quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DUAS FAMÍLIAS – DOIS BONS EXEMPLOS


DUAS FAMÍLIAS – DOIS BONS EXEMPLOS

Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA - Membro do CFP - Conselho Federal de Pastores sob o nº C-1280

Em Hebreus 9: 27 – “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo”
Morrer quantas vezes? Quantas vezes?  UMA VEZ
Isso indica que a vida é uma só – não tem outra oportunidade – OU VOCÊ ACERTA, OU VOCÊ? Acerta!!!  É isso aí, você não pode errar, é uma vez só – Você conhece alguém que voltou?  A vida é única – Amém?
Quer uma notícia pior do que isso? Você pensa que não pode piorar?
Salmos 90: 10 – “A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos”
Preste atenção – enquanto o escrito aos Hebreus a vida é uma só, o salmista diz que normalmente o homem vive setenta, se for teimoso oitenta; onde diz que o melhor deles é canseira e enfado; e ainda termina dizendo que tudo passa rapidamente e nós voamos.
Ou seja: A BÍBLIA DIZ QUE A VIDA É ÚNICA, CURTA E RÁPIDA – BREVE – Você não pode perder tempo. Não dá para perder tempo com coisas medíocres, se aborrecer e arrumar confusão por coisas pequenas – por que a vida é uma só.
Vamos falar de família, disto a razão do convite para que os homens trouxessem o seu cônjuge.
Antes de lermos a Bíblia, quero recitar uma poesia escrita por: Sidnei Moraes.
É uma poesia que fala de família, preste atenção, ela é bem interessante.
Existem certas pessoas carente de entendimento,
Que acham que não foi Deus que Criou o Casamento,
A principio lhes parece que não foi conveniente,
Unir dois seres avessos, de fato, bem diferentes,
Mas nós que somos cristãos e temos boa memória,
Sabemos muito bem como surgiu essa história,
Adão andava ocupado trabalhando com capricho,
Se esforçando o dia inteiro, pensando em nome de bicho,
Era tigre, porco, tatu, macaco, alse, leão,
Adão andava inspirado, e foi mesmo abençoado, com tanta Imaginação,
Mas é possível que o sujeito também tenha reparado,
Que todo animal macho tinha uma fêmea do seu lado,
E Deus por demais atento, sondando-lhe  o coração,
Decidiu que era preciso dar um fim a solidão e disse-lhe:
- Adão filho querido não quero te ver tão só;
Falhei por companheira uma joia de primeira da costela e não do pó.
E pondo Deus em ação aquilo que pretendia,
Nocauteou nosso Adão dando inicio a cirurgia,
E Deus cortou-lhe o osso pondo carne no lugar,
E assim fez a princesa, esperando ele acordar,
Quando o varão despertou daquele sono pesado,
O corte da cirurgia já tinha cicatrizado,
E Deus trouxe a varoa e a entregou à Adão,
E ouviu um brado de Glória e a seguinte exclamação,
- Ela é carne da minha carne, Ela osso do meu osso,
E adão foi pra galera e vez aquele alvoroço,
E a partir daquele dia o homem bem mais ocupado,
Deixou pra trás muitos bichos sem o nome catalogado,
E até hoje rola um papo, bem machista e corriqueiro,
De que o homem é mais importante, porque foi feito primeiro,
Algumas mulheres se irritam e afirmam de arma em punho,
Que a vinda da obra prima vem sempre após o rascunho,
Mas há homens que falam e mesmo quem acredite
Que Deus fez Adão primeiro para Eva não dá palpite,
Mas isso é irrelevante pro sucesso da vida a dois,
Pra ser feliz não importa quem veio antes ou depois,
Porque Deus fez tudo perfeito discorde quem quiser,
Mas o melhor da mulher é homem,
E o melhor do homem é a mulher.
Glória a DEUS, amém? Aleluia!!  DEUS abençoe
VAMOS ESTUDAR DUAS FAMÍLIAS
São duas famílias sensacionais; a primeira delas é a família de Jó.
Jó 1 – 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. 2 Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente. 4 Iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles. 5 E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente”.
Essa família é sensacional!
Fala de um homem sensacional, aprendo algumas coisas com um homem como ele. Jó tem algumas particularidades muito interessantes. Sabe por quê?
