segunda-feira, 13 de junho de 2022

FILHOS INGRATOS, A VERGONHA DOS PAIS

 

Em FILHOS INGRATOS, A VERGONHA DOS PAIS - Rev. Hernandes Dias Lopes

Provérbios 19:26

- O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra.”

 

 

Diz que a lei de Deus pode ser sintetizada em dois mandamentos:

 

Amar a Deus e ao próximo.

 

O amor não é apenas o maior dos mandamentos, mas também o cumprimento da lei e dos profetas.

 

O amor não é apenas a maior das virtudes, mas também o sinal distintivo de um verdadeiro cristão.

 

O amor é a prova cabal de que somos convertidos, por que aquele que não ama não é nascido de Deus, já que Deus é amor.

 

Também não podemos amar a Deus e não amar o próximo.

 

E não há ninguém mais próximo de nós do que os nossos pais.

 

A ordem divina aos filhos é honrar pai e mãe e obedecer-lhes no Senhor. Esse é o primeiro mandamento com promessa.

 

Os filhos que honram os pais têm vida longa e também prosperidade.

 

Já!!

Um filho ingrato, porém, traz vergonha para os pais e desonra para a família.

 

Maltratar o pai e mandar embora a mãe são atitudes abomináveis aos olhos de Deus, crueldades sem tamanho.

 

Há muitos filhos ingratos, que cospem no prato em que comeram.

 

Agridem os pais com palavras e atitudes e abandonam-nos à própria sorte quando chegam à velhice.

 

Os filhos que maltratam seu pai ou tocam sua mãe de casa não tem vergonha, não prestam.

 

Os filhos que cometem tal desatino causam desonra para a família.

 

VEJA O QUE ACONTECEU COM ABSALÃO, filho de DAVI

 

Salmos 3

 

Davi escreveu este Salmo quando fugia de seu filho Absalão.

 

Davi ora à Deus pedindo ajuda

 

1 Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.

2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)

3 Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.

4 Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)

5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.

6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.

7 Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.

8 A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)

 

O Salmo 3 fala de sofrimentos. Aborda um lamento pessoal do rei Davi, perseguido pelo próprio filho, o qual tenta matá-lo.

 

O foco do Salmo 3 ajuda o leitor a encarar os conflitos. Auxilia o indivíduo tanto a viver em paz, quando tudo ao seu redor está desmoronando, quanto a buscar segurança para suportar os problemas.

 

O Salmo 3 foi escrito pelo rei Davi. Ele também foi responsável por escrever mais de 70 dos 150 salmos encontrados na bíblia sagrada.

 

A escrita do Salmo 3 está ligada a uma passagem difícil enfrentada pela família do rei. Davi e o filho Absalão estavam brigados quando um exército invadiu Jerusalém.

 

O desentendimento começou após Absalão ficar bravo com o pai por ele não ter repreendido o irmão Amnom, que estuprou Talmai, irmã deles. Pouco depois, após a violência com a mulher, Absalão matou Amnom. Em meio a esse turbilhão, Davi, mais uma vez, recorreu a Deus.

 

No Salmo 3, o salmista Davi apresenta ao Senhor Deus um clamor, suplicando livramento dos seus inimigos. Este salmo foi escrito quando Davi fugiu de Jerusalém por causa de Absalão, seu filho.

 

O rei ora a Deus pedindo que o livre de seus adversários que são muitos. Na vida, temos muitos. E não me refiro a pessoas, pois a nossa luta não é contra elas (Efésios 6.12).

 

Nossos grandes inimigos são o Diabo e seus demônios, o pecado, os sentimentos maus. Todos eles procuram a todo momento nos levar para longe de Deus.

Contudo, Davi confia que o Senhor Deus o protegerá e o livrará da vergonha. Além disso, o rei acredita que o Soberano o fará voltar a triunfar.

 

Ter este tipo de convicção é o que nos mantém vivos. Ao invés de se curvar diante do problema, Davi o lança sobre Deus e espera o melhor.

 

A confiança é tamanha que ele declara: “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam”.

 

Ele não perde o sono. Suas emoções não ficam em alvoroço. Ele não está dominado pelo medo. Tudo isso, é consequência de seu bom relacionamento com Deus.

