segunda-feira, 16 de abril de 2012

O CASAMENTO, O DESQUITE, O ADULTÉRIO E A PROSTITUIÇÃO



TÍTULO:       O CASAMENTO, O DESQUITE, O ADULTÉRIO E A PROSTITUIÇÃO – Pecado contra: Si, o cônjuge, a família, a sociedade e DEUS.
Pr. Jacir Ailton da Silveira
Guarapuava – Paraná – BRASIL

(MT 5:31) – Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
(MT 5:32) – Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Explicações: O divórcio é tão nocivo e destrutivo hoje, quanto foi na época que JESUS esteve fisicamente entre nós. DEUS deseja que o casamento seja um compromisso para toda a vida. (Gn 2.23 e 24) 23 – E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 – Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. Ao se casarem, as pessoas jamais deveriam pensar em divórcio como opção para resolver os problemas ou como saída para uma relação que parece morta.
Nesses versículos, JESUS também aproveitou para repreender aqueles que, propositadamente, abusam do contrato de casamento, usando o divórcio para satisfazer o desejo luxurioso de casar-se com outra pessoa. Suas ações estão colaborando com o fortalecimento do seu casamento ou você está destruindo?
JESUS disse que o divórcio não é permissível, exceto em caso de infidelidade. Isto não significa que deva acontecer automaticamente quando um cônjuge comete adultério. A palavra traduzida por “infiel” sugere um estilo de vida sexualmente imoral, não um ato isolado de adultério, do qual a pessoa se arrependeu. Aqueles que descobrem que seu parceiro foi infiel devem primeiro fazer todo o esforço para perdoar, reconciliar-se e restaurar o relacionamento. Devemos sempre procurar razões para restaurar o casamento, ao invés de procurar desculpas para terminá-lo.

(1CO 6:18) – Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
Explicações: Os cristãos são livres para ser tudo o que puderem para DEUS, mas não estão livres de DEUS. O SENHOR criou o sexo para ser um belo e essencial ingrediente do casamento, mas o pecado sexual – a prática do sexo fora do casamento – sempre fere alguém. É uma atitude que magoa a DEUS porque mostra que preferimos seguir nossos próprios desejos a colocar-nos sob a direção do ESPÍRITO SANTO. Fere também os outros porque viola o comprometimento tão necessário a um relacionamento sadio. Além disso, frequentemente traz doenças às pessoas. Ainda afeta profundamente a personalidade, que responde através da angústia por esses ferimentos de caráter físico e espiritual.
(1CO 6:19) – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
(1CO 6:20) – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Explicações: O que Paulo quis dizer quando mencionou que o nosso corpo pertence a DEUS? Muitas pessoas dizem que tem o direito de fazer o que quiserem com o sou corpo. Embora pensem que isso seja liberdade, estão na realidade escravizadas por seus próprios desejos. Quando tornamos cristãos, o ESPÍRITO SANTO passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais. O fato de DEUS ter nos comprado “por bom preço” alude nossa condição de escravos adquiridos em um leilão. A morte de CRISTO nos libertou do pecado, mas nos obriga a servi-lo. Se alguém viver em um edifício de propriedade de outra pessoa, procurará evitar violar as regras do edifício. Por seu corpo pertencer a DEUS, você não deve violar os padrões de vida estabelecidos pelo SENHOR JESUS. Uma vez que você aceita JESUS CRISTO como o seu salvador, você deve aceitar as condições desta salvação, obedecendo ao que ELE ordenar.

