terça-feira, 15 de maio de 2012

O LAR DO CRISTÃO COMO DEVE SER USADO?


O LAR DO CRISTÃO COMO DEVE SER USADO?
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores – C-1280
1 – Para colocar em prática os grandes princípios de DEUS de amor familiar e devoção.
O PAPEL DA ESPOSA: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também CRISTO é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a CRISTO, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido” (Efésios 5:22-24).
Apesar de existir um clamor barulhento, nos dias atuais, para a elevação da mulher para uma suposta igualdade na sociedade, nunca haverá melhora no relacionamento que DEUS designou para as mulheres no lar. Quando ela alegremente aceita o seu lugar na família, ela sabe que é da sabedoria infinita de DEUS.
Submeter-se a outra pessoa é muitas vezes um conceito mal interpretado. Não significa tornar-se um capacho, CRISTO – perante esse nome se dobrará “todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra” (Filipenses 2.10) – submeteu sua vontade ao PAI, e honramos a CRISTO quando seguimos seu exemplo.
Quando nos submetemos a DEUS, tornamo-nos mais dispostos a cumprir sua ordem de nos submeter aos outros, isto é, subordinar nossos direitos aos do próximo. No relacionamento do matrimônio, tanto o marido como a esposa devem se submeter. No caso da esposa, isso significa que ela deve prontamente obedecer a liderança do marido em CRISTO. Para o marido, significa deixar de lado seus próprios interesses a fim de cuidar da esposa.
A submissão raramente se transforma em problema em lares onde ambos os cônjuges mantém um forte relacionamento com CRISTO e cada um está preocupado com a felicidade do outro.
Nos dias de Paulo, mulheres, crianças e escravos deveriam se submeter ao chefe da família. Os escravos deveriam obedecer até que se tornassem livres; os meninos, até que se tornassem adultos; e as mulheres e as meninas, durante toda a vida.
Paulo insistiu na igualdade de todos os crentes em CRISTO (Gálatas 3.28), mas não sugeriu que deveriam subverter à sociedade romana para alcança-la. Ao contrário, ele aconselha todos os crentes a submeterem-se mutuamente por sua livre escolha – esposas aos maridos e também os maridos às esposas; escravos aos seus senhores e também os senhores aos seus escravos; os filhos aos pais e também os pais aos filhos.
Esse tipo de submissão mútua preserva a ordem e a harmonia na família enquanto aumenta o amor e o respeito e honra entre os seus membros.
Algumas pessoas distorcem os ensinos de Paulo, dizendo que ele transfere uma autoridade ilimitada aos maridos, e não podemos concordar com elas. Paulo diz à esposa que ela deve obedecer ao marido. Ora, o fato de um ensinamento não ser muito popular não nos dá o direito de ignorá-lo. De acordo com a Bíblia, o homem é o cabeça da família, e a mulher deve reconhecer a sua liderança. Assim como JESUS serviu aos seus discípulos a ponto de lavar-lhes os pés, também o marido deve servir à esposa.
Um marido prudente, que ama a CRISTO, não tirará vantagens de seu papel de líder, assim como uma esposa prudente, que ama a CRISTO, não tentará minar a liderança e autoridade de seu marido. Qualquer abordagem errônea causará desunião e atrito ao matrimônio.
Por que Paulo diz às esposas que devem obedecer e aos maridos que devem amar?
Talvez as esposas cristãs, recentemente libertas em CRISTO, considerassem muito difícil obedecer; e talvez os homens cristãos, acostumados com a tradição romana que concedia poder ilimitado ao chefe da família, não estivessem habituados a tratar suas esposas com respeito, honra, dignidade e amor. É claro que ambos, maridos e esposas, devem submeter-se e amar-se mutuamente (Efésios 5.21). Sujeitando-vos uns aos outros no temor de DEUS.
O PAPEL DO MARIDO: “Maridos, amai vossa mulher, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).
Quando uma esposa sabe que o seu marido está disposto a sacrificar a sua vida por ela, o seu sentimento não é de inferioridade, mas de gratidão pelo seu amor mútuo e devoção.
Alguns cristãos pensavam que Paulo adotasse uma posição contrária ao casamento por causa de seu conselho em I Coríntios 7.32-38. Entretanto, estes versículos de Efésios mostra seu alto conceito sobre o casamento. Aqui o casamento não representa uma necessidade prática ou a cura para a luxúria, mas o retrato do relacionamento entre CRISTO e sua Igreja!
Mas por que essa aparente diferença?
O conselho de Paulo em I Coríntios foi elaborado sob uma situação de emergência durante o período da crise da perseguição. O conselho de Paulo aos efésios, por outro lado, traduz o ideal bíblico do matrimônio. Para ele, o casamento é uma união santificada, um símbolo vivo, um precioso relacionamento que necessita de terno e abnegado carinho, um relacionamento sacrificial.
Paulo dedica o dobro de palavras para aconselhar os maridos a amar às esposas do que para pedir às esposas que obedeçam aos maridos.
Como um homem deve amar sua esposa?
