segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como enfrentar a aflição


Como enfrentar a aflição
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – CFP C1.28
Salmos – 119: 71“Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos”.
Todos nós já passamos por aflições, mas, a questão mais importante é:
- O que você aprendeu com a sua aflição? OU, o que temos aprendido com as aflições?
O salmista reconheceu que sua aflição foi proveitosa (Conferir o v. 67 – “Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra”.)
A aflição não deve ser um tempo perdido em nossas vidas!
A palavra de DEUS nos torna mais sábios do que os nossos inimigos e do que quaisquer mestres que a ignoram. A verdadeira sabedoria vai além do acúmulo de conhecimentos; implicar em sabermos aplicar o conhecimento de modo que nossa vida seja mudada para melhor. Pessoas inteligentes ou experientes não são necessariamente sábias. A sabedoria vem quando se permite que os ensinamentos de DEUS nos dirijam.

PARA SE TIRAR PROVEITO DAS AFLIÇÕES
ENFRENTE A AFLIÇÃO...
1º) COM BOM ÂNIMO

O salmista disse: “Foi-me bom...”

- Como enfrentar a aflição com bom-ânimo?

1.1) Espelhando-se em Cristo – João 16:33 – “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Como Cristãos devemos esperar continua tensão em um mundo incrédulo que está fora de sintonia com CRISTO, com as Boas Novas e com o seu povo. Ao mesmo tempo, podemos esperar que nosso relacionamento com CRISTO produza paz e conforto, porque estamos sintonizados com CRISTO.

1.2) Lembrando das vitórias – Lamentações 3:21 – “Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei”. Jeremias enxergou um raio de esperança em meio a todo o pecado e tristeza que o rodeava, por isso disse a DEUS: “As suas misericórdias não tem fim. Novas são cada manhã. Grande é a tua fidelidade”. O Senhor prontamente responde nosso pedido de ajuda quando clamamos a Ele. Talvez haja tantos pecados em nossa vida, que imaginamos que DEUS não deveria nos perdoar. O incansável amor do Senhor e sua misericórdia são maiores do que qualquer pecado; Ele promete perdoar-nos!

1.3) Com a certeza de que vai passar“Foi-me bom eu ter passado...” – quando o salmista escreveu, a aflição já havia terminado!

2º) COM AUTO-EXAME

O salmista disse: “para que aprendesse...” Portanto, a aflição o levou a reflexão

- Pergunte a si mesmo:

2.1) Minha aflição é uma colheita?
R – Então mude a semente!

2.2) Minha aflição é uma provação?
R – Então persista!

3º) COM MUDANÇA

O salmista disse “para que aprendesse os teus decretos”

Decida mudar naquilo em que falta obediência à palavra de Deus.

3.1) Santidade: sem santificação ninguém verá a Deus – Hb 12:14 – “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.
O pecado sempre bloqueia a nossa visão em relação a DEUS; por esta razão, se quisermos vê-lo, devemos renunciar ao pecado e obedecê-lo – Sl 24: 3-4 – “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”.
A santidade anda lado a lado com uma vida de paz. Um relacionamento correto com DEUS nos leva a relacionamentos corretos com os nossos irmãos. Embora nem sempre amamos o nosso irmão da forma apropriada, à medida que nos tornamos mais parecidos com CRISTO deveremos procurar a paz com todos.

3.2) Humildade: pois Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes – Tg 4:6 – “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
Não há nada de errado em desejar uma vida prazerosa. Deus nos dá boas dádivas e quer que as apreciemos – Tiago 1: 17 – “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. A Bíblia freqüentemente compara a bondade com a luz, e o mal com as trevas. Mas ter amizade com o mundo envolve buscar o prazer às custas dos outros ou às custas da obediência a Deus. O prazer que nos impede de agradar a Deus é pecado; o prazer que vem da rica generosidade de Deus é bom. A cura para os desejos malignos é a humildade. Prov 16: 18-19 – “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos”.
Os orgulhosos não dão a devida atenção às suas debilidades e não se preocupam em enxergar antecipadamente as suas pedras de tropeço. Pensão que estão acima das debilidades das pessoas comuns. Assim enganam-se facilmente. Os orgulhosos raramente percebem que a altivez é seu problema, embora todos à sua volta estejam cientes deste fato.
O orgulho nos torna egocêntricos e nos leva a concluir que merecemos tudo o que possamos ver, tocar ou imaginar. Ele cria apetites gananciosos por coisas muito superiores àquilo que necessitamos. Só consegue libertar-se humilhando-se diante de Deus, percebendo que tudo o que realmente precisamos é de aprovação de Deus.
Quando o Espírito Santo nos enche, vemos que as atrações sedutoras do mundo são apenas substitutos insignificantes diante do que DEUS tem a nos oferecer.
3.3) Serviço: a Deus e ao próximo, com amor – Mc 12:30-31 – “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
De acordo com JESUS, esses dois mandamentos resumem todas as leis de DEUS. Deixem que elas governem seus pensamentos, suas decisões e ações. Quando não tiver certeza do que deve fazer, pergunte a si mesmo o que demonstrará melhor seu amor por DEUS e pelo próximo?

CONCLUSÃO

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” – Romanos 8:18 RA
Nós também pagamos o preço por seguir a JESUS. Possivelmente existem ocasiões em que sentimos que não pertencemos a DEUS, mas o Espírito testemunha que somos, Sua presença em nosso interior nos faz lembrar quem somos e nos encoraja com o amor de DEUS. Nada do que venhamos sofrer compara-se ao que JESUS pagou para nos salvar.

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” – 2 Coríntios 4:17-18 RA 
 
Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar precisava encontrar um sucessor.
Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo.
Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar a sabedoria dos dois à prova.
Ambos receberam alguns grãos de feijão (in natura) que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande escarpa = montanha.
Dia e hora marcados, começa a prova.
Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.
No meio da subida, parou e tirou os sapatos.
As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor.
Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge o óbvio anúncio.
Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente: como conseguiu subir e descer com os feijões nos sapatos? O vencedor respondeu:
Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei.
Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.
Problemas são inevitáveis.
Já a duração do sofrimento é você quem determina...
APRENDA A COZINHAR SEUS FEIJÕES!!!! 
Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947