sábado, 7 de julho de 2012

CONTENTAMENTO


CONTENTAMENTO

Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores sob o nº. C-1280

“Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras trazem ao homem a inveja do seu próximo. Também isso é vaidade e aflição de espírito. O tolo cruza as suas mãos e como a sua própria carne. Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento”Eclesiastes 4:4-6
Algumas pessoas são preguiçosas; outras são viciadas em trabalho.
O preguiçoso, ao perceber a futilidade do sucesso, desperdiça seu tempo prejudicando a si mesmo e aqueles que dependem dele.
O viciado em trabalho muitas vezes é dirigido pela cobiça, pela ganância e por um desejo constante de estar à frente de todos os demais.
Os dois extremos implicam a tolice e a irresponsabilidade. É necessário trabalhar diligentemente, porém, com moderação, separando um tempo para desfrutar dos outros presentes que DEUS nos concede e percebendo que ELE é quem dá tanto as tarefas como as recompensas.
Deus tinha resgatado milagrosamente os israelitas da escravidão. Ele tinha aberto o Mar Vermelho para que eles pudessem escapar da perseguição do exército egípcio. Ele os conduziu, alimentou-os, deu-lhes água, e prometeu conquistar para eles uma terra onde manava leite e mel.
Para uma nação que poucos meses antes não tinha esperança de jamais escapar das garras dos senhores egípcios, isso era bom demais para parecer verdade. Incrivelmente, contudo, este povo constantemente resmungava e se queixava quando andavam através do deserto.
Eles nunca estavam satisfeitos com o que o Senhor tinha providenciado.
Eles até se queixavam de que o alimento que o Senhor provia era enjoativo e lhe faltava a deliciosa variedade que eles tinham lá no Egito.
Em mais de uma ocasião os israelitas desejaram voltar à terra da escravidão. De fato, uma vez até falaram do Egito como sendo a terra onde manava leite e mel e sugeriram que Moisés os estava conduzindo na direção errada (Números 16: 12-13 – “E Moisés enviou a chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos; porventura, pouco é que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares neste deserto, senão que também totalmente te assenhoreias de nós?”)
Um dos modos mais fáceis para se distanciar de DEUS é olhar para os problemas e supervalorizá-los. Foi exatamente o que fizeram Datã e Abirão, quando começaram a desejar comida e um ambiente melhor e mais agradável. Egito, o lugar de onde partiram, começou a parecer cada vez mais atraente, não pela escravidão, mas pela comida de dar “água na boca”! Datã, Abirão e seus seguidores haviam perdido a correta perspectiva por completo.
Quando tiramos os olhos de DEUS e começarmos a olhar para nós mesmos e nossos problemas, também perdemos as boas perspectivas. Maximizar os problemas pode atrapalhar nosso relacionamento com DEUS.
Não permita que as dificuldades ofusquem a direção de DEUS para a sua vida.
A constante queixa dos israelitas parece absurda. Depois de tudo o que o Senhor tinha feito por eles, deviam estar transbordantes de gratidão.
E QUANTO A NÓS?
Vivemos em algo mais substancial do que tendas e temos mais variedade em nossa dieta do que maná e codorna. O Senhor proveu um meio de sermos libertados de uma servidão muito mais devastadora do que a escravidão física do Egito. Todos nós devemos estar contentes.
"Grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes" (1 Timóteo 6:6-8).
Apesar da opressiva evidência contrária, a maioria das pessoas ainda acredita que o dinheiro traz felicidade. As pessoas ricas que almejam uma riqueza ainda maior podem estar aprisionadas em um circulo vicioso que somente termina em ruína e destruição.
COMO VOCÊ PODE SE MANTER AFASTADO DO AMOR AO DINHEIRO?
