terça-feira, 15 de maio de 2012

Amai-vos uns aos outros


"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros." Romanos 12.10

Podemos honrar nossos semelhantes de duas maneiras. Uma inclui outras motivações. Honramos nossos chefes para que nos recompensem, nossos empregados para que trabalhem com mais afinco, os ricos para que contribuam para nossa causa, os poderosos para que usem seu poder em nosso benefício, e não contra nós.
A maneira de honrar à DEUS envolve amor.
Como cristãos, honramos as pessoas porque foram criadas à imagem de DEUS, porque são nossos irmãos em CRISTO, e porque têm uma contribuição única a fazer à IGREJA.
Será que a maneira de DEUS honrar os outros parece ser muito difícil para a sua natureza competitiva?
Por que não tentamos sobrepujar os outros na maneira de demonstrar respeito pelos semelhantes?
COLOQUE OS OUTROS EM PRIMEIRO LUGAR!!!!
Em vez de ficar julgando se as pessoas são ou não espirituais, Se são ou não ungidas por DEUS, Lembre-se do que JESUS falou.
Em Mateus 7.1-3 - "Não julgueis, para que não sejais julgados, porque o juízo com que julgares sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medindo vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho?"
JESUS nos disse que devemos examinar nossas motivações e nossa conduta ao invés de julgar o próximo. As características que nos aborrecem, nos outros são frequentemente as mesmas que temos. Os maus hábitos e comportamentos que a maioria de nós quer mudar-nos outros são os mesmos que os outros gostariam de ver mudados em nós.
Você considera fácil ressaltar o número de defeitos dos outros, enquanto procura desculpas para seus defeitos?
Quando estiver pronto para criticar alguém, verifique se você merece a mesma crítica.
JULGUE-SE PRIMEIRO, ENTÃO AMOROSAMENTE PERDOE E AJUDE O SEU PRÓIXIMO.
A ordem de JESUS: "NÃO JULGUEIS",
visa repreender aqueles que julgam e depreciam alguém, para exaltar-se. É esta ordem especificamente contra a hipocrisia, não tem a finalidade de encobrir comportamento errado dos outros, é um chamado para discernirmos nossos erros e nossas motivações,
em vez de demonstrar um comportamento negativo para com os outros, JESUS deu esse alerta, a fim de expor os falsos profetas.
Conforme está registrado em Mateus 7.15-23.
Com base nesses ensinamentos, Paulo ensinou que devemos exercitar a disciplina da Igreja. E confiar em DEUS como supremo Juiz.
Em I Coríntios 4.3-5 - "Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o SENHOR. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o SENHOR venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de DEUS o louvor".
É tentador julgar os companheiros cristãos, avaliando se são ou não bons seguidores de CRISTO; ou se esta ou aquela igreja tem ou não o Espírito Santo. Mas somente DEUS conhece o coração de uma pessoa, e Ele é o único que tem o direito de julgar. A advertência de Paulo aos coríntios serve também para todos nós. Devemos confrontar aqueles que estão pecando, mas não devemos julgar quem é o melhor servo de CRISTO. Quando julgamos alguém, consideramo-nos invariavelmente melhores.
E ESSE É UM ATO DE QUEM É ARROGANTE!!
Qualquer organização tem disciplina, a igreja não é diferente; Paulo instrui a igreja de Corinto a ter disciplina e disciplinar aqueles que pecam;
Em I Coríntios 5.12-13 - "Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas DEUS julga os que estão de foram. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo".
A Bíblia nos constantemente para não criticarmos as pessoas, fazer mexericos e julgamentos precipitado. Ao mesmo tempo, porém, devemos julgar e lidar com o pecado que pode magoar os outros. As instruções de Paulo não devem ser usadas para tratar de assuntos triviais ou por motivo de vingança. Nem devem ser aplicadas a problemas individuais entre os crentes. Esses versículos são instruções para lidar com o pecado abertamente praticado por algum membro da igreja que reivindica ser cristão, mas peca e não se arrepende. A igreja deve confrontar e disciplinar tal pessoa com amor. A igreja deve disciplinar o pecado flagrante entre seus membros. Tais pecados desenfreados podem polarizar e paralisar uma igreja. A correção,, porém, nunca deve ser vingativa. Em vez disso, deve ser dada de modo que ajude a trazer a cura. Os crentes de corinto se recusaram a lidar com um pecado em específico naquela igreja: um homem estava tendo relacionamento pecaminoso com sua madrasta. A igreja estava ignorando a situação; Paulo disse que ela tinha a responsabilidade de manter os padrões de moralidade encontrados nos mandamentos de DEUS. O SENHOR disse que não devemos julgar os outros. Mas também não diz para tolerarmos o pecado flagrante e voluntário, porque permiti-lo trará um efeito danoso sobre os demais crentes.
Em I Coríntios 5.6 - "Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?”
Paulo se dirigiu àqueles que queriam ignorar esse problema na igreja local. Eles não perceberam que permitir que o pecado existisse na igreja afetaria todos os seus membros. Paulo não esperava que alguém estivesse isento de pecado -
TODOS OS CRENTES LUTAM DIARIAMENTE CONTRA O PECADO.
Ele falou contra aqueles que pecavam deliberadamente, não sentiam nenhuma culpa nem se arrependiam. Esse tipo de pecado não pode ser tolerado na igreja porque afeta outras pessoas. Temos uma responsabilidade para com os outros crentes. Pecados ostensivos não corrigidos confundem e dividem a congregação. Embora os crentes devam encorajar, orar e apoiar uns aos outros, devem também ser intolerantes em relação aos pecados que colocam em risco a saúde espiritual da igreja. Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido, aquele que ela mais amava.  E ela, deixando entrever um sorriso, respondeu: 
Nada é mais volúvel que um coração de mãe.
E, como mãe, lhe respondo: o filho dileto, aquele a quem me dedico de corpo e alma, 
É o meu filho doente, até que SARE.
O que partiu, até que VOLTE. 
O que está cansado, até que DESCANSE. 
O que está com fome, até que se ALIMENTE. 
O que está com sede, até que BEBA. 
O que está estudando, até que APRENDA. 
O que está nu, até que se VISTA. 
O que não trabalha, até que se EMPREGUE. 
O que namora, até que se CASE. 
O que casa, até que CONVIVA. 
O que é pai, até que os CRIE. 
O que prometeu, até que se CUMPRA. 
O que deve, até que PAGUE. 
O que chora, até que CALE. 
E já com o semblante bem distante daquele sorriso, completou: 
- O que já me deixou, até que o REENCONTRE.
Amo a todos por igual intensamente.
O preferido é aquele que, no momento, está precisando de maior carinho e atenção.
Que o SENHOR nosso DEUS tenha misericórdia de nós a cada dia de nossa vida.

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947