segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Prostituição, adultério e divórcio = Juízo de DEUS



Prostituição, adultério e divórcio = Juízo de DEUS


Isaías 1


21 Como se fez prostituta a cidade fiel! ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.


22 A tua prata tornou-se em escória, o teu vinho se misturou com água.


Aqui, Jerusalém representa toda a nação de Judá. DEUS compara os atos de seu povo aos de uma prostituta. As pessoas haviam abandonado a adoração ao DEUS verdadeiro, passando a adorar os ídolos. Sua fé era inútil, impura e débil. A idolatria, exterior e interior, representa um adultério espiritual que viola nosso compromisso com DEUS, levando-nos a amar outra pessoa ou objeto. JESUS descreveu o povo daqueles dias como adúltero, embora fosse rigorosamente religioso. Como membros da Igreja, somos a “noiva” de CRISTO (Ap. 19-7,8 – Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou; e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos) e, através da fé, vestimo-nos de justiça. Te pergunto: Teria a sua fé se tornado impura? Esta pergunta serve para mim também.


Peça a DEUS que a restaure e conserve forte e pura a sua obediência a ELE – eu tenho feito isso todos os dias – é difícil vencer isto, eu sei muito bem....



Mateus 5


27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.


28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.


29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.


30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.


32 Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.


No AT, a lei assegura que é errado ter relações sexuais com alguém que não seja o cônjuge (Êx. 20.14 – Não adulterarás). Mas JESUS disse que o desejo de ter relações sexuais com outro, que não seja o cônjuge, é considerado por DEUS adultério, portanto, é um pecado. JESUS enfatizou que se o ato de adulterar é errado, a intensão também o é. Ser fiel ao cônjuge com o corpo, mas não com o pensamento, é quebrar a confiança que é tão vital para um casamento forte. JESUS não condenou o natural interesse pelo sexo oposto ou mesmo o desejo sexual saudável, e sim tornar a mente, deliberada e repetidamente, repleta de fantasias malignas, que poderiam vir a ser colocadas em prática.


Poderíamos cogitar: se os pensamentos luxuriosos já constituem pecado, por que a pessoa não deve ir em frente e transformar as fantasias em realidade?


Colocar em prática os desejos pecaminosos é uma atitude prejudicial por vários motivos:


1 – faz com que as pessoas procurem desculpas para seus pecados, ao invés de pararem de pecar;


2 – destrói os casamentos;


3 – é uma rebelião deliberada contra a PALAVRA DE DEUS;


4 – sempre magoa outra pessoa além do pecador.


As ações pecaminosas são mais perigosas do que os desejos pecaminosos, por isso estes não devem ser colocados em prática. Mas tais desejos pecaminosos também são prejudiciais à obediência a DEUS. Se não forem reprimidos, resultarão em atitudes erradas, desviarão as pessoas de DEUS, levando-as ao inferno.


Na sequencia o texto acima traz um conselho de JESUS, que é de arrancar o olho ou a mão que nos escandalizasse, ou até mesmo outros órgãos de nosso corpo que se torne objeto de escândalos, falava o SENHOR em sentido figurado. Não se referia propriamente aos órgãos de visão, tato ou outro qualquer, porque uma pessoa cega, mutilada e até mesmo sem algum outro órgão, pode sentir luxúria. Mas JESUS advertiu que se esta fosse a única escolha para não pecar, seria melhor então entrar no céu sem tais órgãos do que ir para o inferno com o corpo inteiro.


Às vezes, toleramos em nossa vida determinados pecados, mas a PALAVRA nos ensina que, se não forem reprimidos, certamente trarão nossa destruição. É melhor experimentar a dor da remoção de um hábito ruim ou da perda de algo que entesouramos ou estimamos do que permitir que o pecado traga juízo e condenação.


Peço que você examine a sua vida em busca de algo que tenha te levado a pecar, eu tenho feito isto todos os dias da minha vida; tome todas as atitudes necessárias para remover tudo aquilo que têm sido infidelidade diante de DEUS e do seu cônjuge.


No versículo 31 deste texto - Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio – O divórcio é tão nocivo e destrutivo hoje, quanto foi na época que JESUS esteve fisicamente entre nós. DEUS deseja que o casamento seja um compromisso para toda a vida (Gn. 2.24,25 – Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne; E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam). Ao se casarem, as pessoas jamais deveriam pensar em divórcio como opção para resolver os problemas, realizar suas fantasias, seus desejos de luxúria e até mesmos suas curiosidades sexuais; ou como a saída para uma relação que parece morta.


