terça-feira, 14 de maio de 2013

DUAS PORTAS - DOIS CAMINHOS



DUAS PORTAS – DOIS CAMINHOS

Pr. JACIR A. SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob o nº C-1280

O PROVÉRBIO POPULAR DIZ:

“Todos os caminhos levam a Deus”.

MAS HÁ UM PROVÉRBIO MUITO SUPERIOR, QUE DIZ:

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”

(Provérbios 14:12).

Percebeu que, no início deste provérbio, a palavra “caminho” está no singular, mas no final da frase aparece no plural? Isto não é erro de concordância.

O caminho que parece direito pode oferecer muitas opções e exigir alguns sacrifícios. Porém as escolhas fáceis deveriam fazer com que pensássemos duas vezes. Esta solução é atraente por que permite que eu seja preguiçoso? Por que não requer que eu mude meu estilo de vida? Por que não se exige restrição moral? A escolha certa frequentemente exige trabalho árduo e abnegação. Não seja atraído por atalhos que aparentemente são direitos, mas que conduzem à morte.

O provérbio sagrado está mostrando que o dito popular deveria ser assim corrigido: “Todos os caminhos do homem levam à morte”. Isto porque os homens costumam julgar como certos os seus próprios “caminhos”, mas, na verdade, toda esta criatividade religiosa, que não veio da Palavra de Deus, ou está em contradição a ela, são caminhos que levam à morte.
Jesus alertou:

“ENTRAI PELA PORTA ESTREITA. PORQUE LARGA É A PORTA E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ À PERDIÇÃO, E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA” (Mateus 7:13).

Os caminhos criados pela imaginação humana são frequentados pela maioria e levam diretamente a uma porta larga e convidativa, com néons coloridos que acendem e apagam, cartazes chamativos e muitas pessoas que parecem felizes. A porta é muito atraente. Quem fica diante dela imagina que, lá dentro, há muita vida. Mas, todos os que entram pela porta larga, encontram a morte...

A porta que leva à vida eterna (João 10.7-9 – Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”) é reconhecida como estreita. Isto não significa que é difícil tornar-se um cristão, mas que há um único Caminho que conduz à vida eterna com DEUS, e que poucos decidem andar por Ele. O único modo de chegar ao céu é crer em JESUS CRISTO, porque apenas ELE morreu por nossos pecados e justificou-nos diante de DEUS. Seguir os passos de CRISTO pode não dar popularidade, mas é a atitude verdadeira e correta. Agradeça a DEUS pela existência deste Caminho!

“E PORQUE ESTREITA É A PORTA E APERTADO O CAMINHO QUE CONDUZ À VIDA, POUCOS SÃO OS QUE A ENCONTRAM” (Mateus 7:14).

Nenhum atrativo há nesta pequena porta. Parece até tenebrosa. Há nela a sombra de um monte que sugere uma caveira. Seus batentes são banhados de sangue. E, para passar por ela, por ser tão estreita, a pessoa tem que entrar ajoelhada. Poucos são os que se interessam em entrar por ela. Mas, todos os que se esforçam para entrar pela Porta estreita, encontram a Vida!
É UM PARADOXO:

A PORTA QUE PARECE TER VIDA É A DA MORTE.  

E A PORTA QUE LEMBRA A MORTE É A DA VIDA!

Cada pessoa é livre para escolher o que quiser. Mas, se a pessoa deseja viver, tem de escolher a porta certa. E para que uma escolha tão séria não ficasse dependente do discernimento de uns poucos iluminados, e para que ninguém corresse o risco de deduzir equivocadamente e escolher a porta errada, e até mesmo para que ninguém dissesse que era difícil escolher a Porta certa diante de tantas opções religiosas, Jesus apontou para Si mesmo e disse:

“EU SOU A PORTA. SE ALGUÉM ENTRAR POR MIM, SALVAR-SE-Á. ENTRARÁ E SAIRÁ, E ACHARÁ PASTAGENS” (João 10:9).

Há algo sublime e inesgotável para se meditar sobre esta declaração de Jesus:

Primeiro: EU SOU (YHVH) é o Santo Nome de Deus! (Êxodo 3:14). Na Sua última noite de vida, Jesus ouviu o discípulo Felipe Lhe pedir em nome de todos: “Senhor, mostra-nos o Pai”. E Jesus respondeu: “HÁ TANTO TEMPO QUE ESTOU CONVOSCO E AINDA NÃO ME CONHECES? Quem me vê a mim, vê o Pai” (João 14:8-10).

Este é o mistério do Filho que é Pai, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim: como Homem Ele é o Filho de Deus, porque nasceu de mulher, mas no Espírito Ele é o próprio Deus: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).

Segundo: ELE É A PORTA DE ENTRADA, QUE LIVRA DA MORTE.

3.450 anos atrás, o povo escravizado no Egito só se livrou daquele estado de perdição quando entrou pela Porta do Cordeiro sem defeito e sem mancha, sacrificado à tarde, cujo sangue foi aspergido nos madeiros da porta de cada casa. Salvos da morte e libertos da escravidão, saíram do Egito para os pastos da Terra Prometida, tendo o Bom Pastor à frente do rebanho. No Egito estiveram presentes as figuras do “Cordeiro”, da “Porta” e do “Bom Pastor”, esta magnífica Trindade em um único SENHOR! (Êxodo 11 e 12:1-51).

Tudo aquilo apontava para Jesus, o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado à tarde e o Seu sangue, puro, santo e imaculado, banhou o madeiro, “para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida eterna” (João 3:16).

Terceiro: ELE É A PORTA DE SAÍDA. Os que entram através de Jesus se salvam e saem para desfrutar de verdadeira liberdade e fartura. Se você está sem saída, entre por Jesus! O Senhor nunca aprisiona ninguém. Pelo contrário: livra da morte, salva, dá perfeita liberdade e vida de verdade. Além de dizer “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, Ele também disse:

Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:32-36).

