“A Mulher Virtuosa”
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de
Pastores desde 07/2010
TEXTO BÁSICO: Provérbios 31 –
“10 Álefe. Mulher virtuosa, quem
a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. 11
Bete. O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.
12 Guímel. Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias
da sua vida. 13 Dálete. Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade
com as mãos. 14 Hê. É como os navios do negociante; de longe traz o seu
pão. 15 Vave. E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá
mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas. 16 Zaine. Considera um
campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. 17 Hete.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. 18 Tete.
Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. 19
Iode. Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca. 20 Cafe.
Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos. 21
Lâmede. Não tem medo da neve pela sua família; pois todos os da sua casa estão
vestidos de escarlate. 22 Meme. Faz para si cobertas; de linho fino e de
púrpura é o seu vestido. 23 Nune. Conhece-se o seu marido nas portas,
quando se assenta entre os anciãos da terra. 24 Sâmerue. Faz vestidos de
linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores. 25 Aine. A força e a
dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro. 26 Pê. Abre a
sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. 27
Tsadê. Olha pelo governo de sua casa, e nao come o pão da preguiça. 28
Côfe. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu
marido, que a louva, dizendo: 29 Reche. Muitas mulheres têm procedido
virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 30 Chine. Enganosa é a graça,
e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. 31
Tau. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras”.
É difícil escrever um estudo bíblico sobre “a mulher virtuosa”. A
primeira dificuldade é que eu sou homem. E qual é a melhor pessoa para
descrever uma mulher virtuosa? Bem, é encorajador o fato de que o escritor de
Provérbios 31 era homem. Então, há aqui um precedente bíblico.
A segunda dificuldade é que há muitos
exemplos de mulheres ímpias bombardeando-nos diariamente de várias formas, e
muitas destas influências nocivas têm se infiltrado na igreja. Contudo, nós
devemos crer que a Palavra de Deus é apta não apenas para frear essa torrente
de mundanismo, mas até mesmo para extingui-la.
A terceira dificuldade é o volume de material bíblico para estudo. Há
muitos versículos relevantes e muitas formas de se abordar este assunto. Nós
podemos, por exemplo, percorrer muitos dos exemplos bíblicos positivos e
destacar uma virtude que sobressai quando seu nome é mencionado. O que lhe vem
à cabeça quando você ouve o nome de Débora? Coragem. Rute? Lealdade. Ana?
Abnegação. Maria? Fé. Maria Madalena? Amor. Dorcas? Boas obras, etc. Siga as
mulheres piedosas da Bíblia e anote uma qualidade, a que vier imediatamente à
sua mente. Então ponha todas essas qualidades juntas e você terá o quadro
completo da mulher virtuosa.
Se preferir, você pode listar as mulheres ímpias que aparecem na Bíblia
e identificar seus maiores defeitos. O que lhe vem à cabeça quando você pensa
em Dalila? Manipulação. Jezabel? Idolatria. Safira? Mentira. Mical? Escárnio. A
mulher de Ló? Mundanismo, etc. Ponha todos esses vícios juntos e você terá uma
figura completa da mulher ímpia. Ora, eu tenho certeza de que você não procura nada
parecido, senão o contrário.
Outra abordagem pode ser observar o ensino de Paulo:
(Efésios 5:22-33 – “22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos
maridos, como ao Senhor;
23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da
igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a
Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como
também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado
com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem
qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias
mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29 Pois nunca ninguém aborreceu a
sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30
porque somos membros do seu corpo. 31
Por isso deixará o homem a seu pai e a
sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência
a Cristo e à igreja. 33 Todavia
também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo,
e a mulher reverencie a seu marido.”); Submeter-se a outra pessoa é muitas
vezes um conceito mal interpretado.
Não significa tornar-se um capacho. CRISTO
– perante esse nome se dobrará “todo joelho dos que estão nos céus, e na terra,
e debaixo da terra” (Filipenses 2.10) – submeteu sua vontade ao PAI, e honramos
a CRISTO quando seguimos seu exemplo. Quando nos submetemos a DEUS, tornamo-nos
mais dispostos a cumprir sua ordem de nos submeter aos outros, isto é, de
subordinar nossos direitos aos do próximo.
