domingo, 1 de julho de 2012

Uma Igreja Imitando o Modelo de CRISTO


“Uma Igreja Imitando o Modelo de CRISTO”

Pr. Jacir Ailton da Silveira – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores sob o nº C-1280
MATEUS – 28.18-20“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
                   DEUS deu a JESUS autoridade no céu e na terra, com base nesta autoridade, JESUS ordenou que seus discípulos fizessem mais discípulos, pregassem as BOAS NOVAS a todos, batizassem os que se arrependiam de seus pecados e lhes ensinassem a PALAVRA DE DEUS. Com essa mesma autoridade, JESUS ainda ordena nos ordena hoje, que evangelizemos outros e façamos deles novos discípulos de CRISTO e embaixadores do reino.
                   Quando alguém está de partida, suas últimas palavras são muito importantes. Antes de ascender aos céus, as últimas palavras de JESUS a seus discípulos foram de instrução:
1.      Eles continuavam sob a autoridade do MESTRE;
2.      Deveriam fazer mais discípulos;
3.      Deveriam batizar e ensinar os novos discípulos a obedecerem a JESUS;
4.      CRISTO estaria com eles todos os dias por intermédio do ESPÍRITO SANTO.
                   Embora nas missões anteriores JESUS tivesse enviado seus discípulos apenas aos judeus (Mateus 10.5,6“JESUS enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de israel”). A partir daquele momento a missão teria um caráter mundial.
                   JESUS é o SENHOR de toda a terra. Ele morreu pelos pecados dos povos de todas as nações. Assim devemos ir e conquistar novos discípulos (seja em nossa vizinhança ou em outros país). Evangelizar não é opção, mas uma obrigação de todos que chamam JESUS de SENHOR; é um mandamento. Não somos todos evangelistas no sentido formal da palavra, mas todos recebemos os dons necessários para ajudar a realizar essa grande obra. Ao obedecermos, temos o conforto de saber que JESUS estará sempre conosco.
                   As palavras de JESUS afirmam a realidade da TRINDADE. Algumas pessoas acusam os teólogos de terem inventado o conceito da TRINDADE e forçado a sua interpretação a partir das Escrituras. Mas, como podemos ver aqui, o próprio SENHOR JESUS CRISTO não disse para batizar “nos nomes”, mas “em nome” do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. A palavra “TRINDADE” não aparece nas Escrituras, mas descreve muito bem a natureza tríplice de DEUS que, sendo um, subsiste na pessoa do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.
                   Os discípulos deveriam batizar as pessoas porque o batismo simboliza morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em CRISTO. O batismo representa submissão a CRISTO, disposição de viver de acordo com a vontade de DEUS e identificação com o povo da Aliança de DEUS.
                   De que maneira JESUS está conosco? JESUS estava fisicamente com os discípulos até ascender aos céus; a partir de então, está presente por intermédio do ESPÍRITO SANTO (Atos 1.4 – “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do PAI, que (disse ele) de mim ouviste”). O ESPÍRITO foi enviado em cumprimento à promessa de JESUS, que disse que jamais deixaria órfãos os seus discípulos (João 14.26 – “Mas aquele CONSOLADOR, o ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”).
                   JESUS prometeu aos discípulos que o ESPÍRITO SANTO os ajudaria a lembrar-se do que ELE lhes havia ensinado. Esta promessa assegura a validade do NT. Os discípulos foram testemunhas oculares da vida e dos ensinamentos de JESUS, e o ESPÍRITO SANTO os ajudaria a lembrar-se de tudo, sem tirar-lhes as perspectivas individuais. Podemos estar certos de que os Evangelhos registram com precisão o que JESUS ensinou e fez (vejam o que está registrado em 1a. Coríntios 2.10-14). O ESPÍRITO SANTO pode ajudar-nos da mesma maneira. À medida que estudamos a Bíblia, podemos confiar que ELE plantará a verdade em nossa mente, convencer-nos-á da vontade de DEUS e alertará nas ocasiões em que nos desviarmos do caminho correto. Portanto, JESUS permanece espiritualmente conosco.
                   A Igreja existe para dar continuidade à missão que o SENHOR JESUS começou, fazendo o que ELE fez e da forma como ELE fez.
                   É preciso depender totalmente DELE, de sua GRAÇA, do seu AMOR, da sua PROVISÃO, do seu PODER... A dependência tem que ser totalmente NELE.
                   Para sermos relevantes como igreja precisamos imitar o modelo, CRISTO JESUS.
                   O tema de nossa exposição é: “UMA IGREJA IMITANDO O MODELO DE CRISTO”.
Precisamos ampliar a visão, ver como JESUS realizou seu ministério, seguir SEUS passos e SEU exemplo.
                   Precisamos repensar o papel e o ministério da Igreja em nossa sociedade, em nossa cidade, em nosso estado, em nosso país e no mundo; vamos fazer isso olhando para o ministério de JESUS.
Como igreja, dependemos apenas de CRISTO...
                   Dentre tudo o quanto o SENHOR JESUS; pregou, ensinou, realizou, promoveu; quero destacar apenas CINCO CARACTERÍSTICAS que julgo ser de suma importância para a igreja de nossos dias; não que não hajam outras de grade importância; para imitarem o MESTRE – JESUS CRISTO:
“UMA IGREJA IMITANDO O MODELO DE CRISTO” - PREGA  RECONCILIAÇÃO.

