quinta-feira, 22 de novembro de 2012

JESUS É O CENTRO DA IGREJA



JESUS É O CENTRO DA IGREJA

Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores – Sob o nº. C-1280.

 (Apocalipse 2 e 3)

Antes de manifestar seu juízo ao mundo, Jesus manifestou-o à sua igreja. (1ª Pedro 4.17 – Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?”). Estas palavras não se referem ao Juízo Final, mas à disciplina purificadora de DEUS.

Em Hebreus 12.7 – É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?” Quem ama mais a seu filho: O pai que permite que o filho faça algo que o prejudique ou aquele que corrige, ensina e até castiga o filho para ajudá-lo a aprender o que é correto? Nunca é agradável ser corrigido e disciplinado por DEUS, mas sua disciplina é um sinal de seu profundo amor por nós. Quando DEUS lhe corrigir, considere tal fato como uma prova do seu amor e pergunte o que ELE está tentando lhe ensinar.

DEUS pode permitir que os crentes pequem e então experimentem as conseqüências. ELE o faz por várias razões:

1 – Para nos mostrar o nosso potencial de pecar;
2 – Para nos encorajara nos afastarmos do pecado e a dependermos constantemente DELE;
3 – Para nos preparar para enfrentarmos as tentações ainda mais fortes no futuro; e
4 – Para nos ajudar a nos mantermos fiéis e continuarmos a confiar NELE.

Se os crentes precisam de disciplina terrena (juízo) de DEUS, quanto mais os incrédulos? Se os justos são apenas salvos (somente pela misericórdia de DEUS), qual é a chance daqueles que rejeitam a CRISTO?

Por isso, Jesus mostrou o seu julgamento às sete igrejas (Apocalipse 1-3) antes de mostrá-lo ao mundo (Apocalipse 4-2 – Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono”). Essa expressão significa que o ESPÍRITO SANTO estava lhe dando uma visão – mostrando-lhe situações e acontecimentos que ele não poderia ter visto se tivesse uma visão apenas humana. Toda profecia verdadeira vem de DEUS, através do ESPÍRITO SANTO. Por quatro vezes no livro de Apocalipse, João diz que estava “em espírito”.

Em 2ª Pedro 1.20-21 – sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”.

A Bíblia não é uma coleção de fábulas ou idéias humanas a respeito do SENHOR. É a PALAVRA DE DEUS, dada através de pessoas para as pessoas. Pedro enfatizou a autoridade que tinha como testemunha ocular do SENHOR, como também a autoridade das ESCRITURAS que são inspiradas por ELE, para preparar o caminho para suas palavras severas contra os falsos ensinadores. Uma vez que estes homens perversos estavam contradizendo os apóstolos e a Bíblia, suas mensagens não poderiam ser de DEUS.

A frase: “Os homens santos de DEUS falaram inspirados pelo ESPÍRITO SANTO” significa que as Escrituras não resultam do trabalho criativo de invenção ou interpretação própria dos profetas. DEUS inspirou os escritores, então sua mensagem é autêntica e confiável. DEUS usou os talentos, a educação e a formação cultural de cada escritor (eles não robôs sem cérebro, ou meros secretários de DEUS ou do ESPÍRITO SANTO); e ELE cooperou com os escritores de forma a assegurar que sua mensagem fosse fielmente comunicada através das próprias palavras que escreveram.

Por que sete igrejas se havia mais igrejas na Ásia?

É porque essas sete igrejas falam da plenitude da igreja em todos os lugares e em todas as épocas, desde o seu nascimento até à sua subida. Essas sete igrejas não são sete períodos distintos da igreja como ensinam os dispensacionalistas. Em cada período da igreja a realidade das sete igrejas esteve presente e podemos ver sinais delas em cada congregação local.

Todas as cartas têm basicamente a mesma estrutura:

a) Apresentação; b) Apreciação; c) Reprovação; e d) Promessas.
Duas igrejas só receberam elogios: Esmirna e Filadélfia.
Quatro igrejas receberam elogios e críticas: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes.
Uma igreja só recebeu críticas: Laodicéia.

Essas igrejas ensinam-nos várias lições:

1. CRISTO É CONHECIDO NA IGREJA E ATRAVÉS DA IGREJA – Apocalipse 1.12,13
E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro”.

Os sete castiças de ouro representam as sete igrejas da Ásia. Apocalipse 1.11 e 20 – que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”. E JESUS está entre elas.

Não importa o que irão enfrentar, JESUS sempre as protegerá com seu amor abrangente e confortador. Através do seu ESPÍRITO, JESUS CRISTO ainda está atualmente entre as igrejas. Quando alguma delas enfrentar qualquer perseguição, deverá se lembrar do profundo amor e compaixão de CRISTO. Quando estiver perturbada por conflitos ou disputas internas, deverá se lembrar da preocupação de CRISTO pela pureza e sua intolerância em relação ao pecado.

Esse “Filho do Homem” é o próprio SENHOR JESUS. O título filho do homem ocorre muitas vezes no NT quando refere a JESUS como o Messias. João o reconheceu porque viveu ao seu lado durante três anos e já o havia visto tanto como o pregador da Galiléia quanto como o glorificado FILHO DE DEUS na transfiguração, conforme está relatado em Mateus 17.1-8. Nesta passagem, JESUS aparece como o poderoso FILHO DO HOMEM. Os cabelos brancos indicam sua sabedoria e sua natureza divina (isso é relatado por Daniel no cap. 7.9 – “Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente”); os olhos como chama de fogo simbolizam o castigo a todo pecado; o cinto de ouro que circunda seu peito revela que ELE é o Sumo Sacerdote que vai até a presença de DEUS para obter o perda dos pecados para aqueles que NELE crêem.

