JESUS É O CENTRO DA IGREJA
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP –
Conselho Federal de Pastores – Sob o nº. C-1280.
(Apocalipse 2 e 3)
Antes de manifestar seu juízo ao mundo, Jesus manifestou-o à sua igreja.
(1ª Pedro 4.17 – “Porque já é
tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será
o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?”). Estas
palavras não se referem ao Juízo Final, mas à disciplina purificadora de DEUS.
Em Hebreus 12.7 – “É para
disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a
quem o pai não corrija?” Quem ama
mais a seu filho: O pai que permite que o filho faça algo que o prejudique ou
aquele que corrige, ensina e até castiga o filho para ajudá-lo a aprender o que
é correto? Nunca é agradável ser corrigido e disciplinado por DEUS, mas sua
disciplina é um sinal de seu profundo amor por nós. Quando DEUS lhe corrigir,
considere tal fato como uma prova do seu amor e pergunte o que ELE está
tentando lhe ensinar.
DEUS pode permitir que os
crentes pequem e então experimentem as conseqüências. ELE o faz por várias
razões:
1 – Para nos mostrar o nosso
potencial de pecar;
2 – Para nos encorajara nos
afastarmos do pecado e a dependermos constantemente DELE;
3 – Para nos preparar para
enfrentarmos as tentações ainda mais fortes no futuro; e
4 – Para nos ajudar a nos
mantermos fiéis e continuarmos a confiar NELE.
Se os crentes precisam de
disciplina terrena (juízo) de DEUS, quanto mais os incrédulos? Se os justos são
apenas salvos (somente pela misericórdia de DEUS), qual é a chance daqueles que
rejeitam a CRISTO?
Por isso, Jesus mostrou o seu julgamento às sete igrejas (Apocalipse
1-3) antes de mostrá-lo ao mundo (Apocalipse 4-2 – “Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que
um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono”). Essa
expressão significa que o ESPÍRITO SANTO estava lhe dando uma visão –
mostrando-lhe situações e acontecimentos que ele não poderia ter visto se
tivesse uma visão apenas humana. Toda profecia verdadeira vem de DEUS, através
do ESPÍRITO SANTO. Por quatro vezes no livro de Apocalipse, João diz que estava
“em espírito”.
Em 2ª Pedro 1.20-21 – “sabendo
primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular
interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens,
mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”.
A Bíblia não é uma coleção de
fábulas ou idéias humanas a respeito do SENHOR. É a PALAVRA DE DEUS, dada
através de pessoas para as pessoas. Pedro enfatizou a autoridade que tinha como
testemunha ocular do SENHOR, como também a autoridade das ESCRITURAS que são
inspiradas por ELE, para preparar o caminho para suas palavras severas contra
os falsos ensinadores. Uma vez que estes homens perversos estavam contradizendo
os apóstolos e a Bíblia, suas mensagens não poderiam ser de DEUS.
A frase: “Os homens santos de DEUS
falaram inspirados pelo ESPÍRITO SANTO” significa que as Escrituras não
resultam do trabalho criativo de invenção ou interpretação própria dos profetas.
DEUS inspirou os escritores, então sua mensagem é autêntica e confiável. DEUS
usou os talentos, a educação e a formação cultural de cada escritor (eles não
robôs sem cérebro, ou meros secretários de DEUS ou do ESPÍRITO SANTO); e ELE
cooperou com os escritores de forma a assegurar que sua mensagem fosse
fielmente comunicada através das próprias palavras que escreveram.
Por que
sete igrejas se havia mais igrejas na Ásia?
É porque essas sete igrejas falam da plenitude da igreja em todos os
lugares e em todas as épocas, desde o seu nascimento até à sua subida. Essas
sete igrejas não são sete períodos distintos da igreja como ensinam os
dispensacionalistas. Em cada período da igreja a realidade das sete igrejas
esteve presente e podemos ver sinais delas em cada congregação local.
Todas as
cartas têm basicamente a mesma estrutura:
a) Apresentação; b) Apreciação; c) Reprovação; e d) Promessas.
Duas igrejas só receberam elogios: Esmirna
e Filadélfia.
Quatro igrejas receberam elogios e críticas: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes.
Uma igreja só recebeu críticas: Laodicéia.
Essas igrejas ensinam-nos várias lições:
1. CRISTO
É CONHECIDO NA IGREJA E ATRAVÉS DA IGREJA – Apocalipse 1.12,13
“E voltei-me
para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no
meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar,
e cingido à altura do peito com um cinto de ouro”.
Os sete castiças de ouro representam as sete igrejas da Ásia. Apocalipse
1.11 e 20 – “que dizia: O
que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a
Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Eis o mistério das
sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as
estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete
igrejas”. E JESUS está entre elas.
Não importa o que irão
enfrentar, JESUS sempre as protegerá com seu amor abrangente e confortador.
Através do seu ESPÍRITO, JESUS CRISTO ainda está atualmente entre as igrejas.
Quando alguma delas enfrentar qualquer perseguição, deverá se lembrar do
profundo amor e compaixão de CRISTO. Quando estiver perturbada por conflitos ou
disputas internas, deverá se lembrar da preocupação de CRISTO pela pureza e sua
intolerância em relação ao pecado.
