segunda-feira, 16 de abril de 2012

O JULGAMENTO DO TRONO BRANCO

O JULGAMENTO DO TRONO BRANCO
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP - Conselho Federal de Pastores- C-1280
É sempre um grande privilégio estar aqui, e pregar, compartilhar a palavra de DEUS com vocês.
Quero que abram suas Bíblias no livro de: Apocalipse 20:11-15
11 - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles (e lugar nenhum foi achado para eles).
12 - E vi os mortos (vi também os mortos), grandes e pequenos, que estavam diante de Deus (em pé diante do trono), e abriram-se os livros (e os livros foram abertos); e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 - E deu o mar os mortos que nele havia (o mar entregou os mortos que nele havia); e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia (a morte e o Hades entregou os mortos que neles havia); e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 - E a morte e o inferno (Hades) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, (o lago de fogo).
15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo (se alguém não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo).
VAMOS AO SENHOR EM ORAÇÃO
Pai, que fardo, Pai, fale através da sua palavra hoje. Através da minha fraqueza, Pai, oh, venha como o vento norte e sopra neste lugar. Venha como vento, do sul, e do leste e do oeste. Venha vento de DEUS e sopre neste lugar. Traga estas verdades para a casa de seu povo e daqueles que não são seu povo. Traga estas verdades paras a casa. Pai nos ajude nos fortaleça-nos, e seremos auxiliados, em nome de JESUS. Amém!!
O poder desta passagem que está diante de nós é absolutamente impressionante, e o amor exigido para pregar isso é mais do que o que eu tenho. Veja, nos tempos de hoje onde um homem fala sobre maravilhosas, sensacionais coisas e grita: “paz!! Paz!!” Mas não há paz, às vezes nós somos convocados à, de certa forma estragar a festa de todo mundo e dizer “pare”. De “berrar”, de “gritar”. “Pare, penso por um momento sobre o fim dos seus dias, para onde você está indo, o que CRISTO realmente diria na totalidade da sua palavra”.
Como podemos estar tão inclinados somente para dar a nós mesmos, dirigidos a essas coisas que mais satisfazem a carne tão freqüentemente e recusamos a olhar o trem que está vindo? Sim, pode ser um trem devagar, mas é um trem, e é um trem pontual, e está vindo, o dia no qual todos os homens estarão nus perante DEUS. Todos. Como geralmente digo, “não vou perder meu sono à noite, porque você não tem auto-estima. Não vou perder meu sono à noite porque o seu talão de cheques não está equilibrado, ou porque você não consegue competir com os seus vizinhos, seus amigos de trabalho, seus colegas de escola”.
Homens de DEUS perdem o sono à noite por causa disto, da realidade disto, que está diante de nós – a palavra que foi lida. Que é mais realidade que qualquer um possa provar, cheirar, tocar, ou sentir agora neste instante.  A REALIDADE DO JULGAMENTO DE DEUS. Agora. Primeiramente ele começa dizendo: “Então...” No grego, literalmente, isto é: “E”. E o que João está fazendo é refletir este texto ao que precede. E o que está acontecendo no texto que precede o julgamento?
DEUS de uma vez por todas, está colocando um fim ao diabo. De uma vez por todas ELE está colocando abaixo o diabo e todo seu trabalho e ELE está fazendo isso em ordem para limpar a SUA criação, e preparar uma nova criação. Agora, não há nada em si surpreendente nisso até que você acompanhe com os versículos que se seguem, e é isto. ELE está ligando este texto de volta a purificação da criação, e ELE está basicamente dizendo isto: em ordem para o novo céu e a nova terra que sucedem, a criação precisa ser purificada do grande inimigo, o diabo. E após ELE derrubar o diabo, então ELE se volta a outro inimigo: o homem. Antes que a criação possa ser trazida à renovação, santidade e retidão deve haver um julgamento, e depois desse julgamento, a maior parte das pessoas serão arrastadas ao inferno; a maior parte das pessoas serão arrastadas ao inferno por um único propósito, para abrir caminho para o que DEUS planeja fazerem SEU FILHO JESUS CRISTO.
AGORA, não sei se você recorda, eu recordo bem... A história de Ebenezer Scrooge, ele teve um tipo de experiência extracorpórea, é tomado por um anjo e visita muito famílias, e ouve as pessoas falando, embora elas não o pudessem vê-lo. E ele vem sobre estas casas e ele ouve pessoas reunidas dizendo coisas terríveis sobre certo homem. Essas coisas terríveis sobre as quais estão dizendo chegam a fazê-lo sentir pena do homem, mesmo não o conhecendo. Então subitamente o nome de Ebenezer é chamado, e Ebenezer percebe que essas pessoas estão pensando coisas horríveis sobre ele, e dizendo coisas horríveis sobre ele. Agora, venha comigo um segundo, aos conselhos de DEUS, uma grande discussão ocorrendo e você ouvindo como se fosse uma mosca na parede, DEUS dizendo: “Antes que nós possamos trazer novos céus e nova terra, NÓS precisamos nos livrar a criação do vil, do ser desprezível que contaminou tudo isso”.
E as palavras de DEUS ditas deste jeito causam em você um tremor, então subitamente você ouve o seu nome. Ele está falando de você. Até que, ELE possa trazer a nova criação, novos céus e nova terra. ELE precisa livrar a criação de todas as coisas que a contaminam, e seu nome é chamado; o seu nome... o seu nome... o meu nome.... o nome de todos  aqui é chamado. Eu quero que você saiba que o seu nome é chamado, se seu nome não for encontrado na PESSOA e no trabalho de JESUS CRISTO. Eu sei que estas coisas são horríveis. Eu sei que você nunca as ouviu, mas você precisa ouvi-las. É realmente terrível.