Por que quando olho para o rei Ezequias deparo com um homem que mudou o quadro de sua época – um homem que pegou uma nação falida financeiramente, emocionalmente, espiritualmente; reconstruiu toda estrutura, santificou, fez adoração, recolher oferta, restabeleceu a festa da páscoa em Israel – um homem extraordinário – mas ele ouve uma coisa muito intrigante de DEUS – POE ORDEM NA TUA CASA – Você é muito bom para tratar com as muitas coisas, não tenho nada a queixar de ti quanto as coisas espirituais, você é expert nesse assunto – mas te aviso de uma coisa – POE ORDEM NA TUA CASA – Ezequias começa a chorar, um homem que foi tão precioso – um homem fantástico nos negócios, na administração, em tudo – acho que ele chora não pelo fato de ter medo de morrer – não, andava com DEUS – Acredito que ele chora por que pensou: “eu achei que eu era tanta coisa, ensinei adoração para os outros e esqueci de ensinar para o meu filho; ensinei santidade para os outros e esqueci de ensinar para a minha casa”.
Homens como esse, que às vezes podem encantar outros homens, mas não encantam a DEUS. Por que nem sempre o que encantam os homens, encantam a DEUS.
Mas Jó não – Jó é um homem rico, íntegro, reto – E olha quem é que diz isso foi DEUS. Íntegro, reto, temente a DEUS que desviava do mal. Tinha muitos bens, uma família grande – Jó era, comparando os nossos dias hoje, era o maior empresário do ramo de transporte. RIQUÍSSIMO.
Mas o texto diz que um dia aquele casamento vai enfrentar uma crise. O Jó fica doente, você pensa que a doença era tudo? Antes da doença ele perdeu todos os seus bens; um dia, um dia, chegou alguém e disse: Seu Jó acabou tudo e só sobrou eu para contar; morreu seus filhos todos e só voltou eu; só sobrava um. Só voltava um para dar a notícia, e Jó perdeu tudo.
Ficou duro – sem nenhum dinheiro, sem bens; mas não blasfemou – não!  Estava juntinho com DEUS.
Mas ele ficou doente – se não bastasse uma crise financeira; se não bastasse a perda dos filhos; agora ele fica doente do alto da cabeça até as plantas dos pés; se coçando com caquinho de telha. Criou uma crise também na área sexual – que uma pessoa desse jeito.... – Não tinha dinheiro, não tinha filho, não tinha mais nada.
E aí muitos falam a respeito da mulher desse cara – do Jó. Isso por que a mulher olhou para ele e disse: por que você não morre? Muitos dizem: “que mulher!!” Não sei por que vejam a mulher do Jó assim.
Por que a mulher do Jó é uma mulher fantástica – Sei de muitas que quando o dinheiro começa a minguar ela caem fora – Os filhos morreu, agora eu vou para o meu canto, eram sós os filhos que nos uniam – eu vivia contigo por causa dos meus filho, agora estou livre – Morreu os dez filhos de uma vez só.
Não tinha sexo, não tinha dinheiro, não tinha filhos, não tinha servos. Não tinha nada, não tinha amigo – por que nessa hora vai todo mundo prá bem longe; mas quem é que está lá? A MULHER
A mulher disse: Jó morre. Foi uma palavra dura – foi, mas ela estava lá para falar pra Jó morrer. Ela não o abandonou diante de toda esta situação. Ela estava lá. GOSTO DESTA MULHER.
O casamento deles não era baseado em dinheiro, em riquezas, em bens; e tem gente que vive por aí somente por causa do dinheiro que o outro pode dar; - não largo dele por que ruim com ele e pior sem ele.
Não é por causa dos filhos, morreram todos e a mulher está lá; e o Jó também não deu mole – falou: tu é doida. MALUCONA. Jó não separou dela por ter mandado ele morrer; ela não separou dele por ter perdido tudo, perdido os filhos; e perdido até os momentos de intimidade sexual. NÃO SEPAROU – ELA NÃO ABANDONOU O MARIDO – MULHER ESPETACULAR.
Não separou – quando olho no Capítulo 42 a Bíblia nos diz que DEUS restituiu tudo de volta para o Jó – Deu a ele dez filhos de novo – COM QUEM JÓ TEVE NOVAMENTE OS DEZ FILHOS? COM QUEM?
Jó agora curadinho, rico novamente e em dobro; isso é que é um casamento sensacional.
Mas por quê? Jó poderia ter dito: lembra quando você disse para eu morrer? Não, Jó não fala nada para a sua esposa – isso é que é um casamento excelente.
Quero falar também do casamento de Isaque com a Rebeca. Considero esse um casamento modelo; apesar de que eu gosto do casamento do Jó.
