sábado, 21 de abril de 2012

OS CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO


OS CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA –CFP - C-1280
Começa com a intranquilidade, gerada pela voz secreta da alma.
2. Passa pela confissão do pecado.
3. Passa pela posse do perdão de Deus.
4. Passa pela agradável experiência  da remoção de qualquer sujeira da alma
5. Termina com a recuperação da plena comunhão com Deus e da perfeita paz de espírito.
Salmo 32:1-5 – 1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 2 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo. 3 Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. 5 Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.
EM OUTRAS PALAVRAS A RESTAURAÇÃO É A ARTE DE SE COLOCAR  OUTRA  VEZ NAS MÃOS DO DIVINO OLEIRO PARA QUE ELE REFAÇA  O VASO QUEBRADO E LHE DÊ A FORMA E A BELEZA DE OUTRORA, DEPOIS DE QUALQUER ESCORREGÃO MOPRAL, QUEDA, PARTICIPAÇÃO COM AS COISAS DO MUNDO, QUALQUER ABORRECIMENTO, SOFRIMENTO, CRISE, QUALQUER PERIODO DE FRIEZA ESPIRITUAL, QUALQUER DESASTRE DE ORDEM ESPIRITUAL OU MATERIAL, QUALQUER EXPERIENCIA NEGATIVA.
I. Quais os benefícios da Restauração?
1. Alegria fora do comum para os restaurados: “Nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de jubilo”.
2. Um impacto muito forte sobre o mundo: “Então entre as nações se diziam: Grandes Coisas fez o Senhor por nós”.
II. A quem se destina a Restauração?
1. Aos que abandonaram a Igreja.
2. Aos que nela permanecem, todavia sem nenhum entusiasmo.
III. Quem são os beneficiados com a Restauração?
1. A Família
2. A Igreja
3. O País
A soma da restauração da Família+Restauração da Igreja+Restauração do País, acaba produzindo o que se chama Avivamento, e este certamente há de mudar a historia da igreja e a Historia Universal.
IV. Deus é o Restaurador por excelência!
Não importa o tamanho do estrago, nem as implicações dolorosas e prolongadas dos estragos. Deus toma o pecador ainda sujo de lama, deixa-o “branco como a neve” e torna-o igual a Jesus.
(Filipenses 3:20-21 – Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas”).
        Os cidadãos Filipenses tinham os mesmos direitos e os mesmo privilégios dos cidadãos de Roma, porque Filipos era uma colônia romana. Da mesma forma, nós cristãos um dia gozaremos de todos os privilégios especiais de nossa cidadania celestial porque pertencemos a CRISTO. Não devemos nos prender tanto a essa vida a ponto de ficarmos tristes pela volta de CRISTO.
        Não importa e não implica qualquer atitude negativa em relação ao nosso corpo humano. Entretanto, os corpos que receberemos depois da morte serão tão gloriosos quanto o corpo ressuscitado do SENHOR JESUS CRISTO. Aqueles que lutam com a dor, as limitações, defeitos físicos ou incapacidades podem ter uma maravilhosa esperança na ressurreição.
        Se você quiser mais informações detalhadas sobre o nosso novo corpo, recomendo que leiam 1º Coríntios 15:35ss e 2º Coríntios 5:1-10.
A Restauração de que a Bíblia fala é por etapas, conforme II Coríntios 3:18 – Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”.
A glória que o ESPÍRITO SANTO dá ao crente é mais excelente e durável do que a glória que Moisés experimentou. Ao observarmos atentamente a natureza de DEUS, com nossa mente sem qualquer véu, podemos nos tornar mais parecidos com ELE.
Nas BOAS NOVAS, vemos a verdade a respeito de CRISTO, e esta nos transforma moralmente à medida que compreendemos e a aplicamos à nossa vida. Aprendendo sobre a vida de CRISTO, podemos entender a DEUS e perceber como ELE é maravilhoso. À medida que o nosso conhecimento se aprofunda. O ESPÍRITO SANTO nos ajuda a mudar.
Tornar-se como CRISTO é uma experiência progressiva. Quanto mais de perto seguirmos CRISTO, mais parecidos com ELE nos tornamos.
V. Restauração Espiritual!