E continua.  E João, quando ele está envolvido nessa visão que ele teve, ele diz: “Eu vi um grande trono branco”. No grego isso se revela de uma maneira um pouquinho diferente. Ele disse: “Eu vi um trono. Eu vi um trono”. E a ordem no grego é muito, muito importante. Ele dá supremacia e preeminência ao trono acima de todas as coisas. Ele disse: “Eu vi um trono”. Uma das maiores necessidades dos crentes de hoje, para você e para mim, é ver um trono. Isaías precisava ver um trono. Quando o Rei Uzias morreu ele viu o SENHPOR assentado em um trono. Ezequiel tinha necessidade de ver um trono. Jeremias tinha necessidade de ver um trono. Ezequiel, especialmente, tinha necessidade de ver um trono. Você tem necessidade de ver um trono; eu tenho necessidade de ver um trono; todos aqui têm necessidade de ver um trono. Crente, você tem necessidade de ver um trono.
Há um DEUS e ELE redimiu você, mas esse DEUS que redimiu você é seu SENHOR, assentado em um trono que é tão imenso, tão grande, que tudo desaparece em comparação. Você precisa ver o trono, quando estiver pensando em fazer as coisas do seu próprio jeito. Mas também precisa ver um trono quando faz as coisas à maneira de DEUS, e tudo vem contra você. Você precisa ver um trono. Mas não-crentes também aqui hoje, precisam ver um trono, não como uma bênção, nem como um apoio, mas como um alerta. Um dia você estará diante deste trono; todos estarão; e serão julgados perante esse trono, em perfeita justiça.
Agora ele segue, e ele diz: Primeiramente há algo aqui que eu quero esclarecer bem. Este trono sobre o qual DEUS está é um trono de soberania. Demonstra SEU poder e SEU governo sobre todas as coisas. Mas você precisa entender que esse trono sobre o qual DEUS está assentado é trono de julgamento.
Em Romanos 14 ele é chamado de: ”Trono de julgamento de DEUS”.
Em 2º Coríntio 5 é chamado de: “trono de julgamento de CRISTO”.
É muito, muito interessante em nosso texto aqui, que a palavra em 2º Coríntios referente ao trono de julgamento de CRISTO é a palavra [bay`-má]. E ela diz que quando CRISTO estava sendo julgado por Pilatos ELE está diante de [bay`-má], o trono, o assento de julgamento de Pilatos. Mas não é incrível que aqui tudo é revertido? Agora Pilatos estará de pé diante do trono de julgamento de CRISTO. Como você acha que ele se sentirá nesse dia? Quando tratou CRISTO como se fosse nada. Ele usou CRISTO para negociar com Herodes. Ele negociou CRISTO como se fosse nada. E agora Pilatos vai ficar de pé diante de CRISTO.
E você diz: “oh, pobre Pilatos”. Não meu amigo. Pobre de você. Porque talvez você tenha feito o mesmo que Pilatos, ou quem sabe até pior. Você julgou CRISTO. Você ouviu o evangelho várias vezes, mas livrou-se enganosamente dele. Você rejeitou-O. Ou você tomou CRISTO para si como uma espécie de modinha, o bastante de JESUS para se fazer um religioso.
Mas você não entende. Do jeito que você vê JESUS agora você está julgando-O. Do jeito que você tem e está servindo JESUS você está julgando-O. Não é apenas sobre desobediência. É sobre o modo que você vê CRISTO e o modo como trata CRISTO.
Continua.  Este trono é um grande trono. A palavra utilizada no grego é: [Meg`-as]. Da qual temos “mega”. Significa algo extraordinariamente grande. A palavra pode ser traduzida como; aparência, dimensão, massa, peso, área, extensão, força, nível, eminência, estima, virtude, autoridade e poder.
Qualquer coisa resumida na palavra “grandeza”. É encontrada no trono de nosso DEUS, e no trono do julgamento, diante o qual todos irão ficar de pé. Esta grandeza é também manifesta no fato de que, bem, o escabelo dos pés dessa coisa, o escabelo, é a terra toda.
Ouça o que as escrituras dizem: Isaías diz: “Assim diz o SENHOR: O Céu é o meu trono, e a terra é o escabelo dos meus pés”Isaías 66:1. Nunca houve um rei na face da terra que fosse dono de um continente inteiro e o manteve. Grandes reis diante dos quais tremeríamos, e a maior parte do mundo tremeu, mas eles nem mesmo possuem uma parte da terra. E, no entanto, esse rei diante do qual ficaremos de pé, este rei quem vai julgar a todos nós. É tão grande seu trono, que ELE coloca os seus pés nesse Planeta. ELE coloca seus pés aqui. Então, quão grande é o seu poder? Quão grande é Sua autoridade? Quão grande é Este do qual ficaremos de pé?
Uma outra coisa que conta sobre a grandeza deste trono é esta: Agora, João está envolvido nessa visão. Eu quero que vocês pensem sobre isto. João, está envolvido nessa visão, e ele diz: “Eu vi um trono – Apocalipse 20:11. Mas você não sabe que havia quase que um infinito numero da humanidade em pé diante desse trono? Um mar, oceanos de homens, tão imenso quanto os olhos podem alcançar. Mas João não percebeu em específico nenhum deles. Você vê?
Ele não reparou nenhum deles porque O que estava sobre aquele trono é tão grande que faz tudo o mais desaparecer, totalmente e completamente desaparecer. Não é surpreendente quanto valor homens colocam sobre homens, e quão importantes somos uns aos outros? Mas quando DEUS inteiramente e finalmente revela a SI mesmo, todos nós totalmente e completamente desapareceremos.
Há tantos livros apenas sobre esta palavra. Você pode imaginar? Você luta com orgulho. Você precisa da visão do trono de DEUS. E todo orgulho dissipa e desaparece.
Outra coisa sobre esse trono que eu quero que você veja, é grande, devido Àquele que se assenta sobre ele. Ouçam o que as escrituras dizem. Elas dizem que ELE é O “EU SOU”, O Alfa e O Ômega. O Ancião de dias, O Deus Eterno, O Deus Invisível, O Deus Bendito, O Poderoso, O Santo, O Deus Justo, O Deus dos deuses, O Rei dos reis, O Senhor dos senhores, O Possuidor dos Céus e Terra, O Bendito e Único Soberano, O Legislador, O Juiz de toda a Terra.
