sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A LEI DA SEMEADURA



A LEI DA SEMEADURA

Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores sob o nº C-1280

TEXTO BASE: Lucas 8.4-15 – Ora, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade. E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na. Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Perguntaram-lhe então seus discípulos o que significava essa parábola. Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos. Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição. Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança”.

JESUS frequentemente ensinava verdades espirituais por meio de pequenas histórias ilustrativas. As parábolas descrevem um objeto ou uma situação familiar, dando-lhe uma surpreendente e nova peculiaridade. Estabelecendo uma relação entre o conhecido e o desconhecido, força os ouvintes a pensar e a entender as verdades espirituais. A parábola compele os ouvintes a descobrir a verdade por si mesmos, e a esconde daqueles que são preguiçosos ou tolos demais para entendê-la. Ao lermos as parábolas de JESUS, devemos ser cuidadosos para não lhes atribuirmos interpretações exageradas e antibíblicas. A maioria delas tem apenas um objetivo e significado.

Por que um semeador permitiria que uma semente preciosa caísse junto ao caminho, em pedras ou entre espinhos?

Não se trata de um semeador irresponsável, que espalha sementes ao acaso. Ele usou um método aceitável ao semear um grande campo; lançou as sementes aos punhados, enquanto caminhava pelo campo. Sua meta era conseguir que o maior número possível de sementes germinassem em boa terra, mas houve um desperdício inevitável quando algumas caíram ou foram sopradas para áreas menos produtivas. O fato de algumas sementes não brotarem não foi culpa delas nem do semeador fiel. O rendimento dependia da condição da terra onde a semente caiu. É nossa responsabilidade espalhar a semente, a mensagem de DEUS, mas não devemos desistir quando alguns de nossos esforços falharem. Lembre-se, nem toda semente cai em boa terra!

Em Isaías 6.9 – Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis”. DEUS disse a Isaías que as pessoas o ouviriam, mas nada aprenderiam da mensagem, porque seus corações haviam se endurecido ao arrependimento. Da mesma forma JESUS está dizendo que seria assim, iriam falar e as pessoas não entenderiam.

Por que as multidões não entenderam as palavras de JESUS?
Talvez estivessem procurando um líder militar ou político, e não puderam ajustar-se ao seu estilo de ensino suave de JESUS, devido à idéia preconcebida que tinham. Talvez tivessem medo da pressão dos líderes religiosos, e não quiseram considerar profundamente as palavras de JESUS. DEUS disse a Isaías que seria assim. Este tipo de reação foi comentada por JESUS. A história do semeador foi um retrato preciso da reação das pessoas às palavras de JESUS.

As pessoas que estão à beira do caminho recusam-se a crer na mensagem de DEUS, como muitos líderes religiosos. As pessoas que estão sobre a pedra crêem no evangelho, mas nunca fazem algo a respeito, como muitos nas multidões que seguiram a JESUS. As pessoas que estão entre os espinhos são aquelas que não deixam um espaço em sua vida para DEUS, porque estão cheias de preocupações e foram seduzidas pelo materialismo. As pessoas que estão em boa terra, em contraste com todos os outros grupos, são as que seguem a JESUS CRISTO, a despeito do quanto isto lhes custa.
Que tipo de pessoa você é?

VOCÊ ACHA QUE TEM A VIDA QUE MERECE?

SE VOCÊ PUDESSE ESCOLHER, COMO SERIA SUA VIDA?

QUE TIPO DE ESCOLHAS VOCÊ FARIA?

VOCÊ CONSEGUE ENXERGAR ALGO EM SUA VIDA QUE SEJA FRUTO DE SUA PRÓPRIA SEMENTE?

COMO VOCÊ ACHA QUE DEVERIA SER SUA VIDA FINANCEIRA, EMOCIONAL, FAMILIAR?

VOCÊ ACREDITA NA POSSIBILIIDADE DE TER A VIDA QUE JULGA MERECER?
É inegável o fato de que muitas situações são irremediáveis. Existem algumas situações para as quais não existe a possibilidade de mudança: Não se pode negar o fato de que ninguém escolhe O LUGAR onde nasce e quanto a isso o destino de uma criança que nasce no interior da Índia, pode ser diferente daquela que nascem no centro de Londres; assim como não escolhemos A FAMÍLIA que temos, o que pode definir o destino entre uma pessoa criada num ambiente familiar estável e outra que cresceu em meio a brigas, bebedeiras e descaso familiar; além disso é inegável também o fato de que o A VIDA SOCIAL não é uma opção de quem está nascendo, o que também pode influenciar as relações, o trabalho, o meio onde cada pessoa é projetada.
Algumas pessoas crêem que a vida humana é destinada ou para o sucesso ou para o fracasso. Muitos entendem que estão debaixo de uma força determinante que os conduz para situações das quais constantemente estão fugindo.
A Bíblia fala seriamente sobre a LEI DA SEMEADURA “Não vos enganeis, de Deus não se zomba, tudo o que o homem semear, isso também ceifara. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” – Gálatas 6.7-8.
Certamente você ficaria surpreso se plantasse milho e colhesse abóboras. A lei natural diz que colhemos o que plantamos, e isso também é verdadeiro para as outras áreas. Aqueles que fazem mexericos a respeito de seus amigos perderão a amizade deles. Toda ação tem uma conseqüência. Se plantar para satisfazer seus próprios desejos, terá uma colheita de tristezas e pecados. Se plantar para agradar a DEUS, colherá alegria e vida eterna.
Que espécie de sementes você está plantando?
A vida da gente é uma grande semeadura. Todos os dias algo cresce em nós, fruto de alguma semente. A lei do plantio funciona muito bem em nossa experiência de vida.
QUE TIPO DE SEMENTE VOCÊ TEM LANÇADO DENTRO DE SI MESMO E PARA AS PESSOAS AO SEU REDOR?