Esse “Filho do Homem” é o próprio SENHOR JESUS. O título filho do homem ocorre muitas vezes no NT
quando refere a JESUS como o Messias. João o reconheceu porque viveu ao seu
lado durante três anos e já o havia visto tanto como o pregador da Galiléia
quanto como o glorificado FILHO DE DEUS na transfiguração, conforme está
relatado em Mateus 17.1-8. Nesta passagem, JESUS aparece como o poderoso FILHO
DO HOMEM. Os cabelos brancos indicam sua sabedoria e sua natureza divina (isso
é relatado por Daniel no cap. 7.9 – “Eu
continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se
assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como
lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo
ardente”); os olhos como chama de fogo simbolizam o castigo a todo pecado;
o cinto de ouro que circunda seu peito revela que ELE é o Sumo Sacerdote que
vai até a presença de DEUS para obter o perda dos pecados para aqueles que NELE
crêem.
Quem são os “anjos
das sete igrejas”?
Alguns dizem que eram os anjos
designados a guardas as igrejas. Outros, que são anciãos ou pastores das
igrejas locais. Como as sete cartas dos capítulos 2 e 3 contêm repreensões, não
é possível crer que fossem endereçadas a mensageiros celestiais. Tratando-se de
mensageiros terrenos, estes anjos seriam as pessoas responsáveis perante DEUS
pelas igrejas que representavam.
Antes de ver Cristo, João viu os sete candeeiros, a plenitude da igreja
na terra, e só depois viu o Cristo glorificado na igreja. Jesus Cristo está no
meio da sua igreja. Ninguém verá o Cristo da glória fora da igreja. A salvação
é por meio de Jesus, mas ninguém poderá ser salvo sem fazer parte da igreja que
é a noiva do Cordeiro.
Cristo valoriza tanto a Sua igreja que Ele se dá a conhecer no meio dela
e não à parte dela. Hoje, muitas pessoas querem Cristo, mas não a igreja. Isso
é impossível. A atenção de Cristo está voltada para a Sua noiva. Ele ocupa o
centro da sua atenção.
2. CRISTO
ESTÁ NO MEIO DA SUA IGREJA, EM AÇÃO, COMO REMÉDIO, PARA OS MALES DA IGREJA – Apocalipse
2.1,8, 12,18; 3.1,7 14.
Apocalipse 2.1 – “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele
que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de
ouro”.
Éfeso era a
capital da Ásia Menor, um centro de comércio terrestre e marítimo que, ao lado
de Alexandria e Antioquia da Síria, colocava-se como uma das três cidades mais
influentes do lado oriental do Império Romano. O templo de Ártemis (ou Diana),
uma das maravilhas do mundo antigo, havia sido construído nessa cidade, e uma
de suas indústrias mais importantes era a fabricação de imagens dessa deusa
conforme está em Atos 19.21-41.
Paulo ensinou em
Éfeso durante três anos e preveniu os crentes efésios de que falsos mestres
chegariam e tentariam afastá-los da fé, conforme está registrado em Atos
20.29-31. Os falsos mestres realmente causaram problemas à igreja em Éfeso, mas
ela soube resistir-lhes, como podemos verificar na carta de Paulo aos Efésios.
João passou uma grande parte de seu ministério nessa cidade e sabia que os
crentes haviam resistido aos falsos ensinos.
Aquele que anda no
meio dos sete castiças de ouro – as sete igrejas – é JESUS. ELE tem em “sua destra as sete estrelas” – os
mensageiros das igrejas – indicando seu poder e autoridade sobre as igrejas e
seus líderes. A igreja em Éfeso havia se tornado muito grande e orgulhosa, e a
mensagem de JESUS lembraria a todos que somente ELE é a cabeça do corpo de
crentes, a igreja.
Será que DEUS se preocupa com a igreja a que você
pertence?
Se tiver a
tentação de duvidar, observe atentamente as sete cartas. O Senhor do universo
conhecia precisamente cada uma dessas igrejas e sua exata situação. Em cada
carta, JESUS ordenou a João que escrevesse a respeito de pessoas, lugares e acontecimentos
específicos. ELE elogia os crentes pelo seu sucesso e lhes diz como devem
corrigir seus erros. Assim como JESUS se preocupada com cada uma dessas
igrejas, ELE também se preocupa com aquela da qual você faz parte. O SENHOR
deseja que ela alcance todo o seu potencial. A igreja, o grupo de crentes, com
a qual você adora e serve a DEUS é um dos instrumentos do SENHOR para
transformar o mundo. Trate-se com seriedade, porque DEUS assim o faz.
Durante um longo
período, a igreja em Éfeso havia se recusado terminantemente a tolerar o pecado
entre seus membros. Mas isso não era fácil em uma cidade conhecida por práticas
sexuais imorais associadas à adoração à deusa Ártemis (ou Diana). Também
vivemos em tempos de pecado amplamente disseminado e de imoralidade sexual.
Tornou-se popular ter a mente “aberta”
em relação a muitos tipos de pecados, que são chamados de “escolha pessoal” ou “estilo
de vida alternativo”. Mas quando o corpo de crentes de uma comunidade, a
igreja local, começa a tolerar a presença do pecado no seu ambiente, ele está
abaixando o nível de seus padrões e comprometendo o testemunho dessa igreja
perante DEUS e o mundo. Lembre-se de que a aprovação de DEUS é infinitamente
mais importante do que a aprovação do mundo.
CRISTO elogiou a
igreja em Éfeso por:
1 – Trabalhar com
afinco;
2 – Perseverar com
paciência;
3 – Não tolerar
pessoas más;
4 – Examinar com
cuidado as alegações dos falsos apóstolos; e
5 – Sofrer sem
desistir.
