sábado, 14 de abril de 2012

A QUEM DAREI O MEU CORAÇÃO?


A QUEM DAREI O MEU CORAÇÃO?
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA –CFP - C-1280
Provérbios 23:26-28 – “Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira. Também ela, como o salteador, se põe a espreitar; e multiplica entre os homens os prevaricadores.
        Cova profunda é a boca da mulher estranha; aquele contra quem o SENHOR se irar cairá nela. A mulher estranha é descrita como sedutora e adúltera. Dos pecados mais difíceis de resistir são: o orgulho e a imoralidade sexual. Ambos são atraentes.
O orgulho diz: “EU MEREÇO ISTO”.
O desejo sexual diz: “EU PRECISO DISTO”.
A combinação desses dois apelos é mortal. Salomão disse que só podemos superá-los com o PODER DE DEUS.
O orgulho se poderá de uma mente vazia; a intenção sexual, do coração vazio. Olhando para DEUS podemos preencher nossa mente com sua sabedoria e nosso coração com o SEU AMOR.
Não se engane, lembre-se daquilo que DEUS disse quem você é e quem deveria ser. Peça-lhe forças para resistir às tentações.
A QUEM DAREI O MEU CORAÇÃO?
QUEM É DIGNO DE RECEBER NOSSO CORAÇÃO?
QUEM IRÁ CUIDAR DELE?
A QUEM PODEREMOS ENTREGÁ-LO, TENDO UMA PROFUNDA TRANQÜILIDADE E PAZ, AO SABERMOS QUE JAMAIS VIRIA A MACHUCÁ-LO?
Vejamos alguns personagens bíblicos, encontrados em alguns relatos no Novo Testamento que entregaram seus corações.

1. A samaritana deu seu coração a relacionamentos passageiros.

1. Jesus oferece um relacionamento eterno:

João 4:13-15 “Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la”.
Muitas funções espirituais se assemelham às funções físicas. Nosso corpo sente fome e sede; o mesmo ocorre à nossa alma. A diferença é que a nossa alma precisa de comida e bebida espiritual.
A mulher não entendeu imediatamente o que JESUS disse. É necessário algum tempo para que aceitemos algo que muda os fundamentos de nossa vida.
JESUS permitiu que a mulher tivesse tempo para fazer perguntas e entender as respostas por si mesma.
Compartilhar as BOAS NOVAS nem sempre trará resultados imediatos. Ao aconselhar as pessoas a permitirem que JESUS mude a vida delas, dê-lhes tempo para que examinem a questão.
A mulher confundiu os dois tipos de água, talvez porque ninguém lhe tivesse falado sobre a fome e a sede espirituais. Não pensamos em privar nosso corpo de comida e água quando este sente fome ou sede.
Por que então privaríamos a nossa alma?
A Palavra Viva, JESUS CRISTO, e a PALAVRA escrita, a Bíblia Sagrada, podem satisfazer a nossa alma faminta e sedenta.

2. Jesus levou a considerar seu estado irregular:

CINCO MARIDOS
Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.” (João 4:16-18).
Quando aquela mulher descobriu que JESUS sabia tudo a respeito da vida particular dela, rapidamente mudou de assunto.
Muitas vezes, as pessoas se incomodam quando a conversa se aproxima dos assuntos mais pessoais, e tentam falar sobre qualquer outra coisa.
À medida que testificamos, devemos gentilmente levar a conversa de volta a CRISTO. A presença de CRISTO expõe o pecado e faz as pessoas de aborrecerem, mas somente o SENHOR JESUS pode perdoar os pecados e dar uma vida nova.

3. Jesus a levou a um relacionamento com Deus:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23,24).
O lugar da adoração não é tão importante quanto a atitude dos adoradores. DEUS é Espírito, isso mostra que ELE não é um ser físico, limitado a tempo e espaço. ELE está presente em todos os lugares e pode ser adorado em qualquer local e a qualquer tempo.
O mais importante não é onde adoramos, mas como adoramos o SENHOR.
A SUA ADORAÇÃO É GENUÍNA E VERDADEIRA?
VOCÊ TEM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO?
COMO O ESPÍRITO NOS AJUDA A ADORAR?
1 – Ele ora por nós
Romanos 8: 26 e 27 – Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos”
        Como cristão você não depende de seus recursos para lidar com os problemas. Mesmo quando não souber as palavras certas para orar, o ESPÍRITO SANTO ora com e por você, e DEUS responde.
        Com o ESPÍRITO SANTO ajudando a orar, você não precisa ter receito de aproximar-se de DEUS. Peça ao ESPÍRITO SANTO para interceder por você segundo a vontade de DEUS. Então, quando levar seus pedido ao PAI, confie que ELE sempre faz o melhor.

