sábado, 14 de abril de 2012

O DEUS INCOMPARÁVEL


O DEUS INCOMPARÁVEL
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA
O profeta Isaías há dois mil e setecentos anos anunciou, de forma eloquente, a majestade de Deus.
DESTACOU A SUPREMACIA DE DEUS EM RELAÇÃO À CRIAÇÃO:
(Isaías 40.12,27 – Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com pesos e os outeiros em balanças, Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?”).
Pelo fato de DEUS ser infinito, certos aspectos de sua natureza sempre serão mistérios.
Alguns estudiosos pensam que o filho que refere em Provérbios 30:4 – Quem subiu ao céu e desceu? quem encerrou os ventos nos seus punhos? mas amarrou as águas no seu manto? quem estabeleceu todas as extremidades da terra? qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho? Certamente o sabes!”; é FILHO DE DEUS, o MESSIAS que, antes da fundação do mundo,, participou da criação. A passagem em Colossenses 1:16,17 – Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. Ensina que CRISTO estava presente na criação do mundo.
Isaías descreve o poder de DEUS para criar, a sua provisão para manter e a SUA presença para ajudar. DEUS é Supremo e Todo-Poderoso, porém, ainda assim, cuida pessoalmente de cada um de nós. Nenhuma pessoa ou coisa pode ser comparada a DEUS.
DESTACOU A SUPREMACIA DE DEUS EM RELAÇÃO À CIÊNCIA:
(Isaías 40.13,14 – Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo? quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento?”).
Jó embora confuso quanto aos motivos do seu sofrimento, assegurou a compreensão superior de DEUS ao perguntar: “Acaso, alguém ensinará ciência a DEUS?” A forma como você reage às lutas pessoais demonstra a sua atitude para com DEUS.
Em vez de ficar furioso,, continue a confiar nele, sem importar com as circunstâncias. Embora algumas vezes seja difícil enxergarmos, DEUS está no controle. Devemos submeter-nos a ELE para não sairmos da SUA vontade.
Em Rm 11:34 – “Quem compreendeu o intento do SENHOR? Ou quem foi o seu conselheiro?” Ninguém jamais entendeu a plenamente a mente do SENHOR. Ninguém foi o seu conselheiro. DEUS não deve coisa alguma a nenhum de nós. Isaías e Jeremias fizeram as mesmas perguntas para mostrar que somos incapazes de aconselhar a DEUS e de criticar suas decisões. Somente DEUS possui o poder e a sabedoria absolutos.
Somente por intermédio do ESPÍRITO SANTO, nós podemos vir a conhecer os pensamentos de DEUS, falar com ELE e esperar suas respostas às nossas orações.
Você está passando tempo suficiente com CRISTO para ter a sua mente?
Uma relação íntima com CRISTO ocorre somente quando estamos constantemente em sua presença e vivendo de acordo com a sua PALAVRA. Devemos assim como CRISTO, adotar a atitude de um servo e servir pelo amor que temos a DEUS e aos nossos semelhantes, e não por qualquer sentimento de medo ou culpa.
DESTACOU A SUPREMACIA DE DEUS EM RELAÇÃO ÀS NAÇÕES:
(Isaías 40.15-18 – Eis que as nações são consideradas por ele como a gota dum balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para um holocausto. Todas as nações são como nada perante ele; são por ele reputadas menos do que nada, e como coisa vã. A quem, pois, podeis assemelhar a Deus? ou que figura podeis comparar a ele?”).
Em Daniel 4:35 está registrado o seguinte: E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?
A quem pois me farei semelhante, para que lhe seja semelhante? Com quem me igualarei, e me compararei, para que sejamos semelhantes?
DESTACOU A SUPREMACIA DE DEUS EM RELAÇÃO AOS ÍDOLOS:
(Isaías 40.19,20 – Quanto ao ídolo, o artífice o funde, e o ourives o cobre de ouro, e forja cadeias de prata para ele. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não apodrece; procura para si um artífice perito, para gravar uma imagem que não se pode mover”).
A maioria das pessoas gostariam de conhecer o futuro. Talvez as decisões fossem mais fáceis, os fracassos evitados e o sucesso garantido.
Judá também queria conhecer o futuro, e tentou fazê-lo interpretando os sinais do céu. DEUS fez os céus, a terra e as estrelas que alguns consultam e adoram (Jr 10:12). Mas não é possível descobrir o futuro por previsões de homens que se guiam pelos astros.
No entanto, DEUS promete guiar você com segurança,, ELE conhece seu futuro e estará com você por todo o caminho. O SENHOR não lhe revelará o que há de acontecer, mas caminhará com você à medida que seu futuro se fizer presente. Não confie nas estrelas; deposite sua confiança naquele que as criou. Não adore as criaturas de DEUS, adore o DEUS que criou todas as criaturas!
DESTACOU A SUPREMACIA DE DEUS EM RELAÇÃO AOS MORADORES DA TERRA:
(Isaías 40.21,22 – Porventura não sabeis? porventura não ouvis? ou desde o princípio não se vos notificou isso mesmo? ou não tendes entendido desde a fundação da terra? E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar”).