Paulo nos dá algumas diretrizes:
1 – Entenda que um dia todas as riquezas terão fim – I Tm 6: 7,17;
2 – Fique satisfeito com aquilo que possui – I Tm 6:8;
3 – Controle o que você está disposto a fazer para conseguir mais dinheiro – I Tm 6: 9,10;
4 – Ame mais as pessoas do que o dinheiro – I Tm 6:11;
5 – Ame mais as obras de DEUS do que o dinheiro – I Tm 6:11;
6 – Partilhe livremente o que você possui com as outras pessoas – I Tm 6:18.
É fundamental sempre distinguir entre necessidade e desejo. Mesmo tendo tudo o que precisamos para viver, podemos nos tornar ansiosos e descontentes apenas por querermos algumas coisas. Como Paulo, podemos escolher ficar satisfeitos sem ter tudo o que queremos. A única outra alternativa é ser escravos dos nossos desejos.
A cobiça leva a todos os tipos de males: problemas no casamento, roubo, destruição de relacionamentos, ruína social, doenças, enfermidades. Para dominar a cobiça, você deve controlá-la desde a raiz. Livre-se do desejo de ser rico – experimente contentar-se sendo próspero.
"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13:5).
COMO PODEMOS APRENDER A FICAR SATISFEITOS COM AQUILO QUE TEMOS?
Esforce-se para viver com menos, em vez de desejar mais; distribua sua abundância, em vez de acumular mais; sinta prazer pelo que você tem, em vez de ressentir-se por aquilo que gostaria de ter.
Veja o amor de DEUS expresso naquilo que ELE lhe concedeu, e lembre-se de que o dinheiro e as posses passarão.
I João 2:17 – “E o mundo passa, e sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de DEUS permanece para sempre”
Quando o nosso apego às posses é forte, é difícil acreditar que aquilo que almejamos um dia perecerá. Pode ser até mais difícil acreditar que a pessoa que faz a vontade de DEUS viverá para sempre. Mas esta era a convicção de João, baseada nos fatos da vida, morte, ressurreição, e promessas de JESUS. Saber que este mundo perverso e os nossos desejos por seus prazeres terão um fim, pode nos dar coragem para controlar a nossa cobiça, o comportamento auto-indulgente e a continuar a fazer a vontade de DEUS.
CONTENTAMENTO COM NOSSAS BÊNÇÃOS MATERIAIS
A Bíblia nos ordena que estejamos contentes com o que temos (Hebreus 13:5; Filipenses 4:11-12; Lucas 3:14). Uma falha em estar contentes leva a múltiplos problemas: queixa, aflição, inveja, ingratidão, cobiça, etc. Aqueles que não estão contentes compram coisas que não podem pagar e depois tentam conseguir uma maneira de pagar mais tarde (veja Provérbios 22:7 – “O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta”). Os descontentes acham difícil o sacrifício pela causa de Cristo porque eles se vêem "injustamente" privados. O segredo esta em aproveitar o poder de CRISTO para obter a força necessária. Então seria melhor ser escavo de alguém? De um credor, por exemplo?
SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR GRANDES NECESSIDADES OU ESTÁ DESCONTENTE POR NÃO TER O QUE DESEJA?
Se você está sempre querendo mais, peça ao SENHOR JESUS para retirar esse desejo e ensiná-lo a estar contente em todas as circunstâncias. ELE suprirá todas as suas necessidades, mas de uma forma que só ELE sabe ser a melhor para você.
Filipenses 4:19 – “O meu DEUS, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por CRISTO JESUS”.
Cuide mais das coisas de DEUS e DEUS cuidará de todas as suas necessidades.

Pensamos que há um grande problema quanto a estar contente com nosso nível de prosperidade: "Não temos o suficiente... mas se conseguíssemos um pouco mais então ficaríamos contentes". QUE MENTIRA!
Se não estou contente com o que tenho no momento, eu não ficaria contente (por mais do que um ou dois dias) com o dobro disso.
O escritor de Eclesiastes foi claro: "Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade ... Todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite" (Eclesiastes 5:10; 6:7).
