domingo, 8 de setembro de 2013

SALVAÇÃO - Graça de DEUS para o homem



SALVAÇÃO – Graça de DEUS para o homem



A razão principal de Cristo tornar-Se mediador foi por causa do amor do Pai.

O qual escolheu salvar um número incontável de pessoas mediante o derramamento do sangue de Cristo.

E eles são santificados pelo Espírito.

(II Tessalonicenses 2:13 – Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade”;

Efésios 1:4-9 – Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. não vem das obras, para que ninguém se glorie”).

Paulo ensinava constantemente que a salvação começa e termina com DEUS. Não podemos fazer nada para sermos salvos por nossos próprios méritos – devemos aceitar o presente de DEUS, que é a salvação – Efésios 1.4 – como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”.

O apóstolo menciona que DEUS “nossa elegeu” para intencionalmente enfatizar que a salvação depende totalmente DELE. Não  somos salvos porque mereçamos, mas porque DEUS é bondoso e graciosamente nos oferece a salvação. Não podemos influenciar sua decisão de nos salvar; ELE nos salva de acordo com o seu plano. Portanto, não existe nenhuma maneira de recebermos crédito pela nossa salvação ou de nos orgulharmos dela. Esse plano originou da mente atemporal de DEUS, muito antes de existirmos.

É difícil compreender como DEUS poderia nos aceitar, mas, por causa de CRISTO, tornamo-nos santos e irrepreensíveis aos olhos divinos. DEUS nos escolheu. Por pertencermos a ELE por intermédio de JESUS CRISTO, somos considerados como se nunca houvéssemos pecado. Tudo que podemos fazer é expressar nosso agradecimento por esse maravilhoso amor. Não há nenhum outro caminho para recebermos o perdão dos pecados. Paulo está encorajando os crentes tessalonicenses e a todos nós lembrando-os e a nós de que fomos escolhidos por DEUS desde o princípio.

A santificação é o processo de crescimento cristão através do qual o ESPÍRITO SANTO nos torna semelhantes a CRISTO – Romanos 8.29-30 – Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou”. O objeto final de DEUS é tornar-nos semelhantes a CRISTO (I João 3.2 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos”. A vida cristã é um processo no qual nos tornamos cada vez mais semelhantes a CRISTO. Este processo não estará completo até que vejamos a CRISTO face a face, mas saber que este é o nosso destino final deve nos motivar à purificação pessoal. Manter-se puro significa manter-se moralmente correto, livre da corrupção do pecado. DEUS também nos purifica, mas existe uma parte que devemos fazer para permanecermos moralmente adequados à purificação de DEUS).

À medida que nos tornamos mais parecidos com CRISTO, descobrimos nosso “eu” verdadeiro e o tipo de pessoa que DEUS quer que sejamos. Como podemos tornar-nos semelhantes a CRISTO? Lendo e meditando na Palavra de DEUS, estudando a vida terrena de JESUS relatada nos Evangelhos, dedicando tempo à oração, enchendo-nos do ESPÍRITO SANTO e fazendo a obra de DEUS neste mundo. Alguns acreditam que DEUS escolheu certas pessoas antes do início do mundo, para que recebessem sua dádiva da salvação.

Para sustentar essa ideia, indicam textos, como o de Efésios 1.11 – [...] predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade”. Quando na verdade, este texto nos mostra que o propósito de DEUS é oferecer salvação ao mundo. Exatamente como havia planejado há muito tempo. DEUS é soberano; ELE está no comando de tudo. Quando sua vida parecer um caos, apoie-se nessa verdade: JESUS é SENHOR, e DEUS tudo governa, SEU propósito de salvá-lo não pode ser contrariado, não importa o mal que satanás possa causar. Outros alegam que DEUS sabia quem lhe responderia positivamente, e sobre estes colocou sua marca. No entanto, a única coisa bastante evidente em todos esses textos é que o propósito de DEUS para as pessoas não foi uma decisão tardia, mas um plano estabelecido antes da fundação do mundo.

As pessoas têm a obrigação de servir e honrar a DEUS. Se você crê em CRISTO, pode regozijar-se pelo fato de que DEUS sempre o conheceu. O amor de DEUS é eterno, sua sabedoria e seu poder são supremos. ELE o guiará e protegerá até o dia em que você estiver diante da face DELE. Ser chamado significa ser intimado ou convidado para algo. Como cristãos, somos chamados por DEUS para nos tornarmos semelhantes a CRISTO (Romanos 8.29). Este é um processo gradual e vitalício que será completado quando contemplarmos a CRISTO face a face (I João 3.2). Ser “digno” deste chamado significa querer e procurar fazer o que é correto e bom (assim como CRISTO faria). Ainda não somos perfeitos, mas estamos nos movendo nesta direção à medida que DEUS trabalha em nossa vida.