Quem são os “anjos das sete igrejas”?

Alguns dizem que eram os anjos designados a guardas as igrejas. Outros, que são anciãos ou pastores das igrejas locais. Como as sete cartas dos capítulos 2 e 3 contêm repreensões, não é possível crer que fossem endereçadas a mensageiros celestiais. Tratando-se de mensageiros terrenos, estes anjos seriam as pessoas responsáveis perante DEUS pelas igrejas que representavam.

Antes de ver Cristo, João viu os sete candeeiros, a plenitude da igreja na terra, e só depois viu o Cristo glorificado na igreja. Jesus Cristo está no meio da sua igreja. Ninguém verá o Cristo da glória fora da igreja. A salvação é por meio de Jesus, mas ninguém poderá ser salvo sem fazer parte da igreja que é a noiva do Cordeiro.

Cristo valoriza tanto a Sua igreja que Ele se dá a conhecer no meio dela e não à parte dela. Hoje, muitas pessoas querem Cristo, mas não a igreja. Isso é impossível. A atenção de Cristo está voltada para a Sua noiva. Ele ocupa o centro da sua atenção.

2. CRISTO ESTÁ NO MEIO DA SUA IGREJA, EM AÇÃO, COMO REMÉDIO, PARA OS MALES DA IGREJA – Apocalipse 2.1,8, 12,18; 3.1,7 14.

Apocalipse 2.1 – Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”.

Éfeso era a capital da Ásia Menor, um centro de comércio terrestre e marítimo que, ao lado de Alexandria e Antioquia da Síria, colocava-se como uma das três cidades mais influentes do lado oriental do Império Romano. O templo de Ártemis (ou Diana), uma das maravilhas do mundo antigo, havia sido construído nessa cidade, e uma de suas indústrias mais importantes era a fabricação de imagens dessa deusa conforme está em Atos 19.21-41.

Paulo ensinou em Éfeso durante três anos e preveniu os crentes efésios de que falsos mestres chegariam e tentariam afastá-los da fé, conforme está registrado em Atos 20.29-31. Os falsos mestres realmente causaram problemas à igreja em Éfeso, mas ela soube resistir-lhes, como podemos verificar na carta de Paulo aos Efésios. João passou uma grande parte de seu ministério nessa cidade e sabia que os crentes haviam resistido aos falsos ensinos.

Aquele que anda no meio dos sete castiças de ouro – as sete igrejas – é JESUS. ELE tem em “sua destra as sete estrelas” – os mensageiros das igrejas – indicando seu poder e autoridade sobre as igrejas e seus líderes. A igreja em Éfeso havia se tornado muito grande e orgulhosa, e a mensagem de JESUS lembraria a todos que somente ELE é a cabeça do corpo de crentes, a igreja.

Será que DEUS se preocupa com a igreja a que você pertence?

Se tiver a tentação de duvidar, observe atentamente as sete cartas. O Senhor do universo conhecia precisamente cada uma dessas igrejas e sua exata situação. Em cada carta, JESUS ordenou a João que escrevesse a respeito de pessoas, lugares e acontecimentos específicos. ELE elogia os crentes pelo seu sucesso e lhes diz como devem corrigir seus erros. Assim como JESUS se preocupada com cada uma dessas igrejas, ELE também se preocupa com aquela da qual você faz parte. O SENHOR deseja que ela alcance todo o seu potencial. A igreja, o grupo de crentes, com a qual você adora e serve a DEUS é um dos instrumentos do SENHOR para transformar o mundo. Trate-se com seriedade, porque DEUS assim o faz.

Durante um longo período, a igreja em Éfeso havia se recusado terminantemente a tolerar o pecado entre seus membros. Mas isso não era fácil em uma cidade conhecida por práticas sexuais imorais associadas à adoração à deusa Ártemis (ou Diana). Também vivemos em tempos de pecado amplamente disseminado e de imoralidade sexual. Tornou-se popular ter a mente “aberta” em relação a muitos tipos de pecados, que são chamados de “escolha pessoal” ou “estilo de vida alternativo”. Mas quando o corpo de crentes de uma comunidade, a igreja local, começa a tolerar a presença do pecado no seu ambiente, ele está abaixando o nível de seus padrões e comprometendo o testemunho dessa igreja perante DEUS e o mundo. Lembre-se de que a aprovação de DEUS é infinitamente mais importante do que a aprovação do mundo.

CRISTO elogiou a igreja em Éfeso por:
1 – Trabalhar com afinco;
2 – Perseverar com paciência;
3 – Não tolerar pessoas más;
4 – Examinar com cuidado as alegações dos falsos apóstolos; e
5 – Sofrer sem desistir.

Toda igreja deveria ter essas características. Mas esses louváveis esforços devem nascer de nosso amor por JESUS CRISTO. Tanto JESUS como João enfatizaram o amor ao próximo como uma autêntica prova das Boas Novas (João 13.34; e 1º João 3.18-19). Na batalha que enfrentamos para manter um ensino sadio e a pureza moral e doutrinária, é possível perder esse espírito caridoso. Um conflito prolongado pode enfraquecer ou destruir nossa paciência e nosso afeto. Ao defender a fé, procure proteger-se contra qualquer estrutura ou rigidez que possam enfraquecer o amor.