Ele que tem de ser temido, a Bíblia diz: Ele que tem que ser temido. Nabucodonosor disse isto: Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor,levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse O Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a Sua vontade Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e Lhe diga: Que fazes? – Daniel 4: 34-35. Este é o DEUS da Bíblia.
Uma das razões pelas quais eu estou pregando, é esta mesma coisa que aconteceu a Nabucodonosor. Ele disse: “Levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento”. Aqueles de vocês que possivelmente não conhecem O SENHOR, tudo que vêem é a terra. É o seu padrão, a base no qual você julga tudo mais. Você precisa olhar para o céu para que sua razão possa retornar a você. Você precisa olhar para as coisas eternas e perceber o que está acontecendo. Você acha que eu daria a minha vida por poesia?
Isto não é poesia, isto é pura e nua realidade. Isto é o que vai acontecer. É a coisa mais certa que vai acontecer. E aqueles de nós que são crentes, sim nossos corações estão renovados. Sim, fomos regenerados pelo ESPÍRITO SANTO. Mas nunca se esquecendo disso: Que cristianismo é um processo de santificação. Você pode se gabar durante todos os dias ter um evangelho verdadeiro, e tenho muito orgulho do você fazê-lo. Mas você ainda pode estar hipnotizado por este mundo, ser tirado do curso, porque você apenas enxerga as coisas deste mundo, as quais brilham e reluzem aos seus olhos, importantes para o homem hoje. Você precisa olhar para o Céu. Você precisa ver o trono. Você precisa enxergar a realidade, para que essa razão possa tornar a você.
Continua e diz que o “Trono é branco”. É um trono branco. Quando você tem de falar sobre a justiça de DEUS, você é deixado em aberto. Simplesmente não há palavras na linguagem humana. Primeiramente, a mente humana não consegue compreender isso, e se não pode compreender, não pode comunicar isso, porque nossa linguagem não tem expressões fortes o suficiente para descrever precisamente isso. O brilho da brancura reluzente da Justiça de DEUS. , que nem mesmo os anjos podem parar diante dela sem cobrirem-se. E aqueles anjos que estão na SUA presença, os Serafins, são chamados em Hebreus 1:17“Chamas de Fogo”. Não estão queimando pelo seu próprio fogo. São apenas o reflexo deste Glorioso, Terrível, Magnífico DEUS, e sua Justiça.
Esse trono que vai julgar você, eu, toda a humanidade – passada, presente e futura – é Branco, sem mácula, sem defeito. Não é de cor incerta. Acordos não serão possíveis e nem serão feitos com você, com ninguém. Você será julgado pelo puro, branco, quente, Santo caráter de DEUS. Agora, quando vemos este, podemos entender muitas coisas sobre este trono, no livro de Apocalipse 20 comparando com o mesmo trono no capítulo 4. Eu quero que você o faça por um momento.
Primeiramente, no cap. 4 há algo vagamente dizendo sobre o aparecimento daquele no trono. Mas aqui você não a aparência no todo. Não há nada aqui descrevendo DEUS, ou dizendo algo sobre DEUS. E você quer saber por quê? Ouça me: O maior julgamento que pode recair sobre um povo é quando DEUS remove a revelação de SI mesmo deles. Veja, você esteve sentado e sentado aqui,ouvindo poderosas, magníficas palavras sobre o Evangelho de JESUS CRISTO, figuras desenhadas a você através da pregação, dos atributos de DEUS, de quem ELE é. Mas no dia do julgamento, isso será tirado de você, e nada mais se dirá a respeito, e não verá nada lá. Não haverá revelação para se aprender. Não haverá pregação para se acreditar. Acabou!
DEUS disse: “Eu me revelei a você, mas apesar de você conhecer DEUS, você não me honrou como DEUS, nem me deu graças – Romanos 1:21”. Se foi! Você vai tatear no escuro, e você será entregue a eterna escuridão. Também, não há arco-íris neste trono. No trono do cap. 4 há um arco-íris. Não há arco-íris aqui. Um arco-íris representa a aliança de DEUS, as promessas de DEUS. O que ele diz a você? “Durante todos os dias eu tenho estendido minha mão a um povo. Durante todos os dias, promessas mais promessas”. Eu me maravilho com Isaías 55, porque em Isaías 55 e 54 há promessas tão grandes que DEUS faz a um povo mau, baseado na obra do Messias. No cap. 54, baseado na obra do Messias, muitas grandes promessas foram feitas; para que no 55 DEUS tenha de convencer o povo de que isso é real. É tão bom, tão bom para ser verdade, mas Ele diz: “Não, isto é verdade, Eu prometo a vocês isto, isso, e aquilo. Tudo pelo meu Filho, apenas venha”. Mas eles não iam, eles não foram. Mas no dia do julgamento não será dada promessas. Não será feita aliança. Não serão realizados acordos nesse dia. Não há arco-íris.
Também não há tronos menores, aqui em Apocalipse 20. No capítulo 4 houve tronos também. Mas é DEUS pelo comando que retirou qualquer outro trono. E DEUS está dizendo: “Não. Estas pessoas tratarão a sós Comigo. Não haverá anjos sentados sobre tronos para virem até minha porção e chamarem para dar-lhes uma palavra; ninguém ministrará a eles. NÃO! Eu sou o seu DEUS, Eu falei para eles prepararem-se para se encontrarem com o seu DEUS. Eles não o fizeram. Agora eles têm que tratar a sós Comigo”.
Do mesmo modo nesse trono de julgamento não há coro angelical. Não há canto de alegria, nem uma voz de satisfação para ser ouvida. Mesmo grandes criaturas, os seres viventes que param diante do trono clamando: “Santo, Santo, Santo”, dia e noite, continuamente, eles são retirados. Nenhuma palavra de encorajamento. Nenhuma esperança, nenhuma ajuda, nenhuma música. Música após música, nesta Igreja, vocês tem ouvido, e nessas músicas, promessa após promessa do poder de salvação de DEUS em JESUS CRISTO. Mas nesses dias todas as músicas serão detratadas/retiradas. Não haverá nada para você ouvir exceto o silêncio do martelo de bater, julgado.