1. Deus restaura o homem da queda e do pecado, livrando-o da culpa do pecado. (Entra a Justificação).
2. Deus restaura o homem do poder do pecado. (Entra  a Santificação).
3. Deus restaura o homem do pecado. (Entra a Glorificação).
4. O pecador é perdoado e purificado. (I João 1:9 –
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”),
Se DEUS perdoou nossos pecados por meio da morte de CRISTO, por que devemos confessá-los?
Ao admitirmos nossos pecados e recebermos a purificação de CRISTO, estamos:
    I.        Concordando com DEUS que os nossos pecados são verdadeiramente pecados e que estamos dispostos a nos afastar deles;
 II.        Assegurando que não escondemos nossos pecados DELE e consequentemente de nós mesmos; e
III.        Reconhecendo nossa propensão a pecar e confiando no poder do SENHOR para superá-la.
5. Rompe com as pesadas estruturas do passado e torna-se nova criatura. II Coríntios 5:17 – “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
        Os cristãos são pessoas completamente novas em seu interior. O ESPÍRITO SANTO lhes dá uma nova vida. Sendo assim, não são mais os mesmos. Não somos reformados, reabilitados, ou reeducados – somos recriados (novas criaturas) – e passamos a viver em uma união vital com CRISTO. Por ocasião da conversão, não apenas viramos uma página de nossa vida velha, começamos uma nova vida sob o controle de um novo MESTRE.
6. Torna-o filho de Deus.
7. Entra no santo dos santos, pelo novo e vivo caminho, aberto pelo sangue de Cristo. Hebreus 10:19-20 –
Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne”.
        O SANTO dos SANTOS no TEMPLO não podia ser visto devido à presença de uma cortina. Somente o sumo sacerdote podia entrar neste recinto sagrado, e o fazia apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação, quando oferecia o sacrifício pelos pecados da nação. Mas a morte de JESUS removeu a cortina, e todos os crentes podem entrar na presença de DEUS a qualquer momento.
VI. Restauração do Corpo!
Somos curados, libertos, livres de problemas, mas prejudicados pelo surgimento de novas doenças e pelo processo irreversível do envelhecimento, mas Deus há de restaurar o corpo humano na ressurreição dos mortos e na súbita transformação dos viços na sua vinda, os novos corpos serão incorruptíveis e imortais. Forçosamente, terão uma biologia diversa da atual, pois hoje eles são como a relva “de madrugada viceja e floresce, á tarde murcha e seca”. (Salmo 90:6)
VII. Restauração Ecológica!
Deus promete restaurar o planeta que o homem poluiu e estragou, estenderá outra vez a camada de ozônio, despoluirá rios, lagos, praias, mares e oceanos, replantará a flora, recriara a fauna, criara novos céus e nova terra.
II Pedro 3:13 - Redimirá a criação do cativeiro da corrupção “para a liberdade da Glória dos Filhos de Deus”. O propósito de DEUS para as pessoas não é a destruição, mas uma nova criação. DEUS purificará os céus e a terra com o fogo; então ELE os criará novamente. Podemos esperar ansiosamente pela restauração do mundo de DEUS. (veja isso em Is. 66:22 e Ap. 21 e 22).
Romanos 8:21 O homem voltara a ser a Coroa da criação.
VIII. Restauração Final!
A historia não termina com a trágica noticia de que por um só homem entrou o pecado no mundo Romanos 12, mas com a surpreendente noticia de que Jesus é “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, João 1:29.
O homem caminha do paraíso perdido para o paraíso recuperado, dos três primeiros capítulos da Bíblia (a historia da Criação dos céus e da terra), para os três últimos (a criação do novo céu e nova terra).
E a marcha triunfante e tremendamente Gloriosa, graças ao poder, a sabedoria, e a misericórdia do Restaurador.
JESUS CRISTO, o nosso SENHOR e SALVADOR!!!

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947