I Coríntios 13.12 – Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido”. Paulo ofereceu um vislumbre do futuro para nos dar esperança de que um dia seremos completos quando virmos a DEUS face a face. Essa verdade deve fortalecer a nossa fé. Não temos todas as respostas agora, mas um dia as teremos. Um dia veremos CRISTO pessoalmente e seremos capazes de enxergar sob a perspectiva de DEUS.

Filipenses 3.20.21 – “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas”. Da mesma forma nós cristãos um dia gozaremos de todos os privilégios especiais de nossa cidadania celestial porque pertencemos a CRISTO. Não devemos nos prender tanto a essa vida a ponto de ficarmos tristes pela volta de CRISTO. Entretanto, os corpos que receberemos depois da morte serão tão glorioso quanto o corpo ressuscitado do SENHOR JESUS CRISTO. Aqueles que lutam com a dor, as limitações, defeitos físicos ou incapacidades podem ter uma maravilhosa esperança na ressurreição.

I Timóteo 5.22 – A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”. Paulo nos diz que a igreja nunca deve se precipitar na escolha de seus líderes, especialmente tratando-se de pastor, porque pode agir de modo complacente em relação a sérios problemas ou pecados. É uma séria responsabilidade escolher os líderes da igreja.

Tiago 4.8 – Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações”. Como você pode aproximar-se de DEUS? Tiago menciona cinco maneiras:

  1. Humilhe-se diante de DEUS (Tiago 4.7a – Sujeitai-vos, pois, a Deus [...]); submeta-se à sua autoridade e vontade, comprometa sua vida com ELE e com o seu controle, e esteja disposto a segui-lo.
  2. Resista ao diabo (Tiago 4.7b – “[...]Mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”). Não permita que satanás o tente e seduza.
  3. Limpe suas mãos e purifique o seu coração – isto é, viva uma vida pura (Tiago 4.8 – “Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.”). Seja limpo do pecado, substituindo o seu desejo de pecar pelo desejo de experimentar a pureza de DEUS.
  4. Sinta tristeza e profundo pesar pelos seus pecados (Tiago 4.9 – “Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza”). Não tenha medo de expressar uma profunda tristeza pelo que você fez.
  5. Humilhe-se diante do SENHOR, e ELE o exaltará (Tiago 4.10 – “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” e I Pedro 5.6 – “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”). Humilhar-se perante o SENHOR significa reconhecer que o nosso valor vem somente de DEUS. Ser humilde envolve apoiarmo-nos em seu poder e em sua direção, e não em seguirmos a nossa própria maneira independente. Embora não mereçamos o favor de DEUS, ELE quer nos exaltar e nos dar valor e dignidade, apesar de nossa negligência humana.

Frequentemente nos preocupamos com a manutenção de nossa posição e condição social, esperando receber algum tipo de reconhecimento pelo que fazemos. Mas Pedro nos aconselha a lembrar que o reconhecimento de DEUS é mais importante do que o louvor humano. DEUS pode e está disposto a nos abençoar de acordo com o seu cronograma. Obedeça humildemente a DEUS a despeito das circunstâncias presentes e, assim, ELE o honrará conforme o tempo DELE – nesta vida ou na próxima, quando estivermos face a face com ELE.

I Pedro 1.22 – “Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros”. O amor sincero envolve a doação abnegada; uma pessoa egocêntrica não pode amar verdadeiramente. O amor e o perdão de DEUS nos libertam para que não olhemos apenas para nós mesmos, e sim para as necessidades dos outros. Ao sacrificar sua vida, CRISTO nos mostrou que verdadeiramente ELE nos ama. Você pode amar as pessoas seguindo o exemplo de CRISTO doando-se em sacrifício por elas.

Desde que Deus é amor, qualquer comunicação que se estabeleça entre Ele e Seu povo há de ser em amor. I João 4:8-9,16 – “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele”. Todos acreditam que o amor é importante, mas o amor é normalmente considerado como um sentimento.

Na verdade, é uma escolha e uma ação, como demonstra em I Coríntios 13.4-7 – O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”; nossa sociedade confunde o amor e a luxúria. Ao contrário da luxúria, o amor de DEUS é dirigido exteriormente, às outras pessoas, e não interiormente, a nós mesmos. É totalmente desinteressado. Esse tipo de amor é contrário às nossas inclinações naturais. É impossível ter esse amor a menos que DEUS nos ajude a colocar nossos próprios desejos naturais de lado, de forma que possamos amar e não esperar nada em troca.

Desse modo, quanto mais nos tornamos semelhantes a CRISTO, mais amor mostraremos para com os outros. O amor faz com que nossas ações e dons sejam úteis. Embora as pessoas tenham diferentes dons, o amor está disponível a todos. DEUS é a fonte de nosso amor: ELE nos amou o suficiente para sacrificar seu FILHO por nós. JESUS é nosso exemplo do que significa amar; todas as coisas que ELE fez em sua vida e morte devem ser consideradas supremas demonstrações de amor.