Apocalipse 2.8 – Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu”.

A cidade de Esmirna ficava situada a aproximadamente 40 quilômetros ao norte de Éfeso. Seu apelido era “Porto da Ásia” porque tinha uma excelente baía no mar Ageu. A igreja dessa cidade lutava contra duas forças hostis: uma população judaica que se opunha fortemente ao cristianismo e uma população não-judaíca, que era leal a Roma e apoiava o culto ao imperador. Em um ambiente como este a perseguição e o sofrimento eram inevitáveis.

Esmirna era uma cidade famosa por seus jogos atléticos. A coroação era feita com os louros da vitória, um troféu concedido ao campeão dos jogos. Se formos fiéis, receberemos o prêmio da vitória – a vida eterna. Em Tiago 1.12 – Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam”. A coroa da vida é como a coroa da vitória dada aos atletas vencedores. A coroa da vida dada por DEUS não é glória e honra aqui no mundo, mas a recompensa da vida eterna – viver com DEUS para sempre. O caminho para fazer parte do circulo dos vencedores de DEUS é amá-lo e permanecer fiel a ELE, mesmo sob pressão.

A tentação vem de nossos maus desejos interiores, não por DEUS. Começa com um pensamento mau, e se torna pecado quando nos demoramos neste pensamento e permitimos que ele se torne uma ação. Como uma bola de neve rolando montanha abaixo, o pecado cresce e se torna cada vez mais destrutivo à medida que permitimos que ele prossiga. O melhor momento para deter uma tentação é antes que esta esteja demasiadamente forte ou se mova rápido demais para ser controlada.

A perseguição vem de satanás, não de DEUS. O príncipe dos demônios leva os crentes a serem lançados na prisão e até mortos. Mas estes não precisam temer a morte, porque ela resultará no recebimento da coroa da vida. O diabo pode atingir seu corpo terreno, mas não poderá causar-lhe nenhum dano espiritual. A expressão “sinagoga de satanás”  refere-se aos judeus que estavam servindo aos propósitos de satanás, e não aos de DEUS, quando se reuniam para adorar. “Dez dias” significa que embora intensa, a perseguição seria relativamente curta; ela teria um início e um final definido, e DEU teria o completo controle da situação.

A mensagem à Igreja em Esmirna consistia em que os crentes permanecessem fiéis durante as provações, porque DEUS estava no controle de tudo e eles poderiam confiar em suas promessas. JESUS nunca disse que se formos fiéis a ELE jamais teremos problemas, sofrimentos ou perseguições. Na verdade, devemos ser fiéis a ELE durante nossos sofrimentos. Somente assim nossa fé poderá se mostrar genuína. Permaneceremos fiéis se conservarmos nosso olhar em CRISTO e naquilo que ELE nos promete para esse momento e para o futuro.

Apocalipse 2.12 – Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes”.

A cidade de Pérgamo foi construída sobre uma colina cuja altura chegava a 300 metros acima da região que a circundava, sendo portanto uma fortaleza natural. Era uma cidade sofisticada, centro da cultura e da educação grega, com uma biblioteca de aproximadamente 200 mil volumes. Mas era também o centro de quatro seitas, além de ser rival de Éfeso quanto à adoração aos ídolos. O principal deus dessa cidade, Asclépio (o deus da medicina), tinha como símbolo uma serpente. Como era considerado o deus que curava as enfermidades, muitas pessoas vinham de todas as partes do mundo para procurar nele o alívio de seus males.

Assim como os romanos usavam a espada para impor sua autoridade e seus juízos, a espada de JESUS, com dois gumes afiados, representa a suprema autoridade e o supremo juízo de DEUS. Ela também pode representar a futura separação entre os crentes e os incrédulos. Os incrédulos jamais poderão experimentar a eterna recompensa de viver no Reino de DEUS.

Por ser o centro de quatro seitas idólatras (a Zeus, Dionísio, Asclépio e Atenas), Pérgamo tinha nome de cidade “onde está o trono de satanás”. Embora cercada pela adoração a satanás, e tendo o imperador romano como um deus, a Igreja em Pérgamo recusava-se a renunciar à sua fé, mesmo quando os adoradores de satanás martirizaram o fiel Antipas, um de seus membros. Nunca é fácil nos colocarmos com firmeza contra as intensas pressões e tentações da sociedade, mas a alternativa é a morte – Apocalipse 2.11 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte”. Tanto os crentes como os incrédulos experimentam a morte física. Todas as pessoas serão ressuscitadas, mas os crentes ressuscitarão para a vida eterna com DEUS, quanto os incrédulos serão punidos com uma segunda morte, a eterna separação de DEUS.

Não era fácil ser cristão em Pérgamo. Os crentes estavam sujeitos a sofrer uma grande pressão a fim de transigir e abandonar a fé. Nada se sabe a respeito de Antipas, a fiel testemunha de CRISTO, exceto que ele não transigiu. Ele foi fiel e morreu por sua fé. Aparentemente, no entanto, alguns membros dessa igreja estavam tolerando aqueles que ensinavam ou praticavam coisas que eram contrárias à Palavra de DEUS. Transigir pode ser definido como fazer uma mescla das qualidades de duas coisas diferentes, ou uma concessão de princípios. Procure cooperar tanto quanto possível com as pessoas, mas evite qualquer aliança, sociedade ou participação que possa levar a práticas idolátricas e imorais.