JESUS nesses versículos também aproveitou para repreender aqueles que, propositadamente, abusam do contrato de casamento, usando o divórcio para satisfazer o desejo luxurioso de casar-se com outra pessoa.


Analise se as suas ações estão colaborando com o fortalecimento de seu casamento ou o que estamos fazendo está destruindo o nosso casamento?


JESUS disse que o divórcio não é permissível, exceto em caso de infidelidade. Isto não significa que deva acontecer automaticamente quando um cônjuge comete adultério; e nem deve ser planejado o adultério para que ocorra o divórcio. A palavra traduzida por “infiel” sugere um estilo de vida sexualmente imoral, não um ato isolado de adultério, do qual a pessoa se arrependeu. Por outro lado, aqueles que descobrem que seu parceiro(a) foi infiel devem primeiro fazer todo o esforço para perdoar (haverá perdão de DEUS sobre aqueles que desobedecem rebeldemente a SUA PALAVRA?), reconciliar-se e restaurar o relacionamento pode não ser possível numa quebra de confiança por infidelidade. Devemos sempre procurar razões para restaurar o casamento, ao invés de procurar desculpas para a infidelidade terminando-o.



João 8


11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.


JESUS não condenou a mulher acusada de adultério, porém não ignorou nem foi complacente em relação ao pecado dela. Disse à mulher para abandonar sua prática pecaminosa. Quais práticas são estas hoje em nossos dias? Todos os pensamentos, desejos luxuriosos, sexuais, mesmo que não concretizados.


JESUS está pronto a perdoar qualquer pecado em nossa vida, mas a confissão e o arrependimento demonstram uma mudança de coração! Com a ajuda de DEUS podemos aceitar o perdão, pedir perdão, dar o perdão de CRISTO e deixar os maus caminhos e procedimentos.



Jeremias 3


7 E eu disse: Depois que ela tiver feito tudo isso, voltará para mim. Mas não voltou; e viu isso a sua aleivosa irmã Judá.


8 Sim viu que, por causa de tudo isso, por ter cometido adultério a pérfida Israel, a despedi, e lhe dei o seu libelo de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.


9 E pela leviandade da sua prostituição contaminou a terra, porque adulterou com a pedra e com o pau.


10 Contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irmã Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas fingidamente, diz o Senhor.


11 E o Senhor me disse: A pérfida Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá.


12 Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do norte, e diz: Volta, ó pérfida Israel, diz o Senhor. Não olharei em era para ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira.


13 Somente reconhece a tua iniqüidade: que contra o Senhor teu Deus transgrediste, e estendeste os teus favores para os estranhos debaixo de toda árvore frondosa, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.


14 Voltai, ó filhos pérfidos, diz o Senhor; porque eu sou como esposo para vós; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião;


15 e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.


A prostituição da congregação do povo do DEUS ALTÍSSIMO, havia se dividido em dois reinos – do Norte e do Sul – O Reino do Norte havia sido derrotado pela Assíria e os líderes de Israel foram levados em cativeiro. A trágica lição dessa queda deveria ter feito o Reino do Sul retornar a DEUS, mas Judá não prestou atenção. Jeremias exortou esta nação a voltar para DEUS, a fim de evitar um desastre – há uma analogia entre o povo de DEUS, a igreja e a esposa – Esta mensagem foi pregada por Jeremias entre os anos 627 a 621 a.C., durante o reinado de Josias. Embora o rei tenha obedecido às ordens de DEUS, seu exemplo aparentemente não penetrou no coração do povo. Como este se recusava a arrepender-se, DEUS disse que destruiria a nação por causa dos pecados e males do avô de Josias, o rei Manassés (II Reis 23.25-27 – Ora, antes dele não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro semelhante. Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá por causa de todas as provocações com que Manassés o provocara. E disse o Senhor: Também a Judá hei de remover de diante da minha face, como removi a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que elegi, como também a casa da qual eu disse: Estará ali o meu nome).