(1TS 4:3) – Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
(1TS 4:4) – Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra;
(1TS 4:5) – Não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a DEUS.
Explicações: Os padrões sexuais eram extremamente baixos no Império Romano; e hoje, em muitas sociedades, não são muito mais altos do que aqueles. A tentação de se envolver em uma relação sexual fora do casamento sempre foi poderosa. Ceder a esta tentação pode trazer resultados desastrosos. Os pecados sexuais sempre ferem alguém: indivíduos, famílias, negócios, igrejas. Além das conseqüências físicas, há também conseqüências espirituais. Para informações adicionais sobre a razão pela qual os pecados sexuais são tão prejudiciais, veja a nota de 1º COR 6:18.
Os desejos e as atividades sexuais devem ser colocados sob o controle de CRISTO. DEUS criou o sexo para a procriação e o prazer, e como uma expressão de amor entre marido e a esposa. A experiência sexual deve ser limitada ao casamento para evitar que provoquemos danos a nós mesmos, ao nosso relacionamento com DEUS e ao nosso relacionamento com as outras pessoas.
Ser santificado é o resultado de se viver uma vida cristã. O ESPÍRITO SANTO opera em nós, tornando-nos conforme a imagem de CRISTO.
Por que a imoralidade sexual é tão grave? Porque o ato sexual fora do matrimônio sempre fere e prejudica alguém. É uma afronta a DEUS, por mostrar que preferimos satisfazer nossos desejos segundo nossos próprios métodos e não de acordo com a sua PALAVRA, ou, ainda, por querermos satisfazê-los, imediatamente, em vez de esperarmos pelo tempo determinado pelo SENHOR – nesse caso os jovens que praticam sexo antes de casarem-se – Fere os outros porque transgride o compromisso tão necessário a um relacionamento. Ele nos fere porque muitas vezes traz doenças ao nosso corpo e afeta prejudicialmente a nossa personalidade. A imoralidade sexual exerce um tremendo poder de destruição da família, da Igreja e da comunidade, porque destrói a integridade sobre a qual esses relacionamentos são construídos. DEUS quer evitar que as pessoas machuquem a si próprias ou às outras; portanto, não devemos ter qualquer participação na imoralidade sexual, mesmo que ela seja aceita por nossa cultura.

(HB 13:4) – Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.
Explicações: O verdadeiro amor aos outros produz ações tangíveis: hospitalidade aos irmãos; empatia por aqueles que estão na prisão e por aqueles que foram maltratados; respeito por seus votos de casamento; e contentamento com aquilo que você tem. Certifique-se de que seu amor é suficientemente profundo, a ponto de afetar sua hospitalidade, empatia, fidelidade e contentamento.
(AP 2:21) -  E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
Explicações: Arrepender-se significa mudar de pensamento e afastar-se do pecado e de suas desastrosas conseqüências em relação a DEUS e à vida eterna. Em sua misericórdia, DEUS nos dá tempo para decidir se queremos segui-lo. Somente nossa obstinação poderá obstruir nosso caminho.

(IS 57:3) – Mas chegai-vos aqui, vós os filhos da agoureira, descendência adulterina, e de prostituição.
Explicações: O casamento é um relacionamento exclusivo, pelo qual um homem e uma mulher se unem transformando-se em uma única pessoa. O adultério rompe este maravilhoso elo. Quando o povo afastou-se de DEUS e dedicou o seu amor aos ídolos, DEUS disse que estavam cometendo adultério, pois estavam quebrando o seu exclusivo compromisso com Ele. Como podem as pessoas dedicar o seu amor a ídolos inúteis de madeira ou de pedra, em vez de dedicá-lo ao DEUS que os criou e tanto amor lhes dispensa?
1   ORA, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
2   Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
3   O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
4   A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
5   Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
6   Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.
7   Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
8   Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
9   Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
10   Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
11   Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
12   Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
13   E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
14   Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
15   Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
16   Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
17   E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
18   É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.
19   A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.
20   Cada um fique na vocação em que foi chamado.
21   Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.
22   Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
23   Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
24   Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.
25   Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel.
26   Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim.
27   Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher.
28   Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.
29   Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;
30   E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem;
31   E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.
32   E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor;
33   Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.

REFERÊNCIAS:
– BÍBLIA DE ESTUDOS – Aplicação Pessoal – versão Almeida Revista e Corrigida – Casa Publicadora das Assembléias de Deus – Edição de 1995. Impresso na Gráfica da Bíblia – Brasil RC08BAP – 20.000 – SBB – 2008 (NPI 6765).
Life Application Study Bible© 1988, 1989, 1990, 1991, 1993 por Tyndale House Publishers, Inc. Wheaton, IL 30189, EUA.


Amém!!!
JACIR AILTON DA  SILVEIRA - Teólogo
Contatos:
E-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: (0xx44) 99900-9947