No relacionamento do matrimônio,
tanto o marido como a esposa devem se submeter. No caso da esposa, isso
significa que ela deve prontamente submeter à liderança do marido em CRISTO. Para
o marido, significa deixar de lado seus próprios interesses a fim de cuidar da
esposa. A submissão raramente se transforma em problema em lares onde ambos os
cônjuges mantêm um forte relacionamento com CRISTO e cada um está preocupado
com a felicidade do outro.
Nos dias de Paulo, mulheres, crianças
e escravos deveriam se submeter ao chefe da família. Os escravos deveriam
obedecer até que se tornassem livres; os meninos, até que se tornassem adultos;
e as meninas e as mulheres, durante toda a vida. Paulo insistiu na igualdade de
todos os crentes em CRISTO – Gálatas 3.28 – “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre;
não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”, mas não sugeriu que deveriam subverter à
sociedade romana para alcança-la. Ao contrário, ele aconselha todos os crentes
a submeterem-se mutuamente por sua livre escolha – esposas aos maridos e também
os maridos às esposas; escravos aos seus senhores e também os senhores aos seus
escravos; os filhos aos pais e também os pais aos filhos. Esse tipo de submissão
mútua preserva a ordem e a harmonia na família enquanto aumenta o amor e o
respeito entre os seus membros.
Algumas pessoas distorcem o ensino de
Paulo, dizendo que ele transfere uma autoridade ilimitada aos maridos, e não
podemos concordar com elas. Paulo diz à esposa que ela deve obedecer ao marido.
Ora, o fato de um ensinamento não ser muito popular não nos dá o direito de
ignorá-lo. De acordo com a Bíblia, o homem é o cabeça da família, e a mulher
deve reconhecer a sua liderança. Assim como JESUS serviu aos seus discípulos a
ponto de lavar os pés, também o marido deve servir à esposa. Um marido prudente,
que ama a CRISTO, não tirará vantagem de seu papel de líder, assim como uma
esposa prudente, que ama a CRISTO, não tentará minar a liderança do marido. Qualquer
abordagem errônea causará desunião e atrito ao matrimônio.
Por que Paulo diz às esposas que
devem obedecer e aos maridos que devem amar? Talvez as esposas cristãs,
recentemente libertas em CRISTO, considerassem muito difícil obedecer; e talvez
os homens cristãos, acostumados com a tradição romana que concedia poder
ilimitado ao chefe da família, não estivessem habituados a tratar suas esposas
com respeito e amor. É claro que ambos, maridos e esposas, devem submeter-se e
amar-se mutuamente.
Alguns cristãos pensavam que Paulo
adotasse uma posição contrária ao casamento por causa de seu conselho em 1ª Coríntios
7.32-38. Entretanto, estes versículos de Efésios mostram seu alto conceito
sobre o casamento. Aqui o casamento não representa uma necessidade prática ou a
cura para a luxúria, mas o retrato do relacionamento entre CRISTO e sua Igreja!
Mas por que essa aparente diferença? O conselho de Paulo em 1ª Coríntios foi
elaborado sob uma situação de emergência durante o período da crise da
perseguição. O conselho de Paulo aos efésios, por outro lado, traduz o ideal bíblico
do matrimônio. Para ele, o casamento é uma união santificada, um símbolo vivo,
um precioso relacionamento que necessita de terno e abnegado carinho, um
relacionamento sacrificial.
Paulo dedica o dobro de palavras para
aconselhar os maridos a amar às esposas do que para pedir às esposas que
obedeçam aos maridos.
Como um homem deve amar sua esposa:
1 – Deve estar disposto a sacrificar
tudo por ela;
2 – Dar a maior importância ao seu
bem-estar; e
3 – Cuidar dela
como cuida do próprio corpo.
Nenhuma esposa precisa temer submeter-se a um homem que a trata dessa
maneira.
A morte de CRISTO tornou a Igreja
pura e santificada. Ela nos purifica dos velhos hábitos do pecado e nos separa
para seu serviço especial e sagrado. Hebreus 10.29 – “de quanto maior castigo cuidais vós será julgado
merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do
pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?”; e Hebreus 13.12 – “Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue,
sofreu fora da porta”. CRISTO purificou a Igreja, e isso é simbolizado pelo
batismo. Pelas águas batismais, preparamo-nos para fazer parte da Igreja, assim
como as noivas do antigo Oriente Próximo eram preparadas para o casamento por
um banho cerimonial. É a PALAVRA DE DEUS que nos purifica. João 17.17 – “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a
verdade” e Tito 3.5 – “não em
virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua
misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo
Espírito Santo”.