Existe entre os cristãos, um campo para diferenças de opiniões em algumas áreas,, mas não há lugar para heresias ou impurezas morais. Sua cidade pode não participar de festas dedicadas a ídolos, mas provavelmente nela existam pecados sexuais, pornografia, corrupção, mexericos e mentiras. Procure não tolerar o pecado submetendo-se à pressão de se tornar uma pessoa “que tem a mente aberta”.

Balaque era um rei que tinha medo do grande número de israelitas que cruzavam seu país, por isso, contratou Balaão para lançar uma maldição sobre eles. No início Balaão se recusou a fazê-lo, mas uma grande oferta em dinheiro mudou sua opinião (Números 22.24). Mais tarde, Balaão influenciou os israelitas a voltarem a adorar ídolos (Números 31.16; 2ª Pedro 2.15; Judas 1.11). Aqui, CRISTO está repreendendo a Igreja por tolerar aqueles que,como Balaão, levavam as pessoas para longe de DEUS.

Apocalipse 2.18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente”.

Tiatira era uma cidade de trabalhadores, com muitas associações de mercadores envolvidos com a fabricação de tecido, tintura e cerâmica. Lídia, a primeira pessoa a ser convertida em Filipos, era uma comerciante de Tiatira (Atos 16.14). Essa cidade era basicamente secular, e não tinha qualquer manifestação especial relacionada a alguma religião.

Os crentes de Tiatira foram elogiados por terem crescido em boas obras. Não devemos nos sentir confortados apenas por ter reunido pessoas para o culto, ou nos regozijarmos quando elas entregam sua vida a CRISTO em nossa igreja. Devemos, também, procurar crescer no amor, na fé e nas obras relacionadas ao serviço do SENHOR. Como o momento é crítico, devemos viver os nossos dias com sabedoria e fidelidade a DEUS.

Na Igreja em Tiatira, uma mulher estava ensinando que a imoralidade não representava um assunto grave para os crentes. Seu nome pode ter sido Jezabel, ou JESUS pode ter usado esse nome comparando-a a ímpia rainha do Reino do Norte, nos dias do profeta Elias, para simbolizar a espécie de pecado que ela estava promovendo. Jezabel era esposa do rei Acabe de Israel, e foi considerada a mulher mais ímpia que jamais vivera em Israel, até então (1º Reis 19.1,2; 21.1-15; 2º Reis 9.7-10, 30-37; e em 1º Reis tem o seu perfil).

Por que a imoralidade sexual é tão grave?

Porque o ato sexual fora do matrimônio sempre fere e prejudica alguém. É uma afronta a DEUS, por mostrar que preferimos satisfazer nossos desejos segundo nossos próprios métodos e não de acordo com a sua Palavra, ou, ainda, por querermos satisfazê-los, imediatamente, em vez de esperarmos pelo tempo determinado pelo SENHOR.  Fere os outros porque transgride o compromisso tão necessário a um relacionamento. Ele nos fere porque muitas vezes traz doenças ao nosso corpo e afeta prejudicialmente a nossa personalidade. A imoralidade sexual exerce um tremendo poder de destruição da família, da igreja e da comunidade, porque destrói a integridade sobre a qual esses relacionamentos são construídos.

DEUS quer evitar que as pessoas machuquem a si próprias ou às outras; portanto, não devemos ter qualquer participação na imoralidade sexual, mesmo que ela seja aceita por nossa cultura.

Nos templos pagãos, a oferta de carne aos ídolos era freqüente. A carne não consumida era vendida aos comerciantes no mercado do templo. Comer a carne que havia sido oferecida aos ídolos não era uma transgressão em si, mas podia ofender a consciência dos irmãos em CRISTO, que eram mais fracos e poderiam se sentir incomodados. (1ª Coríntios 8 e Romanos 14.2 – Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes”).

Obviamente, Jezabel estava mais preocupada com o seu prazer e com a sua liberdade egoísta do que com as necessidades e preocupações de seus companheiros crentes. Jezabel não estava disposta a se arrepender. Arrepender-se significa mudar de pensamento e afastar-se do pecado e de suas desastrosas conseqüências em relação a DEUS e à vida eterna. Em sua misericórdia, DEUS nos dá tempo para decidir se queremos segui-lo. Somente nossa obstinação poderá obstruir nosso caminho. Não podemos nos esconder de CRISTO, ELE sabe o que existe em nosso coração e em nossa mente, e ainda assim nos ama. Os pecados que tentamos esconder de DEUS devem ser confessados a ELE.

Devemos observar rigorosamente as noções básicas da fé cristã e examinar com cuidado e consideração qualquer novo ensino que nos leve para longe da Bíblia, da comunhão de nossa igreja ou de nossa confissão básica de fé.

CRISTO diz que aqueles que vencerem – que permanecerem fiéis até o fim e continuarem a agradar a DEUS – dominarão os inimigos de CRISTO e reinarão com ELE quando julgar os pecadores (Salmos 2.8,9; Isaías 30.14; Jeremias 19.11; 1ª Coríntios 6.2,3; Apocalipse 12.5; 19.15; 20.3,4).

