álcool; quando vamos falar de modelo de culto. A gente defende com muito vigor.
Quando começa entrar na minha vida pessoal em que eu tenha que pagar; aí já começamos a pensar duas vezes se eu defendo mesmo ou não. Já começamos a analisar de outra forma.
TEMOS QUE REVER NOSSOS ATUAIS CONCEITOSesta é uma frase do Prof. Dr. Adauto Lourenço – cientista criacionista e presbítero em Limeira-SP
NA BÍBLIA O PERÍODO QUE ANTECEDIA O CASAMENTO ERA CONSIDERADO SAGRADO.
Ah! mas isso era naquela época. ELA É OU NÃO É AUTORIDADE?
Por que está escrito lá em Deut 22:23-24 – “MOÇA VIRGEM DESPOSADA....?”
“Se houver moça virgem desposada e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis até que morram: a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo. Assim exterminarás o mal do meio de ti”.
O QUE É UMA MOÇA VIRGEM?
É uma moça que nunca havia sido tocada por um homem com intenções de tê-la. Virgindade não era somente a presença do hímen. Era uma moça preservada para um homem. Então, se um homem encontrasse uma moça virgem desposada.
O QUE É UMA MOÇA DESPOSADA E VIRGEM?
É uma moça que ainda não casou, mas já sabe quem é o marido dela. E ela está comprometida com ele. A Bíblia diz que se esse homem a possuir e ela não gritar; pega-se os dois e apedreja à porta da cidade até que morram. DURAS PALAVRAS NÉ?
Diz assim: APEDREJA A MOÇA POR NÃO TER GRITADO. Por ela ter aceito ser possuída por um homem, que ainda que ela não fosse casada efetivamente, aquele que a possuiu não era o seu futuro marido e ela não gritou; E APEDREJE A ELE por ter possuído a mulher do seu próximo.
Veja como a Bíblia trata. Eles não eram casados ainda, mais já havia um respeito no relacionamento mesmo antes do casamento; que qualquer interferência ali era considerado divórcio, era considerado adultério. É assim que a Bíblia trata o relacionamento que antecede ao casamento.
Mas a nossa sociedade é quem dita, o que importa é depois que casa; mas antes de casar não tem muito importância assim. Antes de casar você faz do jeito que você achar melhor. Você namora quem você quiser. Você faz as suas escolhas. É ISSO QUE O MUNDO TEM ENSINADO.
PESSOAL, entrou nas igrejas esse conceito! Tem estado dentro das nossas igrejas!
TEMOS O EXEMPLO DE JOSÉ E MARIA
Quando Maria se viu grávida pelo poder do ESPÍRITO SANTO; José sabendo disso, quis fugir; mas o anjo diz para José para não fugir por que o que foi gerado nela é fruto do ESPÍRITO.
Mateus 1:18-19“...desposada por José, sem que estivesse antes coabitado ...”
POR QUE JOSÉ QUERIA FUGIR? Isso pelo fato de que Maria já era dele, porém ainda não tinha coabitado com ele. Se fosse diferente, tanto José como Maria seriam apedrejados em público e fora da cidade.
ESSE RELACIONAMENTO QUE ANTECEDE É CONSIDERADO SAGRADO
E TEM QUE SER ENCARADO COM MUITA SERIEDADE
É ASSIM QUE A BÍBLIA NOS ENSINA
Portanto, QUAL DEVE SER A POSTURA DO CRENTE?
QUEM ESTÁ PRONTO PARA O CASAMENTO?
PRIMEIRO
Ter a consciência de que o namoro não é entretenimento.
Você não namora para ocupar o seu tempo;
Você não namora para se divertir;
Por que se for este o seu propósito; transgride o princípio do AMOR ÁGAPE.
Que é servir o outro.
Sabe; eu estou precisando arrumar uma namorada!
QUANTOS JOVENS CRISTÃOS FALAM ISSO?
Mais, por que falam isso?
O mundo não fala só isso; o conceito do mundo é em muito pior.
O mundo não usa mais esse termo: “NAMORADA”; o mundo já está indo direto ao ponto! O de pecado de adultério e fornicação; QUE É; “FICAR”.
NAMORO É COISA DE CARETA!
O camarada fala: estou precisando arrumar uma namorada! ARRUMAR UMA NAMORADA POR QUÊ?
Há! É por que estou muito solitário! É SÓ POR ISSO?
VEJA! NAMORO NÃO É PARA SUPRIR ALGUMAS FALHAS OU CARÊNCIAS QUE VOCÊ TEM EM SUA VIDA.
CUIDADO!!!
OUTRA COISA Ter a consciência de que o namoro não é para satisfazer os meus sentimentos.
ISTO É EGOÍSMO!  CONTRARIA O AMOR ÁGAPE! 
Há! Estou sentindo o desejo de namorar!  Então eu preciso satisfazer esses meus sentimentos.
LEMBRA?: Negue-se a si mesmo – faça o que é correto!
AMOR É SERVIR O OUTRO E NÃO QUERER SER SERVIDO!
Ter consciência de que a decisão do casamento não seja tomada simplesmente com base no sentimento.
SANSÃO fez isso e DEU TUDO ERRADO!
O AMOR ÁGAPE DIZ ASSIM:  Vejo que essa pessoa é madura espiritualmente, eu resolvo AMÁ-LA COMO MINHA ESPOSA OU COMO MEU MARIDO.
Você analisa essa pessoa racionalmente. Vê maturidade nela. Então, você decide que essa pessoa você pode se dedicar a ela.
EU POSSO DEDICAR-ME A ESSA PESSOA!  PORTANTO, VOCÊ TEM QUE TER ESSA CONSCIÊNCIA.