A união pelo
matrimônio faz com que o marido e a esposa tornem-se uma só pessoa, de tal
forma que muito pouco pode afetar a uma delas sem afetar a outra. A unidade do
matrimônio não significa que os cônjuges percam a própria personalidade. Ao
contrário, significa cuidar da outra pessoa com o mesmo cuidado dispensado a si
mesmo, aprender a prever e a antecipar as necessidade do outro, fazendo com que
este se torne tudo aquilo que foi idealizado. A história da criação nos fala do
plano de DEUS em que o marido e a esposa devem ser uma única pessoa (Gênesis
2.24). JESUS também se referiu a esse plano em Mateus 19.4-6.
(Tito 2:3-5 – “3 as mulheres idosas, semelhantemente, que
sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho,
mestras do bem, 4 para que
ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, 5 a serem moderadas, castas, operosas donas de
casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja
blasfemada”). A comunidade cristã era composta
por pessoas de formações e pontos de vista diferentes, tornando a existência de
conflitos inevitável. Os cristãos vivam em um mundo pagão e frequentemente
hostil. Para viver acima da repreensão, homens e mulheres precisam de sabedoria
e discernimento para que sejam discretos e dominem suas vontades, línguas e
paixões, a fim de que CRISTO não seja desonrado.
Como está seu domínio próprio?
As mulheres novas convertidas
deveriam aprender como ter harmonia em suas casas observando as mulheres mais
velhas que eram cristãs a mais tempo. Temos a mesma necessidade hoje. As
esposas e as mães mais jovens devem aprender a viver uma de uma maneira cristã –
amando seus maridos e cuidando de seus filhos – observando mulheres cristãs
exemplares. Se você tiver um pouco mais de idade ou estiver em uma posição em
que as pessoas lhe admirem, tenha certeza de que seu exemplo esteja motivando
crentes mais jovens a viverem de um modo que honre a DEUS.
Este conselho dado aos jovens era
muito importante. Na sociedade grega antiga, o papel do marido e pai não era
visto como um papel educativo, mas somente como um papel funcional. Muitos
jovens hoje têm sido criados em famílias onde o pai negligência suas
reponsabilidades para com a esposa e os filhos. Os maridos e pais que são bons
exemplos de um viver cristão são importantes modelos que os homens mais jovens
precisam ver, para que saibam como devem se portar.
E, o ensino de Pedro (1Pe 3:1-7 – “1 Semelhantemente vós, mulheres, sede
submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à
palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, 2
considerando a vossa vida casta, em temor.
3 O vosso adorno não seja o
enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o
luxo dos vestidos, 4 mas seja
o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e
tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas 5 Porque assim se adornavam antigamente também
as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos;
6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe
senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.
7 Igualmente vós, maridos, vivei
com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como
sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as
vossas orações”). Quando um homem se torna cristão,
normalmente traz consigo sua família inteira para CRISTO.
No entanto, uma mulher que se tornava
cristã, normalmente, vinha sozinha para a Igreja. Pela lei romana, aquele que
fosse marido e pai tinha autoridade absoluta sobre todos os membros de sua
casa, inclusive sobre a sua esposa. Exigir seus direitos como uma mulher livre
em CRISTO poderia arriscar seu casamento, caso o marido desaprovasse tal
atitude. Pedro assegurou às mulheres cristãs que eram casadas com incrédulos
que não precisavam pregar para seus maridos. Sob tais circunstâncias, a melhor
abordagem seria um comportamento piedoso: elas deveriam mostrar a seus maridos o tipo
de doação amorosa que CRISTO mostrou à Igreja. Sendo esposas
exemplares, elas agradariam seus maridos. E, assim, os homens poderiam então
permitir que elas continuassem a praticar sua “estranha” religião. Na melhor
das hipóteses, seus maridos se uniriam a elas e se tornariam cristãos também.