Também, não mais haverá relâmpagos ou trovões. Você diz: “Bem, isso é uma coisa boa”. Não, não é. É uma coisa terrível. Quero que vocês entendam que os relâmpagos e trovões, eram avisos trovejando do Sinai. O dia do julgamento, quando DEUS julgou Adão e Eva, você não percebe que esses julgamento eram atos de misericórdia? Ele disse: “Vocês viverão num mundo caído, e todo momento suarão, e cada vez que sofrerem sou Eu gritando a vocês: caídos, caídos, dêem a volta, se arrependam, venham e sejam salvos”.
Cada vez que a mulher der a luz sofrendo, é DEUS gritando: “Você está caído, você está caído, volte para mim e seja salvo”.
Cada trovão, cada relâmpago do Sinai era: “Você não pode manter essa lei, Você precisa de um Salvador”.
Cada relâmpago e cada trovão na pregação, cada palavra dura, é DEUS dizendo: “Olhe, isto é real”.
Mas aqui no julgamento de DEUS e apresentado que o trovão e o relâmpago foram removidos. Não há mais necessidade disso, porque não há mais necessidade para avisos, porque você só alerta homens para correrem para promessas, mas quando não há mais promessas, então não há necessidade de avisos.
Também não há sete tochas representando o ESPÍRITO DE DEUS. Foi embora. O ESPÍRITO DE DEUS é o único meio pelo qual o homem pode ser salvo. Toda a graça e todo o conhecimento de DEUS é comunicado aos homens através da obra do ESPÍRITO SANTO. Mas aqui no dia do julgamento, o ESPÍRITO se foi. E sem ELE, não há esperança de salvação.
Também não há pavimentação celestial fazendo o caminho de volta a DEUS e não há mar de cristal representando a paz de DEUS. Se foi.
Não há anjos voando com brasas flamejantes para selar o pecado da boca dos homens – Isaías 6:6. Foi embora! E isso se foi porque não há mais um cordeiro com a aparência de como se tivesse sido morto, porque esse que foi morto agora está assentado sobre o trono, julgando o mundo. Como rei de DEUS e Messias de DEUS.
E não há voz de trombeta dizendo, como no cap. 4:1“Sobe para aqui, chegue perto”. Existe apenas uma voz de dois gumes dizendo: “Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Nunca vos conheci”Mateus 7:23.
Você consegue imaginar? Não digo isso para o seu mal. Não digo isso para pisar em seus calos ou fazer vocês terem um dia terrível. Mas vocês têm de ver a seriedade de rejeitar CRISTO. Naquele dia o próprio DEUS dirá: “Vocês pisotearam o meu Filho. Vocês chamaram o sangue da aliança de impuro, como se fosse um sangue de porco. Vocês ofenderam o Meu Espírito da Graça. Apartem-se de Mim, seus praticantes de iniqüidade!”. Isso vai acontecer. ISSO VAI ACONTECER!
“O QUE ESTÁ ASSENTADO NO TRONO”...  Quem está assentado sobre o trono? Bem, como eu disse. A Bíblia disse que DEUS está assentado no trono, DEUS PAI. A Bíblia também diz que JESUS CRISTO Seu Filho está assentado sobre o trono. É chamado de: “trono de julgamento de CRISTO” e o “Trono de julgamento de DEUS”, e aqui está o propósito de João. Não é delinear, ou dividir, ou ser específico. É simplesmente dizer isso: “Nesse dia vocês serão julgados pela completa DIVINDADE”. Não será um filho de carpinteiro. Não será o manso e humilde JESUS. Não será um pastor com um recado. Será DEUS em toda a nua plenitude da Divindade, cegando você com Santidade e Justiça.
Também nós devemos notar isso: Que Aquele quem está no trono está assentado. Apenas veja isso. Ele está sentado. O fato de DEUS estar sentado sobre o trono representa uma liquida uma perfeita soberania plena. Ele não está incomodado. Ele não está ansioso. Eles não O pegaram de surpresa. É o mundo quem será pego de surpresa nesse dia, não DEUS. Ele planejou isso desde toda a eternidade. Isso me lembra a passagem em Salmos 2, que diz: “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Insurgem-se os reis da terra, e os príncipes conspiram contra o SENHOR, e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e lancemos de nós as suas cordas. Mas aquele que está sentado nos Céus, rirá; o SENHOR zombará deles”. – Salmos 2:1-4.
Você imagina que no dia do julgamento, se cada criatura no inferno e cada criatura que já esteve na terra, o lote inteiro de toda a criação, fossem se levantar contra O que está assentado sobre o trono, eles não teriam a força do mais fraco dentre eles revoltando-se por si só. Seriam como um ácaro batendo a cabeça contra um mundo de granito. Este é o DEUS com quem você deve tratar, cada um de vós. Isso faz você ter medo? Se o sangue de CRISTO não é sua esperança, deve fazer você ter medo.
Agora o que diz aqui no nosso texto: “De cuja presença fugiu a terra e o céu”. – Apocalipse 20:11. A palavra “fugiu” vem do grego [fyoo´-go] que significa literalmente fugir para longe ou procurar segurança voando. Céus e terra por si só fazem tudo no seu poder para fugir para longe do que está assentado no trono.
O estudioso luterano Seiss diz: ... agora ouça a este idioma. Essa é uma velha linguagem. Essa é uma velha linguagem sobre DEUS. “Este trono tem um terrível ocupante”. Quando foi a última vez que você ouviu que DEUS é terrível? “Este trono tem um terrível ocupante”.
Não há nome, nem imagem,nem forma; mas simplesmente uma terrível, misteriosa, e composta presença, a qual pode ser nada menos do que a única, sem palavras, indescritível, eterna Divindade. Não há nada senão a nua presença da onipotência tão terrível que toda a terra e céus parece fugir diante DELE. Agora isto é muito comum na linguagem Bíblica.
Deixe-me dar-lhes alguns versículos em Salmos 75:2. DEUS falando, ELE diz: “Quando chegar o tempo marcado, Eu julgarei com equidade. Ainda que se estejam dissolvendo a terra e todos os seus habitantes”.
