segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SOB A AUTORIDADE DE DEUS



SOB A AUTORIDADE DE DEUS

Pr. Jacir ailton da Silveira – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores sob o nº C-1280

            Quero compartilhar com você um importante assunto que DEUS tem falado ao meu coração sobre como podemos profetizar vida quando as circunstâncias nos são contrárias.

            Convido-o a refletir sobre o que devemos fazer quando encontramo-nos em um vale de ossos secos, em um lugar de aspecto sombrio e de morte.

            Quando nos encontramos em lugares como estes devemos agir exatamente como agiu o profeta Ezequiel: deixar que o SENHOR nos dirija, falar em nome DELE, usar a autoridade que temos recebido de DEUS, obedecermos à PALAVRA e profetizar vida, alegria, restauração e avivamento espiritual.

            Veremos a maneira como o profeta Ezequiel foi levado pelo SENHOR ao vale de ossos secos, e como nesse lugar tenebroso ele foi usado com grande poder e autoridade para repreender a morte e profetizar vida.

            Por meio de alegorias, DEUS transmitiu uma bela mensagem profética de restauração para Israel.

            Nós, também, recebemos profundas revelações e podemos contar com o conforto do ESPÍRITO SANTO quando atravessamos dificuldades.

            DEUS muitas vezes leva-nos ao vale de ossos secos para nos mostrar a realidade de nossos problemas, fazer-nos refletir sobre a nossa situação espiritual, ensinar-nos a agir sob sua autoridade, andarmos no limite estabelecido por ELE, completarmos a obra que o SENHOR deu-nos a faze, examinar-nos que as suas obras não são incompletas.

            O texto base para a nossa reflexão está em Ezequiel 37.1-10:

“Veio sobre mim a mão do SENHOR; e o SENHOR me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos. E me disse: filho do homem, poderão viver estes ossos?

E eu disse: JEOVÁ, tu o sabes. Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a PALAVRA DO SENHOR. Assim diz o SENHOR JEOVÁ a estes ossos: eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.

Então profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso.

E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do home, e dize ao espírito: Assim diz o SENHOR JEOVÁ: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

E profetizei como ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo”.

            Medite neste grande milagre do SENHOR e faça uma autoanálise. Busque cada dia o avivamento e seja abençoado com a presença do ESPÍRITO SANTO.

            Esta visão ilustra a promessa no capítulo 36: uma nova vida e uma nação restaurada, social e espiritualmente. Os ossos secos representam os judeus no cativeiro; eles estavam dispersos e mortos. Ezequiel sentia que falava com os mortos quando pregava para os exilados, porque eles raramente respondiam à sua mensagem. Mas, na visão, os ossos responderam!

            E da mesma maneira que DEUS trouxe a vida aos ossos mortos. ELE traria a vida novamente para o seu povo, que estava espiritualmente morto.

            Um dia, esta visão se cumprirá totalmente quando Israel estiver reunida sob a liderança do MESSIAS.

            Os ossos secos representavam a condição de morte espiritual do povo. Sua igreja pode parecer uma pilha de ossos secos, espiritualmente morta, sem esperança de vida. Mas da mesma maneira que DEUS prometeu restaurar sua nação. ELE poderá restaurar qualquer igreja, a despeito de quão seca ou morta possa estar. Em vez de desistir, ore pedindo a renovação, pois DEUS pode restaurar a vida. A esperança e a oração de toda igreja deve ser que DEUS coloque o seu ESPÍRITO em cada cristão. De fato, DEUS está trabalhando, chamando seu povo de volta e levando vida nova às igrejas espiritualmente mortas.

            Em Ezequiel 37.1-10, observamos que o SENHOR falou ao profeta por meio de alegorias, utilizando figuras de linguagem para transmitir a Israel uma mensagem profética de restauração.

            O vale de ossos secos representa duas nações: Israel e Judá, que durante o exílio na Babilônia, haviam perdido a esperança de regressar à sua terra.

            Em meio à situação de tristeza, desesperança, sofrimento e morte, o SENHOR fez uma grandiosa promessa ao seu povo de libertação e reavivamento espiritual.

            Não vou aqui discorrer sobre todo o texto que lemos, queremos concentrar a atenção no título: SOB A AUTORIDADE DE DEUS. Em Ezequiel 37.3, está escrito:

“E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: SENHOR, JEOVÁ, tu o sabes”.

