quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O PRINCIPIO DE GERENCIAMENTO DE DEUS PARA O PODER



O PRINCIPIO DE GERENCIAMENTO DE DEUS PARA O PODER

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:1-3.

JESUS aqui revela seu pensamento em relação à Lei. Demonstra que posição social, autoridade e dinheiro não são importantes em seu Reino, o que importa é a fiel obediência a DEUS. JESUS desafiou os líderes religiosos daquela época, orgulhosos e legalistas. O sermão os chamou de volta às mensagens dos profetas, que como JESUS, ensinou que a obediência sincera a DEUS é mais importante do que a aplicação leviana da lei.

Aqueles que não viverem de acordo com as palavras de JESUS poderão, para sua própria desgraça, usar a mensagem de DEUS somente para promover seus interesses pessoais. Se você deseja viver para DEUS, deve estar pronto para dizer e fazer o que parece ser estranho ao mundo. Deve estar disposto a dar quando outros tomam, amar enquanto outros odeiam, ajudar quando outros abusam. Abrindo mão de seus direitos e benefícios a fim de servir os outros, um dia receberá tudo o que DEUS tem reservado para você.

Há pelo menos quatro considerações sobre as bem aventuranças:

1.       São um código de ética para os discípulos e um padrão de conduta para todos os cristãos;

2.       Contrastam os valores do Reino, que é eterno, com os terrenos, que são temporários;

3.       Contrastam a fé superficial dos fariseus com a fé real que CRISTO exige;

4.       Demonstram que as expectativas do AT cumprir-se-ão no Novo Reino.

Cada bem aventurança deve ser considerada, pois, implica o estado afortunado daqueles que fazem parte do Reino de DEUS. Não prometem riso, prazer ou prosperidade terrena. Para DEUS, bem aventurado é aquele que tem uma experiência de esperança e alegria, independentemente das circunstancias exteriores. Para encontrar essa forma mais profunda de felicidade, siga JESUS a despeito do preço a pagar.

OUTROS VERSÍCULOS DO ESTUDO:

Atos 1:8 – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

Mateus 4:17Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Mateus 6:9-10Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Salmos 115:14-16Aumente-vos o Senhor cada vez mais, a vós e a vossos filhos. Sede vós benditos do Senhor, que fez os céus e a terra. Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.

Genesis 2:4-16 – “Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo. O nome do segundo rio é Giom: este é o que rodeia toda a terra de Cuche. O nome do terceiro rio é Tigre: este é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates. Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Vamos compartilhar a mensagem mais importante que nós temos na terra, e essa é a única mensagem que Jesus ensinou a respeito do Reino de Deus. O foco de Jesus sempre foi o reino de Deus. E tudo que Ele disse focalizou-se no reino de Deus. No livro de Mateus Capitulo 5. Este foi o primeiro discurso em publico de Jesus Cristo. Ele tinha 30 anos de idade, tinha acabado de voltar do deserto. E foi quando ele começou seu ministério publico. Seu primeiro discurso publicamente, vamos encontrar em Mateus 4:17.

Eu estou convencido que todos os seres humanos estão em busca de poder. O mundo inteiro está cheio de confusões. No entanto todas as pessoas buscam a mesma coisa: eles buscam poder. Muitos de nós podem até negar este fato, mas é a verdade! Todos nós estamos buscando o poder para controlar o nosso ambiente. Nós todos buscamos poder para controlar as nossas circunstancias.

Todo ser humano, os mais de 7 bilhões de pessoas iguais a nós buscamos todas as mesmas coisas. Todos buscam poder! Porquê? Porque o ser humano busca poder? Você talvez possa negar isso e talvez diga: eu não estou buscando poder! Eu estou buscando humildade, eu não quero nada, eu sou muito humilde, mas isso não é verdade, você está buscando poder, todos nós buscamos, de maneira diferente, mas todos nós buscamos poder, por isso muitas pessoas buscam o dinheiro, porque na verdade não é o dinheiro que está interessado, mas o poder que o dinheiro pode trazer.

O dinheiro te traz poder, para controlar as suas circunstancias, para viver onde você quer viver, para você comer o quer você quer comer, e para você vestir o que você quer vestir, e viajar para onde você quer ir, para fazer o que você quer fazer, e todos nós buscamos o poder para controlar o nosso ambiente, para controlar as nossas circunstancias, por isso nós buscamos o dinheiro.