1 – JESUS pregou a reconciliação

MATEUS 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.
                   Os fariseus haviam elaborado mais de 600 leis e, frequentemente, procuravam fazer distinção das mais importantes. Um deles, um doutor, pediu a JESUS que identificasse a lei mais importante, JESUS respondeu com as citações em Deuteronômio 6.5 e Levítico 19.18, e disse que quando uma pessoa obedece a estes dois mandamentos, está obedecendo a todos os demais. Pois eles resumem os Dez Mandamentos e todas as outras leis morais do AT.
                   JESUS disse que, se realmente amarmos a DEUS e ao próximo, naturalmente estaremos obedecendo aos mandamentos. Essa é uma forma de olhar positivamente para as leis de DEUS. Ao invés de preocuparmo-nos com o que não devemos fazer, devemos concentrar-nos em tudo aquilo que podemos fazer para demonstrar nosso amor a DEUS e ao próximo.
·                    NOSSO MINISTÉRIO É DE RECONCILIAÇÃO COM DEUS
II Co. 5:18-20“Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus”.
                   Os cristãos são pessoas completamente novas em sei interior. O ESPÍRITO SANTO lhes dá uma nova vida. Sendo assim, não são mais os mesmos. Não somos reformados, reabilitados, ou reeducados – somos recriados (novas criaturas) – e passamos a viver em uma união vital com CRISTO (Colossenses 2.6,7 – “Como, pois, recebestes o SENHOR JESUS CRISTO, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças”).
                   Receber a CRISTO como SENHOR de sua vida é o início da vida cristã. Mas você deve continuar a seguir sua liderança sendo arraigado, edificado e fortalecido na fé. CRISTO quer guiá-lo e ajudá-lo em seus problemas cotidianos. Você deve viver para CRISTO:
1.    Comprometendo sua vida e submetendo sua vontade a ELE (Romanos 12.1,2);
2.    Buscando aprender DELE, de sua vida e de seus ensinos (Colossenses 3.16); e
3.    Reconhecendo o poder do ESPÍRITO SANTO em sua vida (Atos 1.8; Gálatas 5.22).
                   Quanto mais nos aproximarmos, retirando DELE a nossa força, menos seremos enganados por aqueles que falsamente reivindicam ter as respostas da vida. Se CRISTO for a nossa força, estaremos livres dos regulamentos humanos. Fuja da religião!
                   Por ocasião da conversão, não apenas viramos uma página de nossa vida velha, começamos uma nova vida sob o controle de um novo MESTRE – a reconciliação do homem com DEUS.
                   DEUS nos reconcilia consigo mesmo tirando os nossos pecados (Efésios 2.13-18) e nos torna justos diante de si. Quando confiamos em CRISTO, deixamos de ser inimigos de DEUS, e não somos mais estranhos nem estrangeiros para ELE. Por sermos reconciliados com DEUS, temos o privilégio de encorajar outros a fazerem o mesmo. Deste modo, temos, como igreja “o ministério da reconciliação”.
                   O embaixador é um representante oficial de um país em outra nação. Como crentes, somos embaixadores de CRISTO, enviado a pregar sua mensagem de reconciliação ao mundo. Um embaixador de reconciliação tem uma importante responsabilidade. Não ousamos assumir este compromisso e forma descuidada. Como você está cumprindo sua missão de ser um embaixador de CRISTO?
·                    RECONCILIAÇÃO COM AS PESSOAS
Efésios 2:14-18“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”.
                   CRISTO revelou total propensão ao pecado de gentios e de judeus, em seguida, ofereceu-lhes a salvação. Somente CRISTO pode derrubar as barreiras do preconceito, reconciliar todos os crentes e uni-los em um só corpo.
                   CRISTO derrubou todas as barreiras que as pessoas haviam construído entre eles. Como esses obstáculos foram removidos, podemos ter uma verdadeira unidade com as pessoas que são deferentes de nós. Essa é a genuína reconciliação. Por causa da morte de CRISTO, somos todos um (Efésios 2.14); e nossa hostilidade contra o próximo foi eliminada (Efésios 2.16). Todos nós podemos ter acesso ao PAI por intermédio do ESPÍRITO SANTO (Efésios 2.18); não somos mais forasteiros ou estrangeiros para DEUS (Efésios 2.19) e fomos edificados como santo templo, tendo CRISTO como nossa pedra angular (Efésios 2.20,21).
                   Existem inúmeras barreiras que podem nos separar de outros cristãos: idade, aparência, inteligência, convicção política, posição econômica, raça ou perspectiva teológica. Uma maneira de reprimir o amor de CRISTO é ser amigo somente e apenas daquelas pessoas de quem gostamos. Felizmente, CRISTO derrubou as barreiras e uniu todos os crentes em uma só família. O ESPÍRITO SANTO nos ajuda a olhar para além de qualquer obstáculo em direção à unidade que fomos convidados a desfrutar.
·                    O plano de DEUS é que a igreja faça missões, levando a mensagem de reconciliação a todas as famílias, as pessoas em todos os lugares, a todas as gentes, a todas as raças, a todas as camadas sociais, etc...
·                    Somos feitos ministros para a reconciliação das pessoas com DEUS.
·                    Somos a boca de CRISTO e a boca de CRISTO não pode ficar muda.
“UMA IGREJA IMITANDO O MODELO DE CRISTO” - PREPARA E EQUIPA LÍDERES SERVOS.