Toda igreja
deveria ter essas características. Mas esses louváveis esforços devem nascer de
nosso amor por JESUS CRISTO. Tanto JESUS como João enfatizaram o amor ao
próximo como uma autêntica prova das Boas Novas (João 13.34; e 1º João
3.18-19). Na batalha que enfrentamos para manter um ensino sadio e a pureza
moral e doutrinária, é possível perder esse espírito caridoso. Um conflito
prolongado pode enfraquecer ou destruir nossa paciência e nosso afeto. Ao
defender a fé, procure proteger-se contra qualquer estrutura ou rigidez que
possam enfraquecer o amor.
Apocalipse 2.8 – “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o
primeiro e o último, que foi morto e reviveu”.
A cidade de Esmirna ficava situada a
aproximadamente 40 quilômetros ao norte de Éfeso. Seu apelido era “Porto da Ásia” porque tinha uma
excelente baía no mar Ageu. A igreja dessa cidade lutava contra duas forças
hostis: uma população judaica que se opunha fortemente ao cristianismo e uma
população não-judaíca, que era leal a Roma e apoiava o culto ao imperador. Em
um ambiente como este a perseguição e o sofrimento eram inevitáveis.
Esmirna era uma cidade famosa por seus jogos
atléticos. A coroação era feita com os louros da vitória, um troféu concedido
ao campeão dos jogos. Se formos fiéis, receberemos o prêmio da vitória – a vida
eterna. Em Tiago 1.12 – “Bem-aventurado
o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da
vida, que o Senhor prometeu aos que o amam”. A coroa da vida é como a coroa da vitória dada aos atletas vencedores. A
coroa da vida dada por DEUS não é glória e honra aqui no mundo, mas a
recompensa da vida eterna – viver com DEUS para sempre. O caminho para fazer
parte do circulo dos vencedores de DEUS é amá-lo e permanecer fiel a ELE, mesmo
sob pressão.
A tentação vem de
nossos maus desejos interiores, não por DEUS. Começa com um pensamento mau, e
se torna pecado quando nos demoramos neste pensamento e permitimos que ele se
torne uma ação. Como uma bola de neve rolando montanha abaixo, o pecado cresce
e se torna cada vez mais destrutivo à medida que permitimos que ele prossiga. O
melhor momento para deter uma tentação é antes que esta esteja demasiadamente
forte ou se mova rápido demais para ser controlada.
A perseguição vem de satanás, não de DEUS. O
príncipe dos demônios leva os crentes a serem lançados na prisão e até mortos.
Mas estes não precisam temer a morte, porque ela resultará no recebimento da
coroa da vida. O diabo pode atingir seu corpo terreno, mas não poderá
causar-lhe nenhum dano espiritual. A expressão “sinagoga de satanás”
refere-se aos judeus que estavam servindo aos propósitos de satanás, e
não aos de DEUS, quando se reuniam para adorar. “Dez dias” significa que embora intensa, a perseguição seria
relativamente curta; ela teria um início e um final definido, e DEU teria o
completo controle da situação.
A mensagem à Igreja em Esmirna consistia em que os
crentes permanecessem fiéis durante as provações, porque DEUS estava no
controle de tudo e eles poderiam confiar em suas promessas. JESUS nunca disse
que se formos fiéis a ELE jamais teremos problemas, sofrimentos ou
perseguições. Na verdade, devemos ser fiéis a ELE durante nossos sofrimentos.
Somente assim nossa fé poderá se mostrar genuína. Permaneceremos fiéis se
conservarmos nosso olhar em CRISTO e naquilo que ELE nos promete para esse
momento e para o futuro.
Apocalipse 2.12 – “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz
aquele que tem a espada aguda de dois gumes”.
A cidade de Pérgamo foi construída sobre uma colina
cuja altura chegava a 300 metros acima da região que a circundava, sendo
portanto uma fortaleza natural. Era uma cidade sofisticada, centro da cultura e
da educação grega, com uma biblioteca de aproximadamente 200 mil volumes. Mas
era também o centro de quatro seitas, além de ser rival de Éfeso quanto à
adoração aos ídolos. O principal deus dessa cidade, Asclépio (o deus da
medicina), tinha como símbolo uma serpente. Como era considerado o deus que
curava as enfermidades, muitas pessoas vinham de todas as partes do mundo para
procurar nele o alívio de seus males.
Assim como os romanos usavam a espada para impor
sua autoridade e seus juízos, a espada de JESUS, com dois gumes afiados,
representa a suprema autoridade e o supremo juízo de DEUS. Ela também pode
representar a futura separação entre os crentes e os incrédulos. Os incrédulos
jamais poderão experimentar a eterna recompensa de viver no Reino de DEUS.
Por ser o centro de quatro seitas idólatras (a
Zeus, Dionísio, Asclépio e Atenas), Pérgamo tinha nome de cidade “onde está o trono de satanás”. Embora
cercada pela adoração a satanás, e tendo o imperador romano como um deus, a
Igreja em Pérgamo recusava-se a renunciar à sua fé, mesmo quando os adoradores
de satanás martirizaram o fiel Antipas, um de seus membros. Nunca é fácil nos
colocarmos com firmeza contra as intensas pressões e tentações da sociedade,
mas a alternativa é a morte – Apocalipse 2.11 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às
igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte”. Tanto os crentes como os incrédulos experimentam a
morte física. Todas as pessoas serão ressuscitadas, mas os crentes
ressuscitarão para a vida eterna com DEUS, quanto os incrédulos serão punidos
com uma segunda morte, a eterna separação de DEUS.
