sábado, 14 de abril de 2012

A IGREJA DE FILADELFIA


A IGREJA DE FILADELFIA
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA
Segundo a maioria dos estudiosos, as igrejas do Apocalipse representam todos os tipos de igrejas existentes, bem como retrata a história da igreja através dos séculos.
IGREJA DE FILADÉLFIA Apocalipse 3.7-13
7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. 8 Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. 9 Veja o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei. 10 Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra. 11 Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. 12 Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. 13 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas..
        A cidade de Filadélfia foi fundada pelos cidadãos de Pérgamo. Essa comunidade foi construída em uma região fronteiriça para ser o portão de entrada para o planalto central da Ásia Menor. Seus moradores conseguiram manter os bárbaros longe dessa região e introduziram a língua e a cultura grega.
A cidade foi destruída por um terremoto no ano 17 d.C., e suas consequências deixaram  as pessoas tão apavoradas que a maioria dos moradores a residir fora dos limites da cidade.
No v. 7 a expressão: “chave de Davi” representa a autoridade de CRISTO para abrir a porta de seu futuro Reino. Depois de aberta, ninguém poderá fechá-la novamente – a salvação está assegurada. Uma vez que esteja fechada, ninguém poderá abri-la – e o castigo será infalível.
No v. 10 – alguns acreditam que a frase: “Eu te guardarei da hora da tentação” significa que haverá um tempo futuro de grandes tribulações, das quais os verdadeiros crentes serão poupados.
Outros interpretam essa frase como significando que a igreja sobreviverá aos tempos difíceis, e que DEUS irá mantê-la forte em meio às tribulações.
Há ainda outros que acreditam que a frase se refira aos tempos de tribulação em geral, isto é, ao sofrimento da Igreja através dos séculos.
Qualquer que seja o caso, nossa ênfase é que devemos pacientemente obedecer a DEUS, a despeito do que venhamos a enfrentar.
Os cristãos têm diferentes habilidades, dons, experiências e maturidade. DEUS não espera de todos nós uma igualdade na maneira de ser e de agir, mas o que ELE realmente espera é que guardemos aquilo que temos e perseveremos no uso de nossos recursos a favor de sua obra.
Os moradores de Filadélfia foram elogiados pelo seu esforço em obedecer, e encorajados a se apegar a qualquer força que pudessem ter.
Você pode ser um novo crente e sentir que sua fé e sua força espiritual são pequenas. Use o que você tem para viver paras CRISTO, e DEUS elogiará o seu esforço.
No v. 12 – A nova Jerusalém será a futura morada do povo de DEUS. Teremos uma nova cidadania no futuro Reino de DEUS. Tudo será novo, puro e seguro (Ap. 21:2).
ANÁLISE DO TEXTO

FILADÉLFIA significa amor fraternal – simboliza a igreja missionária e avivada – igreja não estatizada que existe a partir do século XVII até os dias atuais.

• Segundo alguns estudiosos esta igreja convive como o período da igreja de LAODICÉIA – a igreja paganizada da era final.

• Localizada no Vale do rio Hermo, que se abria para leste, era chamada de a porta aberta do Vale do Hermo. Usando a situação geográfica como referencial, Jesus diz que a igreja tem uma porta aberta pela frente.

• Cidade pequena, sem nenhuma atividade econômica de destaque. A igreja foi considerada era com pouca força (pequena e pobre) mas muito ativa (muitas obras).

• Local muito castigado por terremotos. Várias vezes reconstruída. Em função das várias reconstruções teve o seu nome mudado várias vezes. Para alguns isto representa a renovação constante da igreja.

• Possuía uma comunidade judaica forte que se opunha ao cristianismo. Os judeus se achavam os únicos a possuírem a chave dos céus. Jesus diz que somente Ele possui a verdadeira chave de Davi e a deu para a igreja.

• Jesus promete guardar essa igreja da grande provação que há de vir. Para alguns, isso representa o Arrebatamento.