QUANTAS “SEMENTES POSITIVAS” VOCÊ LANÇOU NOS ÚLTIMOS DIAS?  

Sua semente fará diferença na vida de alguém. Uma palavra de estímulo, um pequeno elogio é algo que com certeza vai ser importante.

Neste texto nós encontramos Jesus contando uma parábola sobre a lei da semeadura de Deus na vida dos homens, sobre Deus investe em nós. Como Deus age na vida das pessoas. Qual o objetivo de Deus em falar com o Homem. Ele diz: A semente de Deus é a Palavra de Deus!

PELA MANEIRA COMO VOCÊ VIVE ME DIGA:

O QUE VOCÊ VÊ DE DEUS BROTANDO EM VOCÊ?

QUAIS SÃO OS FRUTOS DE DEUS QUE EXISTEM EM VOCÊ?
EXISTEM AQUELES QUE SE DEIXAM VENCER NO CAMINHO POR UMA OUTRA PALAVRA (v.12)

A Palavra foi pisada (v. 5) Desprezada, ignorada, rejeitada – esta atitude pode Ter origem maligna. A semente de Deus visa libertação. Porque o diabo deseja manter as pessoas escravizadas por um conhecimento inútil.

EXISTEM AQUELES QUE PERDEM A PALAVRA NA HORA DA PROVAÇÃO (v. 13)

Em outros casos o que acontece é que a Palavra afeta as emoções, alegra, porém não penetra no íntimo, no coração, não enraíza. É uma fé que funciona apenas num determinado tempo, mas na hora da provação, desviam.
EXISTEM AQUELES QUE PERDEM A PALAVRA PELA AMBIÇÃO (v.14)

Alguns recebem a semente de Deus mas o tempo passa e não há amadurecimento. Estes não deixam a Palavra vencer as ambições, mas antes, o cuidado, a riqueza e os deleites da vida, impedem o crescimento. São arrancados do pé antes de amadurecerem.

EXISTEM AQUELES QUE INSITEM EM REGAR A PALAVRA DE DEUS (v. 15)

Um detalhe interesse nesta parábola é que todos as sementes são semeadas pelo ouvido.

Aquele que ouve de bom grado retém no coração e com perseverança frutificam.
CONCLUSÃO:

A PERGUNTA VOLTA MAIS UMA VEZ:

O QUE VOCÊ VÊ DE DEUS BROTANDO EM VOCÊ?

QUAIS SÃO OS FRUTOS DE DEUS QUE EXISTEM EM VOCÊ?
I. SOMENTE VAMOS SEMEAR, SE TIVERMOS UMA VISÃO (UM SONHO) DE NOSSA COLHEITA.

1. Só semeia quem tem sonho, quem tem visão.
2. Existem três tipos de pessoas: os que fazem as coisas acontecerem, os que ficam olhando as coisas acontecerem, e os que nem sabem o que está acontecendo.
3. Visão é uma fotografia de seu futuro preferível. É uma imagem do que você deseja fazer, uma estaca plantada no seu futuro. [Obstáculos].
4. Sêneca: Quando o capitão não sabe para qual porto se dirige, todos os ventos lhe são contrários.
5. Quando semeamos sonhamos com a colheita. O poder do sonho (da visão). Enxergamos pela fé o futuro; percebemos o que Deus está fazendo no Seu Reino; identificamos como nos encaixamos nos projetos de Deus.
6. Quatro verdades sobre a visão: O que você vê é o que você será. (eu preciso mudar…). O que você vê é o que você pode realizar. (não atiro para todo o lado). Sua visão capacitará você realizar o que parecia impossível. Sua visão vai inspirar outras pessoas.

II. VAMOS COLHER AQUILO QUE PLANTARMOS

1. Quem plantar joio, ervas daninhas e espinhos não pode esperar nada diferente além de intrigas, desunião e decepções.
2. Quem plantar amor, fé, esperança e verdade colherá frutos próprios para uma vida de vitória.
3. É imprescindível plantar – Na vida, ninguém deixa de plantar algo.
4. Para quem não se conscientizar de que é preciso plantar para depois colher irá ter muitas frustrações. Como colher sem plantar?
III. VAMOS COLHER NO TEMPO CERTO, SE PLANTARMOS TAMBÉM NO TEMPO CERTO.