Uma vida transformada fala de forma
clara e inconfundível, e é frequentemente o caminho mais efetivo para
influenciar um membro da família; seja o marido, os filhos, os parentes. Pedro
instruiu as esposas cristãs a desenvolverem a beleza interior, em lugar de
estarem excessivamente preocupadas com a sua aparência exterior. Seu marido será
conquistado por seu amor, e não por sua aparência. Viva a sua fé cristã com
tranquilidade e firmeza em sua casa, de forma que sua família veja CRISTO em
você.
Não devemos ser obcecados pela moda,
contudo não devemos ser tão desinteressados a ponto de não cuidarmos de nós
mesmos. Higiene, limpeza e elegância são importantes, porém ainda mais
importante é a atitude e o espírito interior de uma pessoa. A verdadeira beleza
começa interiormente.
Sujeitar-se à autoridade de alguém,
significa cooperar voluntariamente por amor e respeito a DEUS e àquela pessoa. Idealmente,
a submissão é mútua [“Sujeitando-vos uns aos
outros no temor de DEUS” – Efésios 5.21]. Mesmo quando for unilateral, porém,
a expressão da submissão pode ser uma estratégia cristã efetiva. JESUS CRISTO
submeteu-se à morte de forma que pudéssemos ser salvos; às vezes podemos ter
que nos submeter a circunstâncias desagradáveis para que os outros vejam a CRISTO
em nós. [“A submissão cristã nunca exige
que desobedeçamos a DEUS ou participemos de algo que nossa consciência proíba”].
A submissão unilateral exige grande esforço. Não podemos desempenhá-la sem que
o poder do ESPÍRITO SANTO trabalhe em nós.
Quando Pedro chama a mulher de “vaso mais fraco”, ele não está tratando
de inferioridade moral ou intelectual, mas, sim, reconhecendo as limitações físicas
da mulher. Na época de Pedro, se as mulheres não tivessem proteção dos homens,
eram vulneráveis a ataques, abusos e ao desastre financeiro. A vida das
mulheres pode ser mais fácil hoje, mas elas ainda são vulneráveis a ataques
criminosos e ao abuso familiar; e apesar das oportunidades de trabalho terem
aumentado, muitas mulheres ainda ganham menos do que os homens; e a vasta
maioria das pessoas pobres no mundo é constituída pelas mães solteiras e seus
filhos. Um homem que honra a sua esposa como um membro do sexo mais frágil a
protegerá, respeitará, ajudará e permanecerá com ela. Ele não esperará que ela
trabalhe em tempo integral fora de casa e em tempo integral em casa; ele fará com
que seu fardo seja o mais leve possível. Ele será sensível às necessidades
dela, e a tratará com cortesia, consideração, compreensão e tato.
Se um homem não tiver consideração e
respeito para com sua esposa, suas orações não serão ouvidas, porque um
relacionamento vivo com DEUS depende do relacionamento correto com os outros. JESUS
disse que se alguém tiver um problema com um companheiro crente, antes da adoração
deve procurar se entender com tal pessoa (Mateus 5.23,24). Este princípio faz
parte das relações familiares. Se os homens usarem sua posição para maltratarem
suas esposas, suas orações não serão ouvidas.
Mas, nesta ministração nós vamos
olhar somente para a mulher virtuosa tão belamente descrita em Provérbios
31:10-31. Ajudará se você abrir sua Bíblia nessa passagem para vermos,
primeiramente, as características da mulher virtuosa, e então os seus desafios.
Em Provérbios, muito é revelado sobre as mulheres. É bastante adequado
que o livro fosse encerrado com a descrição de uma mulher de caráter, grande
sabedoria, muitas habilidades e grande compaixão. Algumas pessoas pensam que a
mulher ideal é aquela que vive no lar e tem uma atitude bastante abnegada e
servil. Mas a mulher descrita neste capítulo além de ser uma excelente dona de
casa, esposa e mãe zelosa, fabrica, importa e vende produtos, faz tapeçaria e
confecciona roupas para sua família, gerencia seus recursos financeiros, compra
e vende imóveis, planta e colhe sua lavoura. Porém sua força e dignidade não
vêm de suas surpreendentes realizações; é o resultado de sua reverência a DEUS.
Em nossa sociedade, onde a beleza física conta tanto, podemos
surpreender-nos ao perceber que a aparência da mulher virtuosa não é
mencionada. A causa de ser atraente é exclusivamente atribuída ao caráter dela;
que é o que é de mais importante, não só em uma mulher, mas em todo ser humano.