Israel sequer tentou aparentar obediência a DEUS (o cônjuge que mesmo tendo pensamentos e desejos impuros, mesmo permanecendo cumprindo suas obrigações conjugais, não é fiel e nem obediente a DEUS no seu matrimônio). E Judá manteve declaração de fé, porém não foi sincero. Crer nas doutrinas corretas sem ter um compromisso sincero é como oferecer sacrifícios sem o verdadeiro arrependimento, (é o mesmo que ocorre com aqueles que dizem ser fiéis no casamento, porém, seus pensamentos e desejos são para outro e até mesmo os atos que praticam no relacionamento conjugal, são cheios de simulações e mentiras, pois não são fiéis nos seus relacionamentos, mesmo cumprindo com o dever conjugal).


A falsa conversão de Judá acarretou o cumprimento das palavras de condenação do profeta Jeremias. Viver sem fé e em desobediência é inútil; expressar sem mudança é hipocrisia. Compadecer-se pelo pecado não é o bastante. O arrependimento exige mudança de comportamento.


O Reino do Norte enfrentava o cativeiro como castigo por seus pecados; assim são aqueles que entrega seus corpos a prostituição e ao adultério. Judá, sem dúvida, tratou Israel com desprezo por sua declarada heresia e degradação moral; assim será para aqueles que abandonam o costume no matrimônio, haverá desprezo, desmoralização e desgraça. Mesmo assim, Jeremias prometeu as bênçãos de DEUS ao remanescente de Israel, contanto que se voltassem para o SENHOR. Assim são as promessas de DEUS para nós, quando arrependemos dos nossos pecados e voltamos à PALAVRA DE DEUS em obediência. Judá, ainda confiante em seu próprio pensamento, deveria ter se voltado para DEUS após ver a destruição de Israel. Vemos muitos casamentos desfazendo em nossos dias pelo pecado da infidelidade, imoralidade, adultério e tantos outras coisas imorais. Jeremias surpreendeu Judá ao falar da promessa de DEUS para o remanescente de Israel, caso estes se arrependesse.


DEUS tem promessas para aqueles que arrependem de seus pecados, DEUS prometeu dar ao seu povo líderes cheios do conhecimento, sabedoria e entendimento, homens que o seguissem. O SENHOR viu a falta de direção de Israel, por isso prometeu prover o tipo de liderança – assim será sobre as nossas vidas, se de igual modo procedermos, arrependendo dos nossos pecados e sujeitando-nos a ELE. Observamos e confiamos em nossos líderes para termos a orientação e o direcionamento de que necessitamos. Mas se não seguirem a DEUS, farão com que nos desviemos. Peça a DEUS que sempre haja pessoas liderando nossas vidas, que sejam tementes a DEUS, que sejam exemplares; é o que tenho buscado no SENHOR, que ELE me dê sabedoria do alto para não cair nas tentações.



Mateus 19


9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]


A partir dos versículos 7, vemos um contraponto com Deuteronômio 24.1-4 – Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa. Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem, e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer; então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.


Na época de Moisés, bem como na de JESUS, o casamento estava longe de atingir o propósito original de DEUS. (o mesmo acontece hoje). JESUS disse que Moisés pronunciou essa lei somente porque o povo tinha o coração endurecido. Explicou que a indissolubilidade do casamento fazia parte das intenções de DEUS, mas devido à natureza pecaminosa do homem ter tornado o divórcio inevitável, Moisés instituiu algumas normas para ajudar as vitimas de adultério. Eram leis civis, especialmente destinadas à proteção da mulher que, naquela cultura – e isso persiste até os nossos dias – ficava totalmente vulnerável se vivesse sozinha. Com a Lei de Moisés, um homem não poderia mais simplesmente expulsar a mulher de casa, deveria escrever uma carta formal de dispensa. Esse foi um grande passo em direção aos direitos civis, pois fez com que o homem passasse a pensar melhor a respeito do divórcio.


DEUS projetou o casamento para ser indissolúvel. Ao invés de procurar razões para se separar, marido e esposa devem concentrar-se em procurar meios de continuarem juntos (Mat. 19.3-9).



Marcos 7


20 E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina.


21 Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios,


22 a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez;


23 todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.


JESUS aqui fala que o pecado começa a ser concebido por meio de um simples pensamento. Permitir que a nossa mente acolha a cobiça, inveja, ódio, vingança, desejos desenfreados, apetites sexuais em relações ilícitas; nos levará a pecar. Não podemos nos contaminar focalizando o pecado; antes, devemos seguir o conselho de Paulo em Filipenses 4.8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Devemos então, pensar apenas no que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e em tudo o que é de boa fama.