Salmos 97:5“Os montes derretem como cera na presença do SENHOR, na presença do SENHOR de toda a terra”.
É apavorante! Muitos homens gabam-se de sua grandeza. Eles vão derreter perante ELE como uma pequena estatueta de cera diante de uma fornalha. Mas ouçam isso.
Você vai em lugares onde caricaturizam JESUS como forma de homenagear o cristianismo; usam de todos os meios de projeção da imagem e de construção de formas de imagens e estatuetas; e as usam satirizando a CRISTO. “Bem, é absolutamente nojento que alguém faça isso”. Mas, médico, cura-te a tí mesmo – Lucas 4:23.
Você não sabe que faz a mesma coisa? Quão freqüente eu faço o mesmo. Você não vê? Não entendo quem ELE é? Jogando, como Vance Hanever costumava dizer, jogando bolinha de gude com os diamantes de DEUS. Uma coisa é tocar em algo preciosa para mim, estragar a minha casa, o meu carro ou minhas roupas.
Por a mão no meu filho, é outra coisa. Ignorar meu filho, é uma outra coisa. É uma reação violenta.
Este DEUS ama seu Filho, e quem tem tratado o seu filho como uma coisa de banalidades, vai derreter perante ELE nesse dia.
Agora, o que isso significa? Eu quero que você pense sobre algo. Imaginem que vocês estão sendo levados, jovens, idosos. Imaginem que estão sendo levados à sala do trono de DEUS. E como você está sendo levado adentro e não conseguem parar, eles fazem você ir.
Enquanto você está sendo levado adentro, você vê os céus e a terra correndo em outra direção oposta à sua, gritando: “fuja, fuja, fuja da ira de DEUS. Fuja do que está assentado no trono. Quem pode contemplar a sua presença? Os rios secam completamente diante DELE, os montes derretem”.
E você, ácaro insignificante, está agora indo e encarando Aquele do qual a criação foge em terror. Então você pensa sobre isso enquanto está marchando na multidão adentro, orgulhoso de todos os seus feitos. E, cristãos, isto é uma boa palavra a vocês, também. Orgulhem-se de todos os seus feitos e todas as coisas que têm, seus títulos e posses disso e daquilo.
Enquanto estiver marchando para dentro dessa grande sala você vê tudo nesse mundo que não é eterno passando por você na direção oposta, em direção a destruição. Você será salvo, mas como pelo fogo. Tudo perdido, O que isso significa? Significa isto: “Ora o mundo passa e a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de DEUS, permanece para sempre”1ª João 2:17.
A palavra aqui, onde diz: “o mundo passa...” Significa literalmente , pode também ser traduzida por: ‘está sendo empurrado para fora”. Todas as coisas que as pessoas esforçam-se muito para ter, as coisas que não vão durar. DEUS mesmo agora, no julgamento, está empurrando-as para fora.
E continua, ele diz agora na próxima fala: “Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono” – Apocalipse 20:12.
João diz: “Eu vi os [nek-ros]”. Isso é horrorizante. “Eu vi [toos nek-roos], eu vi os mortos”, fazendo referencia a uma multidão inteira de pessoas. Ele os chama somente por um nome, os mortos. “Eu os vi lá”.
Seiss escreve: “O grande e o pequeno, os grandes pecadores e os pequenos pecadores”. Essa é a palavra que você precisa aqui. Não apenas os grandes. Não apenas Hitler, Mussolini, Fidel. Ele diz “Eu vi os grandes pecadores e os pequenos pecadores, governantes e sujeitos, nobres, os instruídos e os ignorantes, os refinados e os vulgares, os civilizados e os bárbaros, imperadores e mendigos, todos da mesma forma estão lá”.
Nós não lemos sobre as túnicas brancas, linho sem mancha, sem trapaça; nada além de pecadores nus diante da nua majestade da entronizada onipotência esperando a eterna perdição deles.
Agora, por que Seiss, por duas vezes que citamos, ele mencionou “nu”? Há um conceito muito importante no julgamento. Eu não quero ser banal e espero que vocês não riam disso,mas vocês sabem que se fossem subitamente encontrados no meio de vós, neste momento, nus, vocês sabem a vergonha que iriam ter. Seria aterrorizante. Seria absolutamente aterrorizante. E você sabe que se você estivesse totalmente vestido e ainda assim tivesse que ficar perante DEUS, e pegasse apenas o vislumbre de SUA glória; ELE cobrindo-o como uma roupa, você ainda assim ficaria aterrorizado.
Olhe em Isaías: No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao SENHOR, e as orlas de seu vestido enchiam o templo. Serafins estavam por cima DELE: cada um tinha seis asas, com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. Um chamava ao outro e dizia: SANTO, SANTO, SANTO É O SENHOR DOS EXÉRCITOS; A TERRA TODA ESTÁ CHEIA DA SUA GLÓRIA. As bases dos umbrais moveram-se à voz do que clamava, e a casa encheu-se de fumo. Então disse eu: “Ai de mim, estou perdido; porque, sendo eu homem de lábios impuros e habitando no meio de um povo de lábios impuros”Isaías 6:1-5ª.
Isso foi apenas um relance! Isso você não é o que você vê aqui. Foi um relance, divinamente coberto, e um homem protegido; um homem que além disso, era um santo, um Cristão, pertenceu à redenção. E, no entanto, em tal presença, ele pronuncia uma maldição sobre si, em hebraico.
Agora, imagina a Nua Majestade de DEUS. Nenhuma proteção, nada parado entre você e a plenitude da Divindade, e você parado lá, nu, não apenas fisicamente;mas todas as coisas imundas,podres, que você já fez descobertas diante do incêndio da Santidade de DEUS.
Agora segue. Eu acho que a realidade mais devastadora aqui quando João diz: “Eu vi os mortos”.  Você não entende, não é? Este é o único em que você – o seu nome – aparece na Bíblia. Ela é a única vez em que você é mencionado. Você não entende o que eu estou dizendo?