TER A CONSCIÊNCIA DE QUE O PEDIDO TEM DE SER EM CASAMENTO E NÃO EM NAMORO!
Você acha que na Bíblia?
Então; chega Jacó a Labão e diz: Senhor Labão eu queria levar a sua digníssima filha Raquel no cinema! Porque eu gostaria de ver como ela é, de ter algumas informações a respeito dela. O senhor sabe NE? Isso não significa que vamos nos casar, mas se o senhor me permite experimentá-la?
Pessoal, muitos jovens fazem isso e são assim!
Eu não estou aqui dizendo que experimentar seja necessariamente a relação sexual!
Não estou dizendo isso!
Mas experimentar a pessoa; é ver que tipos de pensamentos ela tem, como é o hálito dela, se tem cheiro agradável. São essas coisas. Vai que é uma mal cheirosa? Ou solta flatulências? Nada de muito profundo.
Se der certo deu! Se não der, eu a devolvo ao senhor.
VOCÊ ACHA QUE ISSO SERIA POSSÍVEL?
NÃO!  NÃO FOI ISSO QUE JACÓ FEZ COM LABÃO EM RELAÇÃO A RAQUEL
Jacó viu que precisava de uma esposa. Encantou-se por Raquel – A Bíblia diz que ele amou Raquel assim que viu ela – Mas devido ao costume de Labão; Jacó teve de trabalhar por 7 anos – e por um outro costume foi Léia quem se casou com Jacó; mas Jacó amava Raquel. E Jacó trabalhou por mais 7 anos, após ter recebido a Léia e a Raquel. Por amor a Raquel ele trabalhou 14 anos para Labão.
o rapaz tem de dizer, a moça tem de dizer: QUE PRECISA DE UMA ESPOSA, DE UM MARIDO; QUE SEJA ALGUÉM COM QUEM EU VOU PASSAR O RESTO DE MINHA VIDA.
É ISSO QUE EU PRECISO! – Qualquer coisa fora disso, está fora do que a Bíblia nos ensina.
A QUESTÃO É ENTENDER E OBEDECER A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS.
Ter a consciência de que o relacionamento só deve acontecer quando ambos estejam pronto para o casamento.
AH! PASTOR ISSO AÍ DEMORA MUITO!
ASSIM NÃO DÁ CERTO!
Porque o rapaz começa a sentir desejos pelo …
É na idade púbere que os meninos e as meninas começam a fervilhar os hormônios. Antes eles queriam distância um do outro; e agora sente-se atraídos; o menino começa a achar aquela menina mais chata da sala, uma gatinha. E assim é com as meninas. É nessa época que eles começam a sentir os desejos.
A pergunta é: ESTÃO PRONTO PARA CASAR?
Então não tem que começar nada.
Porque tem que estar pronto para casar; se não tiver pronto para casar; se começar?  Só estará abrindo a porta para dar errado.
É RACIONAL! – ESTÁ PRONTO PARA CASAR?
O QUE VOCÊS ACHAM? … EHIM?
Você dando um duro, trabalhando mais do que petiço emprestado, para trazer o pão para casa!
Você! Imagina a situação: as crianças lá em casa; precisando de comida, de roupa, de remédio (de remédio não – leva para o pastor orar). Começa até engasgar, de tanto sufoco que é.
É o que o mundo fala – olha! Veja esse camarada? Ele vai se enforcar?
É pior que a forca – assim desta forma – é literal!  Casou sem planejamento; foi um casamento sem aprovação de DEUS. Só tem que virar uma forca!
Eu casei com 19 anos e logo tivemos filhos.
Mais tem casal que se casam e não tem filhos de imediato. Aí no mundo as pessoas quando vê alguém com aliança na mão esquerda logo pergunta: Você tem filho? E se a resposta é NÃO!  Vem logo a frase que é chavão: ENTÃO VOCÊ CASOU POR QUE QUIS? 
O MUNDO É ASSIM – SE VOCÊ CASAR NOVO OU SE CASOU E LOGO TEVE FILHO – É POR QUE FOI OBRIGADO POR UMA GRAVIDEZ ANTES DO CASAMENTO
E aí isso tem que acontecer por algum acidente!  NÃO É NADA PLANEJADO
E as pessoas aí fora pensam: ESSE CARA É MALUCO, CASOU POR QUE QUIS!
Ou elas falam: VOCÊ NÃO CASOU NA DELEGACIA – NÃO NÉ?
ESSE É O CONCEITO QUE O MUNDO PASSA
E QUE MUITAS VEZES ESTÁ ARRAIGADO AÍ NO TEU CORAÇÃO!
Casar! Não! … deixa eu ir namorando primeiro. Depois eu resolvo se vou casar ou não.
ESSA É A INTENÇÃO ERRADA.  PROPÓSITO DO CORAÇÃO COPIADO DO MUNDO!
Mas a gente o cristianizou – mesmo não tendo respaldo na bíblia – as igrejas estão dizendo que pode. Nós tornamos este comportamento cristão. Queremos por todos os meios fazer desta forma e ainda achamos que isso é a coisa mais normal do mundo!
E NÃO É ASSIM!
A IGREJA TEM PODER PARA MUDAR A BÍBLIA? 
O QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA NÃO VALE PARA OS NOSSOS DIAS?
Aí você então pode perguntar: Sabe pastor, eu ainda não estou preparado; sabe como é essas coisas; eu poderia então falar com a moça; isso para que ela saiba que é eu aquele que DEUS vai dar para ela; e eu também já sinto que é ela que DEUS vai me dar. Só para ela saber; e quando eu tiver em condições; aí a gente conversa para valer sobre casamento.