 

O Salmo 3 é uma oração para pedir a ajuda de Deus e, segundo conta a história, é um dos que está diretamente ligado a fatos que aconteceram na vida de Davi. O rei teria escrito o texto quando fugia de um dos seus filhos.

 

Por isso, as palavras de Davi no Salmo 3 são tidas como ideais para quem busca proteção ou encontra-se em estado de desespero. Os oito versículos ajudam a encontrar respostas para momentos difíceis ou superar obstáculos que surgem na vida, além de fortalecer a fé.

 

O Salmo 3 é composto por oito versículos. Vamos comentar dois de cada vez para um melhor entendimento do texto de Davi.

 

Os versículos 1 e 2 revelam o filho de Davi se levantando para tomar o reino do próprio pai. O problema é que o rei mais famoso de Israel também precisava escapar de outros inimigos.

 

Após Davi ter assassinado Golias, ele se tornou o líder do exército de Saul. Venceu diversas guerras, ficou famoso e foi classificado como um guerreiro melhor do que Saul. Esse acontecimento deixou Saul com muito ciúme. Então, ele decidiu matar Davi.

 

O fato bíblico, traduzido para a nossa vida cotidiana, mostra que às vezes vivemos sem problemas e, em outros momentos, mergulhamos em um caos. Para fugir desse sentimento ruim, precisamos clamar a Deus para ele nos livrar de todas as angústias. Deus é capaz de nos tirar de uma enrascada. Ele nos resgata do fundo do poço.

 

Já nos versículos 3 e 4, Davi revela que Deus é o maior escudo do fiel. Para isso, é preciso obedecer às regras e instruções do Senhor. A lista pode incluir a oração, a conversa com os filhos, ficar mais perto com quem você ama.

 

No 5 e 6, Davi começa com um tom de reclamação, mas termina dizendo que confia no Senhor. 

O recado é: Deus te sustenta.

Se você se levanta, tem saúde e emprego, é porque Deus ouviu as orações.

É preciso sempre ser grato ao Senhor fazendo a obra dele e fugindo do pecado.

 

E nos dois últimos versículos, Davi mostra que devemos repreender quem busca o mal do outro.

Afinal, a salvação vem do Senhor.

 

Veja o posicionamento do Rei Davi em relação ao seu filho rebelde e desaforado com o pai.

 

VEJA O FIM QUE LEVOU ABSALÃO.

 

2 Samuel 18

 

Ele deu a seguinte ordem a Joabe, Abisai e Itai:

— Se vocês gostam de mim, tratem o jovem Absalão com delicadeza.

E toda a tropa ouviu Davi dar essa ordem a todos os oficiais.

 

O exército de Davi avançou contra os israelitas no campo e lutou contra eles na floresta de Efraim.

 

E os soldados de Davi derrotaram os israelitas. Foi uma derrota terrível: vinte mil homens foram mortos naquele dia.

 

A luta se espalhou por toda aquela região, e morreram mais homens na floresta do que no campo de batalha.

 

De repente, Absalão se encontrou com alguns dos soldados de Davi. Absalão ia montado numa mula, e, ao passar por baixo de um grande carvalho, a sua cabeça ficou presa nos galhos. A mula continuou a correr, e Absalão ficou pendurado.

 

10 Um dos homens de Davi viu Absalão e disse a Joabe:

— Eu vi Absalão pendurado num carvalho!

 

11 Joabe disse:

— Você viu? Então por que não o matou ali mesmo? Eu teria dado a você dez barras de prata e um cinto.

 

12 Mas o homem respondeu:

— Mesmo que o senhor me desse mil barras de prata, eu não levantaria um dedo contra o filho do rei. Nós todos ouvimos o rei ordenar ao senhor, a Abisai e a Itai: “Se vocês gostam de mim, tratem o jovem Absalão com delicadeza.”

 

13 Se eu tivesse desobedecido e matado Absalão, o rei saberia disso — ele sabe de tudo —, e o senhor não me defenderia.

 

É comum, especialmente diante da morte triste de um filho como Absalão, procurar explicações para justificar sua trajetória à destruição.

