sábado, 14 de abril de 2012

APRENDENDO A VIVER COM SAÚDE INTERIOR


APRENDENDO A VIVER COM SAÚDE INTERIOR
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA
"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência, a experiência, e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5:3-5).
Para entendermos será necessário termos em mente a dupla realidade da vida cristã:
Por um lado, estamos completos em CRISTO (nossa aceitação por parte de DEUS está garantida);
Por outro lado, estamos crescendo em CRISTO (estamos nos tornando cada vez mais semelhante a ELE).
Desfrutamos da posição de reis e sacerdotes, mas também temos os deveres de servos (escravos).
Sentimos tanto a presença de CRISTO como a pressão do pecado.
Gozamos da paz em estarmos reconciliados com DEUS, mas ainda enfrentamos problemas cotidianos, que muitas vezes nos ajudam a crescer.
Lembrando os dois lados da vida cristã, não devemos desanimar frente as tentações e os problemas, pois aprendemos a depender do único poder disponível para nós: O QUE VEM DE CRISTO E VIVE EM NÓS PELO ESPÍRITO SANTO.
Para os cristãos do primeiro século, sofrer era a regra, não a exceção. Paulo disse que devemos superar o sofrimento para sermos aprovados por DEUS. Isso significa que experimentaremos dificuldades que nos farão crescer.
Devemos nos alegar no sofrimento, não por gostarmos da dor ou por negarmos seu drama, mas porque sabemos que DEUS usa as dificuldades da vida e dos ataques de satanás para edificar o nosso caráter.
SÓ PODEMOS SER APROVADOS DEPOIS DE SERMOS PROVADOS.
DEUS QUER PRIMEIRAMENTE TRABALHAR EM NÓS, PARA DEPOIS TRABALHAR ATRAVÉS DE NÓS.
Os problemas com que nos defrontamos inesperadamente desenvolvem nossa perseverança, que, por sua vez, fortalece nosso caráter, aprofunda nossa confiança em DEUS e nos proporciona maior confiança sobre o futuro.
SE VOCE PENSA QUE, DE ALGUMA FORMA, SUA PACIÊNCIA É TESTADA DIARIAMENTE, AGRADEÇA A DEUS PELAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO E LIDE COM AS CIRCUNSTÂNCIAS USANDO O PODER DO SENHOR.
Olhe bem o que Tiago; este Tiago não é o apóstolo irmão de João, e sim o meio irmão de JESUS; que foi morto por ordem de Herodes Agripa. O livro de Tiago é uma das cartas mais antigas do NT, provavelmente foi escrita antes de 50 d.C. Após o martírio de Estevão; foi quando a perseguição aumentou, e os cristãos em Jerusalém foram espalhados por todo o mundo romano. Havia comunidades cristãs prósperas em Roma, Alexandria, Chipre, e em várias cidades da Grécia e na Ásia Menor.
Os primeiros crentes não tinham o apoio das igrejas cristãs estabelecidas, Tiago sendo um líder da igreja em Jerusalém, escreveu preocupado, com vistas a encoraja-los em sua fé durante aqueles tempos difíceis.
Tiago 1: 2-4 – “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma”.
Tiago não quer dizer: “se a dificuldade surgir em seu caminho ...”; mas ele refere-se quando ela vier – isso quer dizer que ela virá. Ele presume que teremos dificuldades, e que é possível tirar proveito delas.
A questão é não fugir – não envergonhe o Evangelho do SENHOR JESUS. E, não fingir e estar feliz se enfrenta a dor, mas ter uma perspectiva positiva (deixar que ela seja uma oportunidade para a alegria), por causa daquilo que as dificuldades podem produzir em nossa vida.
Tiago diz que devemos transformar nossas dificuldades em momentos de aprendizado – não perca essa oportunidade de aprender. Os tempos difíceis podem nos ensinar a perseverar firmes em DEUS.
NÃO TEMOS COMO CONHECER DE FATO A PROFUNDIDADE DO NOSSO CARÁTER ATÉ QUE VEJAMOS COMO REAGIMOS SOB PRESSÃO.
É fácil ser bonzinho com os outros quando nos tratam bem, e tudo está bem, mas será que ainda podemos ser bondosos quando os outros nos tratam de forma injusta?
DEUS quer nos tornar maduros e completos, e não nos poupar de toda dor.
Ao invés de reclamarmos de nossas lutas, devemos vê-las como oportunidade para o crescimento espiritual em CRISTO.