João viu você. João viu o seu rosto. Você estava parado lá. Eu ouço muitas pessoas dizendo: “Oh, eu apenas gostaria, sabe, esses personagens que aparecem na Bíblia e estão lá na Palavra de DEUS e seus nomes são mencionados, quão glorioso isso deve ser...”.
Aqui você está mencionado, todos estão mencionados. Para quem você acha que João estava olhando, outra pessoa? Quando ele diz: “Eu vi [nek-roos]”. Quando ele diz: “Eu vi os mortos”. Ele estava olhando diretamente na sua face, na face de todos! Esta é a grande multidão de toda a humanidade, você não está fora dela, ninguém está fora dela. Ele vê você lá, você não entende? Este é você, esta é a sua história.
Você é Ebenezer  Scrooge. É onde você está. Ele diz: “Eu os vi. Eu vi você”. E diz que os grandes e os pequenos. Agora quando grandes, é a mesma palavra usada para descrever o trono de DEUS, mas quando grande é usado em respeito a DEUS é em termos absoluto – não há igual comparação. ELE é grande. Mas quando a grandeza é usada em relação ao home, ela é relativa, grande em comparação a outros homens, mas nada em comparação a DEUS.
Deixe-me ler para você a opinião de DEUS em relação a grandeza do homem: “... um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece”Tiago 4:14. Nem mesmo substância, apenas um vapor.
Salmos 62:9 – “Os homens de classe baixa são vaidade, e os de alta estirpe são mentiras; na balança subirão, juntos são mais leves do que a vaidade”. E em fim um dos meus , eu não diria favorito, mas é um texto que verdadeiramente, para mim, diz tudo sobre o homem: “deixai-vos do homem cujo fôlego está em suas narinas, pois em que se deve ele estimar?” – Isaías 2:22. DEUS está dizendo: “O homem não é nada senão um nariz cheio de ar”. E quando ele expira, ele não tem garantia de um outro.
Ele também viu os pequenos. Esta palavra é a palavra da qual deriva em inglês “micro”, pequeno. Agora aqui é algo muito importante. Lá não havia neste mundo tantos grandes e poderosos pecadores, simplesmente porque eles não tinham o poder à sua disposição para mostrar seu pecado. Nós temos, os Hitlers, os Mussolinis e continuamente, os Stalins.
E uma das coisas quando você compara a si mesmo com outro homem, e você pensa: “Bem, eu não sou um pecador grande como ele é um grande pecador”. Mas veja, aqui está a sua falha. O nível no dia do julgamento não é do mais maligno homem que já viveu no planeta. O nível no dia do julgamento, é o homem mais justo que já viveu no planeta. Há uma lógica entre nossos irmãos reformados, eles estão sempre dizendo isto que esses homens serão julgados pela Lei de DEUS, que você terá um grande equilíbrio e aqui será a lei de DEUS. E o homem será posto na balança e será achado em falta. Eu tenho algo mais aterrorizante para você. Você está parado de um lado da balança e do outro lado não está a lei de DEUS, está JESUS CRISTO. A quem você irá comprá-lo? Então aqueles de vocês que são pequenos pecadores, cuidado! Porque essas pequenas raposas podem estragar uma vinha.
E continua e diz que eles estão ”em pé diante do trono”. Eu prego, e literalmente, se não fosse pela graça de DEUS, conhecendo que eu estou no mesmo lugar. Se não for por questões de civilidade, sairia dentre os presente e os pegaria pelo pescoço e dizer-lhes: “ao menos se sente direito enquanto eu estou pregando a Palavra de DEUS”.
É muito pior em escolas Cristãs. Eles só sentam lá de forma indiferente, relaxados, dando a você um tipo de olhar de deboche e descaso, desdenhando. Eu quero que você saiba de algo. Você não estará andando desengonçado naquele dia. Você não será indiferente nesse dia. Você não estará falando, rindo, passando bilhetes ou qualquer coisa do tipo. Você estará de pé diante do trono de julgamento de DEUS. E se apenas um músculo de sua bochecha se mexer, vai aterrorizar você que foi manchado. Mas saiba disso. Você foi manchado.
Ele segue. Você estará de pé diante do trono de DEUS. E há algo que eu quero apontar aqui. Você sabe o que faz isso duplamente mais aterrorizador? É que você foi avisado. Você não tem desculpa. Você foi avisado. É o que faz disso mais assustador. Amós disse a você: “Prepara-te para te encontrares como teu DEUS”Amós 4:12.
JESUS CRISTO falou a você: “Não temais o que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. Mas EU vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, quando ELE matar, tem poder para lançar no inferno, sim, digo, a esse temei”Lucas 12:4-5.
Paulo disse a você: “Pois todos compareceremos diante do tribunal de DEUS”Romanos 14:10.
Vejam, vocês foram alertados que estariam perante ELE, e que os livros seriam abertos. Agora eu cogito a idéia aqui de livros no plural ser muito importante. Deixa-nos sabendo algo sobre o seu volume. Toda coisa que você já fez é conhecida diante de DEUS. Nas escrituras DEUS é chamado de DEUS do conhecimento. Diz em Jó 37“que seu conhecimento é perfeito”. Salmos 147:5“O seu entendimento é infinito”. “Só DEUS conhece os corações de todos os homens”.  I Reis 8:39. “DEUS sonda a mente e o coração”Salmos 7:9. “DEUS conhece os pensamentos do homem”. – Salmos 94:11. “DEUS julgará o segredo de todos os homens”. – Romanos 2:16.
Eu ouso dizer que se você soubesse que eu possuía todo o conhecimento de tudo que você já pensou, e fez e disse e eu estivesse aqui neste momento e anunciasse que vou contar a todos tudo sobre você, que seria o mais perto que você chegaria de matar um homem. Você faria tudo ao seu alcance para me parar.
E ainda DEUS...  Quem sou eu? Um homem como você, com os mesmos problemas que você tem, com os mesmos segredos negros que você carrega. Você não quer isso exposto diante de nós, mesmo se fossemos tal como você? Mataria você saber que seus segredos mais negros foram revelados, mesmo a nós que somos tais como você? Então imagine isso sendo revelado a DEUS cuja santidade não pode ser contida, vista ou descrita.