2 – JESUS equipou líderes servos

MARCOS 3:14-15“Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar; e para que tivessem autoridade de expulsar os demônios”;
                   Das centenas de pessoas que O seguiam a toda parte, JESUS escolheu doze para serem seus apóstolos. A palavra “apóstolo” significa “mensageiro ou representante autorizado”. JESUS não escolheu esses doze homens para serem seus associados e companheiros por causa da fé que possuíam; muitas vezes, esta lhes faltou. Não escolheu por causa de seus talentos e habilidades; nenhum deles se destacava por alguma habilidade fora do comum. Os discípulos tinham variada formação profissional e diferentes experiências de vida, mas, aparentemente, não apresentavam maior potencial de liderança do que os preteridos. A única característica comum que possuíam em comum era a disposição de obedecer a JESUS. Depois da ascensão de CRISTO, foram batizados com ESPÍRITO SANTO; esta plenitude os capacitou para desempenharem um importante papel no crescimento da Igreja Primitiva. Não devemos nos desqualificar para a obra de CRISTO por acharmos que não temos as credenciais esperadas; e nem deixarmos que nos convençam de que não estamos qualificados para este mister. Ser um bom discípulo significa simplesmente seguir JESUS com um coração disposto a obedecer-lhe.
                   A escolha de apenas doze homens para serem discípulos e depois apóstolos há uma razão; correspondia as 12 tribos e Israel (Mateus 19.28). ao escolher doze apóstolos, JESUS demonstrou a concord6ancia entre o antigo sistema religioso e o novo, baseado em sua mensagem. Muitas pessoas seguiam a JESUS, mas os doze apóstolos receberam um treinamento mais intenso. Constatamos o impacto exercido por esses homens nas narrativas de todo o NT.
MARCOS 10:43-45“Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.
                   O SENHOR disse a Tiago e João que a verdadeira grandeza consiste em servir os outros. Pedro ouviu esta mensagem, expandiu esta mensagem em uma carta à Igreja (1a. Pedro 5.1-4). O desejo de querer alcançar o topo é prejudicial, não trás benefício. Em vez de querer satisfazer suas necessidades, procure formas de ajudar a suprir as dos outros.
·                    LÍDERES SERVOS SÃO PARECIDOS COM JESUS
MATEUS 20.25-28“Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.
                   JESUS descreveu a liderança sob uma nova perspectiva. Ao invés de utilizarmos das pessoas, nós é quem devemos servi-las. A missão de JESUS era servir os outros e dar sua vida por eles. O verdadeiro líder tem o coração de servo. Esses lideres consideram o trabalho dos outros e entendem que não estão acima de qualquer função. Se você perceber que algo deve ser feito, não espere ser mandado. Tome a iniciativa e trabalhe como servo fiel.
                   JESUS disse muitas vezes aos seus discípulos que ELE deveria morrer, mas aqui ELE lhes explicou o motivo: para redimir todas as pessoas da escravidão do pecado e da morte. Os discípulos acreditavam que, enquanto JESUS estivesse vivo, poderia salvá-los. Mas JESUS revelou que somente sua morte poderia salvar a eles e ao mundo.
·                    LÍDERES SERVOS DÃO CONTINUIDADE AO MINISTÉRIO DE JESUS
JOÃO 20:21 – “Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós’.