Não era fácil ser cristão em Pérgamo. Os crentes
estavam sujeitos a sofrer uma grande pressão a fim de transigir e abandonar a
fé. Nada se sabe a respeito de Antipas, a fiel testemunha de CRISTO, exceto que
ele não transigiu. Ele foi fiel e morreu por sua fé. Aparentemente, no entanto,
alguns membros dessa igreja estavam tolerando aqueles que ensinavam ou
praticavam coisas que eram contrárias à Palavra de DEUS. Transigir pode ser
definido como fazer uma mescla das qualidades de duas coisas diferentes, ou uma
concessão de princípios. Procure cooperar tanto quanto possível com as pessoas,
mas evite qualquer aliança, sociedade ou participação que possa levar a
práticas idolátricas e imorais.
Existe entre os cristãos, um campo para diferenças
de opiniões em algumas áreas,, mas não há lugar para heresias ou impurezas
morais. Sua cidade pode não participar de festas dedicadas a ídolos, mas
provavelmente nela existam pecados sexuais, pornografia, corrupção, mexericos e
mentiras. Procure não tolerar o pecado submetendo-se à pressão de se tornar uma
pessoa “que tem a mente aberta”.
Balaque era um rei que tinha medo do grande número
de israelitas que cruzavam seu país, por isso, contratou Balaão para lançar uma
maldição sobre eles. No início Balaão se recusou a fazê-lo, mas uma grande
oferta em dinheiro mudou sua opinião (Números 22.24). Mais tarde, Balaão
influenciou os israelitas a voltarem a adorar ídolos (Números 31.16; 2ª Pedro
2.15; Judas 1.11). Aqui, CRISTO está repreendendo a Igreja por tolerar aqueles
que,como Balaão, levavam as pessoas para longe de DEUS.
Apocalipse 2.18 – “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o
Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a
latão reluzente”.
Tiatira era uma cidade de trabalhadores, com muitas
associações de mercadores envolvidos com a fabricação de tecido, tintura e cerâmica.
Lídia, a primeira pessoa a ser convertida em Filipos, era uma comerciante de
Tiatira (Atos 16.14). Essa cidade era basicamente secular, e não tinha qualquer
manifestação especial relacionada a alguma religião.
Os crentes de Tiatira foram elogiados por terem
crescido em boas obras. Não devemos nos sentir confortados apenas por ter
reunido pessoas para o culto, ou nos regozijarmos quando elas entregam sua vida
a CRISTO em nossa igreja. Devemos, também, procurar crescer no amor, na fé e
nas obras relacionadas ao serviço do SENHOR. Como o momento é crítico, devemos
viver os nossos dias com sabedoria e fidelidade a DEUS.
Na Igreja em Tiatira, uma mulher estava ensinando
que a imoralidade não representava um assunto grave para os crentes. Seu nome
pode ter sido Jezabel, ou JESUS pode ter usado esse nome comparando-a a ímpia
rainha do Reino do Norte, nos dias do profeta Elias, para simbolizar a espécie
de pecado que ela estava promovendo. Jezabel era esposa do rei Acabe de Israel,
e foi considerada a mulher mais ímpia que jamais vivera em Israel, até então
(1º Reis 19.1,2; 21.1-15; 2º Reis 9.7-10, 30-37; e em 1º Reis tem o seu
perfil).
Por que a
imoralidade sexual é tão grave?
Porque o ato sexual fora do matrimônio sempre fere
e prejudica alguém. É uma afronta a DEUS, por mostrar que preferimos satisfazer
nossos desejos segundo nossos próprios métodos e não de acordo com a sua
Palavra, ou, ainda, por querermos satisfazê-los, imediatamente, em vez de
esperarmos pelo tempo determinado pelo SENHOR.
Fere os outros porque transgride o compromisso tão necessário a um
relacionamento. Ele nos fere porque muitas vezes traz doenças ao nosso corpo e
afeta prejudicialmente a nossa personalidade. A imoralidade sexual exerce um
tremendo poder de destruição da família, da igreja e da comunidade, porque
destrói a integridade sobre a qual esses relacionamentos são construídos.
DEUS quer evitar que as pessoas machuquem a si
próprias ou às outras; portanto, não devemos ter qualquer participação na
imoralidade sexual, mesmo que ela seja aceita por nossa cultura.
Nos templos pagãos, a oferta de carne aos ídolos
era freqüente. A carne não consumida era vendida aos comerciantes no mercado do
templo. Comer a carne que havia sido oferecida aos ídolos não era uma
transgressão em si, mas podia ofender a consciência dos irmãos em CRISTO, que
eram mais fracos e poderiam se sentir incomodados. (1ª Coríntios 8 e Romanos
14.2 – “Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é
fraco, come só legumes”).
Obviamente, Jezabel estava mais preocupada com o
seu prazer e com a sua liberdade egoísta do que com as necessidades e
preocupações de seus companheiros crentes. Jezabel não estava disposta a se
arrepender. Arrepender-se significa mudar de pensamento e afastar-se do pecado
e de suas desastrosas conseqüências em relação a DEUS e à vida eterna. Em sua
misericórdia, DEUS nos dá tempo para decidir se queremos segui-lo. Somente
nossa obstinação poderá obstruir nosso caminho. Não podemos nos esconder de
CRISTO, ELE sabe o que existe em nosso coração e em nossa mente, e ainda assim
nos ama. Os pecados que tentamos esconder de DEUS devem ser confessados a ELE.
Devemos observar rigorosamente as noções básicas da
fé cristã e examinar com cuidado e consideração qualquer novo ensino que nos
leve para longe da Bíblia, da comunhão de nossa igreja ou de nossa confissão
básica de fé.
CRISTO diz que aqueles que vencerem – que
permanecerem fiéis até o fim e continuarem a agradar a DEUS – dominarão os
inimigos de CRISTO e reinarão com ELE quando julgar os pecadores (Salmos 2.8,9;
Isaías 30.14; Jeremias 19.11; 1ª Coríntios 6.2,3; Apocalipse 12.5; 19.15;
20.3,4).