Apocalipse 3.1 – Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto”.

A rica cidade de Sardes estava dividida em duas partes. A parte mais antiga ficava localizada em uma montanha. Quando sua população se desenvolveu além do espaço de que dispunha, uma nova parte foi construída no vale que ficava na base da montanha.

“Os Sete Espíritos” é outro nome para o ESPÍRITO SANTO. As sete estrelas são os mensageiros, ou líderes, das igrejas.

O problema que existia na igreja em Sardes não era a heresia, mas a morte espiritual. Apesar de sua reputação de ser uma cidade muito ativa, Sardes estava infestada pelo pecado. Suas obras eram más e suas vestes estavam contaminadas. O ESPÍRITO não tinha nenhuma palavra de elogio para essa igreja, que exteriormente parecia muito boa, mas que interiormente era extremamente corrupta.

À Igreja em Sardes foi recomendado que obedecesse à verdade cristã, aprendida quando começou a crer em CRISTO, e que retornasse aos conceitos básicos da fé. Era importante crescer no conhecimento do SENHOR e aprofundar sua compreensão através de um estudo cuidadoso. Não importa o quanto aprendamos, nunca devemos abandonar as verdades básicas a respeito de JESUS. ELE sempre será o FILHO DE DEUS, e seu sacrifício pelos nossos pecados é permanente. Nenhuma “nova verdade” a respeito de DEUS poderá contradizer esses ensinamentos bíblicos fundamentais.

Mas também têm em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes. Estar vestido de “vestes brancas” significa ter sido separado e purificado por DEUS. CRISTO prometeu honras futuras e vida eterna àqueles que perseverarem na fé. Os nomes de todos os crentes estão registrados no livro da vida. Esse livro simboliza o conhecimento que DEUS tem daqueles que lhe pertencem. Todas as pessoas que têm um lugar no livro da vida serão apresentadas às hostes celestiais como pertencentes a CRISTO (Lucas 12.8,9 – E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas quem me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus”).

Nós negamos JESUS quando:
1 – Esperamos que ninguém descubra que somos cristãos;
2 – Decidimos não proclamar o que é correto;
3 – Mantemos silêncio a respeito de nosso relacionamento com DEUS;
4 – Misturamo-nos com a sociedade, compartilhando costumes ímpios e profanos;
5 – Aceitamos os valores não cristãos de nossa cultura.

Em contrapartida, nós reconhecemos a JESUS quando:
1 – Vivemos uma vida moral íntegra que honra a CRISTO;
2 – Procuramos oportunidades para partilhar nossa fé com os outros;
3 – Ajudamos aqueles que estão passando por necessidades;
4 – Posicionamo-nos a favor da justiça;
5 – Amamos as pessoas;
6 – Reconhecemos a nossa lealdade a CRISTO;
7 – Usamos nossa vida e recursos para fazer a vontade do SENHOR, e não a nossa.

Apocalipse 3.7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre”.

A cidade de Filadélfia foi fundada pelos cidadãos de Pérgamo. Essa comunidade foi construída em uma região fronteiriça para ser o portão de entrada para o planalto central da Ásia Menor. Seus moradores conseguiram manter os bárbaros longe dessa região e introduziram a língua e a cultura grega. A cidade foi destruída por um terremoto no ano 17 d.C., e suas conseqüências deixaram as pessoas tão apavoradas que a maioria dos moradores passou a residir fora dos limites da cidade.

A “chave de Davi” representa a autoridade de CRISTO para abrir a porta de seu futuro Reino. Depois de aberta, ninguém poderá fechá-la novamente – a salvação está assegurada. Uma vez que esteja fechada ninguém poderá abri-la – e o castigo será infalível.

Alguns acreditam que a frase “Eu te guardarei da hora da tentação” significa que haverá um tempo futuro de grandes tribulações, das quais os verdadeiros crentes serão poupados. Outros interpretam aos tempos difíceis, e que DEUS irá mantê-la forte em meio às tribulações. Há ainda outros que acreditam que a frase se refira aos tempos de tribulação em geral, isto é, ao sofrimento da Igreja através dos séculos. Qualquer que seja o caso, nossa ênfase é que devemos pacientemente obedecer a DEUS, a despeito do que venhamos a enfrentar.

Para os cristãos têm diferentes habilidades, dons, experiências e maturidade. DEUS não espera de todos nós uma igualdade na maneira de ser e de agir, mas o que ELE realmente espera é que guardemos aquilo que temos e perseveremos no uso de nossos recursos a favor de sua obra. Os moradores de Filadélfia foram elogiados pelo seu esforço em obedecer (3.8) e encorajados a se apegar a qualquer força que pudessem ter. Você pode ser um novo crente e sentir que sua fé e sua força espiritual são pequenas. Use o que você tem para viver para CRISTO, e DEUS elogiará o seu esforço.

A Nova Jerusalém será a futura morada do povo de DEUS (Apocalipse 21.2). Teremos uma nova cidadania no futuro Reino de DEUS. Tudo será novo, puro e seguro.

Apocalipse 3.14 – “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”.

Laodicéia era a mais rica das sete cidades, conhecida por seu sistema bancário, manufatura de lã e uma escola de medicina que produzia ungüento para os olhos. Mas a cidade sempre tinha enfrentado problemas com o fornecimento de água. Em certa ocasião construíram um aqueduto para transportar água até a cidade, a partir de nascente de água quente. Mas, no momento em que a água chegava, ela não estava nem quente, nem agradavelmente fresca – estava apenas morna. A igreja ali havia se tornado uma comunidade tão branda como a água tépida que servia à cidade.

