sexta-feira, 20 de abril de 2012

ÉS REALMENTE SALVO?


ÉS REALMENTE SALVO
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA –CFP - C-1280
Querido amigo,
Por favor, ouve ao Senhor enquanto ele adverte a ti e a mim concernente à possibilidade de estarmos enganados quanto à nossa salvação. Estas advertências [de Deus] são dirigidas àqueles que somente “professam” [alegam publicamente, com os lábios,] fé em Cristo, mas que nunca foram genuinamente convertidos. Nunca verdadeiramente nasceram de novo.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:21).
Alguns que se autodenominam atletas podem gabar-se de sua atuação em um esporte, mas isto não prova suas habilidades inatas.
Do mesmo modo, nem todo aquele que fala sobre o céu faz parte do REINO DE DEUS. JESUS está mais preocupado com o nosso comportamento do que com o nosso discurso. ELE quer que façamos o que é certo, e não apenas ensinemos o que é correto.
A sua casa, que representa a sua vida – Mateus 7:24: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. Resistirá às tempestades da vida apenas se você fizer o que é correto, em vez de apenas falar disto. Aquilo que você faz não pode ser diferente do que você diz.
JESUS expôs as pessoas cheias de religiosidade, mas que não tinham um relacionamento pessoal com ELE. No dia do Juízo, importará apenas a nossa obediência a DEUS e o relacionamento que construímos com CRISTO, a partir do momento em que aceitamos como nosso único SALVADOR e SENHOR.
Muitas pessoas pensam que se forem “boazinhas” e pregarem religião, terão como recompensa a vida eterna. Na verdade, a fé em CRISTO é o que contará no Juízo.
No dia do Juízo, haverá o ajuste final de contas. DEUS resolverá todas as pendências, julgando o pecado e recompensando a fé.
Edificar a casa sobre a rocha – v. 24 – significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não que age com imprudência e superficialidade. A obediência é o sólido fundamento para que possamos resistir às tempestades da vida.
Em Tiago 1: 22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; 24 porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. 25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. 26 Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. 27 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.
É importante ouvir o que a PALAVRA DE DEUS diz, mas é muito mais importante obedecê-la e fazer o que ela diz. Podemos medir a eficiência do tempo do nosso estudo bíblico pelo efeito que ele tem em nosso comportamento e atitudes.
Você coloca em ação aquilo que estuda?
Parece paradoxal que uma lei possa nos dar liberdade, mas a lei de DEUS aponta o pecado em nós e nos dá a oportunidade de pedirmos o perdão do SENHOR.
Como cristãos somos salvos pela graça de DEUS, e a salvação nos livra do controle do pecado; somos livres para viver da maneira que DEUS nos criou para viver.
Não merecemos nada de DEUS além de sermos condenados ao inferno, mas DEUS com a sua infinita graça nos dá gratuitamente a salvação por meio de JESUS CRISTO.
É claro que isto não significa que estamos livres para fazer o que bem entendermos – I Pedro 2:16 - como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus. Somos agora livres para obedecer a DEUS.
Não temos que manter a lei como um meio de alcançar a salvação. Porém, ainda devemos demonstrar consideração pela lei moral de DEUS, expressa através dos Dez Mandamentos.
Não importa quão espirituais possamos pensar que somos, todos nós podemos controlar nossa fala de forma mais eficaz.
Para impedir que o mundo nos corrompa, precisamos nos comprometer com o sistema ético e moral de CRISTO, não com o do mundo. Não devemos nos adaptar ao sistema de valores do mundo, que é baseado no dinheiro, no poder, e no prazer. A verdadeira fé não significa nada se estivermos contaminados com tais valores.
NOTA: Nem todo aquele que invoca o Senhor, nem todo aquele que ora “a oração do pecador” [repetindo as palavras de um evangelista], nem todo aquele que pede o perdão de Deus, tem realmente nascido de novo.
Nota também que o verdadeiro fruto da salvação é fazer a vontade de Deus. Tu não fazes a vontade de Deus para que sejas salvo mas farás a vontade de Deus se és verdadeiramente salvo.
O apóstolo Paulo disse: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6), indicando sua vontade de fazer a vontade de Deus. Obediência a Deus é uma evidência da salvação.
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:10 - Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis).
Pedro queria despertar os crentes complacentes que ouviram os falsos mestres e acreditavam que, em virtude da salvação não ser baseada nas boas obras, poderiam viver do modo que quisessem.
