segunda-feira, 9 de julho de 2012

SUPERFICIALIDADE – UM GRANDE PERIGO

SUPERFICIALIDADE – UM GRANDE PERIGO
 
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores sob nº C-1280
Ministrada no dia 08/07/2012 na ICVV de Prudentópolis
 
Marcos 14: 51-52 – “E um jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe as mãos, mas ele, largando o lençol, fugiu nu”.
Este texto é único nas Escrituras Sagradas, a narração é de João Marcos, foi escrito por volta dos anos 55 a 65 d.C.; João Marcos não era um dos discípulos de JESUS; mas há grande chance de ser um dos bons seguidores de JESUS. Nasceu por volta do ano 14 d.C.. Há indicações que era ele o jovem com os pães e os peixes da grande multiplicação feita por JESUS no ano 29 d.C.. O Evangelho segundo Marcos é o primeiro dos evangelhos escritos; os demais foram escritos depois – O de Mateus entre os anos 60 e 65 d.C., o de Lucas por volta do ano 60 d.C. e o de João por volta dos anos 85 a 90 d.C..
Alguns estudiosos da Bíblia creem que esse jovem pode ter sido João Marcos, o escritor deste Evangelho, pois o episódio não foi mencionado em nenhum outro. Alguns dizem que era Lázaro, outros um jovem governante rico.
Lençóis eram feitos de linho, com o qual os mortos eram sepultados, e que algumas pessoas usavam como um robe à noite.
O contexto aqui é o seguinte:
Jerusalém estava numa agitação imensa, era a festa da Páscoa, a cidade estava alvoroçada, o Sinédrio estava trabalhando nos bastidores, urdindo, tramando a morte de JESUS CRISTO. O Filho de DEUS já havia no cenáculo dado as últimas instruções a seus discípulos, já havia instituído a ceia, e já havia descido naquela noite do cenáculo para o jardim do Getsêmani.
Getsêmani significa: “LOCAL DA PRENSA DO AZEITE” ou “PRENSA DE AZEITE”.
Naquele jardim JESUS trava a maior de todas as batalhas, uma batalha de sangrento suor, quando ELE se prostra por três vezes diante do PAI em agonia de morte, com a sua alma aflita, entregando-se à vontade do PAI. Diz a Bíblia que essa luta foi tão grande que JESUS chorou com fortes clamores e lágrimas, que JESUS suou sangue, e que JESUS levanta-se de seus joelhos consolado por um anjo de DEUS para enfrentar a prisão, para enfrentar o escárnio, para enfrentar a cruz, para enfrentar a morte.
Neste momento, quando os discípulos de JESUS estão dormindo no meio da peleja, da batalha, Judas lidera a turba fortemente armada, que entra naquela noite no jardim do Getsêmani para prender JESUS.
Judas recebeu um contingente de policiais e soldados – conforme registrado em João 18:3 – Tendo pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes, e armas”, a fim de prender JESUS e levá-lo ao tribunal religioso – o Sinédrio, para ser julgado. Os líderes religiosos haviam emitido um mandado de prisão contra JESUS, e Judas seria o acusador.
Pedro num lampejo de coragem carnal pega a sua espada e corta a orelha de um soldado.
De acordo com o texto em João 18:10 – “Então, Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco”. Em Lucas 22: 51 está registrado que JESUS imediatamente curou a orelha do soldado e impediu que houvesse mais derramamento de sangue. JESUS o repreende por esta ação, então lançam mãos em JESUS e o prendem.
Porque havia chegado a SUA hora. Momentos antes os discípulos haviam jurado que nunca abandonariam JESUS – Marcos 14:31 – “... Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também”. Os discípulos de JESUS fugiram, a multidão alvoroçada sob o tropel de cavalos e soldados, o barulho ensurdecedor da multidão que caminham para ver a cena da prisão de JESUS está acontecendo naquela noite.
E nesse momento, diz a Bíblia, que um jovem, dentro da sua casa, dentro do seu quarto, escuta o barulho – o alvoroço, e quer saber o que está acontecendo; movido pela curiosidade, não tendo tempo para se vestir, ele se enrola em um lençol, e sai para o meio da multidão para ver o que estava acontecendo.
Este jovem é emblemático, nós não sabemos quem é este jovem, a Bíblia não nos dá o seu nome; mas o fato dele vestir-se com um lençol, se misturar no meio da multidão que está levando JESUS; sugere-nos algumas lições curiosas; porque houve um momento em que alguém lançou mão dele, e quando o agarrou, ele não tinha roupa; só tinha um lençol.
Ele fugiu nu envergonhado, cheio de opróbrio no meio daquela multidão.
O QUE É QUE ESTE FATO NOS ENSINA?
1 – A primeira lição que este texto nos ensina é: O PERIGO DA SUPERFICIALIDADE