1.    Deve estar disposto a sacrificar tudo por ela;
2.    Dar a maior importância ao seu bem estar; e
3.    Cuidar dela como cuida de seu próprio corpo.
Nenhuma esposa precisa temer submeter-se a um homem que a trata dessa maneira.
O PAPEL DOS FILHOS: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6:1-3).
O lar é o lugar em que é ensinado às crianças o respeito pela autoridade devida, não só no lar, mas em todos os aspectos da sociedade. Eles aprendem a honrar aqueles que DEUS gostaria que respeitassem e honrassem. Esta é uma responsabilidade que DEUS deu ao lar – não à escola, nem ao governo, nem principalmente à igreja.
Há uma diferença entre obedecer e honrar. Obedecer significa agir de acordo com as instruções recebidas. Honrar significa respeitar e amar. Os filhos não devem desobedecer a DEUS ao obedecerem aos seus pais. Não se requer que os filhos adultos obedeçam a pais tiranos. Os filhos são obrigados a obedecer enquanto estiverem sob os cuidados dos pais, mas a responsabilidade de honrá-los é vitalícia.
Se nossa fé no SENHOR JESUS for real, ela será geralmente demonstrada em casa, em nosso relacionamento com aqueles que nos conhecem melhor. Filhos e pais têm responsabilidades uns para com os outros.
2 – Para fornecer um lugar para criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor.
“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4).
Pode ser um local para a leitura da Bíblia, oração, estudos diários. As crianças ficam fascinadas e profundamente impressionadas com as maravilhosas histórias bíblicas. Uma mãe tinha uma aula no seu lar para os seus filhos e os seus amigos da vizinhança. Como resultado destas aulas, muitos rapazes eventualmente se tornaram evangelistas.
Os filhos devem honrar os pais, mesmo que estes sejam injustos ou excessivamente exigentes. Os pais devem cuidar dos filhos afetuosamente, mesmo que estes não sejam obedientes ou amáveis. O ideal é claro, é que pais e filhos cristãos se relacionem com entendimento e amor. Isso só é possível quando os pais colocam os interesses dos filhos acima dos seus próprios interesses, e vice-versa. Isso é se se submeterem uns aos outros.
3 – Para fornecer um lugar para os mensageiros de DEUS.
Algumas pessoas podem encarar hospedar um evangelista que está visitando como uma inconveniência. Na realidade, pode acabar sendo uma bênção. Eu conhecia um lar sempre aberto a fiéis evangelistas da palavra. Por um tempo, o casal fornecia um lugar no seu lar para o evangelista local solteiro que estava trabalhando com a sua congregação. Neste lar havia três crianças – dois meninos e uma menina. Todos os três chegaram a conhecer um número considerável de homens que haviam dedicados as suas vidas à pregação do evangelho de CRISTO. A associação certamente foi proveitosa, pois os dois meninos se tornaram evangelistas, e a sua irmã permaneceu fiel pelos anos.
Quando o casal de Suném preparou um quarto para Eliseu, o profeta foram maravilhosamente abençoado (2 Reis 4:8-37).
Sempre havia um lugar para JESUS no lar de Maria, Marta e Lázaro. No seu relacionamento com um personagem tão nobre eles também foram maravilhosamente abençoados (Lucas 10:38-42, João 11:12).
Paulo escreveu a Filemon para que lhe preparasse pousada (Filemon 22).
4 – Para fornecer um lugar para a adoração.
Áqüila e Priscila moravam em Roma e em Éfeso. Em ambas as cidades eles forneceram um lugar de reunião para a igreja (Romanos 16:3-5; Atos 18:18-19; 1 Coríntios 16:19).
Os cristãos, às vezes, alcançam os seus vizinhos ao convidá-los aos seus lares para um estudo periódico da Bíblia.
5 – Para fornecer um lugar para reuniões sociais para cristãos e suas famílias.
A reunião de cristãos pode ser uma alegria enorme. Pode ser um tempo de associação prazerosa, de edificação mútua, um tempo quando tanto os velhos como os jovens podem estar juntos no mesmo ambiente.
Os cristãos primitivos se reuniam no dia-a-dia – “partindo o pão de casa em casa...” (Atos 2:46).
Tal união, sem dúvida, os deu a força para enfrentar as perseguições severas que logo lhes vieram (Atos 8:1-4).
6 – Para acolher estranhos.
“Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos” (Hebreus 13:2).
O verdadeiro amor aos outros produz ações tangíveis:
1.    Hospitalidade aos irmãos – Hebreus 13.2;
2.    Empatia por aqueles que estão na prisão e por aqueles que foram maltratados – Hebreus 13.3;
3.    Respeito por seus votos de casamento – Hebreus 13.4; e
4.    Contentamento com aquilo que você tem – Hebreus 13.5.
Certifique-se de que seu amor seja suficientemente profundo, a ponto de afetar sua hospitalidade, empatia, fidelidade e contentamento.