AS CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA
1.
Antes de qualquer coisa, a mulher
virtuosa centra-se em Deus. Ela não liga para o que as
pessoas pensam de suas roupas ou de seu visual. Por que? Porque é ao Senhor que
ela teme. “Enganosa é a graça, e vã, a
formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (v.30). Esse
é o ponto culminante da descrição da mulher virtuosa e aponta a origem primária
de todas as suas virtudes. No centro da vida desta mulher está seu
relacionamento com Deus, e ela teme tudo que possa vir a ameaçar essa relação.
Ela é conhecida como uma mulher que desfruta do favor de Deus e teme, mais do
que qualquer outra coisa no mundo, vê-lo aborrecido.
2.
Em segundo lugar, a mulher virtuosa
preocupa-se com a Palavra. Como Provérbios nos lembra repetidas
vezes: “O temor do Senhor é o princípio
da sabedoria”. Não é de surpreender, então, que quando essa mulher temente
a Deus fala, “abre sua boca com
sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua” (v.26). Sua conversa
reflete seu interesse principal: a sabedoria revelada de Deus e Sua benevolente
lei. A mulher que centra-se em Deus, centra-se na Palavra de Deus. Ela não fica
tentando passar a vista em alguns versículos aqui e ali enquanto grita com as
crianças e atende ao telefone. Ela levanta alguns minutos mais cedo do que o
necessário, com o objetivo de começar o dia com um período calmo e pacífico de
leitura da Palavra de Deus. Como isto transforma o dia! Ela agora tem sabedoria
e palavras amáveis de Deus para dizer aos outros.
3.
Em terceiro lugar, a mulher virtuosa,
se casada, centra-se em seu marido. Ela encontra grande satisfação
em ser uma ajudadora para o seu marido (Gn. 2:18). Ela não vê isto como um
mandamento humilhante, porque sabe que Deus usa a mesma palavra hebraica (ëzer) para descrever a Si mesmo como o
ajudador do Seu povo (Sl. 54:4). Ser uma ajudadora é ser como Deus — que nobre chamado! O papel de ajudadora
da mulher virtuosa pode ser resumido em duas palavras: conselho e progresso. Estando preocupada com Deus e Sua Palavra, “o coração do seu marido confia nela”
(v.11). Ele a consulta e busca seus piedosos conselhos antes de tomar decisões
que dizem respeito a ambos. E, ela não compete com seu marido nem o critica na
frente de outros, mas busca seu progresso. “Ela
lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” (v.12). Como resultado, “seu marido é estimado entre os juízes,
quando se assenta com os anciãos da terra” (v.23).
4.
Em quarto lugar, a mulher virtuosa,
se for mãe, centra-se em seus filhos. “Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa” (v.28). Por que?
Porque sua mãe devotou-se a eles todos os dias de suas vidas. Por quatro vezes
lemos da preocupação desta mulher com sua “casa”
(v.15, 21,27). Se pudéssemos enxergar dentro de sua mente, veríamos esta frase
rondando circularmente: “Minha casa,
minha casa, minha casa, etc”. Ela não encara os filhos como um acessório
necessário, nem como um problema que pode ser repassado. O coração dela está
tomado pelos filhos. Ela os ama e cuida de seus corpos, de suas mentes, e de
suas almas.
5.
Isso nos conduz à quinta
característica da mulher virtuosa. Ela centra-se em sua casa. Ela
administra e conduz este complexo e diversificado empreendimento com
habilidade, precisão, e eficiência idêntica a dos que compõem as mesas de
decisão de muitas grandes corporações. Há um departamento de vestuário (v.13,
19, 21, 24), departamento alimentício (v.14, 16), departamento de decoração
(v.22), e departamento financeiro (v.16, 18). Dependendo das circunstâncias,
pode haver também um departamento educacional. Tudo isto demanda uma variedade
de talentos e de ações dia-a-dia. Para alguém que trabalha fora, tal agenda
implicaria numa média de 14 horas de serviço por dia.
6.
E, em sexto lugar, como se não
bastasse, há também um departamento de caridade. A mulher virtuosa preocupa-se com os pobres. “Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado” (v.20).