Jesus falou: que existem somente dois mestres no planeta. Apenas dois mestres. E Ele nunca falou o nome do diabo.  Ele nunca mencionou políticos ou política, mas, no entanto ele disse: só existem dois mestres na face da terra. Um deles é DEUS e outro é o DINHEIRO. Isso é muito interessante! Jesus ignorou os políticos, ele falou: o problema não está com a política, e ele também ignorou a força bélica, militar, a força militar também não era problema. Ele também ignorou a religião, religião também não era problema. Porque na verdade só existem dois poderes no mundo. DEUS e dinheiro!

Jesus reduziu o mundo inteiro para apenas dois poderes: DEUS e dinheiro. Porque isso? Porque dinheiro é o caminho mais fácil para você conseguir o poder. E toda vez que Jesus falou a respeito de um homem ou mulher rica e eles falaram: eu quero o reino! Ele disse: De tudo o que você tem porque você está sendo controlado por um poder – dinheiro.

Deus na verdade não é contra o dinheiro. Foi Deus que criou as riquezas. O petróleo pertence a Deus. O ouro pertence a Deus. Os diamantes pertencem a Deus. As plantas pertencem a Deus. O oceano também pertence a Deus. Tudo pertence a Deus. Foi Deus que criou as riquezas. E Deus disse: isso é bom! Então riqueza é bom! Mas Deus disse: isso não pode se tornar a sua fonte de poder. Preste bastante atenção.

Jesus veio para restaurar o poder de volta para as mãos do homem que foi perdido no jardim do Éden para Satanás. Porque todo ser humano na verdade busca poder. O homem pobre quer poder. O homem rico, também quer poder. Todos querem poder. Muitos podem negar, mas na verdade todos querem. Porque nós queremos poder? Eu quero poder. É por isso que você segue a Jesus, você segue a Jesus porque Ele prometeu a você poder!

Não tenha vergonha pelo seu desejo de querer o poder. O desejo de poder é natural. Porque isso? Porque o poder é o que Deus nos deu. O poder é o que nós perdemos. E Jesus veio para a terra para restaurar o poder para nós. O poder. A última promessa que Jesus fez para seus discípulos na terra não foi uma promessa de receber religião. Atos 1:8, Ele nos prometeu PODER. Poder sobre as circunstancias, poder sobre doenças, poder sobre os ventos, poder sobre o diabo, poder sobre demônios, poder sobre qualquer situação. Você vai receber poder!

Jesus veio para restaurar o poder! Mateus 4:17 – a Sua primeira afirmação em publico. Ele começou o seu ministério com essa afirmação. A partir daquele momento Jesus começou a pregar: arrependei-vos, porque o Reino dos Céus já chegou. Aleluia! O Reino dos Céus já chegou! O domínio de Deus já retornou. O poder de Deus já retornou. Jesus veio para a terra para restaurar para você o domínio! O domínio, o poder! Jesus veio com uma mensagem para mudar a sua mente: arrependei-vos porque o Reino dos Céus já chegou!

Com o anuncio de JESUS de que o Reino estava próximo, as pessoas naturalmente se perguntaram: “qual a qualificação para entrar no Reino de DEUS?” JESUS disse que a organização do Reino Celestial é diferente dos reinos terrenos, pois naquele riqueza, poder e autoridade não são importantes. Assim, os súditos do Reino dos céus céus e buscam bênçãos e benefícios diferentes. Suas atitudes são cheias de egoísmo, orgulho e cobiça pelo poder que há no mundo ou refletem a humildade e a abnegação de JESUS, o seu Rei?

Mateus – 5:1, Jesus começou os ensinamentos. A sua primeira mensagem é de quais as atitudes que você deve ter. Jesus começou a pregar para as multidões.

Versículo 3: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; 

Essa é uma informação muito importante. Porque esse é o primeiro fundamento do seu principio. Abençoados aqueles que são pobres de espírito. Ele não quer dizer que você é abençoado se for espiritualmente pobre.