NÃO!  NÃO É ASSIM!  NÃO PODE!   CONFIE EM DEUS!  FIQUE FIRME!
Mas pastor assim demora muito!
Respondam-me uma coisa!
A BÍBLIA É AUTORIDADE OU NÃO É?  
Quanto tempo Jacó esperou por Raquel?
7 anos ele trabalhou por Raquel; Veja como o amor ágape é serviço – Em Gen 29:20Assim serviu Jacó sete anos por causa de Raquel; e estes lhe pareciam como poucos dias, pelo muito que a amava”.
E que Jacó havia enganado o seu pai e seu irmão lá atrás; DEUS aqui agora faz ele sentir o gostinho de ser trapaceado por alguém. E que ele foi enganado por Labão, que lhe deu Lia no lugar de Raquel.
Mais veja bem a intenção de Jacó: Jacó serviu Labão por 7 anos; e aquele 7 anos lhe pareceu poucos dias pelo muito que ele a amava.
E aí você chega para a sua namorada e pergunta a ela: VOCÊ ME ESPERA!
VOCÊ ME ESPERA!
A igreja católica criou a frase: QUEM AMA ESPERA! Esperar aqui no conceito desta frase seria esperar para ter relacionamento sexual.
Só que não é isso que a Bíblia ensina – É ESPERAR ATÉ TER CONDIÇÕES DE CASAR!
ESPERAR INCLUSIVE PARA INICIAR O NAMORO!
QUEM AMA ESPERA!   Foi o que Jacó fez.
Ele esperou 7 anos e lhes pareceu poucos dias pelo muito que ele a amava.
E quando chega no ano 7º? Labão lhe dá a irmã mais velha de Raquel.
Se você ler atentamente o texto; vai ver que ele não espera 14 anos para ter Raquel.
Gen 29-27: “...então te darei também a outra, pelo trabalho de outros sete anos que ainda me servirás...” E Jacó após uma semana de casado com Léia; recebeu de Labão, Raquel; pela qual teve que trabalhar por mais 7 anos para Labão.
Mas hoje nós vemos um mundo imediatista. O mundo tem ensinado que não devemos esperar nada. Mas a gente quer é adiantar as coisas. Os crentes copiaram o mundo; e perdeu a referência do que é ensinado na Bíblia. O ser humano não tem paciência para esperar.
Veja que uma das características de um cristão maduro é saber esperar as coisas no SENHOR!  É confiar em DEUS!  O SENHOR JESUS disse: não andeis ansiosos por coisa alguma, não andeis ansiosos com o que comer, ou com o que vestir, ou com o que beber; olhai, observai as aves dos céus – e observar é olhar mesmo!  É ver mesmo! 
Como é que o SENHOR sustenta as aves dos céus?  Elas não ajuntam em celeiros!  Não plantam!  Não ceifam!  E o Pai Celestial não deixa uma delas sem sustento, todos os dias.
AGORA! AVE DO CÉU CRUZA OS BRAÇOS?  Elas não cruzam os braços.
Você vai ver que um passarinho acorda todos os dias muito cedinho.
Os pássaros acórdão cedo, mas o SENHOR sustenta. O SENHOR cuida.
Olhai os lírios dos campos, nem mesmo Salomão com toda a sua glória se vestiu como qualquer um deles. Se o SENHOR veste assim a erva do campo, que hoje está lá, e amanhã é cortada e lançada no fogo; ELE não vai vestir vós, homens de pequena fé.
Se eu tenho um DEUS que é capaz de cuidar do meu alimento, da minha roupa;
PUXA VIDA VIU!  SERÁ QUE ELE NÃO VAI TER CAPACIDADE DE CUIDAR DO MEU CASAMENTO?
SERÁ QUE EU NÃO POSSO CONFIAR NELE, ESPERAR ELE RESOLVER ESTAS QUESTÕES PARA MIM?
POR ISSO, QUEM ESTÁ PRONTO PARA CASAR?
Aqui é que eu digo a vocês que eu vou te ajudar a escolher.
QUEM POSSUI COMPETÊNCIA FÍSICA?
1 – O QUE É COMPETÊNCIA FÍSICA PESSOAL?  É o jovem já ser maduro fisicamente; ou seja, ele já é um homem e ela já é uma mulher.
Adolescente pessoal – NEGATIVO! – tem que trabalhar com eles; têm que ser dado outras atividades e dizer que: NÃO É ÉPOCA!
NEM PENSAR!
Uma menina pessoal!  As vezes nem menstruou ainda; e os pais olha e fala: olha a minha filha já virou mulher; ficam todo orgulhosos. Tá perdidamente apaixonada; fica todo orgulhoso! NE?
Olha a minha queridinha, já é uma mulher! A menina está ali franzina. Mas ela já tem interesses pelo sexo oposto! Ela já quer estar junto.
E geralmente eles estão iniciando namoros dentro das igrejas. E os pais estão aplaudindo! 
Não! Não tem perigo nenhum; é melhor que seja assim!
É o que os pais dizem? Até pastores e presbíteros estão entrando nessa conversa!
NÃO TEM COMPETÊNCIA FÍSICA!
NÃO SABE O QUE É!
O corpo ainda está sendo formado e gradativamente está sendo entregue a outro; outra pessoa!
Então se não tem competência física?
A resposta é simples: NÃO PODE!  NÃO ESTÁ NA HORA DE NAMORAR!  NÃO É ÉPOCA!  TEM QUE DIZER NÃO!  É NÃO!