Primeiro – Isaque estava com 40 anos quando casou, não teve pressa de casar – Você apressou – se lascou – agora não tem volta – A parábola das 10 virgens ensina como escolhe alguém para casar – o noivo só pegava mulher de lâmpada acesa – Por que ele não pegava de lâmpada apagada? VOCÊ PEGARIA SEM SABER QUEM É – NO ESCURO? PRÁ VIVER CONTIGO ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE? Isso era para que ele pudesse dar uma olhada no material.
HOJE AS PESSOAS SE CASAM NO ESCURO – NÃO É VERDADE?
Não sabem nada um do outro e se casam. Quando nós vamos, isso pode chegar meio tarde – cada um tem que vir com o que espera do outro – mas nunca é tarde para começar a falar um par o outro sobre o que esperam um do outro.
Tem uma história: “certo senhor já com mais de 50 anos de casado; quando perguntado a ele qual seria a maior dificuldade dele, ele disse que a maior dificuldade dele era separar e dar o bico do pão para a sua mulher – eu gosto demais do bico do pão. Mais eu dou prá ele por que eu sou fiel e gosto demais dela. Aí perguntaram para a mulher: qual é a maior dificuldade da senhora? Ela respondeu: é comer o bico do pão”. Nunca conversaram sobre isso e sobre nada mais.
Pare para pensar. Tem que falar um para o outro o que deseja. Temos visto muitas crises em casamentos exatamente por causa disso.
As pessoas se casam antes de ser feliz – tem que casar depois que são felizes. Eu acho que com Adão foi assim.
Adão era um sujeito resolvidão, feliz, culto.
QUAL TEXTO QUE DIZ QUE ADÃO PEDIU MULHER PARA DEUS?
Não tem nenhum texto neste sentido.
Adão era feliz por demais, realizado, DEUS vinha todas as tardes conversar com ele, ele não estava triste, ela estava no Éden – ele não estava sozinho, tinha a companhia de DEUS. Um cara culto, conhecedor de botânica, zoologia, deu nome aos bichos.
Adão era um sujeito feliz. DEUS não criou Eva para fazer Adão feliz. Eva entra em sena para cumprir o projeto de DEUS que era constituir a família. Feliz Adão já era.
Note bem, quando Isaque toma atitude de casar; primeiro, foi notado por seu pai. Por que o casamento vai ser baseado sob a vontade de DEUS – a oração. Vemos Abraão orando a DEUS para que o seu servo vá buscar um crente. Isaque vai para o campo para meditar, era costume dele fazer isso todos os dias. Note que Isaque casa com 40 anos – Você sabia que Rebeca também era estéril? Isaque só é pai com 60 anos.
Passou 20 anos orando pela mulher. Rebeca também tinha uma serva de nome Débora. Você pensa que Rebeca falou para Isaque: Isaque deita com a serva – Débora. Não. Ele teve que orar até que o SENHOR lhes agraciasse com filhos. Quando veio foi logo de dois (vocês já conhecem a história – Esaú e Jacó). Rebeca não permitiu repetir a história (a de Abraão e Sara), Isaque teve que orar até que Rebeca gerou filhos.
UMA HORA DEUS VAI FAZER O SEU MILAGRE – NÃO TENTE AJUDAR DEUS – ELE NÃO PRECISA DA SUA AJUDA PARA NADA – TUDO VAI ACONTECER NO TEMPO DELE – ESPERE E CONFIE – ENQUANTO ISSO – CONTINUE ORANDO – 5, 10, 20 ANOS e até mais SE FOR PRECISO.
Casamentos sensacionais – esses dois.
Para termos um casamento que chegue perto destas histórias narradas na Bíblia – precisamos tomar algumas providências:
Homem e mulher vêm de mundos diferentes – a mulher vem do mundo dela – seus valores, seus princípios, sua maneira subjetiva. O homem vem do mundo dele – sua maneira de pensar, sua maneira de agir, superficial, é verdade – homem as vezes é sem graça, objetivo.
Aí começam a ter sérios problemas por coisas insignificantes – Pare para pensar.
A mulher no mundo dela gosta de atenção – olho no olho – a mulher quando conversa ela interage, ela precisa disso. Quando ela esta falando ela quer que você olha para ela; você vira o rosto e ela diz: olha para mim – O homem não precisa olhar para ouvir. ELAS GOSTAM DE ATENÇÃO, FAZ PARTE DO MUNDO DELAS.
Pare para pensar – esses dois mundos são tão diferentes – e DEUS é quem fez isso assim.
Como que vai colocar esses dois juntos para viver até que a morte os separe. É tempo demais.