Agradeça a DEUS por ter prometido estar com você em tempos difíceis. Peça que ELE lhe ajude a resolver seus problemas ou que lhe dê forças para suportá-los.
ENTÃO SEJA PACIENTE – NÃO DES-HONRE A PALAVRA DE DEUS – AGUENTE FIRME – NÃO SEJA FROUXO.
DEUS não vai te deixar sozinho com os seus probleminhas; ELE permanecerá por perto e lhe ajudará a crescer na graça e na fé – AGUENTE FIRME!
Em I Pedro 1: 6-7 – “ ... exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”.
POR QUE OS CRISTÃOS ERAM ALVOS DA PERSEGUIÇÃO?
1.   Recusavam-se a adorar o imperador como um deus e, desse modo, eram vistos como ateus e traidores;
2.   Recusavam-se a adorar nos templos pagãos, e por esta razão o negócio rentável desses empreendimentos idólatras declinava onde quer que o cristianismo fosse difundido;
3.   Não apoiavam os ideais romanos de interesse próprio, poder e conquista; e os romanos desprezavam o ideal cristão do serviço auto-sacrificial;
4.   Os cristãos expunham e rejeitavam a terrível imoralidade da cultura pagã.
Pedro fala por várias vezes sobre o sofrimento em suas cartas. Quando ele fala das provações, não se refere aos desastres naturais ou a experimentar os castigos de DEUS, mas à resposta de um mundo incrédulo às pessoas de fé.
Todos os crentes enfrentam tais provações quando deixam sua luz brilhar na escuridão. Devemos aceitar as provações como parte do processo de depuração que elimina as impurezas e nos prepara para nos encontrarmos com CRISTO. As provações nos ensinam a paciência e nos ajudam a nos tornarmos o tipo de pessoa que DEUS deseja que sejamos.
Sem sombra de dúvida, Paulo era um homem que possuía muita saúde emocional. Segundo os historiadores, ele era calvo e de estatura baixa; suas sobrancelhas eram grossas, e suas pernas, tortas. Somando-se a tudo isso, ele ainda sofria com um problema na vista, que o teria acometido. No entanto, não vemos, em nenhuma de suas cartas, qualquer vestígio de complexo de inferioridade, de baixa auto-estima, de rancor ou de amargura.
Éramos fracos e indefesos porque, de nossa parte, nada podíamos fazer para nos salvar. Alguém teria de vir resgatar-nos. CRISTO veio no momento exato da História, NA PLENITUDE DOS TEMPOS; de acordo com o cronograma de DEUS. ELE controlou todos os fatos, os momentos e os métodos; todos os acontecimentos que envolveram a morte de JESUS.
Sabe como podemos conhecer o caráter de alguém e a sua saúde emocional?
A partir do modo como essa pessoa se comporta em momentos de sofrimento. Percebemos isso através do equilíbrio, da sensatez e da serenidade de seu comportamento.
PAULO ERA UM HOMEM QUE SABIA O QUE ERA SOFRER.
Com certeza, Paulo sabia o que era o sofrimento. Ninguém que eu conheça diretamente já passou por uma situação assim. É ele mesmo quem descreve o quanto já havia sofrido: "... estou fora de mim para falar desta forma - eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigo dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigo dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fique em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas". (2 Co. 11.23-28)
Paulo estava sacrificando sua vida pelo evangelho, algo que os falsos ensinadores nunca fariam. As provas e sofrimentos que experimentamos por causa de CRISTO constroem o nosso caráter, demonstram nossa fé e nos preparam para continuarmos servindo ao SENHOR.
As viagens marítimas daquela época não eram seguras como são hoje. Paulo sofreu 3 naufrágios, e enfrentaria um outro acidente durante a viagem a Roma (atos 27). Até este ponto, Paulo provavelmente tenha feito ao menos oito ou nove viagens.
Paulo não enfrentou apenas espancamentos e perigos, também carregava diariamente sua preocupação com as novas igrejas, interessado em saber se estas estavam se mantendo verdadeiras em relação às BOAS NOVAS, afastadas dos falsos ensinos e de contendas internas.
Paulo estava preocupado com os membros das igrejas na qual ele serviu. SE DEUS O COLOCOU EM UMA POSIÇÃO DE LIDERANÇA E AUTORIDADE, TRATE AS PESSOAS COM O MESMO TIPO DE EMPATIA E PREOCUPAÇÃO DE PAULO.