Tem situação em que a filha tem 12 anos; e os pais permitem que ela namore; ainda dizem: não tem nenhum problema! é tudo certinho! o namoro é dentro de casa! Resultado: com 13 ela estava grávida.
Você consegue imaginar a transformação no corpo de uma menina com idade de 13 anos; grávida!
POR QUE ISSO?  Por que! Sabem o que os pais têm?  Os pais têm dó! 
Eles têm receio da frustração que vai causar na filha ou no filho se não permitir que eles namorem!
PUXA! ELE QUER TANTO!  ELE TÁ NA FASE!  ESTÁ TÃO FORTE ISSO NELE! 
E aí os pais não querem dizer não! Eu não vou contrariar a minha filha, o meu filho!
EU NÃO QUERO SER A FRUSTRAÇÃO DELE OU DELA!
E ENTÃO ELE DEIXA QUE ELES NAMOREM
Se você não tem competência física, você não formou ainda, você não é um homem! ou uma mulher formada madura fisicamente! Não está pronto para o casamento! ENTÃO! você tem que se preocupar com outras coisas, não com namoro ou casamento. Outras coisas!
O seu pensamento tem que ser outro!
2 – OUTRA COMPETÊNCIA É: AQUELE QUE POSSUI COMPETÊNCIA EMOCIONAL
Tá pensando que casamento é brincadeira? 
Casamento lida com as emoções! 
Tem crises para serem resolvidas! 
Tem situações que tem que ser discutidas com maturidade!
SABE O QUE ACONTECE EM MUITO CASAMENTO PESSOAL?
“Vai para a lua de mel – chega da lua de mel – suponhamos que vai para a lua de mel no sábado – fiquem uma semana lá – no domingo chega – na segunda-feira já liga: mamãe!  A senhora me recebe?  E ele vira para ela e diz assim: “vou para a casa da mamães!” – Porque emocionalmente ela não estava preparada – ela ainda está ligada lá na casa dos seus pais – e qualquer coisa que desagrada ela, ela pensa que o refúgio é lá – e ele fala: “vou prá casa do papai” 
Por que emocionalmente eles não se prepararam – eles não estão preparados – eles não foram instruídos do que é um casamento, viver com outra pessoa mexe com as nossas emoções, com os nossos sentimentos;  e temos que ter maturidade emocional.
3 – AQUELE QUE POSSUI COMPETÊNCIA FINANCEIRA
Pessoal!  O camarada!  Jovens!  Vocês homens!  Olha aqui prá mim! 
Jovem!  Jovem é outro papo! 
Ele arruma um emprego (nem é emprego, é um estágio!) e ganha lá uma dinheirinho (uma bolsa de R$ 300 ou R$ 400); ele calcula; e ele fala assim: Ah! Dá prá ir McDonald, levar a namorada no cinema; está bom!  Já tá bom demais sô! 
E o camarada se dá por satisfeito; ele fica ali acomodado com a merreca que ganha!
Aí ele arruma uma namorada que ganha (outra estagiária) R$ 300 – E daqui a pouco o negócio começa “ferver” entre eles – e eles falam: o negócio é nóis casá! 
Então vamos fazer o seguinte: vamos ajuntar os meus R$ 400 com os seus R$ 300 – parece ser materialismo pessoal, mais o negócio é sério!; juntamos os R$ 300 seu e os R$ 400 meus; olha! e a gente aluga uma casinha e pagamos R$ 250 de aluguel – a gente para R$ 50 de água e luz – e sobra uma graninha prá gente cume!  Aí! O camarada vai ver que chega no fim de semana – como ele não estava preparado – vai bater nele uma vontade de ir no McDonald – e não tem dinheiro, por que ele é casado!  Agora ele é um homem casado – e ele não agüenta, ele vai e faz uma dividazinha aqui; faz outra comprinha ali – aí já não é mais água, Luz e comer; é água, luz, visa, Express ... – é tudo NE? Não tem preço – NÃO TEM PREÇO!
E com tudo isso entra a crise e ele fala: puxa vida!  Com tudo isso ele já não tem mais aquele fogo que ele tinha por ela na época do namoro – JÁ NÃO TEM MAIS!  E ele fala assim para ela: você gasta demais; ela fala prá ele: que gasta demais é você!  Você é quem foi comprar aquela chuteira de R$ 250 – só por que tem a assinatura do Ká Ká!  Você que gasta – Você que não sei o que!  E você!  E Você! 
Crise total por que não pensou racionalmente antes.
ENTÃO! SE DEUS NÃO DEU CONDIÇÕES FINANCEIRA ANTES – DEUS ESTÁ DIZENDO: AINDA NÃO É O MOMENTO! NÃO É O TEMPO AINDA! VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÕES DE CUIDAR DELA!
Vemos até mesmo filhos de crentes e tantos jovens que não estão preocupados com emprego – não estão preocupados com formação – não estão preocupados em fazer uma faculdade,, para ter uma formação, para ter um bom emprego e ter um sustento – para poder ter casamento!
E NÓS ESTAMOS DIZENDO QUE O NAMORO DE NOSSOS FILHOS É CRISTÃO!
Estamos dizendo que é diferente do mundo – somos cristãos!
MAS É DIFERENTE EM QUE?
Veja que a diferença é no propósito, na intenção!  ISSO É A DIFERENÇA!
ENTÃO!  TEM QUE TER COMPETÊNCIA FINANCEIRA SIM!
Quando o jovem vai ao pastor dizendo que quer casar, o pastor deveria lhe fazer a seguinte pergunta: Esta tem que ser a primeira pergunta – QUANTO VOCÊ GANHA?