Lençol não é roupa, embora cubra o corpo não tem costura, não tem vínculo, não tem cinto, não tem nada que prende o lençol ao corpo. O que significa isso?
Tem muita gente que está entrando em meio à multidão que está seguindo a JESUS, mas sem vínculo, sem aliança, sem compromisso. Gente que está apenas sendo movida pela curiosidade, que está lá somente para ver o que está acontecendo, só para saber das últimas novidades; talvez apenas com um olhar crítico, mais sem qualquer compromisso com o SENHOR JESUS e com a sua Igreja. Muitas pessoas em nossos dias estão se vestindo com um lençol da superficialidade.
2 – Este texto nos ensina o perigo do: PRAGMATÍSMO
Aquele moço deve ter pensado o seguinte:
Bom, é de noite, ninguém vai notar que eu estou envolto em um lençol. Vai funcionar, vai dar certo, eu vou cumprir o meu propósito, eu vou lá para ver o que está acontecendo, e eu vou voltar para a minha casa; eu não tenho compromisso com tudo isso que está acontecendo, eu só quero ver o que está acontecendo; eu não sou um seguidor desse JESUS, eu sou apenas um expectador, só quero ver o que está acontecendo; se vai funcionar, então está ótimo. Se vai dar certo OK.... Está resolvido...
Parece que hoje o pragmatismo tem sido uma filosofia que governa a maioria das pessoas; as pessoas em nossos dias não estão interessadas em verdade, elas estão interessadas naquilo que funciona, naquilo que dá certo. Elas não perguntam: É certo?Elas perguntam: Dá certo? Elas não perguntam se este modelo é certo, é fiel, é verdadeiro. A pergunta da nossa sociedade é: DÁ RESULTADO?
Notem vocês que há algumas pessoas e igrejas caminhando por este caminho. Mudam a verdade, tiram a essência, não pregam e nem vivem mais o evangelho; não pregam e não vivem mais a verdade; pregam o que o povo quer. Entregam o que o povo gosta. A igreja hoje está transformando-se num grande supermercado; com muitas prateleiras, com muitos produtos, o freguês é quem determina.
Os bancos estão mandando no púlpito: O que o povo quer? O que é que o povo gosta? O que é que o povo prefere? Os pastores têm dado o que o povo deseja, são pragmáticos; mais este com certeza não é o evangelho de JESUS CRISTO.
Um seguidor de CRISTO não pode vestir-se com um lençol; não pode apenas procurar aquilo que funciona que dá certo, aquilo que produz resultados. Esta foi a mentalidade deste jovem.
3 – Este texto nos fala da: FALTA DE COMPROMISSO
Talvez aquele moço pensasse assim: Eu vou pular da minha cama, me enrolar em um lençol; só vou ver rapidamente o que está acontecendo e depois retornarei novamente para a minha cama, volto para o meu quarto para o meu aconchego.
Note como isso está acontecendo no meio da juventude hoje; até já estabeleceu um termo para isso “FICAR” – Ficar é: fornicação = pecado. Quantos rapazes, quantas moças vão para uma festa e ficam; com um rapaz hoje, com outro rapaz amanhã; com uma moça hoje, com outra moça amanhã. Há pessoas que vão para uma festa e ficam com dois, três rapazes numa mesma noite; com duas, três moças na mesma noite. Não tem compromisso, não tem aliança, não tem fidelidade, não tem perseverança.
Quantas pessoas estão ficando com JESUS também; ficam com JESUS numa noite de louvor, ficam com JESUS numa programação especial, ficam com JESUS num acampamento, numa conferência, num congresso; mais quando voltam para casa, não têm mais compromisso, não têm mais aliança, não têm mais integridade no relacionamento. Estão vestindo-se com um lençol.
4 – Vestirem-se com um lençol é: EXTREMAMENTE PERIGOSO
Porque o lençol é absolutamente vulnerável. Quando alguém lançou a mão naquele rapaz, ele não tinha como se proteger; porque se ele fosse tentar se defender o lençol cairia. E foi exatamente isso o que aconteceu.
Tem muitas pessoas seguindo a JESUS vestindo-se com um lençol; elas não podem se proteger; elas estão vulneráveis; elas estão sujeitas a um ataque repentino; e elas não têm cinturão; elas não têm costura; elas não têm vínculos que possa protegê-las. Vestir-se com lençol não é seguro. NÃO É SEGURO.
Há muitas pessoas que estão na igreja, mas estão perdidas. Estão na igreja e não conhecem a JESUS. Estão na igreja, mas são apenas curiosos. Estão na igreja apenas para assistir o que está acontecendo. Elas estão querendo apenas ficar perto de JESUS apenas para ver algum fato extraordinário. Apenas para assistir uma sena empolgante. Apenas para se misturar no meio da multidão. Mas elas não conhecem a JESUS.