                   JESUS novamente se identificou com o PAI. ELE disse aos discípulos por intermédio de quem estava realizando a sua obra. Então incumbiu-lhe a missão de anunciar as BOAS NOVAS de salvação a todo o mundo. Seja qual for a tarefa que DEUS lhe deu, lembre-se:
  1. A sua autoridade vem de DEUS; e
  2. JESUS demonstrou, por meio de palavras e ações, como realizar a obra que ELE confiou.
                   Assim como o PAI enviou JESUS, ELE agora envia os seus seguidores; você faz parte deste grupo!  Aleluia!  Aleluia!?
·                    LÍDERES SERVOS MULTIPLICAM SUA LIDERANÇA
II TIMÓTEO 2: 2 – “E o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.
                   Se a Igreja seguisse sempre esse conselho, se expandiria geometricamente; além disso, os crentes bem instruídos ensinariam outros e os comissionariam; estes, por sua vez, ensinariam ainda outras pessoas. Os discípulos precisam ser equipados para transmitir sua fé a outros; nosso trabalho não estará terminado até que os novos crentes sejam capazes de fazer outros discípulos (Efésios 4.12,13“querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do CORPO DE CRISTO, até que todos cheguemos à unidade a fé e ao conhecimento do FILHO DE DEUS, a varão perfeito, à medida da estatura completa de CRISTO”)
·                    LÍDERES SERVOS SÃO VOLUNTÁRIOS TREINANDO VOLUNTÁRIOS, POR AMOR A JESUS
JOÃO 15: 16“Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.
                   JESUS fez a primeira escolha: amar-nos e morrer por nós, para nos convidar a viver com ELE para sempre. A nossa escolha é aceitar ou rejeitar a sua oferta. Se ELE não tivesse feito a primeira escolha, não teríamos qualquer escolha a fazer!
·                    LÍDERES SERVOS NÃO SÃO EGOÍSTAS NEM EGOCÊNTRICOS; muitos na igreja começam como servos e terminam como celebridades...
·                    LÍDERES SERVOS LAVAM OS PÉS UNS DOS OUTROS, COMO FEZ JESUS
JOÃO 13: 3-5,17 – “Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido; Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes”.
                   JESUS foi exemplo de servo, e demonstrou sua atitude servil a seus discípulos. Lavar os pés dos convidados era um serviço que o criado da casa deveria realizar, quando os convidados chegassem. Mas JESUS cingiu-se com uma toalha, como os escravos mais humildes deveriam fazer, e lavou e enxugou os pés de seus discípulos. Se ELE, que era DEUS encarnado, estava disposto a servir, nós, os seus seguidores, também devemos ser dispostos a trabalhar de maneira que o glorifique.
                   Você está disposto a seguir o exemplo de JESUS sobre servir?
                   A quem você pode servir hoje?
                   Há uma bênção especial para aqueles que não apenas concordam que o serviço humilde faz parte dos ensinamentos de JESUS, mas que também seguem JESUS e praticam as mesmas obras (João 13.17).
                   JESUS não lavou os pés dos discípulos somente para ser gentil com cada um deles. Seu objetivo maior era estender sua missão na terra depois de sua partida. Estes homens deveriam ir a todas as partes do mundo para servir a DEUS, ajudando uns aos outros e a todas as pessoas a quem levassem a mensagem da salvação.
“UMA IGREJA IMITANDO O MODELO DE CRISTO” - ASSISTE AOS POBRES.