O Novo Testamento está em concordância total com o Velho. E, no último capítulo do Novo, há uma declaração final muito incisiva, que nos revela três coisas:

“BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE LAVAM AS SUAS VESTIDURAS NO SANGUE DO CORDEIRO, PARA QUE TENHAM DIREITO À ÁRVORE DA VIDA, E POSSAM ENTRAR NA CIDADE SANTA PELAS PORTAS” (Apocalipse 22:14).

É claro que todas as religiões pretendem ser o caminho e a porta para levar o Homem até lá. Mas qualquer religião que NÃO PASSE pelo CAMINHO ESTREITO e pela PORTA COM O SANGUE DO CORDEIRO, por mais bem intencionada que seja, não poderá levar ao Pai. Isto porque, se o Ser Humano, pecador, tentar aproximar-se de Deus, SEM JESUS, a Santidade do Eterno consumirá o pecado que está no pecador e, consequentemente, o pecador também será consumido. Só o sangue santo de Jesus nos purifica de todo o pecado porque Ele é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo” (João 1:29).

POR ISSO, ANTES DE QUERER DEUS, VOCÊ PRECISA QUERER JESUS!

Na sequência, “Apokalupsis” – palavra grega que significa “revelação” – diz: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Quem fez esta revelação? João? Não! Foi o próprio Jesus ressuscitado e glorificado. Ele assinou embaixo:

“Eu, JESUS, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas igrejas. EU SOU a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã.” (Ap 22:15-16)

Com a autoridade de quem é YHVH, Ele diz:

“PORFIAI POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA. Porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:23).

“Porfiar” quer dizer: insistir, teimar, lutar, perseverar. Entrar pela Porta estreita requer esforço e dedicação obstinada de cada pessoa.

Não basta reconhecer a sabedoria de Jesus, concordar com Ele, e até chamá-Lo de Mestre e Senhor. Não basta a pessoa ser religiosa com sinceridade, conhecer profundamente as Escrituras e até admirar Jesus. Para entrar no Reino de Deus, o ser humano, sábio ou ignorante, rico ou pobre, de qualquer raça, precisa recebê-Lo nas condições do primeiro mandamento. E reconhecê-Lo como a única Porta para a Salvação.

JESUS É A PORTA PARA A PESSOA ENTRAR NO REINO, MAS A PESSOA TEM DE SER A PORTA PARA O REINO ENTRAR NELA.

E isto, mais uma vez, é condicional: se alguém quiser o Reino tem de abrir a porta para o Rei: “Eis que estou à porta e bato; SE alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Ap 3:20).

A pessoa entra no Reino pela Fé e o Reino permanece na pessoa pela Obediência. E este Reino, tão grande e poderoso, cabe dentro do ser humano: “SE alguém me ama, guardará a minha palavra. E meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada” (João 14:23).

Por onde quer que a pessoa vá, o Reino vai dentro dela. É assim que a pessoa se transforma na Igreja que anda, no Templo Vivo do Espírito Santo! E esta “Igreja que anda” tem de porfiar no Caminho certo. Mas qual é este Caminho? Disse Jesus:

“EU SOU O CAMINHO, a verdade e a vida. E ninguém VEM ao Pai a não ser por mim” (João 14:6).

(Quero fazer mais um comentário aqui: Se Deus e Jesus fossem pessoas diferentes, Jesus teria dito: “Ninguém ‘vai’ ao Pai”. Mas Ele não disse “vai”. Ele disse “vem”. Este VEM do Senhor Jesus é do verbo “vir” e não do verbo “ir”. Se você chama alguém para si, você diz “vem aqui” ou “vai ali”? É claro que você diz “vem aqui”. Entendeu, agora? Jesus disse:

Ninguém VEM ao PAI a não ser por mim”. Quando você recebe Jesus, recebe o Pai na mesma hora. Porque Ele e o Pai são UM).

É INTERESSANTE A CONDICIONALIDADE:

Para o ser humano entrar Nele, o Senhor diz: SE ALGUÉM entrar por mim, salvar-se-á...

E para Ele entrar no ser humano, diz: SE ALGUÉM ABRIR A PORTA, Eu entrarei...

Portanto, fica clara a não obrigatoriedade. Você só entra, e só deixa Ele entrar, SE quiser! Você quer? Faça um esforço contra toda tradição, doutrina e pensamento religioso e ENTRE pela Porta estreita! É só querer!

Para Ele entrar em você, abra a boca e o seu coração, porque é por aí que Ele entra! A Palavra ensina:

“Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).

Em seguida, procure uma comunidade realmente cristã, que prega que Jesus e o Pai são UM; uma comunidade que não explora a fé e nem a ingenuidade das pessoas, onde não haja comércio nem mistificação da fé, e confirme a decisão que você tomou agora. Procure saber quando será o próximo batismo nas águas, e peça para ser batizado. Tome a Santa Ceia do Senhor todos os meses e aguarde a volta de Jesus, que se dará com o arrebatamento dos salvos.
Leia:

João 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”.

Mc 11:15-17 – “Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores”.

Mc 16:16 – “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

I Co 11:26 – “Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha”.

Mt 24:13-42 – “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.  

O sermão continua: A grande tribulação 

Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa, e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa. Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado; porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.  

O sermão continua: A vinda do Filho do homem 

Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.  

O sermão continua: Exortação á vigilância 

Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”.

Jo 14:1-3 – “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

I Ts 4:16 – “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”.
Um grande abraço e fique firme com Deus! (Mateus 24:13 – “
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”).

Amém!!!!

Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947


MATEUS 10·8 – “Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”.