João 8


1 Mas Jesus foi para o Monte das Oliveiras.


2 Pela manhã cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava.


3 Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio,


4 disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.


5 Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?


6 Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.


7 Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.


8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.


9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.


10 Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?


11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.


O que vemos relatado neste texto no dá conta de que vivemos em uma sociedade machista. Os líderes judeus já haviam negligenciado a lei ao prenderem apenas a mulher adultera. Quando a lei determinava que as duas pessoas envolvidas em adultério fossem apedrejadas (Lv. 20.10 – O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera; e Dt. 22.22 – Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel).


Como acontece hoje na sociedade que vivemos; os líderes daquela época estavam usando a mulher como uma cilada, para enganar JESUS; ocultando seus pecados. Hoje é igualmente as atitudes que a sociedade esboça com relação ao adultério, é sempre culpa da mulher, ela é quem deve ser execrada publicamente pelo adultério. Se ele dissesse que a mulher não deveria ser apedrejada, acusariam JESUS de violar a lei de Moisés. Se o incentivasse a aplicar a pena, poderiam queixar-se aos romanos, que não permitiam que os judeus efetuassem execuções (Jo. 18.31 – Disse-lhes, então, Pilatos: Tomai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe os judeus: A nós não nos é lícito tirar a vida a ninguém).


A afirmação de JESUS é significativa com relação a julgar pessoas. Por JESUS ter confirmado a pena legal para o adultério, o apedrejamento (em nossos dias é o descaso da sociedade, ou o empurrar a pessoa adultera ao lamaçal do mundo da prostituição, como se ela não pudesse redimir-se dos seus pecados; isso é principalmente imposto a mulher que comete adultério – a cultura é que o homem tem a prerrogativa de se impor como macho, e sobre ele nada é imposto); JESUS não poderia ser acusado de estar contra a lei de Moisés. Mas quando JESUS disse que somente uma pessoa sem pecado poderia atirar a primeira pedra, ELE mostrou importância da compaixão e do perdão.


Quando outros são surpreendidos em pecado, somos rápidos em julgar? Fazemos sempre isto como se não tivéssemos pecados, atraindo para nós uma prerrogativa exclusiva de DEUS, não nossa. Devo mostrar sempre o perdão e a compaixão!


JESUS não condenou aquela mulher, o que não significa que ELE concordou com o pecado dela.



II Pedro 2


12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,


13 recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco;


14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição;


15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça.


Em nossos dias hoje, muitos escarnecem o sobrenatural. Negam a realidade do mundo espiritual e reivindicam que somente o que pode ser visto o tocado é real. Como os falsos ensinadores da época de Pedro, esses falsos mestres são tolos e, no final, será provado que estão errados. Não ignore satanás e seus perversos poderes sobrenaturais, e não seja arrogante quanto à sua derrota. Embora saibamos que o diabo será completamente destruído, ele está trabalhando agora, tentando tornar os cristãos complacentes e ineficazes.


Este deleitar descrito no versos 13 e 14, pode se referir à parte da celebração da Ceia do Senhor. O banquete era uma refeição completa que precedia a celebração da Santa Ceia. Os falsos ensinadores, embora tivessem pecando abertamente, tornavam-se parte nestas refeições com todos os membros na igreja à qual pertenciam (é o caso daqueles que adulteram e acham que nada lhes irão acontecer, continuam pertencendo ao grupo de pessoas como se nada lhe tenha acontecido). Em um dos maiores atos de hipocrisia, participavam de um banquete sagrado que tinha a finalidade de promover o amor e a união entre os crentes, enquanto ao mesmo tempo faziam mexericos, caluniavam, adulteravam, prostituíam e tantas outras coisas abonáveis a DEUS. Paulo disse aos Coríntios: “Qualquer que comer este pão ou beber o cálice do SENHOR” – (I Cor. 11.27). Estes homens eram culpados de muito mais do que divulgar falsos ensinos e promover prazeres malignos; eram culpados de afastar as pessoas do Filho de DEUS, JESUS CRISTO.



Ezequiel 16


35 Portanto, ó meretriz, ouve a palavra do Senhor.


36 Assim diz o Senhor Deus: Pois que se derramou a tua lascívia, e se descobriu a tua nudez nas tuas prostituições com os teus amantes; por causa também de todos os ídolos das tuas abominações, e do sangue de teus filhos que lhes deste;


37 portanto eis que ajuntarei todos os teus amantes, com os quais te deleitaste, como também todos os que amaste, juntamente com todos os que odiaste, sim, ajuntá-los-ei contra ti em redor, e descobrirei a tua nudez diante deles, para que vejam toda a tua nudez.