A PRIMEIRA PERGUNTA!  Ô pastor! ....
Então! Não deveria receber o apoio do pastor – o pastor deveria ver o que a Bíblia diz!
A resposta a um jovem que vem pedir o aval do pastor para um namoro que não está fundamentado nos princípios Bíblicos – o pastor não deve apoiar!  Ele irá prestar contas a DEUS do que ele concordar ou permitir fora dos ensinamentos da Bíblia!  O pastor há de prestar contas de cada uma de suas ovelhas – está na PALAVRA DE DEUS!
É COISA SÉRIA!  NEM VOCÊ JOVEM, NEM O PASTOR DEVEM BRINCAR COM ISSO!  DEUS não se agrada de rebeldes (é aquela pessoa que desobedece a Bíblia – e a Bíblia é a vós de DEUS para nós)
Como pastores, temos que zelar pelas almas que DEUS confiou a nós!  É O REBANHO DO SENHOR JESUS!
É MUITO SÉRIO ISSO!  E EU E QUALQUER PASTOR QUE É FIEL A DEUS, TEMOS QUE ZELAR POR ELAS!
EU TENHO QUE DIZER PARA ELAS AQUILO QUE ACREDITO NA BÍBLIA!
Se um camarada vem e diz que quer começar um namoro que tem como fim: a si mesmo!  O próprio namoro!  ESTÁ ERRADO!
NÃO TEM NADA DE CRISTÃO NISSO!  NEM OS PRÓPRIOS JOVENS!
E até por que, se não tem essa competência financeira; eles não conseguem fazer um projeto; não conseguem marcar a data do casamento!  E se eles não conseguem marcar a data do casamento – eles ficam sem objetivo; eles não conseguem olhar lá na frente (para o casamento). 
Eles começam olhar um para o outro – tiram os olhos do objetivo imediato (ou próximo), que é o casamento.
E olhando um para o outro – E olhando um para o outro, a intimidade começa a aumentar – E COMEÇA A AUMENTAR A INTIMIDADE.
Hoje se encontram de um jeito; amanhã eles se encontram de um outro jeito – e daqui a pouco a intimidade deles aumenta.
A intimidade entre um homem e uma mulher é interessante – ou você interrompe, ou então!  ELA VAI TERMINAR EM PRÁTICA DO SEXO.
Quanto mais tempo passa o namoro em que não tem objetivo de casar; eles vão ficando cada vez mais próximos um do outro – isso é natural do ser humano. 
E posso afirmar sem medo de errar – DIMINUI A ESPIRITUALIDADE – O VIGOR ESPIRITUAL. 
É que eles pensam assim: estamos entrando num caminho perigoso. E eles começam chegar para os cultos envergonhados.  E eles chegam para o culto de FAROL BAIXO.
Isso por que a intimidade deles está aumentando – eles até querem interromper – mais eles não conseguem voltar a trás.
SABE POR QUÊ? É por que DEUS fez você homem, fez você mulher!
E GRAÇAS A DEUS POR ISSO!  NÃO É VERDADE?
Aí o jovem – diz para o pastor: Pastor! O senhor só pensa naquilo? ... Meu querido – EU NÃO SÓ PENSO NAQUILO!  EU TENHO CERTEZA DAQUILO!
Você é homem ou não é?
Você é homem! Tem que encarar a realidade.
DEUS deu uma diretriz para você – NÃO PECAR!
Não se ofenda se eu estou dizendo que você pensa nessas coisas – eu estaria preocupado se você não pensasse nisso!
HOMEM PENSA!  HOME QUE É VERDADEIRAMENTE HOMEM PENSA!!
O que você acha que o homem está pensando quando ele liga para a sua esposa e diz: MEU BEM PREPARA UMA COISINHA ESPECIAL PARA NÓS ESTA NOITE!
ELE PENSA!  Ele passa o dia inteiro – o que será que ela pensou?  Que coisa especial será que ela vai fazer para nós hoje à noite?
Quando ele entra em casa, ao chegar do trabalho; ele pergunta para esposa: MEU BEM VOCÊ PENSOU?  E ela responde: PENSOU NO QUE?
QUE? – O HOMEM PENSA!
Mulher não pensa – mulher não pensa.
Então!  O camarada está dizendo: Pastor o senhor está dizendo que eu só penso naquilo?  MAS RAPAZ, EU TENHO CERTEZA!
POR QUE O HOMEM FOI FEITO ...  E É ISSO MESMO!
Então! DEUS criou o que para o homem não pecar nisso?  ELE CRIOU O CASAMENTO!
DEUS CRIOU O CASAMENTO!
Pessoal!  ELE não criou o namoro, não criou o FICAR, não criou prostíbulo, não criou nada dessas coisas – ELE CRIOU O CASAMENTO.
Por isso que a Bíblia diz: É MELHOR CASAR-SE DO QUE ABRASAR-SE
Por que é assim mesmo – vai passando o tempo – vocês se atraem – fisicamente vocês vão se atraindo um ao outro – vai aumentando a intimidade. OU INTERROMPE, OU VAI DAR LÁ MESMO – VAI DAR ...
E se eu não consigo visualizar quando eu vou casar – eu não tenho diretriz para o relacionamento agora – aqui! 
NÃO TEM NADA DIRIGINDO ESSE RELACIONAMENTO
O QUE ESTÁ DIRIGINDO É ELE MESMO
O toque físico é interessante pessoal – o toque físico aumenta o sentimento.
Você já ouviu esta frase? ... QUANTO MAIS EU TE BEIJO MAIS EU TE AMO!
Por acaso beijar aumenta o AMOR?