O casal tem que aprender a lidar com essas diferenças – a superficialidade masculina – a profundidade feminina – a objetividade masculina – a subjetividade feminina – mulher fala nas entre linhas – mulher tem valores que os homens não têm.
Quer um exemplo: roupa nova para o homem é roupa perfeita para o uso. Para a mulher, roupa nova é aquela que nunca foi usada. Homem tem só dois sapatos (um preto e um marron). Mulher tem um sapato para cada tipo de roupa.
Tem que ter habilidade para equacionar tudo isso – como que vão viver juntos até que a morte os separe?
Homem e mulher são muito diferentes – tem homem que acorda feliz da vida – feliz – tem mulher que já não gosta de acordar cedo, parece que se arrependeu de não ter morrido de madrugada.
Homens, quando é assim; a Palavra de DEUS nos ensina: fugir da aparência do mal.
Se for tentar falar com ela nessa hora, é só para dar confusão – deixa-a no mundinho dela.
Tem que entender e respeitar isso. Descubra o que no seu marido é diferente de você – maridos descubram o que a sua mulher é diferente de você. Um casal é uma equipe – equipe é formada por pessoas com características diferentes, mas que trabalha no mesmo bem comum.
Outra coisa que fortalece o casamento é: SEXO.
É uma coisa que tinha tudo para dar errado: cansa, faz filhos, é sujo, dá náuseas às vezes. Aí DEUS muito sabiamente colocou o prazer – senão ninguém iria querer fazer.
O grande problema é que o homem faz sexo por motivos diferentes da mulher. O homem faz sexo para tirar o stresse – A mulher quando fica stressada, ela quer falar. E aí não dá certo, ela quer falar e ele quer sexo. Vou dar uma dica, se você quiser alguma coisa para aliviar o seu stresse, primeiro ouça tudo o que a sua esposa tem para te falar – depois de ouvir tudo aí você vai para o ataque.
Homem é igual a um micro-ondas, mulher é um fogão a lenha. Só que depois que ela pega fogo..
É preciso respeitar mais um ao outro – ter uma vida sexual satisfatória, ouvir mais um ao outro; conhecer os desejos um do outro – nada que foge dos princípios Bíblicos.
Temos que nos preparar para os momentos de adversidades, sabendo que eles são uma realidade nas nossas vidas.
O casamento não é imune a problemas – Mesmo para aqueles que não tiveram uma família estruturada.
A Bíblia nos ensina nos Salmos 27: 10 – “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá”
Amém!!!!

Para nos convidar para ministrar em sua Igreja ou em Eventos.
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos:
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947

domingo, 2 de setembro de 2012

DOIS UNIVERSOS DISTINTOS, DOIS SENHORIO OU UM SÓ DEUS?




DOIS UNIVERSOS DISTINTOS, DOIS SENHORIO OU UM SÓ DEUS?
R JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores, sob o Nº C-1280
GRACIOSAMENTE, minha digníssima esposa e eu completamos recentemente 33 anos de casamento! Quanto louvor ao SENHOR JESUS CRISTO, o SENHOR da glória! Mas também, quanta necessidade de reflexão acerca da nossa curta caminhada – Temos verdadeiramente cumprido nosso papel como esposo, esposa e pais?
É ELA, ainda, a "delícia dos meus olhos"?
É ELE, ainda, para mim (esposa) o que desde o início eu dizia: "O meu amado é meu, e eu sou dele"?
Cantares 2: 16 – “O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios”. Você ainda diz que você e o seu amado pertencem um ao outro; entregando-se um ao outro sem reservas?
Não importa quão íntimo possamos ser de nossos familiares ou de nossos melhores amigos, é somente no casamento que concebemos a mais íntima união da mente, do coração, do corpo, de projetos, de realizações, de objetivos e de tudo que seja perfeito para uma vida na presença de DEUS.
Quando o relacionamento amadurece, deve haver mais amor e liberdade entre os cônjuges. Muitas culturas têm estereótipos sobre o papel que o homem e a mulher devem desempenhar no relacionamento e até mesmo na intimidade sexual. Porém, a segurança do verdadeiro amor dá a ambos os cônjuges a liberdade de tomar a iniciativa de exprimir os seus sentimentos e desejos, mesmo com relação àqueles mais íntimos acontecimentos possíveis no relacionamento conjugal no casamento.
TEMOS OUVIDO DOS NOSSOS FILHOS, estando na idade da razão, a bela expressão: "Papai e mamãe, queridos, nós queremos, no SENHOR JESUS, que nosso casamento seja como o de vocês dois"?