Apocalipse 3.1 – “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz
aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras;
tens nome de que vives, e estás morto”.
A rica cidade de Sardes estava dividida em duas
partes. A parte mais antiga ficava localizada em uma montanha. Quando sua
população se desenvolveu além do espaço de que dispunha, uma nova parte foi
construída no vale que ficava na base da montanha.
“Os Sete
Espíritos” é outro nome para o ESPÍRITO SANTO. As sete estrelas são os
mensageiros, ou líderes, das igrejas.
O problema que existia na igreja em Sardes não era
a heresia, mas a morte espiritual. Apesar de sua reputação de ser uma cidade
muito ativa, Sardes estava infestada pelo pecado. Suas obras eram más e suas
vestes estavam contaminadas. O ESPÍRITO não tinha nenhuma palavra de elogio
para essa igreja, que exteriormente parecia muito boa, mas que interiormente
era extremamente corrupta.
À Igreja em Sardes foi recomendado que obedecesse à
verdade cristã, aprendida quando começou a crer em CRISTO, e que retornasse aos
conceitos básicos da fé. Era importante crescer no conhecimento do SENHOR e
aprofundar sua compreensão através de um estudo cuidadoso. Não importa o quanto
aprendamos, nunca devemos abandonar as verdades básicas a respeito de JESUS.
ELE sempre será o FILHO DE DEUS, e seu sacrifício pelos nossos pecados é
permanente. Nenhuma “nova verdade” a
respeito de DEUS poderá contradizer esses ensinamentos bíblicos fundamentais.
Mas também têm em Sardes algumas pessoas que não
contaminaram suas vestes. Estar vestido de “vestes
brancas” significa ter sido separado e purificado por DEUS. CRISTO prometeu
honras futuras e vida eterna àqueles que perseverarem na fé. Os nomes de todos
os crentes estão registrados no livro da vida. Esse livro simboliza o
conhecimento que DEUS tem daqueles que lhe pertencem. Todas as pessoas que têm
um lugar no livro da vida serão apresentadas às hostes celestiais como
pertencentes a CRISTO (Lucas 12.8,9 – “E digo-vos
que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o
confessará diante dos anjos de Deus; mas quem me negar diante dos homens, será
negado diante dos anjos de Deus”).
Nós negamos JESUS quando:
1 – Esperamos que ninguém descubra que somos cristãos;
2 – Decidimos não proclamar o que é correto;
3 – Mantemos silêncio a respeito de nosso
relacionamento com DEUS;
4 – Misturamo-nos com a sociedade, compartilhando
costumes ímpios e profanos;
5 – Aceitamos os valores não cristãos de nossa
cultura.
Em contrapartida, nós reconhecemos a JESUS quando:
1 – Vivemos uma vida moral íntegra que honra a
CRISTO;
2 – Procuramos oportunidades para partilhar nossa fé
com os outros;
3 – Ajudamos aqueles que estão passando por
necessidades;
4 – Posicionamo-nos a favor da justiça;
5 – Amamos as pessoas;
6 – Reconhecemos a nossa lealdade a CRISTO;
7 – Usamos nossa vida e recursos para fazer a
vontade do SENHOR, e não a nossa.
Apocalipse 3.7 – “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o
que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e
ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre”.
A cidade de Filadélfia
foi fundada pelos cidadãos de Pérgamo. Essa comunidade foi construída em uma
região fronteiriça para ser o portão de entrada para o planalto central da Ásia
Menor. Seus moradores conseguiram manter os bárbaros longe dessa região e
introduziram a língua e a cultura grega. A cidade foi destruída por um
terremoto no ano 17 d.C., e suas conseqüências deixaram as pessoas tão
apavoradas que a maioria dos moradores passou a residir fora dos limites da
cidade.
A “chave de Davi” representa a autoridade
de CRISTO para abrir a porta de seu futuro Reino. Depois de aberta, ninguém
poderá fechá-la novamente – a salvação está assegurada. Uma vez que esteja
fechada ninguém poderá abri-la – e o castigo será infalível.
Alguns acreditam
que a frase “Eu te guardarei da hora da
tentação” significa que haverá um tempo futuro de grandes tribulações, das
quais os verdadeiros crentes serão poupados. Outros interpretam aos tempos difíceis,
e que DEUS irá mantê-la forte em meio às tribulações. Há ainda outros que
acreditam que a frase se refira aos tempos de tribulação em geral, isto é, ao
sofrimento da Igreja através dos séculos. Qualquer que seja o caso, nossa ênfase
é que devemos pacientemente obedecer a DEUS, a despeito do que venhamos a enfrentar.
Para os cristãos têm
diferentes habilidades, dons, experiências e maturidade. DEUS não espera de
todos nós uma igualdade na maneira de ser e de agir, mas o que ELE realmente
espera é que guardemos aquilo que temos e perseveremos no uso de nossos
recursos a favor de sua obra. Os moradores de Filadélfia foram elogiados pelo
seu esforço em obedecer (3.8) e encorajados a se apegar a qualquer força que
pudessem ter. Você pode ser um novo crente e sentir que sua fé e sua força
espiritual são pequenas. Use o que você tem para viver para CRISTO, e DEUS
elogiará o seu esforço.
A Nova Jerusalém
será a futura morada do povo de DEUS (Apocalipse 21.2). Teremos uma nova
cidadania no futuro Reino de DEUS. Tudo será novo, puro e seguro.
Apocalipse 3.14 – “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve:
Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de
Deus”.