Veja uma moça que nunca foi tocada fisicamente – quando ela pega na mão de alguém – isso quando é começo de namoro. O sujeito...  Ela tem que abaixar, ela flutua.  E ele – volta aqui meu bem.  POR QUE MEXE COM AS EMOÇÕES!
Toca na mão dela – ela sente aquele friozinho – que inicia nos seus pés e vai subindo, subindo; até as mãos soarem frio. E ela flutua – parece uma bexiga de gás. VOLTA AQUI MEU BEM!
E quando eles se abraçam então!  Sente aquele negócio!  Aí ela fica cega!  Cega totalmente a razão!  CEGA PESSOAL!   Ela vai sentindo aquela emoção – e aquele negócio vai pegando – emoções a mil – SE ELE NÃO CHEGOU E FALOU PARA ELA QUE QUER CASAR COM ELA DAQUI A UM ANO E MEIO?
Aí ela tem uma data para dizer para ele – MEU BEM É SÓ DAQUI UM ANO E MEIO!
UM ANO E MEIO VIU!  NÃO COMEÇE, É DAQUI UM ANO E MEIO!  NEM TENTE!  SOSSEGUE É DAQUI UM ANO E MEIO!
Agora! Se não sabe quando – Ah! Eu não sei quando – vamos lá! 
A PESSOA ABRE A PORTA PARA PECAR QUANDO NÃO TEM CONDIÇÃO FINANCEIRA PARA PROPOR CASAMENTO! 
Eu tenho uma experiência dentro de casa – a minha filha quando foi para casar; ela nos disse que estava para firmar compromisso com um rapaz que DEUS havia colocado no coração dela. Aí, o rapaz veio até a nossa casa e pediu ela em namoro para casar. Durante o tempo de namoro deles; de tempo em tempo; eles estavam calculando como seria financeiramente a vida deles. Faz contas daqui, faz contas Dalí. E depois de pouco mais de um ano de namoro, eles marcaram uma reunião conosco e marcaram a data do casamento. Mensalmente ela nos informava que o projeto para o casamento deles estava indo bem; os recursos esperados estavam entrando como havia sido planejado por eles. E na data que foi marcada, eles se casaram.
QUANDO O CASAMENTO É PLANEJADO, É ORIENTADO, DEUS HONRA – ENTÃO! É QUESTÃO RACIONAL.
Com os meus dois filhos foram assim. Os dois planejaram.
A filha planejou que só casaria depois de formada – pois ela formou em Turismóloga e especialização em Administração Hoteleira; e só depois é que ela decidiu que se casaria. E DEUS enviou o jovem que seria o seu esposo.
O filho foi de forma parecida; com a diferença de que ele optou pelo casamento antes de se formar; mas hoje ele tem o seu trabalho e está estudando aquilo que ele mais gosta de fazer (ciência da computação).
Os dois tem casa própria, tem carro – vivem bem.
DEUS HONRA – É QUESTÃO RACIONAL – RACIONAL É DEIXAR DEUS DIRIGIR
DEIXAR DEUS CUIDAR DAS COISAS – CUIDAR DE TUDO
MAS ISSO CUSTA?  NÃO É VERDADE?
Custa não ter namorada até estar pronto para casar – É ISSO QUE CUSTA
ISSO É UM PREÇO ALTO. NÃO É VERDADE?
CUSTA!  É CARO ISSO!
TEM QUE TER ESSA COMPETÊNCIA!
AGORA! QUEM VAI CUMPRIR ESSAS COMPETÊNCIAS?
4 – AQUELE QUE POSSUI COMPETÊNCIA ESPIRITUAL
Pessoal!  COMPETÊNCIA ESPIRITUAL – O QUE É COMPETÊNCIA ESPIRITUAL?
É aquilo que já foi dito para vocês – o camarada é envolvido na igreja; tem um ministério.  A moça é envolvida na igreja – tem um ministério.
VOCÊ VÊ QUE TEM QUE TER MATURIDADE ESPIRITUAL
Envolvimento com a igreja – Tem que estar na igreja – tem que ser sério com as coisas de DEUS!
UMA PESSOA QUE TEM MATURIDADE ESPIRITUAL VAI TER MATURIDADE FINANCEIRA VAI TER MATURIDADE EMOCIONAL MATURIDADE FÍSICA- ELA NÃO BRINCA COM AS COISAS
E essa pessoa vai chegar e PROPOR UM CASAMENTO E NÃO PROPOR UM NAMORO – Porque ele vai observar a pessoa – ele vai ver aquela moça e vai dizer: ESSA MOÇA É ESPIRITUAL!  ELA JÁ É MADURA FISICAMENTE, EMOCIONALMENTE ESTOU VENDO COMO ELA LIDA COM AS COISAS, EU VEJO COMO ELA LIDA COM A FAMÍLIA DELA, COM AS PESSOAS.
COMPETÊNCIA FINANCEIRA É RESPONSABILIDADE DO HOMEM – Não estou aqui dizendo que nos dias de hoje não podem entrar em acordo para somarem os seus ganhos e fazer uma composição de renda – ESSE NÃO É O PRINCÍPIO BÍBLICO.  O HOMEM É O PROVEDOR!
A minha esposa depois que casamos nunca mais trabalhou de empregada – é claro que ela trabalha; mais é em casa e em coisas que faz com que ela esteja envolvida com a manutenção administrativa de nosso lar.
Você quer uma família de sucesso está lá nos Salmos 128“Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, do suor do seu rosto comerás, feliz serás e tudo que fizer lhe irá bem”.
SIGNIFICA QUE ELE TEM O QUE?  Ele tem trabalho.