38 E julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e as que derramam sangue; e entregar-te-ei ao sangue de furor e de ciúme.


39 Também te entregarei nas mãos dos teus inimigos, e eles derribarão a tua câmara abobadada, e demolirão os teus altos lugares, e te despirão os teus vestidos, e tomarão as tuas belas jóias, e te deixarão nua e descoberta.


40 Então farão subir uma hoste contra ti, e te apedrejarão, e te traspassarão com as suas espadas.


41 E queimarão as tuas casas a fogo, e executarão juízos contra ti, à vista de muitas mulheres; e te farei cessar de ser meretriz, e paga não darás mais.


42 Assim satisfarei em ti o meu furor, e os meus ciúmes se desviarão de ti; também me aquietarei, e não tornarei mais a me indignar.


43 Porquanto não te lembraste dos dias da tua mocidade, mas me provocaste à ira com todas estas coisas, eis que eu farei recair o teu caminho sobre a tua cabeça diz o Senhor Deus. Pois não acrescentaste a infidelidade a todas as tuas abominações?


O pecado da rebeldia é abominação diante de DEUS; conhecer a PALAVRA e não praticar é rebeldia, rebeldia para DEUS é comparado ao pecado de feitiçaria (abominável). A cidade de Sodoma, um símbolo de total corrupção (corrupção é igual a adulteração e adultério), foi completamente destruída por DEUS devido à sua maldade (Gn. 19.24,25 – Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra). Samaria, capital do Reino do Norte (Israel), era menosprezada e rejeitada por Judá. Ser chamada irmã de Samaria e de Sodoma era muito ruim para Judá (o mesmo são para aquelas pessoas que estão a nossa volta, o pecado do adultério vai afastar das pessoas que amamos; não nos chamarão mais de irmãos). Ao ser considerada mais perversa do que estas (Sodoma e Samaria) significava que os seus pecados eram uma abominação indizível e que sua destruição era inevitável. Judá foi considerada pior do que Samaria e Sodoma não pelo fato de seus pecados serem piores, mais porque conhecia melhor o SENHOR. Desta forma, nós que vivemos em uma época que a PALAVRA DE DEUS é clara e acessível, seremos piores que Judá se continuarmos pecando (Mt. 11.20-24 – Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti).



Oséias 1


1 Disse-me o Senhor: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles se desviem para outros deuses, e amem passas de uvas.


2 Assim eu comprei para mim tal mulher por quinze peças de prata, e um hômer e meio de cevada;


3 e lhe disse: Por muitos dias tu ficarás esperando por mim; não te prostituirás, nem serás mulher de outro homem; assim também eu esperarei por ti.


É difícil imaginar os sentimentos de Oséias quando DEUS lhe pediu que casasse com uma prostituta, uma mulher que lhe seria infiel. Provavelmente, foi contra sua vontade, mas obedeceu. Mas a questão de Oséias é que não podemos afirmar que de fato ele tenha se casado com uma prostituta efetivamente, mas sim, que ela se tornaria uma prostituta no decorrer do seu matrimônio; isso parece-nos que vêm acontecendo nos casamentos atuais. Casamos desconhecendo ser a outra pessoas uma prostituta, no decorrer e passar dos anos descobrimos que tornamo-nos infiéis ao nosso cônjuge e passamos a adulterar, por pensamentos e por desejos desenfreados de relações ilícitas.



Oséias 7


3 Com a sua malícia alegram ao rei, e com as suas mentiras aos príncipes.


4 Todos eles são adúlteros; são semelhantes ao forno aceso, cujo padeiro cessa de atear o fogo desde o amassar a massa até que seja levedada.


5 E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram doentes com a excitação do vinho; o rei estendeu a sua mão com escarnecedores.


6 Pois têm preparado o coração como um forno, enquanto estão de espreita; toda a noite dorme a sua ira; pela manhã arde como fogo de chama.


7 Eles estão todos quentes como um forno, e devoram os seus juízes; todos os seus reis caem; ninguém entre eles há que me invoque.


