sábado, 14 de abril de 2012

ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR


ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRAMembro do CFP – Conselho Federal de Pastores sob o Nº. C-1280
Filipenses – 4: 4 – Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos – Alegrai-vos sempre no SENHOR; outra vez digo, alegrai-vos”.
        Parece estranho que um homem encarcerado pudesse estar pedindo a uma igreja que se regozijasse. Mas a atitude de Paulo nos ensina uma importante lição. Nossa atitude interior não precisa refletir nossas circunstâncias exteriores. Paulo estava cheio de alegria por saber que, a despeito daquilo que lhe viesse a acontecer, JESUS CRISTO estava ao seu lado.
         Nesta carta, Paulo inúmeras vezes insiste que os Filipenses deveriam estar alegres, provavelmente por ser o que estavam precisando ouvir.
         É fácil nos sentirmos desencorajados perante circunstâncias desagradáveis ou tratarmos com excessiva seriedade os assuntos de menor importância. Se você não tem se sentido muito alegre ultimamente, é possível que não esteja contemplando a vida sob a perspectiva correta.
         Eu sei que ninguém gosta de perguntas pessoais; é que perguntas pessoais invadem a nossa privacidade; mas mesmo assim quero lhes fazer algumas perguntas.
Você é uma pessoa feliz? Você é uma pessoa alegre? Você que é casada, seu marido sabe que você é uma mulher feliz? Sua esposa sabe que você é um homem feliz? Seus filhos sabem que você é uma pessoa feliz? Seus pais sabem que você é um filho alegre? As pessoas que estão próximo à você, podem dizer que você é alegre e é feliz?
Ex.: Os filhos da mulher virtuosa... (Provérbios 31: 10-28).
Mesmo vivendo no meio de um mundo em crise como o nosso, é possível ser feliz?
1. Com Jesus a Felicidade é Possível:
a) Independentemente das circunstâncias ou situações:
Ex.: o hino “Sou feliz com Jesus” diz: “Se paz a mais doce eu puder desfrutar, se dor a mais forte sofrer, Oh seja o que for, tu me fazes saber, que feliz com Jesus sempre sou. Sou feliz com Jesus, sou feliz com Jesus, meu Senhor!”
b) Sim, é possível ser feliz mesmo no meio da dor, das lágrimas, do luto...
c) Observe que o autor do hino não diz estou feliz, mas sou feliz!
d) A pergunta não é se você está feliz, ou se você está alegre, mas se você é alegre e é feliz?
2. A Alegria é um Imperativo:
a) Ser alegre é uma ordem, um mandamento.
b) Não ser alegre é pecado, é desobediência.
c) O cristão é alegre porque o evangelho que ele abraçou é a boa nova de grande alegria – Lucas 2: 10-11 – “.....vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
d) O fruto do Espírito é alegria – Gálatas 5: 22 – “.....o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei”.
e) O Reino de Deus é de alegria – Romanos 14: 17 – porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo”.
f) Na presença de Deus há plenitude de alegria – Salmos 16: 11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente”.
g) O cristão trocou a angústia por vestes de louvor – Isaías 61:3 – dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado”.
h) A alegria do Senhor é a nossa força – Neemias 8: 10 – “..... Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força”.
i) O cristão tem problemas, vales, enfermidades, provações, tentações, porém, o poder do evangelho concede alegria no
meio de tudo isso.
Ex: o apóstolo Paulo mesmo preso e bem próximo da morte demonstra grande alegria – Filipenses 4: 4 – Alegrai-vos sempre no SENHOR .....”; II Timóteo 4: 7,8 – Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.
j) Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus – Romanos 8: 28 – E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
k) A alegria é um imperativo, nosso estandarte, nosso distintivo.
3. A Alegria é Transcircunstancial: “Alegrai-vos Sempre”.
a) A vida é marcada por montes e vales, saúde e doença, prosperidade e adversidade, sorrisos e lágrimas.
b) Ser cristão não é ser poupado de problemas, mas ser consolado neles.
c) Ser cristão não é viver na bonança, mas ter paz na tempestade.
d) Ser cristão não é ser poupado das fornalhas acesas, mas receber a presença protetora de Deus – Daniel 3: 16-30.
e) Deus jamais abandona os seus – Isaías 43: 2 – Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”; Hebreus 13: 5 – Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei”.
f) Deus não nos promete caminhadas fácil, mas chegada segura, não nos promete ausência de lutas, mas vitória certa – II Coríntios 2: 14 – Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento”; Romanos 8: 37 – Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”.
Ex.: José do Egito – Gênesis 50: 20 – Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.
4. A Nossa Alegria é Cristocêntrica.  “Alegrai-vos no Senhor”.
a) Só conhece a verdadeira alegria quem tem Jesus.
b) A alegria de Jesus é pura, verdadeira, sincera, autêntica, perene, eterna.
c) O homem sem Jesus tem momentos felizes, mas não é feliz; sua alegria é superficial, vazia.
d) Só a alegria que vem do trono de Deus suporta as crises, triunfa sobre as pressões da vida e não naufraga no mar das circunstâncias adversas.
5. Conclusão:
Deus colocou a eternidade no coração do homem, por isso, nada que é temporal, terreno, humano, pode satisfazer a sua alma. Nos alegramos no Senhor porque o nosso nome está escrito no Livro da vida.
Lucas 10: 20 – Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”.
Os discípulos tiveram resultados tremendos ao ministrarem em nome de JESUS e com a autoridade DELE. Estavam eufóricos pelas vitórias que haviam testemunhado, e JESUS compartilhava o entusiasmo deles. O MESTRE os ajudou a entenderem corretamente a prioridade, porém lembrou-os da vitória mais importante que haviam alcançado: o nome deles estava registrado no livro da vida.
Esta honra é mais importante do que qualquer outra realização. Quando virmos as maravilhas de DEUS em nós e através de nós, não devemos perder de vista a maior maravilha de todas: nossa cidadania celestial!


Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947