segunda-feira, 16 de abril de 2012

CLAMOR!!!

CLAMOR!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP - Conselho federal de Pastores - C-1280

Clamei de todo o meu coração; escuta-me, SENHOR, e guardarei os teus estatutos (Salmo 119.145).
Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias. (Salmo 34.6).

            CLAMAR É PRECISO! – Um fiel filho Deus pode estar cheio de problemas e passar por todo tipo de sofrimento. Se ele, contudo, diz que confia no Senhor, mas não clama pela misericórdia divina e não reivindica o que lhe pertence na Palavra, o poder de Deus nada pode fazer por ele. O Senhor Jesus, na parábola do juiz iníquo, ensinou-nos a importância de clamar constantemente, sem jamais esmorecer: “E contou-lhe também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer” (Lucas 18:1). Diante de qualquer opressão, o melhor a fazer é entrar na presença do Senhor e pleitear o nosso direito, pois, do contrário, o inimigo irá oprimir-nos cada vez mais até que agüentemos: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia” (Salmos 32:3). A posição de todo aquele que crê no Senhor Jesus deve ser a seguinte: a qualquer sinal do inimigo, deve orar imediatamente ao Senhor: “Pelo que todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas a ele não chegarão” (Salmos 32:6). Logo a seguir, ele deve expulsar o diabo em o Nome do Senhor Jesus e cuidar para não lhe dar lugar.
Este mandamento é de vital importância na vida do cristão, no entanto, só conseguirá guardá-los com a ajuda do Senhor. Por isso, clame de todo o seu coração, porque, quando Deus escuta, Ele concede uma vida plena de realizações. Glórias ao Senhor por isso!
Os ouvidos de Deus estarão abertos para nossa oração, quando agirmos de acordo com as normas estabelecidas no Livro Santo. Sem estar baseado na Palavra do Senhor jamais seremos atendidos. Todos nós temos o mesmo acesso a Deus, desde que o façamos conforme nos ensina a Santa Escritura - usando o Nome do Salvador Senhor Jesus.
Os mandamentos divinos nos foram dados para que por eles tivéssemos o Altíssimo operando em nossa vida. DEUS apenas é Pai de quem é filho. Os exércitos do Senhor esperam que os filhos de DEUS lhes dêem oportunidades para atuar em seu favor. O salmista entendeu que era preciso guardar os mandamentos para o SENHOR operar em sua vida e também que era necessária a ajuda dos Céus para cumprir todos eles. Na verdade, sem JESUS, nós não podemos nada. O que parece difícil se torna fácil com uma “mãozinha” do SENHOR, e o que parece fácil se torna impossível sem Sua participação. Temos de clamar para que Ele nos dê Sua assistência. Quando nos ligamos a DEUS Ele tem condições de nos socorrer.
Quem decide ser honesta com o SENHOR e passa a amá-lO de todo o coração (a guardar os mandamentos) descobre que sua vida pode ser cheia de conquistas. Uma existência vazia significa que o cristão não está certo de que deseja o que DEUS oferece. Enquanto houver dúvida, o SENHOR não poderá operar.
O motivo de pedirmos a intervenção dos Céus é para que DEUS seja glorificado. Se O invocarmos de verdade, Ele nos ajudará. Então, daremos muitos frutos, e a glória desse feito será creditada somente Ele. Clame e receba para que o Senhor seja glorificado! 
(Jeremias 33:3) -  Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
DEUS garantiu ao Profeta Jeremias que ele deveria apenas invocá-LO para que fosse respondido.
“(Salmos 145:18) - Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
(Isaías 58:9) - Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
(Mateus 7:7) - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
(Mateus 7:8) - Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á”.
DEUS está pronto para responder o nosso clamor, mas devemos pedir sua ajuda. O SENHOR poderia, seguramente, atender nossas necessidades sem que o pedíssemos. Mas quando fazemos, reconhecemos que só ELE é DEUS e que não podemos realizar por nossas próprias forças tudo o que pertence ao domínio DELE. Quando pedimos, devemos humilhar-nos, colocando de lado nossa vontade e preocupação, e mantendo a firme decisão de obedecê-LO.
Algumas razões para clamarmos a DEUS:
(Êxodo 17:4) -  E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
(Juízes 15:18) -  E como tivesse grande sede, clamou ao SENHOR, e disse: Pela mão do teu servo tu deste esta grande salvação; morrerei eu pois agora de sede, e cairei na mão destes incircuncisos?