Contentamento material nada tem a ver com quanto temos; se tivesse, os israelitas teriam estado contentes e também nós. O contentamento depende de nossa atitude quanto ao que temos. Em vez de querer o que não temos e não podemos ter, precisamos aprender a querer o que temos.
Há boas razões para estarmos contentes com nossa prosperidade material.
1 – É um modo de vida superior: "Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento" (Eclesiastes 4:6). Aqueles que estão sempre querendo mais tornam-se infelizes e, mesmo assim, raramente ganham o que estão buscando.
2 – Temos o suficiente. Paulo disse que alimento e roupa eram tudo o que precisávamos (1 Timóteo 6:6-8). É verdadeiramente notável quantas coisas algumas pessoas esperam da vida. Pensamos que merecemos todas as coisas que estamos buscando? Quando nos compararmos com alguém como Paulo, ou como os israelitas no deserto, devemos envergonhar-nos de nossa insatisfação e estar determinados a apreciar e ser gratos pelas coisas que o Senhor nos tem dado.
3 – Uma falta de contentamento é uma manifestação de cobiça, que é uma forma de idolatria (Hebreus 13:5; Efésios 5:5). Não estamos contentes porque temos desejos insatisfeitos, e os temos porque somos gananciosos.
4 – Quando Deus está conosco, nada mais é importante (Hebreus 13:5-6). Pensaríamos que é absurdo se um homem que acabasse de ganhar um milhão de reais se irritasse por ter sido enganado em uns poucos reais, ou se irritasse muito por causa de qualquer coisa. A grande bênção de receber tanto dinheiro deveria tender a fazer com que outras frustrações se reduzissem a nada.
Ter Cristo é muito mais do que ter um milhão de reais. Devemos estar contentes com ele, contentes até mesmo só com ele.
CONTENTAMENTO COM LIMITAÇÕES PESSOAIS
Todos os homens têm certas limitações pessoais. Elas podem ser limitações de capacidade, de educação, de ambiente, etc. Precisamos não permitir que estas limitações nos causem descontentamento. Em 2 Coríntios 12, Paulo sentia um doloroso espinho em sua carne. A natureza exata do espinho de Paulo é desconhecida, e como resultado, ela serve de excelente modelo para qualquer situação penosa que enfrentemos.
Paulo orou três vezes para que o Senhor tirasse o espinho, mas o Senhor respondeu: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:9-10). Paulo reagiu adequadamente. Afinal, o Senhor em sua providência governa o universo. Se ele permite que alguma limitação pessoal nos aflija e lhe pedimos que a tire de nós e ele não tira, então precisamos nos lembrar de que o propósito de Deus é superior ao nosso.

O descontentamento com limitações pessoais leva a muitos erros. O homem com um talento, em Mateus 25, usou sua incapacidade como desculpa para não servir em nada ao senhor. Muitos pensam que se não podem fazer alguma grande coisa para o Senhor, não podem fazer nada mesmo. Alguns permitem que deficiências pessoais os levem a justificar seus pecados. Eles se sentem como se suas circunstâncias limitadas façam deles exceções para os mandamentos do Senhor.
Outros sentem-se tristes consigo mesmos e murmuram e se queixam. Algumas pessoas até se tornam invejosas de outras que não têm a limitação com a qual elas sofrem. Mas desde que o Senhor é responsável por governar o universo, eu deveria estar contente e regozijar-me em qualquer situação, sabendo que ele é mais sábio do que eu.
CONTENTAMENTO EM NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS
Deus permite que os cristãos passem por circunstâncias frustrantes. Quando Paulo escreveu Filipenses 4:11-12 ele estava na prisão, e tinha estado por muitos anos. Mas ouça o que ele disse: "Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez".