           Verificamos neste versículo que DEUS fez uma pergunta ao profeta que se encontrava em um lugar de morte. O SENHOR perguntou-lhe: “Será que os ossos neste vale podem reviver?”. Ezequiel respondeu: “SENHOR, tu o sabes”.

           Muitas vezes atravessamos situações que extrapolam o nosso entendimento e a nossa capacidade. Há situações que estão for a do domínio do homem, mas estão sob o controle de DEUS.

           É inútil usar a lógica, a razão, a inteligência e a percepção humana para entender as profundezas da ciência de DEUS.

           O apóstolo Paulo considerou-a como fonte insondável e inescrutável:

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de DEUS! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do SENHOR? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” - Romanos 11.33-36

            O SENHOR é oniciente, onipotente e onipresente. ELE sabe de todas as coisas, está em todos os lugares ao mesmo tempo e nenhum problema para ELE é impossível de ser solucionado.

            O SENHOR não se cansa de lutar em favor de sua Igreja. Porém, não podemos saber o que acontece nas regiões celestiais se não nos for revelado por DEUS.

            Enquanto você lê a Bíblia ou qualquer livro que versa a respeito dos ensinamentos contidos na Bíblia, são travadas grandes batalhas e tomadas inúmeras decisões no mundo espiritual que visam à proteção da Igreja. Tudo porque DEUS não se cansa de pelejar pela nossa segurança e livrar-nos a cada momento. Aleluia!

-                BATALHA NO MUNDO ESPIRITUAL

JESUS, em Mateus 22.31,32, disse para Pedro:

“Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça: e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos”.

            Verificamos nestes versículos que JESUS orou ao PAI, rogando que os seus discípulos não fracassassem na fé.

            Pedro não sabia o que estava acontecendo no mundo espiritual. Só DEUS sabe de tudo, porque ELE tem o controle de todas as coisas e é o DEUS do impossível, que age em qualquer área de nossa vida.

            DEUS não permite que Satanás nos tente além dos nossos limites.

            “Não veio sobre vós tentação, senão humana: mas fiel é DEUS, que vos não deixará tentar acima do que podeis: antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” - I Coríntios 10.13

            Neste versículo, o apóstolo Paulo disse nas entrelinhas que DEUS permite que sejamos tentados, mas outorga a seus filhos graça suficiente para vencerem todas as tentações e, assim, resistirem ao pecado.

            Eu não sei de tudo que acontece no mundo espiritual, não tenho todas as soluções, nem posso encontrar saída para os seus problemas, porém DEUS tem a solução e conhece todas as saídas.

            ELE é oniciente, sabe da intensidade da dor que estamos sentindo, supre todas as nossas necessidades, ajuda-nos a lutar e a superar as nossas dificuldades.

            Busque as misericórdias do SENHOR e fale como o profeta Ezequiel: “SENHOR, tu o sabes! Tu conheces todas as coisas”.

            Em Ezequiel 37.4, o SENHOR disse:

“Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a Palavra do SENHOR”.

            No versículo 2, Ezequiel disse não saber se os ossos secos poderiam reviver. O profeta não poderia responder a uma pergunta que estava for a do seu domínio e razão. Ele disse: “SENHOR, isto está for a de minha capacidade!” Porém, no versículo 3, DEUS surpreendeu o profeta: “Ezequiel, eu usarei você para dar vida a esses ossos!”.

            Muitas vezes nós não usamos a autoridade que recebemos do SENHOR, ou não permitimos que o SENHOR use a Sua autoridade através de nós; este revestimento de poder sobre a nossa vida que nos dá autoridade sobre as enfermidades, os demônios, e ousadia para pregar a PALAVRA DE DEUS.

            Em Marcos 16.17,18, o SENHOR JESUS, antes de voltar ao PAI, alertou seus discípulos:

“Estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”.

            Os discípulos operaram estes sinais sob a autoridade, o poder e a presença de CRISTO. Em Atos 4.31, está escrito:

“E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e anunciavam com ousadia a Palavra de DEUS”.