Laodicéia era a mais rica das sete cidades,
conhecida por seu sistema bancário, manufatura de lã e uma escola de medicina
que produzia ungüento para os olhos. Mas a cidade sempre tinha enfrentado
problemas com o fornecimento de água. Em certa ocasião construíram um aqueduto
para transportar água até a cidade, a partir de nascente de água quente. Mas,
no momento em que a água chegava, ela não estava nem quente, nem agradavelmente
fresca – estava apenas morna. A igreja ali havia se tornado uma comunidade tão
branda como a água tépida que servia à cidade.
A água morna é uma bebida muito desagradável. A
Igreja em Laodicéia havia se transformado em uma comunidade tíbia,, portanto,
insípida e repugnante. Seus crentes não adotavam uma posição definida, e a
indiferença os levava à ociosidade e à preguiça. Ao negligenciar seu serviço a
CRISTO, havia se tornado rígida e presunçosa, e estava autodestruindo. Não
existe nada pior do que um cristão indiferente, nominal e que se julga auto-suficiente.
Não tomo a decisão de servir a DEUS parcialmente. Deixe CRISTO incendiar sua fé
e levá-lo a tomar uma posição.
Alguns crentes entendem que ter muitas posses materiais
representa um sinal de bênção espiritual da parte de DEUS. Laodicéia era uma
cidade abastada e a igreja ali era igualmente rica. Aquilo que seus moradores
podiam ver e comprar havia se tornado mais valioso para eles que o invisível e
o eterno. Riqueza, luxo e bem-estar levam as pessoas a se sentir confiantes,
satisfeitas e acomodadas. Não importa o que você possua, ou quanto dinheiro
seja capaz de ganhar, você nada terá, verdadeiramente, se não tiver um relacionamento
vital com CRISTO. De que maneira seu nível atual de recursos está afetando seu
desejo espiritual? Em vez de centrar sua vida principalmente no conforto e no
luxo,, busque a verdadeira riqueza que existe em CRISTO.
Laodicéia era conhecida por sua imensa riqueza.
CRISTO disse a seus moradores que era DELE que deveriam comprar o seu ouro
(verdadeiros tesouros espirituais). A cidade tinha orgulho de seus tecidos e de
sua indústria de tintura. CRISTO disse que deveriam comprar DELE as vestes
brancas (sua justiça). Laodicéia se orgulhava de seu preciosa ungüento que
curava muitos problemas nos olhos. CRISTO disse que deveriam comprar DELE o colírio
que iria curar seus olhos, para que pudessem ver a verdade (João 9.39 – “Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para
juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos”). CRISTO estava mostrando a essas pessoas que o
verdadeiro valor não se encontra nas posses materiais, mas em um correto
relacionamento com DEUS. Suas posses e realizações eram totalmente
insignificantes quando comparadas a um perpétuo futuro no reino de CRISTO.
DEUS iria castigar
esta tíbia igreja se ela não abandonasse sua atitude de indiferença em relação
a ELE. Quando DEUS castiga, seu propósito é trazer as pessoas de volta a si. Será
que sua devoção a DEUS também está morna? DEUS poderá castigá-lo a fim de fazê-lo
deixar essa atitude de descaso, mas ELE faz uso apenas de uma carinhosa punição.
Você pode evitar a punição divina aproximando-se de DEUS através da confissão,
do serviço, da adoração e do estudo de sua Palavra. Assim como a chama do amor
pode ser reacesa no matrimônio, o ESPÍRITO SANTO também poderá reacender nosso
zelo por DEUS quando permitimos que ELE trabalhe em nosso coração.
A Igreja em Laodicéia era complacente e rica. Seus
membros se sentiam muito satisfeitos, embora não tivessem a presença de CRISTO
entre eles, CRISTO bateu na porta de seu coração, mas estavam tão ocupados
gozando os prazeres mundanos que não notaram que ELE queria entrar. Os prazeres
desse mundo – dinheiro, segurança, posses materiais – podem ser perigosos
porque sua temporária satisfação nos torna indiferentes em relação à igreja, a
DEUS ou à Bíblia, é porque já começou a cercear a presença de DEUS em sua vida.
Deixe as portas de seu coração sempre abertas para ELE, e não precisará se
preocupar em saber se ELE está ou não batendo. Deixá-lo entrar será sua única
esperança de alcançar uma realização eterna.
JESUS bate à porta de nosso coração porque deseja
nos salvar e manter uma íntima comunhão conosco. ELE é paciente e persistente
em sua tentativa de fazer parte de nossa vida – sem invadir ou se introduzir
por conta própria, mas batendo. Ele nos permite decidir se queremos ou não
abrir nossa vida a ELE. Será que você, intencionalmente, sempre mantém sua
presença e seu poder de transformar vidas do lado de fora da porta?
Ao final de cada carta dirigida a essas igrejas,,
os crentes eram instados a ouvir e compreender tudo o que lhes fora escrito.Embora
cada igreja tivesse recebido uma mensagem diferente, elas continham advertências
e princípios que serviam a todas.
Qual carta fala mais diretamente ao seu coração e à
sua igreja?
Qual teria mais peso em relação à sua própria
situação espiritual nesse exato momento?
Qual seria sua resposta?
Cristo não apenas está no meio da igreja (Apocalipse
1.13 – “e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de
homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de
ouro”). JESUS está entre elas. Não importa o que irão enfrentar JESUS sempre
as protegerá com o seu amor abrangente e confortador. Através do seu ESPÍRITO,
JESUS CRISTO ainda está atuante entre as igrejas. /Quando alguma delas
enfrentar qualquer perseguição, deverá se lembrar do profundo amor e compaixão
de CRISTO. Quando estiverem perturbadas por conflitos ou disputas internas,
deverá se lembrar da preocupação de CRISTO pela pureza e sua intolerância em
relação ao pecado.