2 – Ensina-nos as palavras de CRISTO
João 14:26 – “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”.
JESUS prometeu aos discípulos que o ESPÍRITO SANTO os ajudaria a lembrar do que ELE lhes havia ensinado, sem tirar-lhes as perspectivas individuais. Podemos estar certos de que os EVANGELHOS registram com precisão o que JESUS ensinou e fez.
Da mesma forma, o ESPÍRITO SANTO pode nos ajudar. À medida que estudamos a BÍBLIA, podemos confiar que ELE plantará a verdade em nossa mente. Nos convencerá da vontade de DEUS e nos alertará nas ocasiões em que nos desviarmos do caminho correto.
3 – Garante-nos que somos amados
Romanos 5:5 – “... porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
        Os três membros da DIVINDADE TRINA E ETERNA estão envolvidos na salvação. O PAI amou tanto que enviou seu FILHO para preencher a lacuna existente entre nós e ELE.
O PAI o FILHO e o ESPÍRITO SANTO para encher nossa vida de amor e capacitar-nos para viver pelo seu poder.
Com todo esse amoroso cuidado, nada mais nos resta a não ser servir a DEUS completamente!
Temos relacionamentos passageiros.
E O RELACIONAMENTO ETERNO?
Damos nosso coração a quem passa velozmente pela vida.
E AO QUE VIVE PARA SEMPRE?

2. O jovem rico entregou seu coração às riquezas. (Mateus 19)

1. Desejava a vida eterna, mas também os bens terrenos:

“E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?” (Mateus 19:16).
A esse homem que procurava a garantia de uma vida eterna, JESUS mostrou que a salvação não vem por meio de boas obras, se estas não forem acompanhadas pela fé e pelo amor a DEUS.
O homem precisava de um novo ponto de partida. O jovem, precisava submeter-se humildemente à sabedoria de CRISTO, em vez de receber um outro mandamento a ser obedecido ou outra obra a ser praticada.

2. Sua religiosidade era limitada:

“Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda?” (Mateus 19:20).
Quando o jovem respondeu que havia obedecido a todos os mandamentos, JESUS observou que ainda restava algo a fazer: vender tudo o que tinha e distribuir o dinheiro aos pobres.
Essa afirmação de JESUS foi suficiente para expor a fraqueza desse homem. Na verdade, a riqueza era seu deus, seu ídolo, ele não desistiria dela. Dessa forma, o homem transgrediu o primeiro e maior dos mandamentos.
Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20:3).
Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. (Mateus 22:36-40).
Considerava que tão somente a guarda (e não principalmente a observância e prática) dos mandamentos e leis bastava.
Observe bem que ele não citou “Não cobiçarás”.
Porque teria sido?

3. Seu coração era das riquezas.

Ao ouvir de Jesus que deveria vender tudo o que tinha e solidarizar-se com os pobres, entristeceu-se. Não tinha um coração aberto e receptivo, necessário a abrigar e crer em Jesus. O relato bíblico informa:
“Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens.” (Mateus 19:22)
Não podemos amar a DEUS com o nosso coração e ao mesmo tempo guardar nossa riqueza apenas para nós. Amá-Lo totalmente significa usar nossos bens de uma forma que lhe seja agradável.
Parece-nos que eram as riquezas que o possuía.
Entregar seus bens (e isto seria uma boa obra) não o salvaria, mas seria o exercício de um coração propício e dependente tão somente de Jesus, e não de seus bens.
Infelizmente este jovem, após o encontro com a morte, não pode usufruir de seus bens.
E tudo o que tinha para quem ficou?
Reteve um tesouro na terra, que se dissipou com o tempo (lembre-se que tudo o que tinha está debaixo de escombros e ruínas, no passado) e não ajuntou um tesouro no céu, onde a traça não corroem e o ladrão não rouba.
EM QUE TEMOS POSTO NOSSO CORAÇÃO?
QUAL ALCANCE DE NOSSA RELIGIOSIDADE?
DE ONDE, OU DO QUE VEM NOSSA ALEGRIA?