SERÁ QUE ESTAMOS DIANTE DE UMA UTOPIA, de um sonho, ou de um ideal divino? Se nós cremos nas Escrituras Sagradas, não restará dúvida alguma quanto a ser o casamento uma proposição do Criador que não só O glorifique, mas também seja uma notável agência onde consolo, alegria, fé e amor ganham maior fervor e realismo! Procuremos demonstrar isso mediante uma rápida visão Bíblica afim:
1) Logo antes da queda, vemos Adão cheio de discernimento a prorromper com um dos mais belos poemas de toda a existência humana, dizendo: "Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada". Gn. 2:23.
O trabalho criativo de DEUS não estava completo até Ele fazer a mulher. DEUS poderia tê-la formado do pó da terra, do mesmo modo que fizera a Adão. Porém, Ele preferiu fazê-la da carne e dos ossos do homem. Assim, DEUS ilustrou que, no casamento, homem e mulher estão simbolicamente unidos em uma só carne. Esta é uma união fabulosa dos corações e vido do casal. Por toda a Bíblia, DEUS trata esta união especial com seriedade.
Se você é casado ou planeja se casar, está disposto a manter este compromisso que faz de você e seu cônjuge um só?
O objetivo do casamento deve ser mais do que companheirismo; PRECISA HAVER UNIDADE. DEUS forma e prepara homens e mulheres para várias tarefas, que convergem todas para um mesmo objetivo – HONRAR A DEUS. O homem dá a vida à mulher; e a mulher dá vida ao mundo. Cada papel carrega privilégios exclusivos, e não há razão para pensar que um sexo é superior ao outro.
Você acha que isso é pouca coisa?
Ou você não percebe que ao receber sua mulher, das dadivosas mãos do Criador, Adão mostrou-se alegre, consolado e cheio de gratidão ao DEUS da promessa, que cumpriu a Palavra que havia dito: "Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea"? – Gn 2:18
Oh! Como consolo, alegria, amor e fé faziam parte do dia do primeiro casal! Daí ser certo afirmar que o Criador, por Sua vez, prorrompeu alegremente, ao instituir o primeiro casamento, como está escrito: "Viu DEUS tudo quanto fizera, e eis que era muito bom"! – Gn 1:31.
DEUS viu que a sua criação era excelente em todos os aspectos. Você é parte da criação de DEUS; e Ele gosta de você da maneira como o fez. Sem em algum momento você sentir-se desvalorizado ou diminuído, lembre-se que DEUS o criou por uma boa razão. Aos olhos de DEUS você tem muito valor.
2) A seguir, já tendo o pecado entrado no mundo, a experiência das angústias face à morte pôde ser vista na vida de Isaque, pois ficou sem a companhia da sua querida mamãe. No entanto, apesar da sua idade "avançada", o SENHOR DEUS lhe providenciou outro significativo e mais duradouro consolo – sua amada Rebeca! Por isso está escrito: "e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe". – Gn 24:67.
Oh! Mesmo diante das muitas dificuldades, bem sabemos o quanto Isaque temia o DEUS todo poderoso e, por isso, andava nos Seus caminhos! Por essa razão, aquele patriarca e sua bela esposa desejaram ver seus filhos também casados no SENHOR, o DEUS da aliança! E Jacó foi o patriarca que pode dar continuidade ao eterno propósito divino, uma vez que da sua família viria o descendente prometido! 
3) Pensemos também no exemplo de um marido exemplar, cujo nome era Boaz! Este casou com uma mulher reconhecidamente "virtuosa", e ela, Noemi, casou com ele, Boaz, um homem cheio do temor do SENHOR, respeitoso e resolutamente amoroso!
Rute 3:  – “10 Então disse ele: Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; mostraste agora mais bondade do que dantes, visto que após nenhum mancebo foste, quer pobre quer rico. 11 Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa. 18 Então disse Noemi: Espera, minha filha, até que saibas como irá terminar o caso; porque aquele homem não descansará enquanto não tiver concluído hoje este negócio. 13 Fica-te aqui esta noite, e será que pela manhã, se ele cumprir para contigo os deveres de remidor, que o faça; mas se não os quiser cumprir, então eu o farei tão certamente como vive o SENHOR; deita-te até pela manhã”.
Noemi supôs que Boaz logo cumpriria sua promessa. Ele obviamente tinha a reputação de manter sua palavra e não descansaria até que sua tarefa fosse cumprida. Tais pessoas confiáveis distinguem-se em qualquer idade e cultura.
As pessoas o consideram como alguém que cumpre a sua palavra?