 

Muitos culpam a sociedade, os pais ou o próprio Senhor. Sem dúvida, outros seres humanos, e até os próprios pais, freqüentemente contribuem ao fracasso de um filho.

 

Mas tais fatores não podem servir como desculpas ou justificativas. Apesar de qualquer circunstância de sua vida e independente das falhas dos outros, Absalão foi desobediente e rebelde.

 

Ele tomou as decisões que o levaram ao seu fim trágico. Teve muitas oportunidades durante vários anos para arrepender-se e reconciliar-se com seu pai, mas não o fez.

 

Poderia ter humilhado-se diante de Deus, diante Davi, e diante do povo de Israel, mas não venceu seu próprio orgulho e egoísmo. Absalão foi perdido porque Absalão foi rebelde

 

Em alguns casos, bons pais servem ao Senhor e fazem de tudo para guiar seus filhos no caminho de Deus, mas o próprio filho, no seu livre arbítrio, rejeita a instrução do seu pai e se destrói.

 

A compaixão de um pai falou mais alto do que a justiça de um rei e servo do Senhor. Aplicou a lei com parcialidade, dando a Absalão uma certa liberdade para pecar.

 

Poucas exigências de Deus são mais difíceis, na prática, do que a aplicação de disciplina dura aos próprios filhos.

 

Na Antiga Aliança, os próprios pais tiveram que entregar os filhos rebeldes ao julgamento e à morte.

 

Hoje em dia, não matamos filhos rebeldes, mas não podemos ser cúmplices dos seus erros (Efésios 5:11).

 

No caso de filhos cristãos que voltam ao pecado, os pais têm obrigação de pôr a comunhão com Deus acima da relação com o filho, até o ponto de se afastarem do filho rebelde (1 Coríntios 5:1-13; 2 Tessalonicenses 3:6-15).

 

O amor verdadeiro confiará no Senhor para fazer tudo que ele exige na tentativa de resgatar o filho rebelde. O mesmo amor porá Deus acima do homem, acima do próprio filho (Mateus 22:37-40). 

 

Qualquer pai poderá chegar à tristeza que Davi sofreu, mas não precisa acontecer. Enquanto temos vida, vamos mostrar um exemplo de pais fiéis e fazer de tudo para instruir os nossos filhos. E vamos esperar que os filhos que tropeçam aceitem a correção de Deus para voltar antes de ser tarde demais. 

 

Davi desejava a comunhão eterna com Deus, e certamente queria a mesma salvação para os seus filhos.

 

Mas Absalão não deu valor à palavra de Deus, e não buscou as bênçãos espirituais que seu pai tanto ansiava.

 

Absalão se mostrou um homem vão e carnal, e jogou fora a sua vida na busca por satisfação passageira. 

 

Quando Davi soube da morte de Absalão, toda a esperança por aquele filho rebelde morreu.

 

Até aquele momento, ainda alimentava a esperança, como fazem todos os pais de filhos desobedientes, do arrependimento e volta de Absalão. Mas a morte é o fim. Não teria outra chance.

 

Absalão se tornou inimigo do próprio pai.

 

Durante anos, agiu como um filho rebelde, desrespeitando o pai, o rei de Israel e, pior ainda, desrespeitando o próprio Senhor.

 

Seu egoísmo e sua rebeldia chegaram ao ponto de forçar uma guerra civil que custou a vida de 20.000 homens.

 

Nesta guerra, as forças do rei mataram Absalão. 

 

Quando Davi recebeu a notícia da morte de Absalão, ele não se gloriou na vitória sobre um inimigo.

 

Ele lamentou a morte de um filho. “Então, o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou; e, andando, dizia: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (2 Samuel 18:33).

 

Para refletir

O filho insensato é a calamidade do pai; e as rixas da mulher são uma goteira contínua. Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher. Um filho sem juízo pode levar o pai à desgraça.

 

Provérbios 19

  • 12 - Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência.
  • 13 - O filho insensato é uma desgraça para o pai, e um gotejar contínuo as contendas da mulher.
  • 14 - A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente.

 

Amém!!!!

Deus os abençoe grandemente.

E nos livre de tais coisas.