A água morna é uma bebida muito desagradável. A Igreja em Laodicéia havia se transformado em uma comunidade tíbia,, portanto, insípida e repugnante. Seus crentes não adotavam uma posição definida, e a indiferença os levava à ociosidade e à preguiça. Ao negligenciar seu serviço a CRISTO, havia se tornado rígida e presunçosa, e estava autodestruindo. Não existe nada pior do que um cristão indiferente, nominal e que se julga auto-suficiente. Não tomo a decisão de servir a DEUS parcialmente. Deixe CRISTO incendiar sua fé e levá-lo a tomar uma posição.

Alguns crentes entendem que ter muitas posses materiais representa um sinal de bênção espiritual da parte de DEUS. Laodicéia era uma cidade abastada e a igreja ali era igualmente rica. Aquilo que seus moradores podiam ver e comprar havia se tornado mais valioso para eles que o invisível e o eterno. Riqueza, luxo e bem-estar levam as pessoas a se sentir confiantes, satisfeitas e acomodadas. Não importa o que você possua, ou quanto dinheiro seja capaz de ganhar, você nada terá, verdadeiramente, se não tiver um relacionamento vital com CRISTO. De que maneira seu nível atual de recursos está afetando seu desejo espiritual? Em vez de centrar sua vida principalmente no conforto e no luxo,, busque a verdadeira riqueza que existe em CRISTO.

Laodicéia era conhecida por sua imensa riqueza. CRISTO disse a seus moradores que era DELE que deveriam comprar o seu ouro (verdadeiros tesouros espirituais). A cidade tinha orgulho de seus tecidos e de sua indústria de tintura. CRISTO disse que deveriam comprar DELE as vestes brancas (sua justiça). Laodicéia se orgulhava de seu preciosa ungüento que curava muitos problemas nos olhos. CRISTO disse que deveriam comprar DELE o colírio que iria curar seus olhos, para que pudessem ver a verdade (João 9.39 – Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos”). CRISTO estava mostrando a essas pessoas que o verdadeiro valor não se encontra nas posses materiais, mas em um correto relacionamento com DEUS. Suas posses e realizações eram totalmente insignificantes quando comparadas a um perpétuo futuro no reino de CRISTO.

DEUS iria castigar esta tíbia igreja se ela não abandonasse sua atitude de indiferença em relação a ELE. Quando DEUS castiga, seu propósito é trazer as pessoas de volta a si. Será que sua devoção a DEUS também está morna? DEUS poderá castigá-lo a fim de fazê-lo deixar essa atitude de descaso, mas ELE faz uso apenas de uma carinhosa punição. Você pode evitar a punição divina aproximando-se de DEUS através da confissão, do serviço, da adoração e do estudo de sua Palavra. Assim como a chama do amor pode ser reacesa no matrimônio, o ESPÍRITO SANTO também poderá reacender nosso zelo por DEUS quando permitimos que ELE trabalhe em nosso coração.

A Igreja em Laodicéia era complacente e rica. Seus membros se sentiam muito satisfeitos, embora não tivessem a presença de CRISTO entre eles, CRISTO bateu na porta de seu coração, mas estavam tão ocupados gozando os prazeres mundanos que não notaram que ELE queria entrar. Os prazeres desse mundo – dinheiro, segurança, posses materiais – podem ser perigosos porque sua temporária satisfação nos torna indiferentes em relação à igreja, a DEUS ou à Bíblia, é porque já começou a cercear a presença de DEUS em sua vida. Deixe as portas de seu coração sempre abertas para ELE, e não precisará se preocupar em saber se ELE está ou não batendo. Deixá-lo entrar será sua única esperança de alcançar uma realização eterna.

JESUS bate à porta de nosso coração porque deseja nos salvar e manter uma íntima comunhão conosco. ELE é paciente e persistente em sua tentativa de fazer parte de nossa vida – sem invadir ou se introduzir por conta própria, mas batendo. Ele nos permite decidir se queremos ou não abrir nossa vida a ELE. Será que você, intencionalmente, sempre mantém sua presença e seu poder de transformar vidas do lado de fora da porta?

Ao final de cada carta dirigida a essas igrejas,, os crentes eram instados a ouvir e compreender tudo o que lhes fora escrito.Embora cada igreja tivesse recebido uma mensagem diferente, elas continham advertências e princípios que serviam a todas.

Qual carta fala mais diretamente ao seu coração e à sua igreja?

Qual teria mais peso em relação à sua própria situação espiritual nesse exato momento?

Qual seria sua resposta?

Cristo não apenas está no meio da igreja (Apocalipse 1.13 – e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro”). JESUS está entre elas. Não importa o que irão enfrentar JESUS sempre as protegerá com o seu amor abrangente e confortador. Através do seu ESPÍRITO, JESUS CRISTO ainda está atuante entre as igrejas. /Quando alguma delas enfrentar qualquer perseguição, deverá se lembrar do profundo amor e compaixão de CRISTO. Quando estiverem perturbadas por conflitos ou disputas internas, deverá se lembrar da preocupação de CRISTO pela pureza e sua intolerância em relação ao pecado.