Ser honesto e realizar seus compromissos devem ser uma prioridade na vida de qualquer pessoa. Porém, a construção de uma reputação íntegra deve ser feita de forma gradativa, um ato contínuo.
4) Estando sem tempo para falar de outros gigantes do passado (Ex: o profeta Ezequiel), os quais se tornaram exemplos de fé e temor ao SENHOR, passo a citar um dos mais notáveis textos bíblicos do N. T. que demonstram ser o matrimônio grande fonte de consolo, alegria, fé e amor. Trata-se dos escritos do apóstolo Pedro, que claramente utilizou as Escrituras do Antigo Testamento para fundamentar seu ensino.
Pensemos, pois, no que ele ordenou aos maridos crentes no SENHOR JESUS CRISTO, dizendo-lhes: "Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar com discernimento; e, tendo consideração para com vossa mulher, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações". – I Pe 3:7. Numa outra tradução, este texto diz o seguinte: Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações”.
Quando um homem se torna cristão, normalmente traz consigo sua família inteira para CRISTO – veja, por exemplo a história da conversão do carcereiro filipense que está registrada em Atos 16. 29-34. No entanto, uma mulher que se tornava cristã, normalmente, vinha sozinha para a igreja; isso acontece em nossos dias. Pela lei romana; aquele que fosse marido e pai tinha autoridade absoluta sobre todos os membros de sua casa, inclusive sobre a sua esposa. Exigir seus direitos como uma mulher livre em CRISTO poderia arriscar seu casamento, caso o marido desaprovasse tal atitude.
Pedro assegurou às mulheres cristãs que eram casadas com incrédulos que não precisavam pregar com palavras para seus maridos. Sob tais circunstâncias, a melhor abordagem seria um comportamento piedoso: elas deveriam mostrar à seus maridos o tipo de doação amorosa que CRISTO mostrou à Igreja. Sendo esposas exemplares, elas agradariam seus maridos e não deixavam de serem fieis a CRISTO. E, assim, os homens poderiam então permitir que elas continuassem a praticar sua “estranha” religião. Na melhor das hipóteses, seus maridos se uniriam a elas e se tornariam cristãos também.
Uma vida transformada fala de forma clara e inconfundível, e é freqüentemente o caminho mais efetivo para influenciar um membro da família e até mesmo um amigo ou um estranho. Pedro instruiu as esposas cristãs a desenvolverem a beleza interior, em lugar de estarem excessivamente preocupadas com a sua aparência exterior. Seu marido será conquistado pelo seu amor, e não por sua aparência. Viva a sua fé cristã com tranqüilidade e firmeza em sua casa, de forma que sua família veja CRISTO em você, em suas atitudes em seus atos.
Não devemos ser obcecados pela moda, contudo não devemos ser tão desinteressados a ponto de não cuidarmos de nós mesmos. Higiene, limpeza e elegância são importantes, porém ainda mais importante é a atitude e o espírito interior de uma pessoa. A verdadeira beleza começa interiormente.
Quando Pedro diz que a mulher é “vaso mais fraco”, ele não está tratando de inferioridade moral ou intelectual, mas, sim, reconhecendo as limitações físicas da mulher. Na época de Pedro, se as mulheres não tivessem a proteção dos homens, eram vulneráveis a ataques, abusos e ao desastre financeiro. A vida das mulheres pode ter se tornado mais fácil nos dias de hoje, mas elas ainda são vulneráveis a ataques criminosos e ao abuso familiar; e apesar das oportunidades de trabalho terem aumentado, muitas mulheres ainda ganham menos do que os homens; e a vasta maioria das pessoas pobres no mundo são constituídas pelas mães solteiras e seus filhos.
Um homem que honra a sua esposa como um membro do sexo mais frágil a protegerá, respeitará, ajudará e permanecerá com ela. Ele não esperará que ela trabalhe em tempo integral fora de casa e em tempo integral em casa; ela fará com que seu fardo seja o mais leve possível. Ele será sensível às necessidades dela, e a tratará com cortesia, consideração, compreensão e tato.
Se um homem não tiver consideração e respeito para com sua esposa, suas orações não serão ouvidas, porque um relacionamento vivo com DEUS depende do relacionamento correto com os outros, a começar com o seu cônjuge. JESUS disse que se alguém tiver um problema com um companheiro crente, antes da adoração deve procurar se entender com tal pessoa (Mateus 5. 23-24 – Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta”. Este princípio faz parte das relações familiares. Se os homens usarem sua posição para maltratarem suas esposas, suas orações não serão ouvidas.