1. Há tempo para tudo debaixo do céu…
2. A semeadura é um dos processos naturais criado por Deus para geração de vida. Não tem efeito instantâneo. É um processo e como tal exige tempo.
3. Semear exige disposição, perseverança, paciência (não existe colheita instantânea ao plantio).
4. O perigo da cultura microondas – café solúvel – computador.
5. No processo de semear bem para colher bem não podemos desperdiçar tempo. Bem vale lembrar o sábio poema de frei Antônio das Chagas (1831-1882):

Deus pede estrita conta do meu tempo.
E eu vou do meu tempo dar-lhe conta,
Mas como dar, sem tempo, tanta conta,
Eu que gastei, sem conta, tanto tempo?
Para ter minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado e não fiz conta
Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
Hoje quero acertar conta e não há tempo.
Ó vós que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passa-tempo.
Cuidai, enquanto é tempo, de vossa conta,
Pois aqueles que sem conta gastam o tempo,
Quando o tempo chegar de prestar contas,
Chorarão, como eu, o não ter tempo.

IV. VAMOS COLHER ONDE PLANTARMOS

1. No ano novo continuaremos a viver em geografias específicas.
2. Temos espaços vitais. Nossa vida vai se estruturando nesses ambientes. É nesses lugares que temos que plantar:
a) Na família b) No trabalho c) Na Igreja d) Na escola
3. Os grandes traumas têm raízes na família;
* irmã que parou de pregar para o marido
* o filho que começou honrar mais o pai
4. As maiores decepções com a fé se dão no ambiente religioso.
* irmão que reclamava que ninguém gostava dele na igreja, mas que, mas, percebeu que sequer cumprimentava as pessoas.
5. As grandes frustrações pessoais se configuram no local de trabalho.
* outro irmão via o patrão como um bicho…
6. É preciso plantar sementes novas exatamente onde vivemos mais intensamente, pois colhemos, primeiramente onde plantamos primeiro.
V. VAMOS COLHER MAIS DO QUE PLANTARMOS

1. Quem semeia um sonho e o cultiva – colhe realizações
2. Quem semeia a palavra – colhe fé
3. Quem semeia fé – colhe milagres
4. Quem semeia sorriso – colhe alegria
5. Quem semeia amor – colhe uma multidão de amigos.
6. Quem semeia bondade – colhe solidariedade.
7. Quem semeia perdão – colhe paz.
8. Quem semeia generosidade – colhe prosperidade
Mas, a melhor semente somos nós mesmos – Jo 12. 23-26: “É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem, neste mundo, aborrece a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará”.
Essa foi uma bonita ilustração sobre a necessidade do sacrifício de JESUS. A menos que o grão de trigo seja plantado no solo, ele não se tornará um ramo de trigo, produzindo muitos outros grãos. JESUS tinha de morrer, para pagar por nossos pecados, mas também para mostrar o seu poder sobre a morte. A sua ressurreição prova que ELE tem a vida eterna. Por ser DEUS, JESUS pode dar esta mesma vida a todo aquele que NELE crê.
Devemos estar tão comprometidos em viver para CRISTO, a ponto de “aborrecermos” a nossa própria vida. Isto não significa que desejamos morrer ou ser diferentes ou destrutivos para com a vida que DEUS nos deu, mas que é necessário estarmos prontos para morrer, se for necessário, a fim de glorificarmos a CRISTO. Precisamos rejeitar nosso egoísmo, deixando de lado nosso esforço em obter vantagem, segurança e prazer, para servirmos a DEUS de forma amorosa e livre. Abramos mão do controle de nossa vida, transferindo-o para CRISTO, que traz a vida eterna e genuína alegria!
Muitos criam que JESUS tinha vindo somente para os judeus. Mas quando ELE disse: “Se alguém me serve, siga-me”, também dirigiu àqueles gregos. Não importa quem sejam os seguidores sinceros de CRISTO; ELE os recebe com alegria. Sua mensagem é para todos. Não permita que as diferenças sociais, étnicas e culturais se tornem barreiras para a divulgação das BOAS NOVAS! Leve-as a todas as pessoas!

A SEMENTE

Como eu queria ser uma semente
lançada à terra fértil, bem cuidada,
para mostrar o quanto, ao ser amada,
tamanha pequenez se faz potente.
Brotar… crescer… fundir-se em alegria
ao produzir a mágica das flores,
que traz beleza, aroma e tantas cores;
que traz a paz aos olhos e alivia.
Brotar… crescer… tornar-se mui contente
ao contornar de frutos sua estada
por esta Terra fria e apavorada,
gerando vida para todo o sempre.
Amém!!!


Amém!!!

Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos:
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947