DEUS vê todas as coisas e sabe de todas as coisas, inclusive, sonda os nossos corações, mente e pensamentos; muitas vezes nos esquecemos disso, e pensamentos como “ninguém, está vendo” ou “ninguém nunca saberá”, pode nos levar a praticar o insano. Enfrentamos tentações constantemente, estaremos menos propenso a pecar se lembrar-nos sempre de que DEUS nos observa em tudo. Quando estivermos diante das oportunidades de pecar devemos sempre lembrar de que DEUS é capaz de ver tudo.


O coração arde, parecendo ser algo invencível e irresistível; por causa da desobediência, muitos reis da história do povo de Israel ficaram arruinados porque ignoraram a DEUS e a sua PALAVRA. DEUS não mudou em nada, continua sendo o mesmo, julgará igualmente a todos.



Malaquias 3 - julgamento


5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos.



Romanos 7


1 Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive?


2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.


3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.


4 Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus.


5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.


6 Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.


7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.


8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado.


11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou.


12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.


13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno.


14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.


15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.


16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.


17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.


18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.


19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.


20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.


21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.


22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;


23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros.


24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?


25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.



Abaixo algumas referencias específicas sobre os temas: adultério, adulterar, adultero e adúlteros.



Texto pesquisado: adultério


·JEREMIAS (cap. 3)·


8 Sim viu que, por causa de tudo isso, por ter cometido adultério a pérfida Israel, a despedi, e lhe dei o seu libelo de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.


·JEREMIAS (cap. 7)·


9 Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,


·JEREMIAS (cap. 29)·


23 porque fizeram insensatez em Israel, cometendo adultério com as mulheres de seus próximos, e anunciando falsamente em meu nome palavras que não lhes mandei. Eu o sei, e sou testemunha disso, diz o Senhor.


·MATEUS (cap. 5)·


28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.


·MATEUS (cap. 5)·


32 Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.


·MATEUS (cap. 19)·


9 Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]


·MARCOS (cap. 10)·


11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela;


·MARCOS (cap. 10)·


12 e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.


·LUCAS (cap. 16)·


18 Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.


·JOÃO (cap. 8)·


3 Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio,


·JOÃO (cap. 8)·


4 disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.


·ROMANOS (cap. 2)·


22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?


·TIAGO (cap. 2)·


11 Porque o mesmo que disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.


·II PEDRO (cap. 2)·


14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição;


·APOCALIPSE (cap. 2)·


22 Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela;



Texto pesquisado: adulterar


·LEVÍTICO (cap. 20)·


10 O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.


·OSÉIAS (cap. 4)·


2 Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violências e homicídios sobre homicídios.



Texto pesquisado: adúltero


·LEVÍTICO (cap. 20)·


10 O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.


·JÓ (cap. 24)·


15 Também os olhos do adúltero aguardam o crepúsculo, dizendo: Ninguém me verá; e disfarça o rosto.


·ISAÍAS (cap. 57)·


3 Mas chegai-vos aqui, vós os filhos da agoureira, linhagem do adúltero e da prostituta.



Texto pesquisado: adúlteros


·LEVÍTICO (cap. 20)·


11 O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos os adúlteros certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.


·SALMOS (cap. 50)·


18 Quando vês um ladrão, tu te comprazes nele; e tens parte com os adúlteros.


·JEREMIAS (cap. 9)·


2 Oxalá que eu tivesse no deserto uma estalagem de viandantes, para poder deixar o meu povo, e me apartar dele! porque todos eles são adúlteros, um bando de aleivosos.


·JEREMIAS (cap. 23)·


10 Pois a terra está cheia de adúlteros; por causa da maldição a terra chora, e os pastos do deserto se secam. A sua carreira é má, e a sua força não é reta.


·OSÉIAS (cap. 7)·


4 Todos eles são adúlteros; são semelhantes ao forno aceso, cujo padeiro cessa de atear o fogo desde o amassar a massa até que seja levedada.


·MALAQUIAS (cap. 3)·


5 E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos.


·LUCAS (cap. 18)·


11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano.


·I CORINTIOS (cap. 6)·


9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,


·HEBREUS (cap. 13)·


4 Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.


·APOCALIPSE (cap. 21)·


8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.


·APOCALIPSE (cap. 22)·


15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.



Amém!!!


DEUS os abençoe ricamente e prospere a sua vida..


Nossos contatos:


Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos:
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947


MATEUS 10·8 – “Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”.