Apesar de todo sofrimento vivido, quando lemos tudo o que ele escreveu em suas epístolas, percebemos um homem com a alma doce, que expressava a Graça do Espírito Santo de Deus.
Veja como isso vasa com naturalidade na sua mensagem à igreja de Éfeso:
"Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como Deus, em Cristo, vos perdoou". - Efésios 4.31,32.
TRÊS EVIDÊNCIAS DA SAÚDE EMOCIONAL DE PAULO.
PRIMEIRA - Consolando, quando devia ser consolado!
Leia o que está em Filipenses 1:4: "Fazendo sempre, com alegria, oração por vós em todas as minhas súplicas".
Esta é a primeira de muitas vez que Paulo usa a palavra “alegria” em sua carta. Os Filipenses eram lembrados com alegria e ações de graça todas as vezes que Paulo orava.
Ao Ajudar Paulo, estavam também ajudando a causa de CRISTO.
Os Filipenses estavam dispostos a serem usados por DEUS para tudo aquilo de que ELE precisasse.
QUANDO AS OUTRAS PESSOAS PENSAM EM VOCÊ, O QUE SERÁ QUE VEM À MENTE DELAS?
SERÁ QUE SE LEMBRAM DE VOCÊ COM ALEGRIA?
SERÁ QUE SEUS ATOS DE BONDADE SERVEM PARA INSPIRÁ-LAS E INCENTIVÁ-LAS ESPIRITUALMENTE?
COMO PAULO SE ENCONTRAVA NAQUELE MOMENTO?
Paulo estava preso, acusado injustamente, sendo julgado, sem a liberdade de poder ir e vir, cercado por quatro soldados da guarda pretoriana.
No entanto, apesar de tudo isso, ele escreve em sua carta: "Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor" - Filipenses 3:1.
Por precaução, Paulo revê as noções básicas com esses crentes. A BÍBLIA é nossa salvaguarda, tanto moral como teologicamente falando. Quando a lemos individualmente ou em público, ela nos alerta para as correções que devemos fazer em nossos pensamentos, atitudes e ações.
Naquela situação, o esperado era que os Filipenses o consolassem, e não o contrário. Apesar de toda aquela provação, é Paulo quem consola os que estavam de fora: "Alegrai-vos sempre no Senhor" - Filipenses 4:4.
Parece estranho que um homem encarcerado pudesse estar pedindo a uma igreja que se regozijasse. Mas a atitude de Paulo nos ensina uma importante lição. Nossa atitude interior não precisa refletir nossas circunstâncias exteriores.
Paulo estava cheio de alegria por saber que, a despeito daquilo que lhe viesse a acontecer, JESUS CRISTO estava ao lado.E Paulo insiste por inúmeras vezes que os Filipenses deveriam estar alegres, provavelmente por ser o que estavam precisando ouvir.
É fácil nos sentirmos desencorajados perante circunstâncias desagradáveis ou tratarmos com excessiva seriedade os assuntos de menor importância.
SE VOCÊ NÃO TEM SE SENTIDO MUITO ALEGRE ULTIMAMENTE, É POSSÍVEL QUE NÃO ESTEJA CONTEMPLANDO A VIDA SOB A PERSPECTIVA CORRETA!
Nossa suprema alegria vem de CRISTO, que habita em nós. ELE está perto. Com a sua volta, gozaremos plenamente dessa suprema alegria. O SENHOR, que vive dentro de cada um de nós, cumprirá o propósito que reservou para a nossa vida.
Quem está passando pela prova e consegue dar esperanças aos que estão de fora é dotado de grande equilíbrio mental, pois possui uma alma saudável.
Em uma igreja que eu fui membro por alguns anos e foi lá que fui ungido e ordenado Presbítero (1991/1995); havia um irmão, com pouco mais de 50 anos, sofrendo de uma enfermidade degenerativa. Ele havia perdido quase todos os movimentos por causa do estágio avançado da enfermidade, e passava seus últimos momentos de vida.  Um dia, ele sentindo-se um pouco mais forte, disse: "Senhor, eu te glorifico e te exalto, pelo prazer de te servir na beleza da tua santidade". O corpo daquele homem já estava se definhando, mas a alma estava robusta na presença de Deus. Isso é evidência de uma grande saúde interior. Quando a Bíblia diz: "O ladrão vem para roubar, matar e destruir", e Jesus diz: "Eu vim para que tenham vida" (Jo. 10.10), não quer dizer apenas vida eterna, é qualidade de vida aqui. E isso tem a ver com o nosso interior.