Elas não têm compromisso com JESUS. Na hora da batalha, na hora da prova, na hora em que precisa definir a quem está seguindo, por que está seguindo; elas não têm como se proteger. Quando elas tentar se defender, esse lençol irá cair. Por que elas não têm como se defender diante de um ataque.
A grande pergunta é: QUE TIPO DE SEGUIDOR DE CRISTO VOCÊ É?
Você é apenas curioso? Você é apenas um expectador? Você apenas está no meio da multidão? Você apenas tem o seu nome em um rol de membros de uma igreja? Você é apenas um aluno na escola bíblica da sua igreja? Você é apenas mais um que está reunindo com os jovens ou com os casais da sua igreja? Você está apenas vestido com um lençol?
Você apenas tem compromissos superficiais e epidérmicos, apenas por que funciona, por que é bom, por que dá ibope, por que isso trás algum benefício, isso dá alguma vantagem para você?
Fazer isso é correr o risco de vestir-se com um lençol!
5 - Mas finalmente, eu penso que vestir-se com um lençol: É A MESMA COISA QUE COLOCAR UMA MÁSCARA.
Era noite, as pessoas talvez não tivessem tanto discernimento para distinguir verdadeiramente o que era uma roupa verdadeira e o que era um lençol. Na verdade, aquele lençol era uma máscara. Aquele moço estava tentando esconder-se atrás daquele lençol. E não é seguro, é verdadeiramente arriscado você usar uma máscara.
Você aparentar ser um seguidor de JESUS e não ser um seguidor de JESUS. Você aparentar ser um seguidor de JESUS e ser apenas um seguidor de longe. Um espectador, um curioso. Porque máscara, por mais firme que ela seja afivelada, ela não se firma, não se encaixa.
Uma hora a máscara cai. Uma hora você fica em uma situação de constrangimento. Uma hora você não terá segurança para posicionar-se e assegurar-se como um verdadeiro discípulo do SENHOR JESUS.
Escutei uma história certa feita, que é muito engraçada:
Era um comerciante que abriu o seu comércio e ele se preparava todos os dias para receber o seu primeiro cliente; ele chegava no seu estabelecimento todos os dias e arrumava tudo no lugar e ficava pronto para atender o seu primeiro cliente. Quando chega alguém e ele mais do que depressa toma o telefone; a fim de impressionar o seu primeiro cliente; e começa a falar empolgadamente com alguém que supostamente estaria na outra ponta da linha; discorria que a empresa dele era a mais pontual nas entregas, que os seus produtos eram os melhores produtos já ofertados em sua região; e blá... blá... blá... Quando desligou o telefone prontamente atende o seu cliente que havia chegado; sim, em que posso lhe ser útil; o suposto cliente lhe responde: não estou entendendo! Pois não, o que o Senhor não está entendendo? É que eu sou funcionário da empresa de telefone e vim aqui para ligar o seu telefone porque o seu telefone está desligado. Máscaras não funcionam.  A máscara caiu; a mentira apareceu; aquele comerciante sentiu-se extremamente desconfortável e constrangido; porque a máscara acabava de cair.
Usar máscara não é seguro. Você precisa ser íntegro. Você precisa ser sincero. Você não pode vestir-se com um lençol. Não é seguro vestir-se com um lençol. Aquele moço no meio daquela multidão ele teve o seu lençol arrancado e ele fugiu nu envergonhado carregado de opróbrio.
Esta é uma verdade, esta é uma lição para você e para mim. Não seja apenas um seguidor superficial, apenas porque todo mundo está fazendo; porque ninguém vai notar você no meio da multidão. Tenha compromisso com JESUS. Tenha aliança com JESUS. Ande com ELE como discípulo verdadeiro.
Como alguém que o conheça, que o ame, que vai fazer da sua vida uma caminhada bonita, fiel, íntegra com o Filho de DEUS.
Em Malaquias 4.2-3 – Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos”.



No Dia do SENHOR, a ira de DEUS em relação aos ímpios queimará como uma fornalha – Malaquias 4.1 – “Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo”.  Mas ele será como o calor curativo do sol para aqueles que o amam e lhe obedecem.
João Batista profetizou que, com a vinda de JESUS, a aurora estava prestes a romper com luz para aqueles que se encontravam nas trevas do pecado.
Em Isaías 60.20 e Apocalipse 21.23-24 aprendemos que nenhuma luz será necessária na Cidade Santa de DEUS, porque o próprio DEUS será a Luz.
No Salmos 40.8 – “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”. JESUS manifestou o mesmo sentimento pela obediência e pelo serviço a DEUS (João 4.34 e 5.30). ELE veio como os profetas previram, proclamou as boas novas de justiça e perdão de DEUS aos pecadores.

Amém!!!


Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947