E diz: “E foi aberto outro livro, que é o da vida”Apocalipse 20:12. E você diz: “Oh, isto não tem nada a ver comigo. Eu estou no livro”. Oh, meu caro amigo, como você sabe que está no livro? Como você sabe? A grande maioria das pessoas, as quais temos relações, membros de igrejas, amigos, parentes, que são cristãos, acreditam que seus nomes estão no livro; porque uma vez eles oraram uma oração. E se você perguntar a eles “você é salvo?”, eles não dirão coisas, como: “Sim, porque eu estou olhando para CRISTO e crescendo em santificação”.
Não, toda sua esperança por eternidade descansa em “Eu fui sincero uma vez quando orei com um evangelista”. E essa é a única evidencia que eles podem apontar para dizerem que seus nomes estão no livro da vida. Alguns vão dizer que foram batizados nas águas e por esta razão seus nomes estão no livro da vida. Mas eu quero vocês ouçam o que A T Robertson escreveu: “Nós somos salvos pela graça”. Conforme A T Robertson, provavelmente o estudante de grego numero um na Southerm Baptist Convention e sua história, ele diz: “Nós somos salvos pela graça, mas o caráter ao final é o teste do fruto da árvore”. Ele está dizendo que por toda parte das Escrituras, embora as escrituras ensinam a salvação pela fé, salvação é obra de DEUS, É atribuída à graça. Você precisa entender que salvação é uma obra sobrenatural de DEUS que muda o caráter do homem e ele passa a produzir frutos. Mateus 7:19-20“Toda árvore que não dá bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Logo, os conhecereis pelos seus frutos”. Essas pessoas que são cortadas e jogadas ao fogo. São as mesmas que no texto a seguir dirão: “Senhor, Senhor”. E ELE dirá: “Apartai-vos de mim, Eu nunca vos conheci”.
Apocalipse 22:12“Eis que venho à pressa. E está comigo a minha recompensa para retribuir a cada um segundo as suas obras”. Salmos 62:12“Porque TU retribuis a cada um segundo as suas obras”. Jeremias 17:10“Eu, O SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins. E isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo os frutos de suas ações”. Romanos 2:6“O qual recompensará a cada um segundo as suas obras”. 1ª Pedro 1:17“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”.
Sim, a salvação vem somente pela fé. É blasfêmia dizer que salvação é através de qualquer obra, mas, meu caro amigo, se qualquer homem está em CRISTO é nova criatura. E novas criaturas vivem caminhos diferentes. – II Coríntios 5:17. Então, o teste é: “Você é nova criatura?”. Você é?
Novamente, Seiss escreveu: “O céu mantém registros de todos os feitos dos homens, e de todos os pensamentos e sentimentos pelos quais eles agem. Miríades de humanos já viveram e já morreram dos quais o mundo nada sabe,mas as vidas que viveram, os feitos que fizeram, os pensamentos, os temperamentos que elas alimentaram, ainda permanecem escritos, onde a sua memória não pode perecer. Não há ser humano que já respirou o ar da atmosfera, cuja carreira não é rastreada em tempo integral nos livros da eternidade. Oh homem, oh mulher, seja quem for você, sua biografia está escrita. Uma inerrante mão gravou cada item com cada coisa secreta. Não há um pensamento ruim, um agir mau, uma cena de erro em toda a sua história, uma trapaça, uma conversa suja, ou um sentimento mau que já procurou entreter seu coração, mas está lá descrito em mão destemida, pelo seu verdadeiro nome, e anotado na sua descrição, para serem trazidos para fora para os assentamentos finais. Se não estiver limpo, apagado pela fé no sangue de CRISTO antes da sua vida presente terminar. Pensem vocês que não temem a DEUS e não fazem nada senão pisar em suas Leis, como seu caso irá se manter quando os livros forem abertos”.
Ele continua e diz: “O mar entregou os mortos que nele havia, a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia”Apocalipse 20:13ª. Você sabe o que está acontecendo? A Terra a comando de DEUS está devolvendo seus criminosos a ELE. DEUS dá uma ordem à terra, e a Terra diz: “eu irei erguê-los e dá-los a TI”.
Israel foi advertida: “Quando EU trouxer vocês aterra prometida, se vocês viverem em idolatria, pecarem e se rebelarem contra MIM, então a própria Terra vomitará vocês”. No dia do julgamento, é como se o mar, a sepultura, a própria morte estivesse vomitando os pecadores, como Jonas foi vomitado da boca do grande peixe; serão lançados diante do trono de DEUS, e postos de pé. Pensem nisso por algum instante.
Depois de Davi, depois da rebelião de Absalão e Davi foi restaurado. Seba, filho de Bicri, decidiu não seguir mais Davi. Ele quis rebelar-se contra a autoridade, e então ele tentou reunir um grupo de homens, e finalmente os homens de Davi chegaram após ele, e ele foi e se escondeu na cidade de Abel, Bete-Maaca. E os homens de Davi se aproximaram e estavam indo derrubar as muralhas da cidade, então subitamente uma sábia mulher aparece, ajoelha-se, sai para fora da janela, e diz: “Porque vocês estão cercando nossa cidade?”II Samuel 20. E eles disseram “por causa de Seba”. E ela disse: “Bem, vamos entregá-lo à você. Não nos destrua”. Você consegue imaginar o terror, o terror na mente de Seba quando ele ouve essas palavras que: “A cidade inteira vem após mim. Eles vão me pegar, me matar, me atirar do outro lado da muralha com mede de que eles, também, sejam julgados”.
DEUS ordenará ao mar: “Traga-os para fora”. DEUS ordenará a sepultura: “Traga-os para fora”. DEUS ordenará ao próprio inferno:”Traga-os para fora”. E eu diria a você que a presença de DEUS nesse dia é tão terrível, que aqueles no inferno prefeririam permanecer lá. “E cada um foi julgado segundo as suas obras”Apocalipse 20:13b.