A prisão deve ter sido terrivelmente frustrante para um homem que passou sua vida viajando para visitar os irmãos e para desbravar novos territórios para o evangelho. Não obstante, ele declarava que sua prisão tinha feito o evangelho progredir ainda mais (veja Filipenses 1:12-20 para pormenores). Onde estivermos, podemos servir o Senhor. Precisamos nunca usar nosso ambiente como desculpa para o pecado.
A mais baixa classe social do Império Romano era a dos escravos. É difícil para nós que conhecemos somente uma vida de liberdade imaginar como seria degradante existir como propriedade pessoal de alguém. Contudo, Paulo escreveu: "Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade" (1 Coríntios 7:21).
Não é que devemos evitar tirar vantagem de oportunidades para melhorar nossas circunstâncias, mas sim que, quando isto não pode ser feito, não devemos nos afligir por isso. Afinal, o Senhor precisa de bons escravos cristãos. Lembrar o domínio soberano do Senhor deve ajudar-nos a descansar nele e deixar de atormentar-nos pelas limitações causadas por nossas circunstâncias (veja Romanos 8:28).
EVITAR O CONTENTAMENTO ESPIRITUAL
Há uma área na qual o contentamento precisa ser evitado: É NAS COISAS ESPIRITUAIS.
Quando a igreja de Laodicéia decidiu sentar-se e descansar porque pensava que tinha tudo (Apocalipse 3:14-22), ISSO ERA UM ENGANO TERRÍVEL!
Laodicéia era a mais rica das sete cidades, conhecida por seu sistema bancário, manufatura de lã e uma escola de medicina que produzia ungüento para os olhos. Mas a cidade sempre tinha enfrentado problemas com o fornecimento de água. Em certa ocasião construíram um aqueduto para transportar água até a cidade, a partir das nascentes de água quente. Mas, no momento em que a água chegava, ela não estava nem quente, nem agradávelmente fraca – estava apenas morna. A igreja ali havia se tornado uma comunidade tão branda como a água tépida que servia à cidade.
A igreja em Laodicéia havia se transformado em uma comunidade tíbia, portanto, insípida e repugnante. Seus crentes não adotavam uma posição definida, e a indiferença os levava à ociosidade e à preguiça. Ao negligenciar seu serviço a CRISTO, havia se tornado rígida e presunçosa, e estava se autodestruindo.
Não existe nada pior do que um cristão indiferente, nominal e que se julga auto-suficiente. Não tome a decisão de servir a DEUS parcialmente. Deixe CRISTO incendiar sua fé e levá-lo a tomar uma posição.
Alguns crentes entendem que ter muitas posses materiais representa um sinal de bênção espiritual da parte de DEUS. Laodicéia era uma cidade abastada e a igreja ali era igualmente rica. Aquilo que seus moradores podiam ver e comprar havia se tornado mais valioso para eles que o invisível e o eterno. Riqueza, luxo e bem-estar levam as pessoas a se sentir confiantes, satisfeitas e acomodadas.
Não importa o que você possua, ou quanto dinheiro seja capaz de ganhar, você nada terá, verdadeiramente, se não tiver um relacionamento vital com CRISTO.
De que maneira seu nível atual de recursos está afetando seu desejo espiritual?
Em vez de centrar sua vida principalmente no conforto e no luxo, busque a verdadeira riqueza que existe em CRISTO.
Laodicéia era conhecida por sua imensa riqueza. CRISTO disse a seus moradores que era DELE que deveriam comprar o seu ouro (verdadeiros tesouros espirituais). A cidade tinha porgulho de seus tecidos e de sua indústria de tintura. CRISTO disse que deveriam comprar DELE as vestes brancas (sua justiça).
Laodicéia se orgulhava de seu precioso ungüento que curava muitos problemas nos olhos. CRISTO lhes disse que deveriam comprar DELE o colírio que ira curar seus olhos, para que pudessem ver a verdade (Jo. 9.39). CRISTO estava mostrando a essas pessoas que o verdadeiro valor não se encontra nas posses materiais, mas em um correto relacionamento com DEUS. Suas posses e realizações eram totalmente insignificantes quando comparadas a um perpétuo futuro no REINO DE CRISTO.