3 – JESUS assistiu os pobres

LUCAS 4:18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”.
                   JESUS citou o texto de Isaías 61.1,2. Onde o profeta comparou a libertação de Israel do exílio da Babilônia com o ano do jubileu. Mas a libertação do exílio babilônico não trouxe o que os judeus esperavam; eles ainda eram um povo conquistado e oprimido. Então, com certeza, Isaías se referiu a uma era messiânica futura. JESUS anunciou corajosamente: “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos”, mas o cumprimento da profecia ocorreu de um modo que o povo ainda não podia compreender.
·                    Há cerca de 2000 versículos na Bíblia que falam sobre os pobres... fiquem tranquilos, não vou lhes falar sobre todos eles; mas vamos ver alguns...
·                    QUEM NÃO AMA A SEU IRMÃO POBRE, NÃO AMA A DEUS
I JOÃO 3: 17 – “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?”
                   O evangelho de JESUS levanta a pessoa espiritualmente, socialmente, financeiramente, restaura a dignidade e a família...
A solução para o problema da pobreza não é o dinheiro, a solução é CRISTO e a sua igreja...
·                    COMO IGREJA SOMOS OS BRAÇOS DE CRISTO ACOLHENDO OS NECESSITADOS – OS BRAÇOS DE CRISTO NÃO ESTÃO E NUNCA DEVEM ESTAR CRUZADOS
MATEUS 25.34-40 – “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes’.
                   DEUS separará seus seguidores obedientes daqueles que são incrédulos e fingidos. A verdadeira prova de nossa crença é a maneira como agimos. Tratar todas as pessoas que encontramos como se fossem o próprio SENHOR JESUS não é uma tarefa fácil. O que fazemos aos outros demonstra o que realmente pensamos a respeito das palavras do MESTRE para nós: alimente os famintos, dê aos indigentes um lugar para abrigar, cuide dos doentes. Será que seus atos são suficientes para diferenciá-lo dos fingidos e incrédulos?
                   Não existem desculpas para negligenciarmos aqueles que possuem grandes necessidades; não podemos eximir-nos desta responsabilidade diante da Igreja e do governo. JESUS exige nosso envolvimento pessoal para ajudar a suprir as necessidades dos semelhantes (Isaías 58.7).
·                    O QUE OPRIME AO POBRE INSULTA A DEUS
MATEUS 25.41-45 – “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim”;
Provérbios 14.31 – “O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado”
                   DEUS se preocupa de modo especial com o pobre. ELE insiste que as pessoas que possuem bens materiais devem ser generosas com os necessitados. Ajudar o pobre não é apenas uma sugestão, é uma ordem que pode exigir uma mudança de atitude (Levítico 23.22; Deuteronômio 15.7,8; Salmos 113.5-9; 146.5-9; Isaías 58.7; 2a. Coríntios 9.9; Tiago 2.1-9).
·                    A FÉ SEM OBRAS É MORTA
TIAGO 2.17 – “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma”.
                   Não recebemos a nossa salvação como um pagamento por servirmos e obedecermos a DEUS. Mas tais ações mostram que o nosso compromisso com DEUS é real. Nosso serviço dedicado não é um substituto, mas uma evidência de nossa fé em CRISTO.
                   A política feita por líderes egocêntricos aumenta a opressão sobre os pobres, gerando a miséria; a política não muda as pessoas, o evangelho SIM.
“UMA IGREJA IMITANDO O MODELO DE CRISTO” - ENSINA A NOVA GERAÇÃO.