O homem que teme o SENHOR ele tem trabalho e do suor do seu rosto comerás.
Feliz ele vai ser, por que ele se sente satisfeito, ele produz. Ele não é um parasita. Ele produz, ele se cansa fisicamente, mas ele se sente satisfeito, por que ele produziu para alguém. É por isso que ele é feliz. E aí o salmista diz mais: “a tua esposa no interior da tua casa será como a videira frutífera”.
Você já viu o que é uma videira frutífera?  Já prestou atenção como é uma videira frutífera?  Aquilo é um elogio!
Pois os elogios na Bíblia nos soam de forma estranha. Há um que diz o seguinte: “você é mais bela que as éguas de faraó”. Cantares 1:9A uma égua dos carros de Faraó eu te comparo, ó amada minha”.
ESSE ERA UM ELOGIO DAQUELES DIAS!
Era um elogio; no caso dos Salmos 128 – era como uma videira frutífera. “E os teus filho em volta da mesa, como rebento da oliveira”. E aí diz; “eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR”.
Então você jovem tem que ler o que está ali e dizer: SENHOR EU QUERO SER ESTE HOMEM AQUI!
É ISTO QUE EU QUERO SER!
A moça tem que ler isto e dizer; EU QUERO SER ESTA MULHER AQUI!
EU QUERO SER ISTO AQUI SENHOR!
POR QUE É ISTO AQUI QUE VAI GLORIFICAR A TÍ!
E vemos os jovens aí; numa festinha legal – e dizemos, só por que são filhos de crentes, ou só por que estão na igreja – E DIZEMOS QUE ISSO É NAMORO CRISTÃO.
O NAMORO CRISTÃO TEM INTENSÕES PURAS – INTENÇÕES RACIONAIS – MADURAS – OBJETIVO DE CASAMENTO – E NÃO TEM COMO DEUS NÃO HONRAR PESSOAL!  NÃO TEM ERRO!
DEUS HONRA – DEUS DÁ AS CONDIÇÕES – AS COISAS CAMINHAM
NAMORO TEM QUE SER ASSIM
RERLACIONAMENTOS DIRIGIDOS PELAS 4 COMPETÊNCIAS: É UM SENTIMENTO SOB CONTROLE
Já um relacionamento que não é dirigido pelas 4 competências: CADÊ O CONTROLE?
QUERO AINDA FALAR RAPIDAMENTE – A QUESTÃO DO CORPO
Quando a Bíblia diz assim: I Cor 3:16 e I Cor 6:19Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” .
ENTÃO A PERGUNTA É PARA VOCÊ RAPAZ E PARA VOCÊ MOÇA
DE QUEM É O SEU CORPO?
DE QUEM É O SEU CORPO????
É DE DEUS, NÃO É TEU!
E O QUANTO ELE PAGOU?
FOI O PRÓPRIO SANGUE DE JESUS – O FILHO DE DEUS – PARA COMPRAR VOCÊ
Sabe quando costumam usar esse texto – é comum usarem esse texto quando saem para evangelizar e aí encontram um sujeito que tem problemas com vícios (álcool, drogas, cigarro, bebidas)
Aí falam: RAPAZ O TEU CORPO É SANTUÁRIO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!
Fumando você está enchendo o SANTUÁRIO DO ESPÍRITO SANTO DE FUMAÇA
Mais aí você vai para o Mcdonald e enche o SANTUÁRIO DO ESPÍRITO SANTO daquela borracha – saturada de gorduras – que só faz você inchar (é inchar sim, aquilo é gordura pura sem nutrição).
E VOCÊ NÃO SE LEMBRA DESSE TEXTO!
Veja como a gente usa os textos da Bíblia de forma conveniente para nós!
Outros fazem o seguinte: come uma feijoada daquelas; enche de coca-cola. Até...
É O SANTUÁRIO DO ESPÍRITO  MEU AMADO!
Se você prestar atenção no que está escrito – I Cor 6 – o contexto é sexual.
Paulo está escrevendo aqui advertências da forma como a igreja de Corinto estava vivendo – havia todo tipo de imoralidade. É SEXUAL!
O SANTUÁRIO DO ESPÍRITO NÃO PODE SER ENTREGUE A QUALQUER PESSOA – A NÃO SER QUE SEJA MINHA ESPOSA – MEU MARIDO!
Por isso que no capítulo seguinte (7) Paulo diz assim: “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas o marido o tem – da mesma forma, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas a mulher o tem”.
Significa que quando eu casei – DEUS PEGOU O MEU CORPO E DEU PARA A MINHA ESPOSA – E PEGOU O CORPO DA MINHA ESPOSA E DEU PARA MIM.
ESSE É O PRESENTE QUE DEUS DÁ NO CASAMENTO – NÓS APRENDEMOS A DAR PRESENTE DE CASAMENTO COM DEUS.
Agora, o presente que ELE dá é interessante! 
Eu casei já faz quase 33 anos; os presentes de casamento acredito que já não tem mais nenhum lá em casa; não que eu me lembre de algum existente ainda.
MAS O PRESENTE QUE DEUS DÁ? Que é a relação sexual legítima dentro do casamento, ela não se deteriora; ela amadurece e torna os dois mais felizes a cada dia que passa.
MAIS ISSO DEUS AUTORIZA QUANDO ELE DÁ!
E ELE DÁ PARA CASADOS!
Mais pastor, o senhor está falando de relação sexual! 
MAS O QUE É RELAÇÃO SEXUAL?
O QUE É RELAÇÃO SEXUAL?  ALGUÉM SABE ME DIZER O QUE É RELAÇÃO SEXUAL?