DEUS iria castigar essa igreja se Lea não abandonasse sua atitude de indiferença em relação a ELE. Quando DEUS castiga, seu propósito é trazer as pessoas de volta a si.
Será que sua devoção a DEUS também está morna?
DEUS poderá castigá-lo a fim de fazê-lo deixar essa atitude de descaso, mas ELE faz uso apenas de uma carinhosa punição. Você pode evitar a punição divina aproximando-se de DEUS através da confissão, do serviço, da adoração e do estudo de sua Palavra. Assim como a chama do amor pode ser reacesa no matrimônio, e ESPÍRITO SANTO também poderá reacender nosso zelo por DEUS quando permitimos que ELE trabalhe em nosso coração.
A igreja em Laodicéia era complacente e rica. Seus membros se sentiam muito satisfeitos, embora não tivessem a presença de CRISTO entre eles. CRISTO bateu na porta do seu coração, mas estavam tão ocupados gozando os prazeres mundanos que não notaram que ELE queria entrar. Os prazeres desse mundo – dinheiro, segurança, posses materiais – podem ser perigosos porque sua temporária satisfação nos torna indiferentes à oferta divina de uma eterna satisfação.
Se você se sente indiferente em relação à igreja, a DEUS ou à Bíblia, é porque já começou a cercear a presença de DEUS em sua vida. Deixe as portar de seu coração sempre abertas para ELE, e não precisará se preocupar em saber se ELE está ou não batendo. Deixá-lo entrar será sua única esperança de alcançar uma realização eterna.
O contentamento espiritual é um sintoma de orgulho (Lucas 18:11-13 – “O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador!”).
O fariseu não foi ao templo para orar a DEUS, mas para anunciar a bondade a todos quantos pudessem ouvir. No entanto, o cobrador de imposto foi para reconhecer seus pecados e clamar a DEUS por misericórdia. A hipocrisia é perigosa. Leva ao orgulho, faz com que uma pessoa menospreze as outras e a impede de aprender algo com DEUS. A oração do cobrador de impostos deve ser a nossa, porque todos nós precisamos da misericórdia de DEUS todos os dias.
Não permita que o orgulho por suas conquistas o afastem de DEUS!
O homem com a atitude adequada sempre se verá ainda longe da meta e estará constantemente redobrando seus esforços para crescer (Filipenses 3:12-14 – “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”.
Paulo disse que seu objetivo era conhecer a CRISTO, ser semelhante a CRISTO e ser tudo que CRISTO pretendia que ele fosse. Esse objetivo consumia todas as suas energias. Esse é um, excelente exemplo para nós. Não devemos deixar que coisa alguma desvie nossos olhos de nosso objetivo – conhecer a CRISTO. Com dedicação e a determinação de um atleta em treinamento, devemos deixar de lado o que for pernicioso e abandonar tudo aquilo que possa desviar nossa atenção a fim de sermos cristãos eficientes.
O que o detém?
2 Pedro 3:18 – “antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade”).
Este é o melhor caminho para discernir o falso ensino. Não importa onde estejamos em nossa jornada espiritual, não importa quão maduro sejamos em relação à nossa fé, o mundo pecador sempre a desafiará. Ainda temos que crescer muito. A cada dia precisamos nos aproximar de CRISTO, para estarmos preparados para sustentar a verdade em qualquer e todas as circunstâncias.
ESTAMOS CONTENTES?
Os israelitas, no deserto, deviam ter apreciado tanto as bênçãos do Senhor que nenhuma queixa jamais passasse por seus lábios. Em vez disso, desejavam sempre mais e mais e logo ficaram chateados com o Senhor.
Nós que vivemos melhor que numa tenda, comendo mais do que maná, e tendo água boa todos os dias, temos ainda menos razão para murmurar.
ESTAMOS CONTENTES?

Amém!!!

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947