Se você verdadeiramente pertence ao SENHOR, Pedro escreveu, seu árduo trabalho o provará. Se não estiver trabalhando para desenvolver as qualidades listadas em I Pedro 1: 5-7 - E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Talvez você não pertença a ELE.
Se for do SENHOR – e se seu trabalho árduo der suporte à sua reivindicação de ser escolhido por DEUS – você nunca será desviado do caminho por falsos ensinos ou pelos apelos do pecado.
A fé deve ser mais do que apenas a convicção em relação a certos fatos; deve resultar em ação, no crescimento do caráter cristão e na prática da disciplina moral. Caso contrário, ela morrerá. Uma vida de fé nos leva a conhecer melhor a DEUS, ao domínio próprio,, à perseverança, à santificação e ao amor ao próximo.
Estas ações não tem início automaticamente; elas exigem um trabalho árduo. E não são opcionais; todas elas devem ser uma parte continua da vida cristã. Não terminamos uma e começamos a próxima, mas trabalhamos nelas simultaneamente.
DEUS nos dá a capacidade e o poder necessário, porém também nos dá a responsabilidade de aprender e crescer. Não devemos ficar surpresos ou ressentidos com este processo.
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. (2 Coríntios 13:5).
Os Coríntios foram chamados a examinar-se e provar-se a fim de constatar se realmente eram cristãos. Da mesma maneira que fazemos exames físicos periódicos, Paulo nos exorta a fazer exames espirituais periódicos.
Devemos procurar ter uma consciência crescente da presença e do poder de CRISTO em nossa vida. Assim saberemos se somos verdadeiros cristãos ou meros impostores. Se não estivermos procurando nos aproximar de DEUS, podemos ter a certeza de que estaremos nos afastando DELE.
Tu dizes: “Mas eu creio no Senhor, eu creio em Cristo!” Mas as escrituras dizem: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.” (Tiago 2:19).
Observa uma multidão "crendo" em Cristo em João 8:30: "Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele". Agora, vai um pouco mais abaixo do capítulo e encontrarás o Senhor dizendo a esta mesma multidão: "Vós tendes por pai ao Diabo..." (João 8:44).
As atitudes desses líderes os identificavam claramente como seguidores de satanás. Não podiam ter consciência disto, mas o seu ódio em relação à verdade, as suas mentiras e as suas intenções assassinas indicavam o controle que o maligno tinha sobre eles.
Foram instrumentos do maligno para levar a cabo os seus planos; falavam a mesma linguagem dos mentirosos. Satanás ainda usa pessoas para obstruir a obra de DEUS.
O Apóstolo do amor em sua 1ª epístola 3:12 - não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Caim matou seu irmão, Abel, quando DEUS aceitou a oferta deste e não a sua.
A oferta de Abel mostrou que Caim não estava oferecendo o seu melhor a DEUS, e a ira e o ciúme de Caim levaram-no a cometer um assassinato. Tem líderes de igrejas assassinando ministérios dentro de suas igrejas por puro ciúme.
O fato é que as pessoas que são moralmente corretas expõem e envergonham aquelas que não o são. Se vivermos para DEUS, o mundo frequentemente nos odiará, porque o tornamos dolorosamente ciente de seu modo imoral de viver.
Não é apenas crer, é crer para a salvação da alma. [isto é, é crer o verdadeiro tipo de crença, aquele tipo de crença que é para a salvação da alma] “… mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” (Hebreus 10:39).
O escritor de Hebreus nos encoraja a não abandonar a fé em tempos de perseguição, mas a mostrarem, por sua resistência, que a sua fé é real. Ter fé significa descansar naquilo que CRISTO fez por nós no passado, mas também significa confiar naquilo que ELE faz por nós no presente, e fará no futuro.
Além disso, Jesus mostrou que a pessoa não pode crer verdadeiramente até que se arrependa. “… nem depois vos arrependestes para o crer.” (Mateus 21:32).
Jesus disse aos fariseus, concernente à pregação de João o Batista, que eles não se arrependeriam e, consequentemente, não creriam em Sua palavra. Talvez tu estejas tentando crer sem te arrependeres!
Há 3 coisas que são absolutamente necessárias antes que alguém possa ser salvo:
1. Primeiramente, cada pecador tem que estar sob a convicção do Espírito Santo.  
Isto quer dizer que ele tem que ser convencido e convicto de sua pecaminosidade diante de Deus. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16:8).
Tens tu experimentado a [real] convicção do Espírito Santo, Deus te convencendo e te dando convicção do teu pecado, do teu orgulho e rebelião?
Se não, então tu não és salvo!!!