= Duas promessas são dadas a essa igreja
1) Ser coluna do santuário de Deus. Uma coluna resiste aos constantes terremotos. A igreja permanecerá eternamente com Deus.
2) Gravar na igreja os nomes de Deus, o nome da Nova Jerusalém e o nome do próprio Jesus. Para uma igreja que teve vários nomes, agora ela terá um nome eterno.

FILADÉLFIA representa a igreja ideal.

CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA IDEAL

1 – A IGREJA IDEAL É A IGREJA QUE AMA (Filadélfia = amor fraterno)
• 1 João 4.8 “Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor”
João diz: “DEUS é Amor” e não “o amor é DEUS”. Nosso mundo, com sua visão superficial e egoísta do amor, distorceu estas palavras e contaminou a nossa compreensão em relação ao amor. O mundo pensa que o amor é o que faz uma pessoa se sentir bem e que não há problema em sacrificar os princípios morais e os direitos dos outros a fim de obter tal “amor”.
Mas este não é o verdadeiro amor; é exatamente o oposto – o egoísmo. E DEUS não é este tipo de “amor”. O verdadeiro amor é como DEUS, que é Santo, Justo, e Perfeito. Se verdadeiramente conhecermos aDEUS,, amaremos como ELE ama.

2 – A IGREJA IDEAL É A ESPERANÇA DO MUNDO (chaves do Reino)
• MATEUS 16.18-19 “18 E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. 19 Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”
A rocha sobre a qual JESUS construiria sua Igreja tem sido identificada como:
         I.   O próprio SENHOR JESUS CRISTO, que efetuou sua obra de salvação, morrendo por nós na cruz;
      II.   A confissão de fé de Pedro {“Tu és o CRISTO, o Filho do DEUS VIVO”}, que todos os verdadeiros cristãos posteriormente repetiriam;
    III.   Pedro, considerado por alguns como o primeiro grande líder da Igreja em Jerusalém.
Alguns pensam que a “rocha” sobre a qual é edificada a Igreja cristã é Pedro, não necessariamente por causa do caráter do discípulo, mas pela função a ele confiada.
Contudo, é necessário lembrar que, mais tarde, o próprio Pedro lembrou aos cristãos que eles são a igreja, edificada sobre o fundamento posto pelos apóstolos e profetas: O SENHOR JESUS CRISTO, a pedra fundamental (I Pedro 2:4-6).
Todos os cristãos estão reunidos na Igreja por meio da fé em JESUS como SALVADOR; a mesma fé que Pedro expressou (Leiam Ef. 2:20, 21). JESUS elogiou a Pedro por sua confissão de fé, e esta fé é o fundamento do REINO DE CRISTO.
3 – A IGREJA IDEAL É MISSIONÁRIA (porta aberta ao HERMO)
• Atos 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas , tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra”
O poder do ESPÍRITO SANTO não é limitado a uma força superior ao que é considerado comum. Tal poder envolve coragem, ousadia, confiança,, perspicácia, habilidade e autoridade. Os discípulos precisariam de todas estas qualidades para cumprir sua missão. Se você crer em JESUS CRISTO como seu SALVADOR, poderá experimentar o poder do ESPÍRITO SANTO em sua vida.
JESUS prometeu aos discípulos que receberiam poder para testemunhar depois de terem recebido o ESPÍRITO SANTO.
Note a progressão:
         I.   Eles receberiam o ESPÍRITO SANTO;
      II.   Que lhes daria poder;
    III.   Então testemunhariam e alcançariam resultados extraordinários.
Tentamos inverter a ordem e testemunhar por nosso poder e nossa autoridade. O testemunho não é a exibição do que podemos fazer por DEUS. É a prova e o testemunho do que DEUS fez por nós.
JESUS instruiu seus discípulos a testemunharem aos povos de todas as nações a respeito DELE (Mt. 28.19,20). Porém, foram informados de que deveriam esperar primeiro pelo derramamento do ESPÍRITO SANTO (Lc. 24.19). DEUS tem um trabalho importante para que cada um de nós realizemos para ELE, mas devemos fazê-lo pelo poder do ESPÍRITO.
Frequentemente,, gostamos de dar prosseguimento ao trabalho, ainda que isto signifique passar à frente de DEUS. Mas às vezes a espera faz parte do plano DELE. Você está esperando e ouvindo as instruções completas de DEUS ou está correndo à frente de SEUS planos? Precisamos obedecer à programação de DEUS e ter o seu poder para sermos verdadeiramente eficazes.
As Boas Novas deveriam ser pregadas em Jerusalém, depois na Judéia e em Samaria, e finalmente no mundo inteiro. O cristianismo começaria com os judeus devotos em Jerusalém e na Judéia, seria anunciado aos judeus mestiços de Samaria, e depois, aos gentios nos lugares mais remotos da terra.
Podemos considerar que as BOAS NOVAS de DEUS não alcançaram seu destino final se alguém em sua família, seu local de trabalho, sua escola ou em sua comunidade ainda não ouviu falar a respeito de JESUS CRISTO.
Certifique-se de que você está contribuindo de alguma maneira com a propagação da mensagem do amor de DEUS!
4 – A IGREJA IDEAL É PURA (não é da sinagoga de Satanás)
• I João 3.3 “A si mesmo se purifica todo aquele que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.
Significa que temos, à medida que crescemos e nos assemelhamos a DEUS: vitória sobre o pecado. A vida cristã é um processo no qual nos tornamos cada vez mais semelhantes a CRISTO. Este processo não estará completo até que vejamos a CRISTO face a face (I Cor. 13.12; Fp. 3.21), mas saber que este é o nosso destino final deve nos motivar à purificação pessoal.
Manter-se puro significa manter-se moralmente correto, livre de corrupção do pecado. DEUS também nos purifica,, mas existe uma parte que devemos fazer para permanecermos moralmente adequados à purificação de DEUS (recomendo que leiam I Tm 5.22; Tg 4.8; I Pe 1.22).