OS DESAFIOS DA MULHER VIRTUOSA
Essas características resultam numa
série de desafios.
1.
Primeiramente, há um desafio duplo
para a mulher cristã — aprender e conter. Aprender seu
papel e suas responsabilidades através da Bíblia, não das novelas. E,
conter-se. Se você puder administrar metade de si já será muito. Você não
precisa provar-se assumindo outras responsabilidades fora do lar. Perceba quais
seus limites dentro de casa mesmo, dentro da própria família. Ter muitos alvos
freqüentemente resulta em uma tensão quase insuportável que sugará seu tempo e seus
dons. Então, você tem de primeiro cuidar de si, antes que possa cuidar dos
outros. Atente para o verso 17: “Cinge
os lombos de força e fortalece os braços”. Um pregador sugeriu que,
trazendo para nossa linguagem, isto poderia ser parafraseado como: “Ela vai à academia puxar ferro!” Bom,
não sei se é bem isso, mas, deu para você ter uma idéia. Perfeição é algo
impossível neste mundo. Você deve saber seus limites e trabalhar dentro deles.
Tome tempo para refrigerar sua alma e renovar suas forças. Cuide da mulher
interior. E, não se sinta culpada por cuidar da exterior (v. 22).
2.
Em segundo lugar, há um duplo desafio
para os maridos — apreciar e aliviar. Se você tem uma esposa como
esta, então lembre-se que você tem algo mais precioso do que rubis (v.10), uma
benção pela qual deve louvar a Deus (v.28). Repare que esse mesmo verso também
fala do marido: “Ele a louva”.
Expresse seu apreço por tudo que ela está fazendo por você e seus filhos. Mas
não só aprecie, também lhe dê alívio. Palavras custam pouco. Há ações bem mais
dispendiosas. A vida do homem geralmente não tem a multiplicidade de tarefas
que tem a da mulher. Nós temos nosso trabalho e… nosso trabalho. Então, que tal
pegar as crianças por algumas horas? Em último caso arranje uma babá e saia com
sua esposa para jantar. Faça-a experimentar a verdade de seus elogios.
3.
Em terceiro lugar, há um desafio
duplo para os pais — modelar e moldar. As mães, em especial, têm o
papel de modelar as mulheres piedosas. Mas os pais têm o papel de mostrar a
seus filhos como as mulheres piedosas devem ser guardadas e tratadas. Modelar
pelo exemplo e moldar pelo ensino. Ensine seus filhos sobre verdadeira
masculinidade e feminilidade através da Bíblia. Mostre a eles que o plano de
Deus para a humanidade é muito mais bonito, nobre, e dignificante do que o do
mundo.
4.
Em quarto lugar, há um duplo desafio
para a Igreja — empatia e auxílio. Mulheres virtuosas, e
especialmente as jovens, precisam de nossa compreensão e encorajamento. Elas
têm uma tarefa humanamente impossível. E não precisam da igreja pondo ainda
mais exigências. Precisam é de nossas orações e de nossa ajuda prática se a
pudermos dar. Senhoras, que tal passarem uma manhã durante a semana cuidando de
uma mãe cristã, e levá-la para tomar um café?! Que alívio, mesmo que seja
apenas uma ou duas horas livre de responsabilidades. Isto pode transformar a
semana para muitas estressadas filhas de Deus.
Mulheres virtuosas, nos levantamos a uma só voz para louvá-las, e
bendizemos a Deus por ter nos dado vocês. “Muitas
mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas” (v.29).
A mulher descrita neste capítulo tem habilidades excelentes. A posição
social de sua família é elevada. Isso pode indicar que não se trata não de suma
mulher, mas de um ideal de mulher. Assim, não convém aos homens imaginar que
conseguirão uma esposa com todos esses atributos, nem às mulheres tentar imitar
esse modelo em todos os detalhes; seus dias não são suficientemente longos para
fazer todas as atividades dela!
Veja-a como uma inspiração para você ser o que puder ser. Talvez não
possa ser como ela, mas pode aprender com seu trabalho, integridade e
desenvoltura.
Amém!!!!
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convidar o Pr. JACIR para ministrar
em sua igreja, em seus eventos, fazer um aconselhamento, somente conversar sobre:
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Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
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MATEUS 10·8 – “Curai
os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios;
de graça recebestes, de graça dai”.