Eu sei que aí nas suas mentes...  Estão cheias do conceito mundano, que tem nos dito que é quando acontece o ápice (o ato propriamente). O mundo nos diz que é a utilização de suas genitálias com o fim de obter prazer.
RELAÇÃO SEXUAL VAI MUITO MAIS LONGE DO QUE SOMENTE ISSO!
RELAÇÃO SEXUAL É: quando um rapaz abraça uma moça; quando ele beija uma moça (necessariamente não precisa ser na boca, é qualquer beijo); quando eles trocam carícias. Isso conduz à relação sexual. A relação sexual começa aí. Ela não é lá no fim. Ela é tudo que envolve o início.
Agora você vê qual é o prejuízo – O apóstolo Paulo diz: “glorificai pois a DEUS no vosso corpo”.
Agora, um namoro; que mesmo que eles não estejam praticando o sexo; mesmo que estejam somente em beijos e carícias, o namoro está acontecendo; o rapaz está beijando a moça, trocam carícias – ele não a vê como sua esposa – ela não o vê como seu esposo – eles estão dando um tiro no escuro; estão fazendo isso sem que o objetivo seja o casamento.
A minha pergunta é:
EM QUE DEUS ESTÁ SENDO GLORIFICADO NO CORPO DELES?
Responda esta pergunta honestamente!
EM QUE DEUS ESTÁ SENDO GLORIFICADO NO CORPO DELES?
É UM MANDAMENTO – O apóstolo Paulo diz: “Glorificai, pois a DEUS com o vosso corpo!
EM QUE DEUS É GLORIFICADO?
E nós estamos chamando de namoro cristão?
Por isso a questão não é começar – É PENSAR BEM ANTES DE COMEÇAR!
Por que se essa pessoa eu sei que ela tem um compromisso comigo – e que ela está comprometida comigo mesmo, de verdade, na sinceridade – e nós vamos nos casar – se eu tenho certeza disso? E se eu não tenho É MAU USO DO CORPO!
É por isso que eu falei que não estava nos planos de DEUS que uma mulher, um rapaz, um homem chegasse ao casamento tendo em seu currículo, várias namoradas.
Pelo o que foi falado aqui – você imagina um namoro que ficou 2 a 3 anos e no final não dá em casamento!
Nesse período, o rapaz sabe muito da moça; a moça sabe muito do rapaz.
E um deles, ou os dois; depois de alguns dias – ele começa namorar outra moça; ela começa a namorar outro rapaz. E eles se encontram em um lugar qualquer.
E fica uma dúvida entre eles; ela pensa assim: ele sabe tanto da minha vida, será que ele fala para esta nova namorada dele?
Assim é com ele; olha para ela e pensa: ela sabe tanto da minha vida, será que ela fala de mim para o novo namorado dela?
Veja que isso aí!
Quero fazer uma pergunta a vocês – sei que se cair numa prova vocês acertam de primeira.
QUEM INVENTOU ISSO?
FOI A BÍBLIA – OU FOI ESSA SOCIEDADE MODERNA?
QUEM INVENTOU?
Foi essa sociedade que inventou essas coisas.
Mas nós, valorizando o nosso sentimento como diz John Newton – valorizando o nosso próprio sentimento, nós copiamos isso com muita naturalidade. E nós não questionamos as coisas; copiamos simplesmente.
Então o problema que eu já falei para vocês – NÃO É QUEM EU VOU NAMORAR!
É QUEM EU VOU AMAR!!!
Então! Se você quer namorar alguém que é para casar – VAI ARRUMAR UM EMPREGO RAPAZ!
VAI TER CONDIÇÕES FINANCEIRAS – E CHEGA LÁ E FALA PARA O PAI DA MOÇA: “EU QUERO CASAR COM A TUA FILHA”
PEDÍ-LA EM CASAMENTO!
Porque você já a observou e viu que ela já é madura; e você já é maduro.
E DUAS PESSOAS MADURAS VÃO SE ACERTAR.
Vai ter problemas? – VAI TER PROBLEMAS.
Mais por serem maduras – saberão lidar com os problemas
VOCÊS TERÃO COMPETÊNCIA PARA ISSO!
E DEUS VAI HONRÁ-LAS – FARÃO UM CASAMENTO FELIZ – CASAMENTO CONSISTENTE
ENTÃO?  O QUE É NAMORO CRISTÃO?
Não trata da questão de se tem sexo ou não tem sexo.
É QUESTÃO DE INTENSÃO!  É QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS!
Namoro que tem toque físico sem intenção de casamento; ele vai indo para a impureza – A Bíblia diz: “fugi da impureza”. Ele está indo, está indo...
É só pela GRAÇA DE DEUS para esses dois não se machucarem.
Não se transgredirem um ao outro. Pela GRAÇA de DEUS.
DEUS NOS DÁ AS CONDIÇÕES PARA ISSO
a questão é: QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A PAGAR?
QUANTO CUSTA ISSO PARA NÓS?
DE ESPERAR MESMO – ESPERAR O MOMENTO CERTO – O MOMENTO EM QUE TERÁ CONDIÇÕES DE INICIAR UM RELACIONAMENTO SÉRIO
Não um relacionamento de brincadeira – onde podem sair muito machucados – onde correm todos os riscos de nunca mais serem felizes. Só por que estão na fase.
I João 1: 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
OBRIGADO PELA SUA COMPANHIA DURANTE ESTE TEMPO QUE PASSAMOS JUNTOS APRENDENDO DE DEUS SOBRE ESSAS COISAS
QUE DEUS NOS AJUDE!
AMEM?!!!

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947