Três pessoas do Antigo Testamento “não sabendo, hospedaram anjos”:
1.    Abraão – Gênesis 18.1ss;
2.    Gideão – Juízes 6.11ss; e
3.    Manoá – Juízes 13.2ss.
Ao entreterem estranhos, Abraão descobriu que mesmo na sua velhice ele e Sara, no processo natural do tempo se tornariam pais do seu filho prometido. A hospitalidade de Abraão também levou à salvação do seu sobrinho Ló da destruição de Sodoma.
Algumas pessoas dizem que não podem ser hospitaleiras porque suas casas não são suficientemente grandes ou adequadas. Mas ainda que você não tenha mais do que uma mesa e duas cadeiras em um quarto alugado, existem pessoas que ficariam agradecidas por passar algum tempo em sua casa.
Há visitantes, em sua igreja, com quem você poderá compartilhar uma refeição?
7 – Para ajudar os pobres.
“Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos” (Lucas 14:12-14).
JESUS ensinou as pessoas a não se apressarem a ocupar os melhores lugares em um banquete. Hoje, muitos estão ansiosos por elevar a sua posição social, seja ficando ao lado das “pessoas certas”, seja “vestindo-se para o sucesso” ou dirigindo o carro que garanta status.
A quem você procura impressionar?
Em vez de buscar prestígio, procure um lugar onde você possa servir. Se DEUS quiser que você o sirva em uma escala maior, ELE m,esmo o convidará a ocupar uma posição mais elevada.
JESUS nos ensinou duas lições aqui. Em primeiro lugar, dirigiu-se aos convidados, dizendo-lhes que não buscassem lugares de honra. No reino de DEUS, o serviço é mais importante do que a posição.
Em segundo lugar, disse ao anfitrião que não fosse excessivamente seletivo quanto aos convidados. DEUS abre as portas de seu Reino a todos.
Como podemos nos humilhar?
Alguns procuram ter uma aparência de humildade, a fim de manipular os demais. Outros pensam que ser humilde significa colocar-se em posições muito baixas.
As pessoas verdadeiramente humildes se guiam pelo exemplo de CRISTO, percebem sua pecaminosidade e suas limitações, mas também reconhecem seus dons e virtudes, e estão dispostas a usá-los como CRISTO quiser.
A humildade não é a autodegradação; é uma avaliação pessoal honesta e um compromisso realista de servir.
O destino eterno do cristão depende em parte do que ele faz para os menos afortunados nesta vida. O serviço que ele presta a eles será contabilizado como se ele prestasse aquele serviço a CRISTO. Leve um tempo para ler lenta e cuidadosamente Mateus 25:34-46.
8 – Não para apoiar falsos mestres.
Apesar do cristão estar sempre disposto a estender a sua hospitalidade, ele não pode, de forma alguma, contribuir à disseminação daquilo que é contrário à palavra de DEUS. Apenas pela verdade podemos ser libertados do pecado.
João 8:32 – “E conhecereis a verdade,, e a verdade vos libertará”.
O próprio SENHOR JESUS é a verdade que nos liberta. João 8.36 – “Se, pois, o FILHO vos libertar, verdadeiramente, serreis livres”.
ELE é a fonte da verdade, o padrão perfeito daquilo que é correto. ELE nos liberta das consequências do pecado, do engano que infligimos a nós mesmos e do erro a que nos induz satanás. JESUS nos mostra claramente o caminho da vida eterna com DEUS.
Por isso, ELE nos dá liberdade para fazermos o que quisermos, mas para seguirmos a DEUS. à medida que procuramos servir a DEUS, a verdade perfeita de JESUS nos liberta para que sejamos tudo aquilo que DEUS deseja que sejamos!
“Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más” (2 João 1:10,11).
João instrui os crentes a não demonstrarem hospitalidade aos falsos ensinadores. Eles não deveriam fazer nada que encorajasse os hereges na divulgação das falsas doutrinas. Além disso, se os crentes os convidassem a entrar, mostrariam que estavam aprovando aquilo que os falsos ensinadores diziam e faziam. Pode parecer rude mandar as pessoas embora, ainda que estejam ensinando heresias, mas é bem melhor ser fiel a DEUS do que ser meramente cortês para com as pessoas!
João está condenando o apoio àqueles que se dedicam a se opor aos verdadeiros ensinos de DEUS, e não a hospitalidade aos incrédulos. João acrescenta que aqueles que sustentam ou ajudam um falso ensinador, compartilham, de alguma forma, do trabalho pecaminoso deste.
O falso ensino é algo sério, e não devemos ignorá-lo. É tão sério que João escreveu esta carta para advertir os cristãos contra ele. Existem tantos falsos ensinos em nosso mundo que podemos ser tentados a ignorar muitos deles. Porém, em vez disso, devemos pe4ceber os perigos que estes oferecem e ativamente nos recusar a dar qualquer apoio às heresias.
O lar do cristão, com as suas funções como DEUS ordenou, é o lugar em que o caráter é moldado e o bem-estar da sociedade é assegurado. O lar, como DEUS gostaria que fosse, ajuda a preparar uma entrada no lar eterno da alma.

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947