A palavra abençoada ou bem-aventurada aqui significa FELIZ. Ele diz aqui: aqueles que reconhecem serem espiritualmente pobres de espírito, espiritualmente vazio, e isso incluem todos nós. Os mais de 7 bilhões de pessoas na terra hoje estão espiritualmente vazias, de acordo com Jesus se você reconhece o seu vazio espiritual, a sua mal nutrição espiritual, a sua fome espiritual, você está buscando preenchimento espiritual, então Ele disse se você é assim comece a se regozijar, comece a ficar alegre. Porquê? Porque a resposta para a sua fome acabou de chegar. O Reino está aqui! Aleluia!

Perceba o que Jesus NÃO falou. Ele não falou se você estiver espiritualmente com fome à religião virá até você. Jesus disse: religião nunca poderá satisfazer a fome espiritual. Não importa o quanto complicado a sua religião possa ser, os rituais, as tradições, os sacrifícios, as reuniões, as canções. Isso não importa, você continua ficando com fome. Por quê? Porque a única coisa que pode satisfazer a sua fome espiritual, o seu desejo pelo poder é o reino de Deus. Mas o que é o reino de Deus? É a única mensagem que Jesus pregou. O reino de Deus significa o domínio de Deus sobre o ambiente. Eu vou repetir: O reino de Deus é o domínio de Deus, impactando o ambiente.

O Desejo numero 1 de Deus foi de ter o Seu reino dos céus na terra. Eu vou repetir: Deus tem um desejo para a terra – somente 1 – e seu desejo é: ter o Seu reino celestial impactando a terra! Deus só tem um desejo e este é que o domínio do Seu reino dos céus esteja impactando o planeta terra. Então os discípulos fizeram uma pergunta para Jesus: Como nós devemos orar, qual deve ser o nosso foco na oração, será que nós devemos pedir comida, ou roupa, ou casa, ou carros, ou negócios? E Jesus falou: Portanto, vós orareis assim: Mateus 6:9-10 – Pai nosso, que estás nos céus,

Isso é o que é, nosso Pai. É onde ELE vive, onde ELE fica, onde mora, onde habita, ELE é o Rei dos Céus, Aleluia! O Céu é o Reino de Deus e seu território. O Céu é onde o governo de Deus comanda e domina. Aleluia! Os céus é chamado: Reino dos Céus. Porque ali onde está o Rei, o ELOHIM, o JEOVÁ-JIRE, Ele governa os Céus. Jesus falou que lá é onde Ele está. Pai nosso que está nos céus, santificado seja o teu nome;

Agora Ele disse: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade (a sua intenção, o seu propósito seja feito na terra, assim como ela é feita nos céus, impactando a terra com a mentalidade do céu), assim na terra como no céu; 

Que a terra e o céu, fiquem iguaizinhas. (hehehehe) Que aquilo que está acontecendo nos céus, aconteça na terra. Não leve a terra para o céu, mas traga o céu para a terra!

Isso é o sonho de Deus! Dominar a terra ou os céus. Dominar a terra com os céus. Então Deus, teve uma ideia, a sua ideia era uma estratégia divina. A estratégia de Deus era: escute, escute, sabe qual é estratégia de Deus? Eu queria uma família. E eu vou ter um negócio de família. (hehehehe) E eu vou deixar os meus filhos, aumentar os negócios da família. E aumentar o nosso território. A ideia de Deus é uma ideia de globalização.

Deus disse: eu vou ter filhos, a minha família! E eu vou aumentar os negócios da família na terra, e os meus filhos vão tomar conta dos negócios nesse novo território. Eu vou estar aqui na sede, eu vou estar responsável pela sede, e os meus filhos vão estar responsáveis pelos negócios na terra. Então Deus fez a terra somente para os seus filhos. Começam a aplaudir o Senhor! Comecem a louvar o Senhor com vozes!

Em Salmo 115:14-16, aqui nós achamos Deus aumentando os negócios da família na terra.  É um versículo lindo que fala a respeito de você!

O SENHOR vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos. Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra.

Agora sublinhe o versículo16:

Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Salmos 115:14-16

Aleluia!

A terra é o seu território, os céus é o território do seu PAPAI. E Deus diz: filhos, continuem o negócio da família na terra por mim.