Perguntemos o seguinte:
Não goza grande prazer o marido que tem a experiência de estar junto (ao habitar) com o seu mais próximo que é "a mulher da sua mocidade"?
Qual esposa não deseja ser tratada de modo honroso pelo seu marido?
Afinal, não está escrito em Provérbios 16. 24: "Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para corpo"?
E o que dizer do ambiente cristão dum lar, cujo marido amorosamente lidera sua esposa e esta, por sua vez, o respeita?
Tal atmosfera não redundará em louvor e adoração?
Ora, é a isto que o apóstolo chama de propósito último do casamento, ao dizer: "para que não se interrompam as vossas orações".
Pelo que o "viver a vida comum do lar com discernimento" é o reflexo do marido que conduz a sua mente cativa à Palavra do SENHOR JESUS. E o resultado de tal submissão à Palavra é que o homem será "bem-aventurado" no seu doce lar cristão!
OU SEJA: O esposo e sua esposa, orando juntos no dia a dia, crescerão na "graça e no conhecimento de nosso SENHOR e Salvador JESUS CRISTO". – II Pe 3:18. Este é o melhor caminho, crescer na graça e no conhecimento do SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO. Não importa onde estejamos em nossa jornada Espiritual, não importa quão maduro sejamos em relação à nossa fé, o mundo pecador sempre nos desafiará. Ainda temos que crescer muito, para estarmos preparados para sustentar a verdade em qualquer lugar em qualquer e todas as circunstâncias; começando no nosso casamento e na família.
Logo, nesse lar, consolo, alegria, amor e fé serão o claro distintivo de vidas cheias do Espírito Santo e do "temor de CRISTO"! – Ef 5: 18-33. Somente em CRISTO é que gozamos e desfrutamos de uma alegria superior, mais elevada e mais duradoura, que cura toda a nossa depressão, monotonia ou tensão mental.
NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM O QUANTO TEMOS DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS, MAS SIM COM O QUANTO A NOSSA VIDA ESTÁ ENTREGUE A ELE.
Submeta-se diariamente à sua orientação e obtenha DELE forças.
Mas, apesar da existência do ideal divino para o matrimônio, os casais se deparam com outra dura realidadea exigência que a vontade de cada cônjuge faz para que haja satisfação pessoal e o seu ego prevaleça! Então, a vida de fidelidade aos votos matrimoniais dá lugar ao "EU" do egoísmo, gerando amargura, insubmissão orgulhosa e não poucas dores e angústias! 
QUANTO ÀS ESPOSAS, no geral, pervertem a ordem natural, na qual o marido deixa de ser sua prioridade, enquanto elas buscam satisfação tão somente nos filhos. Pior ainda é quando a esposa resolve tomar suas próprias decisões, numa demonstração de escravidão ao "eu carnal". Por causa disso, deixa de experimentar a liberdade de uma "mulher virtuosa", que diz ao seu amado esposo: "aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu [...] o teu DEUS é o meu DEUS". – Rute 1: 16, 17
Onde está, pois, a felicidade num lar como este? Não estão amor, consolo e alegria ausentes daquela família? E o que dizer do exercício da fé no SENHOR JESUS CRISTO, o SENHOR da glória? É certo que, se não há lugar à fé que agrada a DEUS, o mínimo que se espera encontrar em tal lar é "tribulação e angústia"; afinal, egoísmo, mundanismo e ansiedade estarão sempre presentes onde não há confiança no DEUS Vivo ou onde não mais se diga de coração: "venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu"! – Mateus 6: 10
QUANTO AOS MARIDOS, o que dizer deles, os quais foram chamados para exercer uma liderança amorosa, gerando segurança, alegria e bom ânimo a sua digníssima esposa? Ora, não é incomum encontrarmos hoje maridos vivendo como se ainda fossem solteiros, quase que afirmando: “A vida é minha e dela faço como eu quero”!
Ora, é fácil verificar que muitos esposos estão voltados para si mesmos; para isso, basta que consideremos o lugar que as redes sociais modernas ocupam no seu coração. Quanto a isso, não é verdade o grande tempo dispensado em frente ao computador? Veja-se, por exemplo, como a participação em lista de grupos afins, onde ler e postar coisas de interesses pessoais se tornou um grande vício. Então, muitos maridos não dormem sem que antes chequem suas mensagens e, quando acordam, fazem o mesmo!
Ora, bem que poderia listar tantas outras coisas que se interpõem entre o marido e sua esposa, mas basta citar o lugar que é dado ao esporte, às conversas com os amigos, ao trabalho, etc., e saberemos que tudo pode ser resumido numa palavra: servidão aos senhores da modernidade!