            Mesmo tendo conhecimento pela Palavra de DEUS de que estão revestidos da autoridade para repreender os espíritos malignos e as enfermidades e pregar o Evangelho de JESUS CRISTO. Muitos crentes consideram-se sem importância, deixam-se levar pelo medo. Recusam-se a enfrentar e vencer o inimigo e não se dispõe a trabalhar na obra do SENHOR. Dizem: “Eu não tenho capacidade”.

            Mas DEUS encoraja-nos para cumprirmos a missão de profetizar vida. Ele diz: “Eu quero usar você para profetizar vida às pessoas espiritualmente mortas!”.

            Mas os crentes desapercebidos continuam sem entender a voz do SENHOR, e perguntam: “Como sucederá isto?” E o SENHOR responde: “Você resolverá isto sob a minha autoridade”.

            Muitas vezes sentimo-nos incompetentes para resolver nossos problemas e buscamos socorro na oração do pastor, de um irmão ou irmã em CRISTO, os quais falam em línguas e profetizam a nossa vitória. Mas a Palavra de DEUS diz que nós temos a unção e a autoridade de CRISTO.

            Somos revestidos de autoridade desde o dia em que nos arrependermos de nossos pecados, recebemos a CRISTO como o nosso SENHOR e SALVADOR e permitimos que o ESPÍRITO SANTO venha habitar dentro de nós. Precisamos estar espiritualmente preparados, vivendo de forma irrepreensível diante de DEUS e dos homens, para sermos usados como instrumentos vivos nas mãos do SENHOR e profetizar vida sobre o vale de ossos secos.

            Se o ESPÍRITO SANTO fez do seu coração um lugar de sua habitação, então prepare-se porque DEUS irá usá0lo como usou Ezequiel.

            O SENHOR disse a esse profeta: “Você profetizará vida no vale de ossos secos, falará de acordo com a minha Palavra para que o milagre seja realizado”.

            Não fique esperando a visita de algum profeta em sua casa. Você recebeu a autoridade e a sabedoria do SENHOR para resolver os problemas em sua família e profetizar vida ao vale de ossos secos no meio do qual está vivendo.

            Não fique esperando que alguém resolva os seus problemas. DEUS revestiu-o de autoridade e usará você para transformar o lugar de morte em um lugar de vida.

            Em Ezequiel 37.5,6, vemos que o profeta usou a autoridade que DEUS lhe deu:

“Assim diz o SENHOR JEOVÁ a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR”.

            Verificamos que nestes versículos, em nenhum momento, o profeta disse: “Eu vou botar para quebrar, fazer acontecer!”, mas: “Assim diz o SENHOR”.

            Com estas palavras, o profeta quis dizer que estava revestido da autoridade de DEUS.

            “Assim diz o SENHOR JEOVÁ a estes ossos: eis que farei entrar em vós o espírito e vivereis”, disse o profeta, que foi dirigido por DEUS para falar estas palavras em uma situação de adversidade.

            DEUS, por meio de sua Palavra, ordenou que surgissem nervos sobre os ossos, fez entrar nos corpos o espírito, e concedeu-lhes vida, pois somente ELE tem esse poder.

            Todos os verbos nestes versículos estão flexionados na primeira pessoa do futuro do presente: “farei entrar”, “porei nervos”, “farei crescer carne”, “estenderei pele” e “porei em vós o espírito”. Depois de falar estas palavras, o SENHOR disse: “E vocês saberão que eu sou o SENHOR”.

-           FALANDO EM NOME DO SENHOR

            Sabe qual é o problema de muitos crentes?

            É que eles pensam que podem usar a autoridade de DEUS para atrair a glória para si.

            Quem pensa assim está absolutamente enganado.

            Não devemos deixar-nos levar pela vaidade de achar que somos usados por DEUS porque somos merecedores ou temos algum tratamento especial. Devemos reconhecer a soberania de CRISTO em nossa vida, e falar como o aposto Pedro: “Reconheço, por verdade, que DEUS não faz acepção de pessoas” – Atos 10.34.

            Não recebemos a autoridade de CRISTO porque somos merecedores, mas porque estamos debaixo da graça e das misericórdias de DEUS.

            O profeta Ezequiel agiu de forma inteligentíssima ao falar em nome do SENHOR. Ele poderia ter falado ao vale de ossos secos: “Ossos secos, o SENHOR deu-me autoridade para profetizar vida a vocês. Obedeçam à minha palavra porque estou debaixo da autoridade de DEUS”. Mas, em nenhum momento o profeta tomou para si aquilo que só a DEUS pertence: a honra, a glória, o poder, a força, a soberania, a excelência.