5 – A IGREJA IDEAL É FIEL (guardar a Palavra)
• I Coríntios 15.58 “Meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”
Paulo aqui está dizendo que em virtude da ressurreição, nada do que fazemos é vão. Às vezes,, tornamo-nos apáticos em relação a servir ao SENHOR porque não vemos quaisquer resultados. Saber que CRISTO ganhou a suprema vitória deve afetar o modo como vivemos hoje.
Não deixe que o desânimo por uma aparente falta de resultados o impeça de fazer a obra do SENHOR entusiasmadamente sempre que tiver a oportunidade de fazê-la.
6 – A IGREJA IDEAL SERÁ REDIMIDA (nome gravado na eternidade)
• Apocalipse 7.9-10 “…vi uma grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas e de palmas nas mãos: e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro pertence a salvação”
QUEM PODERÁ SUBSISTIR?
Quando toda esperança parecia perdida, quatro anjos refrearam os quatro ventos do julgamento até que o povo de DEUS recebesse o selo de sua propriedade. Somente então DEUS abriria o sétimo selo (Ap 8.1).
QUEM É ESSA GRANDE MULTIDÃO?
Enquanto alguns intérpretes identificam-na como sendo dos mártires descritos em Ap 6.9, ela também pode representar o mesmo grupo dos 144 mil que é mencionado em Ap. 7.4-8.
Essas 144 mil pessoas foram seladas por DEUS antes da grande tribulação; a grande multidão foi conduzida à vida eterna, como DEUS havia prometido. Antes, as pessoas estavam sendo preparadas. Agora, são vitoriosas.
Essa multidão celestial é composta por todos aqueles que permaneceram fiéis a DEUS através das gerações.
Nenhum crente verdadeiro precisará se preocupar com o grupo a que irá pertencer. DEUS inclui e protege cada um de nós, e nos foi dada a garantia de um lugar em sua presença.

CONCLUSÃO

Segundo alguns estudiosos estamos vivendo a transição entre a Igreja de Filadélfia (ideal) e a Igreja de Laodicéia (a igreja paganizada dos últimos dias).
Existem hoje igrejas que são amorosa, fiéis, puras, missionárias, etc.
Também existem igrejas egoístas, heréticas, imorais, etc.
A igreja ideal vai para a glória. A igreja paganizada será desprezada pelo Senhor.
EM QUAL IGREJA VOCÊ ESTÁ?

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
 
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947