E tal servidão não passa de egoísmo bem nutrido, que é o oposto da chamada que o marido recebeu para "viver a vida comum do lar com discernimento"! Então, mais uma vez pensemos: Em tais lares, tem tido lugar para amor, consolo, alegria e fé no SENHOR JESUS? Nós, maridos, temos podido dizer: "Eu e minha casa serviremos ao SENHOR"?
QUAL É, POIS, A SOLUÇÃO PARA TAL PROBLEMA?
Que devem fazer maridos e esposas em tais casos? Sugiro que devamos refletir em três verdades fundamentais, a fim de que o esposo e sua esposa abram mão de suas vontades, desprezem a servidão aos seus senhores modernos e se submetam ao DEUS verdadeiro. Ei-las a seguir:
1. ARREPENDIMENTO. A cada dia, os crentes necessitam de olhar para o que fizeram, à luz da Palavra do SENHOR, e, com a mesma visão de DEUS acerca do pecado, confessar seus pecados! Em outras palavras, maridos e esposas precisam andar na luz, a fim de que o sangue de JESUS lhes purifique de todo pecado (Cf. 1Jo 1: 5-9).
2. O TEMOR DO SENHOR. A única maneira de combater eficazmente os temores de ser infeliz, de ficar enfermo, da solidão, do desemprego, da opinião dos homens, etc., é o temor de CRISTO! Ou seja, a fé que ouve com mansidão a palavra que diz: "santificai a CRISTO, como SENHOR, em vosso coração", dirá NÃO a todos os demais temores!
Por quê? Porque tal fé descansará na certeza de que seu SENHOR é nada menos do que o JESUS CRISTO exposto pelo livro de Apocalipse – "... O Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu DEUS e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos". – Ap 1: 5, 6
Sim! A fé no SENHOR JESUS CRISTO o vê como Aquele a quem DEUS "o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome...". – Fp 2: 9-11
Ora, é para essa fé que se diz: "desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor". – Fp 2:12
Oh! Maridos e esposas! Haverá tempos mais difíceis do que os vividos pelos cristãos dos dias do Novo Testamento? No entanto, eis como o "temor a CRISTO" caracterizava a Igreja daqueles dias – "Em cada alma havia temor [...] A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do SENHOR... ". - Atos 2: ; 9: 31. Cf. Efésios 5: 21
3. O PENSAR CONCORDEMENTE NO SENHOR. Em que sentido esse pensar concordemente no SENHOR se faz necessário a todo casamento? Se nós sabemos que tal exortação foi dirigida a duas preciosas irmãs em CRISTO – "Evódia e Síntique" – não nos surpreenderemos de que os conflitos comuns entre os casados serão solucionados à medida que ele e ela se ajustarem ao modo de pensar (ou à mesma atitude) de CRISTO. Ou seja: Se creio que Ele "subsistindo em forma de DEUS, não julgou como usurpação o ser igual a DEUS; antes a si mesmo se esvaziou [...] a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de Cruz" – Fp 2: 6-8
Não buscarei eu estar em harmonia com Ele? Afinal, não importa tanto o que penso ou sinto, mas o que meu SENHOR prescreveu para mim em Sua Palavra. E, sendo Ele "meu SENHOR", não é o meu mais profundo desejo fazer a Sua vontade?
Então, arrependido e cheio do temor de CRISTO, a quem terei que prestar contas diante do Seu tribunal (cf. 2 Co 5:9-11a), procurarei desempenhar o papel que a mim foi dado, seja como marido, seja como esposa!
FINALMENTE, caríssimos irmãos em CRISTO, maridos e esposas: Hoje graciosamente temos entendimento; por isso, sabemos que estamos no verdadeiro: JESUS CRISTO. "Este é o verdadeiro DEUS e a vida eterna". – I Jo 5: 20
Então, continuemos nossa caminhada como casados; seja com apenas um ano de casamento, seja completando bodas de prata, de ouro ou de diamante; o que importa é que nossa fé esteja firmada no SENHOR JESUS CRISTO.
Assim, certamente, gozaremos de modo crescente o que nosso DEUS providenciou para os casados no SENHOR: amor, consolo e alegria!
Oh! Que nossos filhos e filhas encontrem, pois, em nós motivo para dizer: Papai e mamãe, nós queremos que nosso casamento seja como o de vocês!
Oh! Quão "Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!". – Salmos 128.
Amém????



Para nos convidar a estar ministrando em eventos de sua igreja.
 
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos:
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947