            O SENHOR disse em sua Palavra: “a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura” – Isaías 42.8.

            Cantemos louvores ao Rei dos reis e SENHOR dos senhores, ao DEUS CRIADOR dos céus e da terra, porque ELE é bom e a sua benignidade dura para sempre! ELE é a própria vida!

            Muitos crentes, após serem resgatados de um vale de desgraça e morte, receberem a vida em JESUS e o perdão dos seus pecados, e transformarem-se em instrumento vivo usado por DEUS com grande poder, exaltam-se e pensam que se acham dignos dessas bênçãos. Eles colocam-se em um pedestal, promovem-se a uma classe superior e tratam os outros com indiferença.

            Quem pensa e age dessa maneira está enganado. Nós, cristãos, usamos algo que pertence a DEUS. A glória, o louvor, a honra e a soberania pertence a ELE. Faça como o profeta Ezequiel, que não ousou falar de si mesmo e por si mesmo, que não disse: “Ossos secos, vocês saberão que eu sou profeta de DEUS”, mas: “Vocês saberão que DEUS é o SENHOR e foi ELE que fez isto”.

            Nós precisamos aprender a usar o poder de DEUS e a tributar a ELE a glória que lhe é devida.

            Se DEUS o tem abençoado, usando-o para transformar algum lugar de maldição em lugar de bênção, saiba que isto acontece unicamente por causa da bondade e da misericórdia de DEUS na sua vida.

            Estes atributos do SENHOR fazem com que você seja usado nas Suas mãos.

            É DEUS quem outorga e concede autoridade e poder a você para realizar a Sua obra e profetizar vida ao vale de ossos secos.

            Quem pode contar com a companhia do ESPÍRITO e ser o templo DELE não pode estar morto. Qualquer quer permanece no ESPÍRITO SANTO não peca – I João 3.6.

“Qualquer que é nascido de DEUS não comete pecado, porque a sua semente permanece nele, e não pode pecar porque é nascido de DEUS – I João 3.9.

            Quem é nascido de DEUS não pode continuar praticando atos pecaminosos.

            Se você tem sido um servo temente ao SENHOR, andado prudentemente no caminho que o conduzirá à Cidade Celestial, poderá contar com a presença do ESPÍRITO SANTO para consolá-lo e dirigi-lo em vida, e será o templo de DEUS. Portanto, não dê ouvidos às profecias catastróficas, nem acredite na “teologia barata” dos que ensinam o determinismo.

            Nós não recebemos a autoridade de DEUS para determinar alguma coisa nem concordamos com o determinismo teológico, que fere frontalmente o nosso direito de escolha e a soberania de DEUS, o nosso PAI, que não está submisso à nossa vontade.

            O profeta Ezequiel profetizou vida àquele vale de ossos secos, estando debaixo da autoridade de DEUS.

            Se não estivermos sob a autoridade e direção de DEUS, se não andarmos em obediência à sua Palavra, não poderemos profetizar a bênção sobre a nossa vida e nem na de ninguém.

            Antes de buscar a bênção, procure fazer um conserto com o SENHOR, e então vença as batalhas espirituais em nome de JESUS CRISTO.

            O diabo não poderá destruir a casa de quem anda em retidão e pratica a justiça. Não se deixe levar pela angústia, não se atemorize por causa das ameaças dos gigantes da vida. Ore ao SENHOR neste momento, pedindo que ELE abençoe a sua vida familiar, o local onde você trabalha e a Igreja onde você congrega.

            Diga: “SENHOR, dá-me autoridade para repreender a casta de demônios que tenta impedir o cumprimento de tuas promessas de vida para mim. Eu profetizo que Satanás não destruirá a minha casa; ele não poderá acabar com a minha família porque estou sob a tua autoridade e o teu poder. SENHOR, reveste-me cada dia de tua autoridade e sabedoria para abençoar o meu cônjuge e profetizar a vitória em minha casa. Amém!”.

            Que DEUS o abençoe ricamente...

Amém!!!!

Você pode convidar o Pr. Jacir para ministrar em sua igreja, em seu evento.
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947