Assim diz o SENHOR teu redentor: Eu sou o SENHOR que faço todas as coisas, que estendo os céus e espraio a terra por mim mesmo.
DESTACOU A SUPREMACIA DE DEUS EM RELAÇÃO AOS PRÍNCIPES:
(Isaías 40.23,24 – E ele o que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. Na verdade, mal se tem plantado, mal se tem semeado e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, quando ele sopra sobre eles, e secam-se, e a tempestade os leva como à pragana”).
Nós sempre descrevemos o SENHOR da melhor maneira que nos permite o nosso limitado conhecimento e vocabulário, e somente podemos dilatar o nosso conhecimento sobre a sua pessoa e o seu poder quando o comparamos àquilo que experimentamos na terra.
Qual é o seu conceito sobre DEUS, especialmente aquele que foi revelado por seu FILHO, JESUS CRISTO?
Não o subestime, pois tal atitude limitaria as obras DELE em sua vida.
Deus é incomparavelmente grande e majestoso. Deus infatigavelmente fortalece ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
O profeta Daniel diz que o povo que conhece a Deus é um povo forte e ativo (Daniel 11.32 – Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas”).
Esta referencia aos violadores do concerto pode incluir Menelau (Rei de Esparta, irmão de Agamenon, rei de Micenas, e marido de Helena de Tróia), o sumo sacerdote que apoiou Antíoco e conspirou contra os judeus fiéis a DEUS. A expressão: “o povo que conhece a seu DEUS” pode referir0se aos macabeus e simpatizantes, mas pode haver ainda outro cumprimento no futuro.
O conhecimento de Deus é a própria essência da vida eterna. Deus é o nosso criador, provedor, redentor, protetor, consolador e galardoador.
DESTACAREMOS TRÊS ASPECTOS DA MAJESTADE DE DEUS
EM PRIMEIRO LUGAR – Deus é majestoso pela obra da criação. Desde que Charles Darwin publicou seu livro “Origem das Espécies” em Londres em 1859, a teoria da evolução tem se tornado muito popular.
Muitos confundem a teoria da evolução com as verdades científicas.
Há aqueles que pensam que o universo veio à existência por geração espontânea.
Outros entendem que o universo é resultado de uma colossal explosão.
Outros, ainda, defendem que o universo é resultado de uma evolução de bilhões e bilhões de anos.
Faltam a essas teorias a evidência das provas.
Sabemos que o universo é composto de matéria e energia; isso a ciência prova.
Sabemos que o universo é governado por leis; isso a ciência prova. 
Sabemos que massa e energia não geram leis; isso a ciência prova.
Logo, alguém fora do universo criou essas leis que governam o universo.
O criacionismo tem a evidência das provas.
O relato da criação, conforme registrado em Gênesis 1 e 2 está em estreita sintonia com os ditames da ciência.
O mesmo autor da criação é o autor das Escrituras.
Embora haja sobejas evidências do criacionismo, comprovadas pela ciência, cremos pela fé, que Deus o criou o universo.
Antes do início só Deus existia. A matéria não é eterna. Deus trouxe à existência as coisas que não existiam. Ele do nada tudo criou, tudo sustenta e tudo governa.
EM SEGUNDO LUGAR – Deus é majestoso pela obra da providência. Deus não apenas criou o universo, mas também o sustenta. Ele não é apenas transcendente, mas também imanente.
Os deístas acreditavam na transcendência de Deus, mas negavam sua imanência. Imaginavam Deus como um ser absolutamente soberano, que havia criado o universo como um relojoeiro que fabrica um relógio, dá corda nele e o deixa trabalhando sozinho.
Como teístas que somos, cremos também na imanência divina. Deus está presente. Nele nos movemos e existimos.
É Deus quem nos dá a respiração e tudo o mais.
É Deus quem nos dá o sol e a chuva.
É Deus quem nos dá saúde e a cura da enfermidade.
É Deus quem nos dá o alimento e o apetite.
É Deus quem nos dá proteção e livramento.
É Deus quem nos dá paz no vale e alegria em meio às lutas.
É Deus quem enche a terra de fartura e os mares de riquezas insondáveis.
É Deus quem veste os lírios do campo e alimenta as aves do céu.
Deus é a fonte de todo bem e a origem de toda boa dádiva.
EM TERCEIRO LUGAR – Deus é majestoso pela obra da redenção. O mesmo Deus que criou o universo e o sustenta pela palavra do seu poder, também providenciou para seu povo eterna redenção.
A salvação não é fruto do esforço humano nem mesmo o resultado de uma parceria entre Deus e o homem.
A salvação é uma obra exclusiva de Deus.
Tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo.
Estávamos mortos em nossos delitos e pecados e Deus nos deu vida.
Estávamos longe e fomos atraídos para Deus com cordas de amor.
Estávamos manchados pelo pecado e fomos lavados pelo sangue de Cristo.
Éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos de Deus, mas fomos alcançados pela graça divina.
Éramos filhos da ira, mas agora somos membros da família de Deus, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo.

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947