Estou correndo contra o tempo aqui,mas ouçam-me, eu insisto com você. Isto é como na voz de Dawn Treader quando eles encontram com esse homem de aparência selvagem, que está horrorizado na escuridão do mar e o perguntam: “Você está com medo do que?”
Ele está afogando lá e o navio vem, o levanta e o resgata, e ele diz: “Corram, fujam, saiam deste lugar!”.
E eles dizem: “Por quê?”.
E ele diz: “Esse é o lugar onde os seus sonhos se tornam realidade”.
E eles dizem: “Bem, o que há de mau nisso, isso é maravilhoso!”.
E ele diz: “Não, vocês não estão me ouvindo. Todos os seus sonhos tornam realidade”.
Eles deram meia volta com o barco com a força total e zarparam com terror em seus rostos.
Vejam, eles não escutaram da primeira vez. A Bíblia repete isto: “Eles serão julgados conforme suas obras”.
E de novo: “Eles serão julgados conforme as suas obras”. E por que ela está fazendo isso? Você não está escutando. Se você não se encontra em JESUS CRISTO, você será julgado pelos seus feitos. Oh, que o ESPÍRITO DE DEUS faça isto conhecido por você, que ELE faça isto conhecido por você.
Diz: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte, o lago de fogo”. – Apocalipse 20:14. Para os cristãos isto são boas novas. O Cordeiro triunfou. A morte foi extinta.
Para o pecador isto é terrível,porque enquanto eles observam DEUS atirar a morte no inferno,é apenas um prelúdio para o que DEUS vai fazer a eles. Alfred, um estudante de grego, escreve: “Segunda morte. Assim como há uma segunda e mais elevada vida, há uma segunda e mais profunda morte. E assim como depois dessa vida não haverá mais morte, então depois dessa morte não haverá mais vida”.
Quero trazer à tona uma coisa antes de ler uma palavra final de Seiss, e é isto: Marquem essa passagem onde diz quem é que lança. Eu já ouvi muitos pregadores dizendo: “DEUS não atira ninguém no inferno”.
Meu caro amigo, ELE atira. JESUS nos diz que ELE atira. “Temam Aquele que não só mata o corpo, mas também, pega o seu corpo e seu espírito e joga você no inferno”Mateus 10:28.
É DEUS quem lança no inferno. Você diz: “Bem, eu apenas não gosto desse tipo de cristianismo”. Desculpe-me, é o único que você tem.
Vou terminar com isso:
“Escutai vós, homens incrédulos,
Vós, homens desonestos,
Vós, homens profanos,
Vós, homens e mulheres indecentes,
Vós, escravos da luxúria e de paixões,
Vós, escarnecedores da verdade de DEUS, como podeis escapar da danação do inferno?
Vós, homens de negócios,
Vós, cujas com as almas absortas pela busca do lucro,
Vós, povo de riqueza sem riquezas para com DEUS, e
Vós, passageiros na viagem da vida sem oração, sem relações com a igreja, sem preocupação com a sua alma imortal, ouvi.
O inferno tem se alargado, abriu a sua boca sem medida, e vossa glória, vossa multidão, vossa pompa e vosso regozijo, deveis descer a ela. Escutai, vós quase-cristãos que permanecestes a muitos anos às margens do Reino, olhando através das portas, mas nunca totalmente prontos para adentrá-las, pretendendo, mas nunca executando, muitas vezes desejando, mas ainda assim adiando, esperando, mas sem direito à esperança, o apelo é a vós.
Como deveis escapar, se negligenciastes tão grande salvação?
E vós, que vos nomeais cristãos, mas tendo esquecidos de vossas promessas de aliança, sois como a mulher de Ló. Começastes de local de pecado e morte, mas tendes hesitado na metade do caminho, e ficais a olhar para trás. Sois um Judas batizado,
Vós, através de palavras cobiçosas e fingidas, fazeis mercadoria da graça de DEUS. Vós não vedes que a vossa sentença, agora depois de um tempo tardada, e a sua perdição não dormita?
E se há alguém distraído ou indiferente perante estas grandes questões, dormindo em meio a ondas intensas de retribuição vindoura, a mensagem é para ti. Que pretendes, vós que dormitas? Levantai-vos, invocai vosso DEUS, para que o vosso DEUS se lembre de vós para que não pereçais.
Pois, se qualquer um não for encontrado escrito no livro da vida, ele é tragado.
Tenho pedido a DEUS que eu não seja emotivo, entregue à emoção, para que a sua atenção não seja desviada para mim, por piedade. Que não haveria lágrimas, ou explosão a fim de fazê-lo crer por piedade ao homem. É apenas verdade Bíblica, nua, pura. Não posso afirmar que seja toda a verdade; não é toda a verdade que há.
Há outras verdades gloriosas sobre o amor de DEUS e suas misericórdias; mas esta é uma verdade e muito importante para cada um de nós. Fuja hoje mesmo do que pode te levar para o lago de fogo que arde pela eternidade.
Talvez você esteja, neste momento, bravo. Então deixe a sua raiva levá-lo a fazer perguntas. Mas não saia daqui hoje sem CRISTO, veja, esta é a obra de um pregador da verdade Bíblica sobre a sua vida futura na eternidade.
Um espetáculo seria uma grande tolice. Você vai viver ou vai morrer tudo isso tem a ver com JESUS CRISTO, com ELE. Escolha hoje mesmo a quem você servirá.
Os braços da misericórdia são muito, muito longos. Aqueles que vêm a ELE, ELE de maneira alguma desamparará. Salvação é gratuitamente oferecida, gratuitamente dada. Há graça o bastante na cruz de CRISTO para salvar bilhões e bilhões de vezes de mundos nossos.
Venha para JESUS hoje, não deixe para amanhã; poderá ser muito tarde. Você não será tratado com grosserias. Você não será espancado com perguntas. Você será ensinado pacienciosamente e esperançosamente a encontrar o caminho da verdade.
Vamos orar.
Pai, por favor, ajude as pessoas SENHOR, ajude-as, salve-as, abençoe-as. Amém!!


Para nos convidar a estar ministrando em eventos de sua igreja.


Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947