Sansão estava física e emocionalmente exausto. Após uma grande vitória pessoal, sua atitude rapidamente declinou à autopiedade. “morrerei eu agora de sede?” É comum ficarmos mais vulneráveis emocionalmente após um grande esforço ou quando enfrentamos enormes dificuldades. Grandes realizações costumam ser seguidas de severas depressões; assim, não surpreenda ao sentir-se esgotado após uma vitória pessoal. Durante estes momentos de vulnerabilidade, evite tentações de pensar que DEUS lhes deve alguma coisa pelos seus esforços. Pois; você clama e o poder de DEUS lhe proporciona a sua vitória. Concentre-se em manter suas atitudes, ações e palavras voltadas para o SENHOR e não para si mesmo. “Então Deus fendeu uma cavidade que estava na queixada; e saiu dela água, e bebeu; e recobrou o seu espírito e reanimou-se; por isso chamou aquele lugar: A fonte do que clama, que está em Leí até ao dia de hoje”.
(1º. Samuel 7:9) -  Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao SENHOR; e clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe deu ouvidos.
O SENHOR dá ouvidos ao que clama. Samuel aqui clama por vitória contra os filisteus – “E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o SENHOR aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel”. Você clama e DEUS faz confundir o inimigo.
(2º Reis 20:11) -  Então o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que tinha declinado no relógio de sol de Acaz.
Por causa da fidelidade do Rei Ezequias (732-680 a.C. – o único Rei de Judá fiel a DEUS. Por causa da sua fé e oração DEUS lhe acrescenta 15 anos de vida. Você também pode fazer diferença, mesmo que a sua confiança seja única entre os homens. A fé e a oração, quando sinceras e dirigidas ao único e verdadeiro DEUS, podem mudar qualquer situação.
(2º Crônicas 14:11) -  E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.
O teu clamor faz fugir os azarentos, invejosos e agourentos. Além de DEUS ferir os inimigos de sua alma. Se você está enfrentando batalhas que sabe não ter possibilidades de vencer, não desista. Diante de uma imensa hoste de inimigos. O Rei Asa orou, pedindo auxílio de DEUS, por reconhecer sua impotência perante um exército tão poderoso. O segredo da conquista de uma vitória reside, em primeiro lugar, em admitir a fragilidade do esforço humano, e em confiar em DEUS para nos salvar. O poder dele é mais eficaz para aqueles que reconhecem suas limitações - (II Coríntios 12:9) – “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”. Aqueles que pensam que podem fazer tudo sozinhos correm os maiores riscos.
(Salmos 34:4,6) – (4) Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. (6) Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
DEUS está atento para aqueles que a ELE clamam. Se DEUS nos livra das angústias e ajuda em momentos de dificuldades, podemos estar certos de que ELE sempre ouve e age a favor daqueles que o amam. Vemos grandes bênçãos prometidas por DEUS ao seu povo, mas muitas destas exigem a nossa participação ativa. ELE nos libertará dos temores (4,6); dará proteção contra o mal (7); mostrará a sua bondade (8); suprirá as nossas necessidades (9); ouvirá quando clamarmos a ELE (15); irá redimir-nos (22); mas nós devemos fazer a nossa parte. Apropriamo-nos das bênçãos divinas quando buscamos a DEUS (4,10); clamamos a ELE (6,17) confiamos no SENHOR (8); temos temor (7); reverenciamo-LO (9); abstemo-nos da mentira (13); afastamo-nos do mal, fazemos o bem e buscamos a paz (14); temos um coração quebrantado diante DELE (18); e servimos com amor (22). “Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia (8)”.
            É um convite para confiarmos no SENHOR. Quando damos o primeiro passo em direção para obedecer a DEUS, descobrimos que ELE é bom e generoso. Como começamos a vida cristã, nosso conhecimento a respeito de DEUS é parcial, incompleto, é superficial e inconsistente. A medida que passamos a confiar NELE diariamente, experimentamos o quanto ELE é bom e nos ama. (18,19) Estamos sempre desejando escapar dos problemas como a tristeza, a perda, as doenças, os fracassos e até as pequenas frustrações que enfrentamos. DEUS promete estar perto e agir em favor “dos que tem coração quebrantado” e promete ser nossa fonte de poder, coragem e sabedoria, ajudando-nos em nossos problemas, nossas lutas. Não se sintam frustrados com DEUS ao surgirem os problemas; apenas admita que você necessita de ajuda do SENHOR e glorifique a DEUS por ELE estar ao seu lado.
(Salmos 72:12) -  Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.
DEUS se compadece do pobre, do oprimido, do fraco, dos necessitados porque são preciosos para ELE. Se DEUS ama e se preocupa com tais pessoas, como podemos ignorá-las? Examine o que você tem feito para alcançar o próximo com o amor de DEUS. Você está ignorando a condição de seu semelhante ou atendendo às necessidades dele?
 (Oséias 6:1) - VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
(Isaías 64:4) - Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947