3. A mulher pecadora derramou seu coração aos pés de Jesus (Lucas 7:37)

Derramou seu passado:
- um vaso artesanal de argila de alabastro com ungüento de bálsamo (balsâmico) (v. 37);
Derramou seu arrependimento:
- as lágrimas que lavam (v. 38);
Derramou seu orgulho e vaidade:
- os cabelos que enxugam (v. 38);
Embora a mulher não fosse convidada, entrou na casa e ajoelhou-se aos pés de JESUS. Naquela época, era habitual reclinar-se durante as refeições.
Os convidados para jantar reclinavam-se em sofás, de modo que, bem próxima à mesa, ficava a cabeça, apoiada em um dos cotovelos, e o corpo ficava esticado para trás. Assim aquela mulher poderia facilmente ungir os pés de JESUS sem aproximar-se da mesa.
“Mas de lá buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” (Deuteronômio 4:29).
DEUS se deixa encontrar e conhecer, mas precisamos desejar isso. “Ora, sem fé é impossível agradar a DEUS, porque é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ELE existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).
“O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17).
DEUS quer um coração quebrantado e contrito. Ninguém nunca poderá agradar ao SENHOR com suas ações exteriores, não importa quão boa sejam, se a atitude de seu coração não for correta.
VOCÊ ESTÁ ARREPENDIDO DE SEUS PECADOS?
VERDADEIRAMENTE PRETENDE PARAR DE PECAR?
ESTE TIPO DE ARREPENDIMENTO AGRADA A DEUS!!!
Não só a pessoa recebe nova valorização, mas também a vida cotidiana ganha nova dignidade:
Mateus 6:11…….
O pão está entre os direitos da vida, pois ele é pedido ao Pai, na oração que Cristo ensinou, A dignidade da vida inclui, para Jesus, a simples amizade-fraternidade que cresce em torno do pão.
Mateus 8:11; 26:29……..
A plenitude do Reino é, repetidas vezes, comparada a uma ceia. Estes traços históricos indicam que a prática de Jesus valorizava a comunhão fraterna que se desenvolve em volta da mesa.
Pela amizade, pela fraternidade da mesa e pelo partir diário do pão, no contexto maior do Reino, o convívio humano passa a ser um bem em si, sem outro objetivo além do prazer da fraternidade. Comer à mesa e cultivar a amizade cotidiana é expressão de pura compaixão humana.
Tais episódios nos ajudam a enxergar na prática de Jesus sua compreensão da importância da vida cotidiana abundante, plena, como indicação da inauguração do Reino de Deus.
A consideração da pessoa humana como valor absoluto e o convite à antecipação do banquete do Reino no partir diário do pão, na fraternidade e na comunhão da verdadeira amizade entre irmãos e companheiros, de alguma forma eleva a dignidade do cotidiano humano.
A pedagogia de Jesus acontece dentro de uma perspectiva clara direcionada à implantação plena do Reino. E esta perspectiva se opõe radicalmente à lógica da dominação. Daí seu grande comprometimento com os desfavorecidos na sociedade. Se queremos praticar a pedagogia de Cristo não podemos perder de vista esta perspectiva.

4 – A simplicidade

Se quisermos adotar a pedagogia do Mestre em nossas igrejas e nas instituições paralelas devemos estudar as lições de Cristo, Seu caráter e Suas práticas. Precisamos nos libertar do formalismo e da tradição e apreciar a originalidade, a autoridade, a espiritualidade, a bondade, a humildade, a benevolência e o poder do Seu ensino.
Jesus é simples, humilde, não há em Sua instrução nada vago ou difícil de ser entendido. Ele falava e agia com clareza e ênfase, com força solene e convincente:
Jesus não tinha um púlpito, ou uma escola.
Ele ensinava, pregava e curava:
1 - junto ao mar (Mateus 4:18);
2 - nas sinagogas (Mateus 4:23);
3 - no monte (Mateus 5:1);
4 - nas casas (Mateus 8:14);
5 - cidades e povoados (Mateus 9:35);
6 - no campo (Mateus 14:13 e19);
7 - no caminho (Mateus 20:17 e 29-30);
8 - no templo (Mateus 21:12,14), etc.

”Seu ensino é ancorado em situações comuns do dia-a-dia das pessoas:
O sal,
A luz,
O relacionamento senhor X servo,
As aves do céu,
Os lírios do campo,
O comer,
O vestir,
A porta estreita e a porta espaçosa,
A seara,
O trabalho,
A semeadura,
O pastoreio,
A árvore e seus frutos, etc…
”Ele não escolheu sábios, nobres ou ricos para seus discípulos,
Mas convidou rudes pescadores, consertadores de redes, um coletor de impostos, etc. (Mateus 4:18-22; 9:9);
Sentou-se à mesa com publicanos e pecadores (Mateus 9:10).
”Jesus estabelece um contato muito próximo e íntimo com as pessoas,
Estava sempre no meio do povo, multidões o acompanhavam, Ele tocava as pessoas, fez questão de impor as mãos sobre as crianças, etc. (Mateus 5:1; 19:13-15 ).
”As ações e propostas de Jesus são de uma simplicidade cristalina.
Veja a solução que Jesus deu ao problema surgido nas bodas em Caná da Galiléia (João 2:5-7).
E também a multiplicação dos pães (Mateus 14:17-18),
A parábola da dracma perdida (Lucas 15:8) etc.

CONCLUSÃO

Precisamos considerar seriamente a Pedagogia de Jesus, porque nós como Igreja temos uma vocação divina: “Lutar pelo estabelecimento do Reino de Deus e anunciar a mensagem de salvação para o homem, que é o próprio Cristo”.
Esta é a razão primária da existência da Igreja e por isto mesmo toda a sua atividade de pregação e ensino, tem que perseguir este objetivo com obstinação.
Num processo de pregação e ensino em que se privilegia a prática, os resultados concretos desta prática, a pessoa como centro e a simplicidade, a tarefa educacional da Igreja se amplia e estimula os homens a crescerem juntos, na busca do conhecimento, da reflexão e da ação que leva a transformações, que é: “A ENTRTEGA TOTAL DO SEU CORAÇÃO AO SENHOR JESUS”.
Afinal, foi Ele mesmo que disse:
“Aprendei de mim.” (Mateus 11:29) e
“Sêde vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:48)

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947