Esse “Filho
do Homem” é o próprio SENHOR JESUS, é uma referência a JESUS como o
Messias. João o reconheceu porque viveu ao lado DELE durante três anos e já o
havia visto tanto como o pregador da Galiléia quanto como o glorificado FILHO
DE DEUS na transfiguração (Mateus 17.1-8). Nesta visão de João, JESUS aparece
como o poderoso FILHO DO HOMEM. Os cabelos brancos denotam sua grandiosa
sabedoria e sua natureza divina (Daniel 7.9). A espada na boca de JESUS
simboliza o poder e a força de sua mensagem. Suas palavras de julgamento são afiadas
como espada de dois gumes (Isaías 49.2; Hebreus 4.12).
Mas Ele está andando, em ação investigatória, no
meio da igreja (Apocalipse 2.1 – “[....]
Isto
diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete
candeeiros de ouro”). JESUS é aquele que anda no meio dos sete
castiçais de ouro – as sete igrejas. Ele tem em “sua destra as sete estrelas” – os mensageiros das igrejas;
indicando seu poder e autoridade sobre as igrejas e sobre seus líderes.
Ele sonda a igreja, pois seus olhos são como chama
de fogo (Apocalipse 2.18 – “[....] Isto diz o
Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo [....]”).Os
olhos como chama de fogo simbolizam o castigo a todo pecado; o cinto de ouro
que circunda seu peito revela que ELE é o SUMO SACERDOTE que vai até a presença
de DEUS para obter o perdão dos pecados para aqueles que NELE crêem.
Há muitos males que atacam a igreja: esfriamento, perseguição, heresia,
imoralidade, presunção e apatia. Mas Cristo se apresenta para cada igreja
como o remédio para o seu mal.
2.1. Para a igreja de Éfeso – Que havia
perdido o seu primeiro amor, Jesus se apresenta como aquele que anda no meio da
igreja, segurando a liderança na mão, como o seu pastor superior. Ele está
dizendo, “Eu vejo tudo e conheço tudo”.
2.2. Para
a igreja de Esmirna – Que estava passando pelo sofrimento, perseguição e
morte, enfrentando o martírio, Jesus se apresenta como aquele que esteve morto
e tornou a viver. O Jesus que venceu a morte é o remédio para alguém que está
enfrentando a perseguição e a morte.
2.3. Para
a igreja de Pérgamo – Que estava se misturando com o mundo e perdendo o
senso da verdade, Jesus se apresenta como aquele que tem a espada afiada de
dois gumes que exerce juízo e separa a verdade do engano. Pérgamo estava em
conflito entre a verdade e o engano (Apocalipse 2.14).
2.4. Para
a igreja de Tiatira – Que estava tolerando a impureza e caindo em
imoralidade, Jesus se apresenta como aquele que tem os olhos como chama de fogo
e os pés semelhantes ao bronze polido.
2.5. Para
a igreja de Sardes – Que tinha a fama de ser uma igreja viva, reputação
de uma igreja cheia de testemunho e vida, mas não realidade, Jesus se revela
como aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. A igreja
tinha fama, mas não realidade, tinha aparência de vida, mas estava morta.
2.6. Para
a igreja de Filadélfia – Uma igreja fraca, mas fiel, Jesus vê muitas
oportunidades diante da igreja e diz para ela que Ele tem a chave de Davi, que
abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá.
2.7. Para
a igreja de Laodicéia – Uma igreja sem fervor espiritual, morna, rica
financeiramente, mas pobre espiritualmente, Jesus se apresenta como aquele que
é constante e fidedigno no meio de tantas mudanças.
3. DENTRO
DA MESMA IGREJA TEMOS PESSOAS FIÉIS E PESSOAS INFIÉIS
Em toda
igreja local há coisas boas e coisas ruins acontecendo. Em cada igreja local há
crentes fiéis e infiéis, tem o joio e o trigo.
Observe o que acontecia em cada igreja:
1 – Em Pérgamo alguns crentes
estavam seguindo a doutrina de Balaão (Apocalipse 2.14,15).
2 – Em Tiatira havia tolerância aos
ensinos e práticas de uma profetisa imoral (Apocalipse 2.20), mas nem todos os
crentes caíram nessa heresia perniciosa (Apocalipse 2.24,25).
3 – Em Sardes, embora a igreja
estava vivendo de aparência, mas havia uns poucos que não haviam contaminado
suas vestiduras (Apocalipse 3.4).
4 – Em Éfeso havia fidelidade na
doutrina, falta de amor na prática do Cristianismo. Eram ortodoxos de cabeça e
hereges na conduta.
5 – Em
Esmirna e Filadélfia, igrejas fiéis a Cristo, havia aqueles que eram “sinagoga de Satanás” no meio deles (Apocalipse
2.9 e 3.9).
4. A
IGREJA NEM SEMPRE É AQUILO QUE APARENTA SER, QUANDO EXAMINADA POR JESUS.
Jesus
conhece a igreja de forma profunda (Apocalipse 2.2,9, 13,19; 3.1,8, 15) – Ele
conhece as obras da igreja, onde está a igreja e o que ela está enfrentando.
A igreja de Éfeso é ortodoxa, trabalhadora, fiel
nas provas, mas perdeu sua capacidade de amar a Jesus. Ela é como uma esposa
que não trai o marido, mas também não lhe devota amor (Apocalipse 2.2-4).
A igreja de Esmirna é pobre
aos olhos dos homens, mas rica aos olhos de Cristo (Apocalipse 2.9).