Que tipo de negócios a família tem? Domínio!  Aleluia! Em que tipo de negócios nós estamos? Domínio! E que tipo de negócios nós temos? Domínio! O meu Pai é o Rei! E tudo o que Ele faz é GOVERNAR! Oh aleluia!

O meu Pai é um Rei! E tudo oque Ele faz é dominar! Eu tenho os gens do meu Pai! É por isso que eu gosto de controlar tudo, porque eu sou igual a meu Pai! E por essa razão que eu odeio a dívida, porque aquele que toma emprestado é um escravo e isso é contra a nossa natureza. E é por isso que você ama quando você vê lucro. Porque isso é natural. Você foi criado por Deus, o seu Pai, para implantar o Seu reino na terra. Para dominar a terra por Ele.

Deixa eu te mostrar o segredo de Deus para você. Você foi criado por Deus para dominar a terra e representar o seu Pai. A essência do domínio é o gerenciamento. Deus gerencia todo o universo. Gerencia todo o mundo invisível, 5 milhões de galáxias, 500 bilhões de estrelas estão sendo mantidas em ordem por Deus. Ele é um gerente perfeito. E Deus tem filhos, você está sentado ao lado de um filho de Deus. Aperta a mão da pessoa ao seu lado e diga: Parabéns, olá filho de Deus, você parece com seu Pai, você gosta de dominar, você gosta de governar, você gosta de administrar, você gosta de gerenciar, você parece com seu Pai. Aleluia!

O propósito para sua criação foi para você ser o rei desta terra, para você dominar o planeta chamado terra. Por isso que o mandato da missão de Deus para você é gerenciar a terra. Gerenciar os recursos da terra de acordo com Seus princípios, de acordo com Seus preceitos, de acordo com Seus valores morais, e essa é a vontade de Deus para você. Dominar, gerenciar, administrar, controlar, e governar a terra.

Genesis 2:4 – porque Deus criou você? Negócios! Deus criou você porque ele queria negócios. Você foi criado para os negócios. Gerenciamento.

Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Gênesis 2:4-5.

Então começou vir correntes de água sobre toda terra, no versículo 7 Deus formou o homem do pó da terra, e soprou nele o sopro da vida, então o homem se tornou uma alma vivente.

Escute, se você ver isso com atenção, isso nos ensina 3 coisas:

Deus não permitiu que o progresso, do crescimento, ou da expansão, ou do desenvolvimento na terra porque não tinha nenhum gerente. A bíblia diz: que nada brotava porque não havia ainda homem para lavrar, para trabalhar, para gerenciar. Isso é muito importante.

Deus não permite o progresso, nem o desenvolvimento sem que tenha um gerente ali. Deus vai segurar o desenvolvimento onde não tem administração/gerenciamento. Eu estou falando com você: se você quer que seu negócio cresça, você tem que melhorar, aperfeiçoar seu gerenciamento. Se você está pedindo a Deus por progresso, desenvolvimento, avanço, a primeira coisa que você deve fazer é melhorar o seu gerenciamento, isso é muito importante. Olhe para esse versículo, aqui diz: Deus não permitiu que nada crescesse nada brotasse, porque ali não tinha nenhum homem, nenhuma pessoa para administrar.

Principio numero 1, se você quer progresso melhore, aperfeiçoe a sua administração, seu gerenciamento, a sua maneira de administrar as coisas. E isso vale para tudo. Não peça a Deus algo que você não consegue gerenciar. Não comece a pedir a Deus em oração algo que você não está preparado para administrar.  E esse é o primeiro principio de gerenciamento de Deus. Se você quer que seu negócio cresça, comece a aperfeiçoar a sua administração e isso significa que onde não tem gerenciamento Deus vai segurar o desenvolvimento. Se seu negócio está caindo, não vai checar/reclamar com Deus o que está acontecendo, confira primeira a sua administração. Se você administrar mal você começa a perder. Isso é um principio de Deus.

Deus falou não vou permitir um crescimento a não ser que tenha um gerente. Deus não tinha um gerente. Ele tinha um negócio, chamado terra, ele tinha produtos, animais, plantas, mas Ele não tinha um gerente, então Ele não deixou que nada desenvolvesse, nada brotasse ou crescesse.

Amém!!!

Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947

MATEUS 10·8 – “Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”.