Esse “Filho do Homem” é o próprio SENHOR JESUS, é uma referência a JESUS como o Messias. João o reconheceu porque viveu ao lado DELE durante três anos e já o havia visto tanto como o pregador da Galiléia quanto como o glorificado FILHO DE DEUS na transfiguração (Mateus 17.1-8). Nesta visão de João, JESUS aparece como o poderoso FILHO DO HOMEM. Os cabelos brancos denotam sua grandiosa sabedoria e sua natureza divina (Daniel 7.9). A espada na boca de JESUS simboliza o poder e a força de sua mensagem. Suas palavras de julgamento são afiadas como espada de dois gumes (Isaías 49.2; Hebreus 4.12).

Mas Ele está andando, em ação investigatória, no meio da igreja (Apocalipse 2.1 – “[....] Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”). JESUS é aquele que anda no meio dos sete castiçais de ouro – as sete igrejas. Ele tem em “sua destra as sete estrelas” – os mensageiros das igrejas; indicando seu poder e autoridade sobre as igrejas e sobre seus líderes.

Ele sonda a igreja, pois seus olhos são como chama de fogo (Apocalipse 2.18 – “[....] Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo [....]”).Os olhos como chama de fogo simbolizam o castigo a todo pecado; o cinto de ouro que circunda seu peito revela que ELE é o SUMO SACERDOTE que vai até a presença de DEUS para obter o perdão dos pecados para aqueles que NELE crêem.

Há muitos males que atacam a igreja: esfriamento, perseguição, heresia, imoralidade, presunção e apatia. Mas Cristo se apresenta para cada igreja como o remédio para o seu mal.
2.1. Para a igreja de Éfeso – Que havia perdido o seu primeiro amor, Jesus se apresenta como aquele que anda no meio da igreja, segurando a liderança na mão, como o seu pastor superior. Ele está dizendo, “Eu vejo tudo e conheço tudo”.

2.2. Para a igreja de Esmirna – Que estava passando pelo sofrimento, perseguição e morte, enfrentando o martírio, Jesus se apresenta como aquele que esteve morto e tornou a viver. O Jesus que venceu a morte é o remédio para alguém que está enfrentando a perseguição e a morte.

2.3. Para a igreja de Pérgamo – Que estava se misturando com o mundo e perdendo o senso da verdade, Jesus se apresenta como aquele que tem a espada afiada de dois gumes que exerce juízo e separa a verdade do engano. Pérgamo estava em conflito entre a verdade e o engano (Apocalipse 2.14).

2.4. Para a igreja de Tiatira – Que estava tolerando a impureza e caindo em imoralidade, Jesus se apresenta como aquele que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido.

2.5. Para a igreja de Sardes – Que tinha a fama de ser uma igreja viva, reputação de uma igreja cheia de testemunho e vida, mas não realidade, Jesus se revela como aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. A igreja tinha fama, mas não realidade, tinha aparência de vida, mas estava morta.

2.6. Para a igreja de Filadélfia – Uma igreja fraca, mas fiel, Jesus vê muitas oportunidades diante da igreja e diz para ela que Ele tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá.

2.7. Para a igreja de Laodicéia – Uma igreja sem fervor espiritual, morna, rica financeiramente, mas pobre espiritualmente, Jesus se apresenta como aquele que é constante e fidedigno no meio de tantas mudanças.

3. DENTRO DA MESMA IGREJA TEMOS PESSOAS FIÉIS E PESSOAS INFIÉIS
Em toda igreja local há coisas boas e coisas ruins acontecendo. Em cada igreja local há crentes fiéis e infiéis, tem o joio e o trigo.
Observe o que acontecia em cada igreja:
1 – Em Pérgamo alguns crentes estavam seguindo a doutrina de Balaão (Apocalipse 2.14,15).
2 – Em Tiatira havia tolerância aos ensinos e práticas de uma profetisa imoral (Apocalipse 2.20), mas nem todos os crentes caíram nessa heresia perniciosa (Apocalipse 2.24,25).
3 – Em Sardes, embora a igreja estava vivendo de aparência, mas havia uns poucos que não haviam contaminado suas vestiduras (Apocalipse 3.4).
4 – Em Éfeso havia fidelidade na doutrina, falta de amor na prática do Cristianismo. Eram ortodoxos de cabeça e hereges na conduta.
5 – Em Esmirna e Filadélfia, igrejas fiéis a Cristo, havia aqueles que eram “sinagoga de Satanás” no meio deles (Apocalipse 2.9 e 3.9).

4. A IGREJA NEM SEMPRE É AQUILO QUE APARENTA SER, QUANDO EXAMINADA POR JESUS.

Jesus conhece a igreja de forma profunda (Apocalipse 2.2,9, 13,19; 3.1,8, 15) – Ele conhece as obras da igreja, onde está a igreja e o que ela está enfrentando.

A igreja de Éfeso é ortodoxa, trabalhadora, fiel nas provas, mas perdeu sua capacidade de amar a Jesus. Ela é como uma esposa que não trai o marido, mas também não lhe devota amor (Apocalipse 2.2-4).

A igreja de Esmirna é pobre aos olhos dos homens, mas rica aos olhos de Cristo (Apocalipse 2.9).

A igreja de Pérgamo tem gente tão comprometida com Deus ao ponto do martírio (Apocalipse 2.13), mas tem também, gente que cai diante da sedução do pecado (Apocalipse 2.14).