A igreja de Pérgamo tem
gente tão comprometida com Deus ao ponto do martírio (Apocalipse 2.13), mas tem
também, gente que cai diante da sedução do pecado (Apocalipse 2.14).
A igreja de Tiatira está
trabalhando mais do que trabalhava no início da sua carreira (Apocalipse 2.19),
mas muito trabalho sem vigilância também não agrada a Jesus. Ação sem zelo
doutrinário (Tiatira) e zelo
doutrinário sem ação (Éfeso) não
agradam a Jesus.
A igreja de Sardes tem nome
de que vive, mas está morta (Apocalipse 3.1). Além disso, há gente no CTI
espiritual (Apocalipse 3.2).
A igreja de Filadélfia é fraca
diante dos olhos humanos, mas poderosa aos olhos de Cristo (Apocalipse 3.8,9).
A igreja de Laodicéia
considerava-se rica e abastada, mas aos olhos de Cristo era uma igreja pobre e
miserável (Apocalipse 3.17).
5. CRISTO
ANDA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA OFERECER-LHE OPORTUNIDADE DE ARREPENDIMENTO
ANTES DE APLICAR-LHE SEU JUÍZO
A igreja
de Éfeso foi chamada a lembrar-se, arrepender-se, e voltar à prática das
primeiras obras. Caso esse expediente não fosse tomado, Jesus sentencia: “e,
se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te
arrependas” (Apocalipse 2.5,6).
A igreja
de Esmirna, diante do martírio, é exortada a ser fiel até à morte (Apocalipse
2.10).
À igreja
de Pérgamo, que estava dividida entre a verdade e o engano, misturada com o mundo,
Jesus adverte: “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles
pelejarei com a espada da minha boca” (Apocalipse 2.16).
À igreja
de Tiatira, que abria suas portas à uma desregrada profetisa, Jesus chama ao
arrependimento a faltosa (Apocalipse 2.21), mas por recusar, envia o seu juízo
(Apocalipse 2.22,23) e chama os crentes fiéis a permanecerem firmes até a
segunda vinda (Apocalipse 2.24,25).
A igreja
de Sardes recebe o alerta de Cristo de que suas obras não são íntegras diante de
Deus (Apocalipse 3.2). Jesus alerta-a para o ensino que a igreja recebeu, para
que ela se arrependa (Apocalipse 3.3). Caso não se arrependa virá o juízo (Apocalipse
3.3).
A igreja
de Filadélfia é exortada a conservar o que tem, para que ninguém
tome a sua coroa (Apocalipse 3.11).
A igreja
de Laodicéia é exortada a olhar para a vida na perspectiva de
Cristo (Apocalipse 3.17,18), a arrepender-se, pois a disciplina de Deus é ato
de amor (Apocalipse 3.19).
6. JESUS
ANDA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA DAR GLORIOSAS PROMESSAS AOS VENCEDORES
Isso implica que nem todos os membros da igreja visível são membros da
igreja invisível. Nem todos os membros das igrejas locais são membros do Corpo
de Cristo. Nem todos os membros de igreja são vencedores, mas todos os membros
do Corpo de Cristo são vencedores.
As promessas aos vencedores tratam da bênção que a igreja estava
buscando ou necessitando:
A igreja de Éfeso – O vencedor se
alimenta da árvore da vida. Isso é ter a vida eterna (Apocalipse 2.7). A vida
eterna é comunhão com Deus e Deus é amor. Eles haviam abandonado o seu primeiro
amor, mas os vencedores iriam morar no céu, onde o ambiente é amor, pois é ter
comunhão eterna com o Deus que é amor.
A igreja
de Esmirna – O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte (Apocalipse
2.11). Os imperadores romanos, os déspotas, o anticristo podem até matar os
crentes, mas eles jamais enfrentarão a morte eterna.
A igreja
de Pérgamo – O vencedor receberá o maná escondido, uma pedrinha branca com um nome
novo (Apocalipse 2.1). Para uma igreja que misturava-se com o mundo, o vencedor
recebe uma promessa de absolvição no juízo e não de condenação com o mundo.
A igreja
de Tiatira – Para uma igreja seduzida pelo engano de uma profetisa, o vencedor
recebe a promessa de receber autoridade sobre as nações e possuir não os
encantos do pecado, mas o Senhor da glória, a estrela da manhã (Apocalipse
2.26-28).
A igreja
de Sardes – Para uma igreja que só vive de aparência, mas está morta, os
vencedores recebem a promessa de que seus nomes estão no Livro da Vida e seus
nomes serão confessados diante do Pai no dia do juízo (Apocalipse 3.5).
A igreja
de Filadélfia – Para uma igreja fraca, mas fiel, o vencedor
recebe a promessa de ser coluna do santuário de Deus (Apocalipse 3.12). A
coluna é que sustenta o santuário. Eles podem ser fracos diante dos homens, mas
são poderosos e fortes diante de Deus.
A igreja
de Laodicéia – Para uma igreja que se considerava rica e
auto-suficiente, mas era pobre e miserável, o vencedor recebe a promessa de
assentar-se com Cristo no Seu trono (Apocalipse 3.21).
CONCLUSÃO
Para
todas as igrejas há um refrão: Quem tem
ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Não
estamos estudando apenas para o nosso deleite intelectual ou curiosidade
teológica.
Precisamos
ouvir o que Deus está falando conosco.
A
bem-aventurança não é apenas ler e ouvir, mas também obedecer às profecias
deste livro (Apocalipse 1.3).
Amém.
Para nos convidar para ministrar em sua igreja e
eventos.
Nossos contatos:
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos:
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
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