4 – JESUS ensinou a nova geração

MARCOS 10.14 – “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus”.
                   Frequentemente, JESUS era criticado e acusado de gastar muito tempo com as pessoas erradas, crianças, cobradores de impostos e pecadores (Mateus 9.11; Lucas 15.1,2; 19.7). Alguns, inclusive os discípulos, pensavam que o SENHOR deveria dedicar mais tempo aos líderes religiosos importantes e aos judeus mais devotos, porque essa seria uma forma de melhorar sua posição e evitar as críticas. Mas JESUS não precisava melhorar sua posição. Sendo DEUS, desejava falar com as pessoas que mais necessitavam DELE.
                   Para se sentirem seguras, tudo o que as crianças necessitam é de um olhar carinhoso e o afago gentil de alguém que as ame e cuide delas. Elas acreditam em nós, porque confiam, JESUS disse que as pessoas devem confiar NELE com esse mesmo tipo de fé infantil. Não temos que entender todos os mistérios do universo; é suficiente saber que DEUS nos ama e perdoa nossos pecados. Isto não quer dizer que devemos ser infantis, imaturos, mas que devemos confiar em DEUS com a simplicidade e a reciprocidade de uma criança.
·                    UM TERÇO DO MINISTÉRIO DE JESUS FOI DEDICADO AO ENSINO
MATEUS 4.23; 9.35 – “E percorria JESUS toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. 9.35E percorria JESUS todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”.
                   JESUS ensinou, pregou e curou. Estas foram as três principais atividades do seu ministério. O ensino demonstra a preocupação de JESUS com o entendimento; a pregação, com o compromisso; e a cura, com a saúde e o bem-estar das pessoas. Os milagres de cura autenticavam os ensinamentos e a pregação de JESUS, provando que ELE verdadeiramente é o MESSIAS enviado por DEUS.
                   As BOAS NOVAS sobre o Reino eram que o MESSIAS prometido e há muito tempo aguardado havia finalmente chegado. Os milagres e curas operados por ELE eram um sinal da veracidade de seus ensinamentos.
                   A igreja é o lugar onde deve ter pessoas que sejam cooperadores que saibam lidar com os problemas das pessoas. Podemos, como igreja, confortar outros e mostrar-lhes a maneira correta de viver, porque fomos ajudados em nossos problemas por DEUS e por seus discípulos (2a. Coríntios 1.3-7).
                   “JESUS ensina”; e este é o principal tema do Evangelho do SENHOR JESUS – o ensino a respeito do Reino de DEUS; deve ser o principal foco da igreja que imita o SENHOR JESUS..
·                    JESUS ENSINAVA COM AUTORIDADE
MATEUS 7.28-29“E aconteceu que concluindo JESUS este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas”.
                   Os doutores da lei (os escribas) frequentemente citavam as tradições e a autoridade destas para apoiar seus argumentos e interpretações. Mas JESUS falou com uma nova autoridade: a própria. Ele não precisou citar outra fonte, porque ELE é a PALAVRA, o VERBO VIVO (João 1.1).
                   Só tem autoridade aquele que passou pelos processos: ouvir, experimentar e praticar; sem estas 3 etapas não constitui autoridade.
·                    ENSINAR A PRÓXIMA GERAÇÃO É MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO
SALMOS 78.3-7 – “coisas que temos ouvido e sabido, e que nossos pais nos têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos; para que as soubesse a geração vindoura, os filhos que houvesse de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos, a fim de que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos”;
PROVÉRBIOS 22. 6 – “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”;
MATEUS 28.18-20 – “E, chegando-se JESUS, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do PAI , do FILHO e do ESPÍRITO SANTO; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém!”
·                    A igreja de hoje tem a missão de construir toda a educação da nova geração sobre o fundamento e sobre as palavras de JESUS CRISTO.
·                    Para seguir o modelo de CRISTO, a Igreja atual tem que: ganhar, discipular, integrar, ensinar, capacitar e enviar; esta é a missão da Igreja segundo o modelo do SENHOR JESUS CRISTO – MATEUS 28.18-20.
“UMA IGREJA IMITANDO O MODELO DE CRISTO” - PROMOVE A CURA DOS ENFERMOS.