SEGUNDO - Louvando à Deus em meio a dor.
"E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos." (Atos 16:23-26).
Paulo e Silas estavam na Macedônia quando encontraram uma jovem que estava possessa por um espírito de adivinhação. A Bíblia narra que essa moça dava muito lucro aos seus senhores. Paulo expulsou aquele espírito maligno. Quando os donos da jovem escrava viram que seu lucro iria embora, criaram uma confusão e conseguiram que eles fossem presos.
Perto da meia-noite, Paulo e Silas estavam nus, presos pelos pés, amarrados em um tronco, com as costas ardendo dos açoites que tomaram. Aparentemente, tinham todas as razões do mundo para murmurar. Estavam vivendo sob provação, passando pelo "vale escuro", e o que fizeram?
Reclamaram ou murmuraram? Não.
Eles oraram e entoaram cânticos de louvor ao Senhor. Aqueles que conseguem se comportar dessa maneira, em meio à provação, sem dúvida, são possuidores de grande saúde emocional.
Apesar desta deplorável situação, eles louvaram a DEUS, oraram e cantaram durante esta provação e os outros prisioneiros ouviram. Não importa qual seja a nossa situação, devemos louvar a DEUS. Outros podem ir a CRISTO por meio de nosso exemplo.
O livramento vem logo em seguida – leiam os versículos seguintes.. Poderão ver que houve grande salvação naquela noite; mais do que isso, DEUS providenciou a soltura deles.
TERCEIRO - Apesar das marcas que ficaram, o combate foi bom.
"Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (II Tm. 4:6-8).
Para manter-se calmo quando você for atingido ou sacudido por pessoas ou circunstâncias, não reaja precipitadamente.
Em qualquer trabalho ministerial que você venha a empreender, manter o equilíbrio pessoal ajuda a estar moralmente alerta à tentação, resistente à pressão e vigilante quando estiver desempenhando uma grande responsabilidade.
Quando o final de sua vida estava se aproximando, Paulo pode confiantemente dizer que foi fiel o seu chamado. Deste modo, ele enfrentou calmamente, sabendo que seria recompensado por CRISTO.
SEU MODO DE VIVER LHE FORNECE A CORRETA PREPARAÇÃO PARA A MORTE?
VOCÊ COMPARTILHA A CONFIANTE EXPECTATIVA DE PAULO DE ENCONTRAR-SE COM CRISTO?
A boa notícia é que a recompensa divina não é somente para os gigantes da fé, como Paulo, mas para todos os que estão esperando ansiosamente pela segunda vinda de CRISTO.
Paulo disse estas palavras para encorajar a Timóteo e a nós, de forma que, não importando quão difícil o combate possa parecer, possamos continuar lutando.
QUANDO ESTIVERMOS COM JESUS CRISTO, DESCOBIREMOS QUE VALEU A PENA.
Nero havia colocado fogo em Roma e, para amenizar uma revolta contra ele no meio do povo, precisava encontrar culpados.
A culpa recaiu sobre os cristãos, dos quais Paulo era um líder representante.
Daquela vez, Paulo tinha consciência de que não seria solto.
Ele mesmo afirmou: "O tempo da minha partida é chegado" (2 Tm. 4.6).
Trinta anos de pregação haviam se passado, ele trazia sobre seu corpo as marcas de Cristo.
Paulo sabia que seria condenado e que, em breve, a espada desceria sobre sua cabeça. 
Talvez alguma outra pessoa estaria dizendo: "Não valeu a pena, que  vida desgraçada! De que adiantou pregar o Evangelho?".
No entanto, Paulo, cheio de saúde espiritual, completa o seu trabalho aqui na terra, com palavras dignas de um herói - um herói da fé, da esperança e da confiança em Deus: "Combati o bom combate! Acabei a carreira! Guardei a fé! Só me resta receber a coroa da justiça!" (2 Tm 4.7,8). Paulo tinha saúde interior!
Embora Paulo não fosse receber a uma recompensa terrena, ele sabia que seria recompensado no céu.
A despeito daquilo que venhamos a enfrentar – o desânimo, a perseguição ou até mesmo a morte – sabemos que a nossa recompensa está em CRISTO no CÉU.

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo

Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947