O ESPÍRITO SANTO nos dá o poder de amar (Romanos 5.5 – e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Os três membros da Trindade estão envolvidos na salvação. O PAI nos amou tanto que enviou seu FILHO para preencher a lacuna existente entre nós e ELE – João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. O PAI e o FILHO enviaram o ESPÍRITO SANTO para encher nossa vida de amor e capacitar-nos para viver pelo seu poder – Atos 1.8 – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra”. Com todo esse amoroso cuidado, nada mais nos resta a não ser servir a DEUS completamente!).

ELE vive em nosso coração e nos torna cada vez mais parecidos com CRISTO. O amor de DEUS sempre envolve uma escolha e uma ação, e o nosso amor deve ser como o DELE. Como você demonstra seu amor a DEUS em suas escolhas e atitudes? João diz: “DEUS é amor” e não: “o amor é DEUS”. Nosso mundo, com sua visão superficial e egoísta do amor, distorceu estas palavras e contaminou a nossa compreensão em relação ao amor. O mundo pensa que o amor é o que faz uma pessoa se sentir bem e que não há problema em sacrificar os princípios morais e os direitos dos outros a fim de obter tal “amor”. Mas este não é o verdadeiro amor; é exatamente o oposto – o egoísmo. E DEUS não é este tipo de “amor”. O verdadeiro amor é como DEUS, que é SANTO, JUSTO, e PERFEITO. Se verdadeiramente conhecermos a DEUS, amaremos como ELE ama.

Certamente não havia nada neles para que Deus os amasse. Qualquer coisa boa que haja em alguém é o efeito do amor de Deus nele. Efésios 1:3-4 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Significa que, através de CRISTO, recebemos todos os benefícios de conhecer a DEUS – fomos escolhidos para receber a salvação, perdoados os pecados e depois adotados como seus filhos, recebemos os dons do ESPÍRITO SANTO, o poder de fazer a vontade divina e a esperança da vida eterna com CRISTO.

Como temos um íntimo relacionamento com ELE, podemos gozar agora dessas bênçãos. Os “lugares Celestiais” mostram que essas bênçãos são eternas e atemporais, elas vêm do Resino espiritual de CRISTO, e não do reino terreno ou por força de homens ou poderes deste mundo.

E, onde fica o Reino Celestial? Temos o endereço deste Reino, quando poderemos ter os benefícios e com quem estaremos nele, em Efésios 1.20; 2.6; e 3.10 – muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes”. O mundo teme o poder do átomo. No entanto, pertencemos ao DEUS do universo, que não só criou esse poder atômico como também ressuscitou JESUS CRISTO dentre os mortos. O poder incomparavelmente maior de DEUS está à nossa disposição para nos ajudar. Nada é demasiadamente difícil para ELE. Tendo ressuscitado dos mortos, CRISTO agora é a Cabeça, o Líder da Igreja, a Suprema Autoridade sobre o mundo.

ELE é o MESSIAS, consagrado por DEUS, tão esperado por Israel para consertar seu mundo perturbado. Como cristãos, podemos confiar que DEUS venceu a batalha final e tem o controle de tudo. Não precisamos temer nenhum ditador ou nação, nem mesmo a morte ou o próprio satanás. O contrato foi assinado e selado, estamos apenas esperando um pouco mais pela entrega.

Em Romanos 8.37-39, Paulo diz que nada pode nos separar de DEUS e de SEU amor. Por causa da ressurreição de CRISTO, sabemos que nosso corpo também ressuscitará dos mortos (I Coríntios 15.2-23) e que agora recebemos o poder de viver como cristãos. Essas ideias estão de acordo com a imagem de Paulo de nos sentarmos ao lado de CRISTO nos “Lugares Celestiais”.

Podemos estar certos de nossa vida eterna com CRISTO porque fomos unidos (selados) a ELE em sua poderosa vitória – Efésios 1.13-14 – “No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória”. O ESPÍRITO SANTO é a garantia divina de que pertencemos a DEUS e de que ELE cumprirá o que prometeu.

O ESPÍRITO SANTO é como um pagamento inicial, um depósito ou penhor, uma assinatura que valida e garante um contrato. Sua presença em nós demonstra a veracidade de nossa fé, prova que somos filhos de DEUS e nos garante a vida eterna. Seu poder opera em nós para nos transformar, e o que estamos experimentando agora é apenas uma amostra da mudança total que experimentaremos na eternidade com CRISTO. Revelando assim o vitorioso papel de CRISTO como SENHOR de tudo.

O amor de Deus é a eterna fonte da qual a Igreja recebe a sua vida através de Cristo.

Amém!!!!



Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947