A igreja de Tiatira está trabalhando mais do que trabalhava no início da sua carreira (Apocalipse 2.19), mas muito trabalho sem vigilância também não agrada a Jesus. Ação sem zelo doutrinário (Tiatira) e zelo doutrinário sem ação (Éfeso) não agradam a Jesus.

A igreja de Sardes tem nome de que vive, mas está morta (Apocalipse 3.1). Além disso, há gente no CTI espiritual (Apocalipse 3.2).

A igreja de Filadélfia é fraca diante dos olhos humanos, mas poderosa aos olhos de Cristo (Apocalipse 3.8,9).

A igreja de Laodicéia considerava-se rica e abastada, mas aos olhos de Cristo era uma igreja pobre e miserável (Apocalipse 3.17).

5. CRISTO ANDA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA OFERECER-LHE OPORTUNIDADE DE ARREPENDIMENTO ANTES DE APLICAR-LHE SEU JUÍZO

A igreja de Éfeso foi chamada a lembrar-se, arrepender-se, e voltar à prática das primeiras obras. Caso esse expediente não fosse tomado, Jesus sentencia: “e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Apocalipse 2.5,6).

A igreja de Esmirna, diante do martírio, é exortada a ser fiel até à morte (Apocalipse 2.10).

À igreja de Pérgamo, que estava dividida entre a verdade e o engano, misturada com o mundo, Jesus adverte: “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca” (Apocalipse 2.16).

À igreja de Tiatira, que abria suas portas à uma desregrada profetisa, Jesus chama ao arrependimento a faltosa (Apocalipse 2.21), mas por recusar, envia o seu juízo (Apocalipse 2.22,23) e chama os crentes fiéis a permanecerem firmes até a segunda vinda (Apocalipse 2.24,25).

A igreja de Sardes recebe o alerta de Cristo de que suas obras não são íntegras diante de Deus (Apocalipse 3.2). Jesus alerta-a para o ensino que a igreja recebeu, para que ela se arrependa (Apocalipse 3.3). Caso não se arrependa virá o juízo (Apocalipse 3.3).

A igreja de Filadélfia é exortada a conservar o que tem, para que ninguém tome a sua coroa (Apocalipse 3.11).

A igreja de Laodicéia é exortada a olhar para a vida na perspectiva de Cristo (Apocalipse 3.17,18), a arrepender-se, pois a disciplina de Deus é ato de amor (Apocalipse 3.19).

6. JESUS ANDA NO MEIO DA SUA IGREJA PARA DAR GLORIOSAS PROMESSAS AOS VENCEDORES

Isso implica que nem todos os membros da igreja visível são membros da igreja invisível. Nem todos os membros das igrejas locais são membros do Corpo de Cristo. Nem todos os membros de igreja são vencedores, mas todos os membros do Corpo de Cristo são vencedores.

As promessas aos vencedores tratam da bênção que a igreja estava buscando ou necessitando:

A igreja de Éfeso – O vencedor se alimenta da árvore da vida. Isso é ter a vida eterna (Apocalipse 2.7). A vida eterna é comunhão com Deus e Deus é amor. Eles haviam abandonado o seu primeiro amor, mas os vencedores iriam morar no céu, onde o ambiente é amor, pois é ter comunhão eterna com o Deus que é amor.

A igreja de Esmirna – O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte (Apocalipse 2.11). Os imperadores romanos, os déspotas, o anticristo podem até matar os crentes, mas eles jamais enfrentarão a morte eterna.

A igreja de Pérgamo – O vencedor receberá o maná escondido, uma pedrinha branca com um nome novo (Apocalipse 2.1). Para uma igreja que misturava-se com o mundo, o vencedor recebe uma promessa de absolvição no juízo e não de condenação com o mundo.

A igreja de Tiatira – Para uma igreja seduzida pelo engano de uma profetisa, o vencedor recebe a promessa de receber autoridade sobre as nações e possuir não os encantos do pecado, mas o Senhor da glória, a estrela da manhã (Apocalipse 2.26-28).

A igreja de Sardes – Para uma igreja que só vive de aparência, mas está morta, os vencedores recebem a promessa de que seus nomes estão no Livro da Vida e seus nomes serão confessados diante do Pai no dia do juízo (Apocalipse 3.5).

A igreja de Filadélfia – Para uma igreja fraca, mas fiel, o vencedor recebe a promessa de ser coluna do santuário de Deus (Apocalipse 3.12). A coluna é que sustenta o santuário. Eles podem ser fracos diante dos homens, mas são poderosos e fortes diante de Deus.

A igreja de Laodicéia – Para uma igreja que se considerava rica e auto-suficiente, mas era pobre e miserável, o vencedor recebe a promessa de assentar-se com Cristo no Seu trono (Apocalipse 3.21).

CONCLUSÃO

Para todas as igrejas há um refrão: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Não estamos estudando apenas para o nosso deleite intelectual ou curiosidade teológica.

Precisamos ouvir o que Deus está falando conosco.

A bem-aventurança não é apenas ler e ouvir, mas também obedecer às profecias deste livro (Apocalipse 1.3).
Amém.

Para nos convidar para ministrar em sua igreja e eventos.
Nossos contatos:
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: prjacirailtonsilveira@gmail.com
Telefone: 0xx44 99900-9947