2. Em segundo lugar, a pessoa tem que ter um coração arrependido para que possa ser salva.
“… se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lucas 13:5). Arrependimento é confessares tua pecaminosidade [vendo-a como totalmente terrível, indesculpável, e te fazendo merecedor do inferno], é sentires [inexcedível] remorso e dor por reconheceres teu pecado, é deixares de andar para longe de Deus e em direção ao pecado e passares a andar para longe do pecado e em direção a Deus.
Quando Adão pecou no jardim, tudo que ele fez foi comer um pedaço de fruta. Pensa nisto… indo para o inferno por comer um pedaço de fruta!
Mas isto foi pecado, desobediência e rebelião! O que foi este terrível pecado?
Foi vontade própria… Adão fazendo o que queria fazer em vez do que Deus o ordenou fazer.
Arrependimento é deixares de viver na direção de fazeres o que desejas [em teu coração] e passares a viver na direção de fazeres o desejo de Deus.
Lembras-te de nosso primeiro versículo sobre fazer a “vontade de Deus” como um fruto da salvação? [Mat 7:21]
Estás ferventemente procurando fazer a vontade de Deus em todas as coisas… tais como batismo, fidelidade à igreja, dízimo, [constância no] testemunho + oração + leitura da Bíblia?
Que tal é a tua conversação, os programas de televisão que assistes, o trajar indecente, mulher se vestindo com seus traços corporais aparentes (calças coladas e marcando suas curvas, etc.)
Tudo isto é condenado pela palavra de Deus! Novamente, digo: não fazes estas coisas para seres salvo, mas tudo isto deve ser a consequência natural do verdadeiro arrependimento e fé.

3. Em terceiro lugar, a pessoa tem que ter fé absoluta em Cristo, e somente em Cristo.  
Sim, um homem é salvo pela graça através da fé! Mas ele não é salvo pela fé morta, ou pela fé que o leve a se desculpar por sua contínua desobediência a Deus.
Ele é salvo pela fé obediente, pela fé que transforma e muda a vida, fé vitoriosa… fé em Cristo!
A verdadeira fé é a fé no trabalho que Cristo terminou no Calvário [e na Sua Ressurreição] … é crer que Ele morreu por ti e que somente o Seu sangue é capaz de prover o perdão dos [teus] pecados.
Não é fé mais obras, fé mais uma vida de bondade, fé mais a lei, fé mais a igreja. É fé em Cristo e fé somente em Cristo!
Mas este tipo de fé somente pode vir como consequência da convicção do Espírito Santo e do arrependimento abandonando o pecado.
Juntamente com o apóstolo Paulo, suplico-te: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé…” (2 Coríntios 13:5).
A verdadeira fé te levará a amar e a obedecer a Palavra de Deus.
Milhares, sim, talvez milhões que são religiosos, que são membros de igrejas, que têm invocado ao Senhor, que têm “crido”, ficarão chocados quando despertarem no Inferno!

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947