5 – JESUS curou os enfermos

MATEUS 4:23 – “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo”;
MATEUS 9:35 – “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades”.
·                   Um terço do ministério de JESUS foi dedicado à cura dos enfermos – Mateus 8:16-17. Por meio de um único toque, JESUS curou. Ao pronunciar uma única palavra, espíritos malignos fugiram da presença DELE. JESUS tem autoridade sobre todos os poderes do mal e sobre todas as enfermidades terrenas. ELE também tem poder e autoridade para vencer o pecado. As enfermidades e o mal são as consequências de vivermos em um mundo decadente. Mas o futuro, quando DEUS remover todo o pecado, não haverá mais doenças e morte. Os milagres de cura realizados por JESUS foram uma amostra daquilo que o mundo inteiro experimentará um dia, no REINO DE DEUS.
                   DEUS nos deu um corpo e ELE quer que este corpo tenha saúde – Is. 53:4-5; I Ts. 5:23; I Pe. 2:24; Êx. 15:26; Sl. 103:3; 105:37. Um exemplo: Moisés morreu com 120 anos cheio de saúde – Dt. 34:7.
                   Cuidar e curar os enfermos é nossa responsabilidade, é missão da Igreja – Mt. 10:7-8. Um exemplo, Jhon Piper.
                   Como Igreja nós somos as mãos de CRISTO, os pés de CRISTO... os pés e as mãos de CRISTO não foram amputados.
                   Cerca de 30.000 pessoas morrem diariamente por causa de doenças graves – A IGREJA DE CRISTO TÊM A RESPOSTA.
                   Curar as feridas físicas, emocionais, psicológicas e espirituais, é missão da Igreja de CRISTO
                   A Igreja foi criada pelo SENHOR JESUS; existe hoje para dar continuidade à missão que JESUS começou, para isso, a Igreja de nossos dias precisa imitar a vida e o ministério de JESUS; fazendo o que ELE fez e da forma como ELE fez; isso só é possível por força do PODER DO ESPÍRITO SANTO.
                   Já passaram 2000 anos e daqui a 1000 anos – se o SENHOR ainda não tiver arrebatado a sua Igreja – não haverá nenhuma nação que conhecemos hoje, mas haverá a Igreja. Por isso, a Igreja de CRISTO é a esperança para o mundo, para as pessoas.
                   A política não transforma o mundo; somente o EVANGELHO pregado, ensinado, vivido pela Igreja de CRISTO – SIM.
                   A Igreja é a base para a transformação da sociedade – é na Igreja que são preservados os princípios de justiça, de amor.
                   A Igreja deve ser o centro da comunidade, tudo deve acontecer a partir da ação da Igreja; a Igreja deve influenciar a cultura, a política, a música, o ensino, o atendimento aos pobres...
                   A Igreja deve buscar ganhar, ensinar a todos sem distinção, sem acepção, sem descriminalizar.
                   A implantação e edificação do REINO DE DEUS na terra, ELE quer usar todos os disponíveis...
                   Peço a DEUS que nos dê todas as condições para que possamos colocar em prática tudo o quanto é determinado em sua PALAVRA.
                   Amém??!!!

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947