segunda-feira, 25 de junho de 2012

SEMEADURA E COLHEITA NA FAMÍLIA


semeadura e colheita NA FAMÍLIA
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores – C-1280
Gálatas 6. 6-10 – E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”.
Paulo diz que os alunos devem cuidar das necessidades materiais de seus mestres (1º. Cor. 9.7-12). É fácil receber os benefícios de um bom ensino bíblico e também considerar normal a presença de nossos líderes espirituais, ignorando suas necessidades físicas e financeiras. Devemos cuidar de nossos mestres sem relutância ou má vontade, com um espírito generoso, demonstrando-lhes apreço e honrando-os por tudo o que têm feito (1º Tm 5.17,18).
Certamente você ficaria surpreso se plantasse abóboras e colhesse milho. A lei natural diz que colhemos o que plantamos, e isso também é verdadeiro para outras áreas. Aqueles que fazem mexericos a respeito de seus amigos perderão a amizade deles. Toda ação tem uma conseqüência. Se plantar para satisfazer seus próprios desejos, terá uma colheita de tristezas e pecados. Se plantar para agradar a DEUS, colherá alegria e vida eterna.
Que espécie de sementes você está semeando?
É desanimador continuar praticando o bem e não receber nenhuma palavra de agradecimento ou não ter nenhum resultado tangível. Mas Paulo desafiou os gálatas, e também a nós, a praticar o bem e a confiar em DEUS quanto aos resultados. Em seu devido tempo, colheremos uma safra de bênçãos.
- Com base no Salmos 85.8: "Escutarei o que Deus, o SENHOR, disser, pois falará de paz ao seu povo e aos seus santos; e que jamais caiam em insensatez", estamos buscando ouvir o nosso Deus nestes dias quanto às diversas áreas de nossa vida. Vivemos dias em que muitas vozes ecoam por todos os lados a respeito dos relacionamentos familiares. Precisamos discernir qual é a vontade de Deus para nossa família, quando muitas estão vivendo momentos de dificuldades.
O salmista estava pedindo que DEUS vivificasse o seu povo, concedendo-lhe novamente a vida espiritual. DEUS é capaz de avivar tanto igrejas como pessoas. ELE pode derramar o seu amor sobre nós, renovando o nosso amor por ELE.
Se você precisa de renovação em sua igreja, na sua família ou em sua vida espiritual, peça a DEUS para tocá-lo com o seu amor.
- Há no texto base que foi lido, um princípio espiritual de semeadura e colheita. A nossa vida é regida por este princípio vs. 7: "pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará".
Mas o que isto tem a ver com nossa família?
É simples, a família é um lugar de semeadura e colheita, nós semeamos e colhemos todos os dias, e temos a expectativa de uma excelente colheita.
O QUE ESTE TEXTO NOS ENSINA SOBRE ESTA SEMEADURA E COLHEITA?
1) Precisamos da semente certa –
- Quando eu era adolescente, morava em uma casa com um terreno ao lado, onde resolvemos fazer uma horta. O interessante é que quando eu plantava alface, nascia alface, quando plantava cebolinha, nascia cebolinha. Incrível, mas esta lei espiritual funciona. Aquilo que semearmos, vamos colher. O que precisamos então é escolher a semente certa.
- Mesmo que não estejamos percebendo, estamos semeando a todo momento. A pergunta é: o que estamos semeando em nossa casa ou família? Esta palavra tem por objetivo nos ajudar a voltarmos para os valores e princípios da Bíblia. Muitos têm semeado o que o texto chama semeadura da própria carne  Gálatas. 5. 19-21: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam"
Todos nós temos desejos pecaminosos e não podemos ignorá-los. A fim de podermos seguir a orientação do ESPÍRITO SANTO, devemos, decididamente, enfrentá-los – Crucificá-los – Gálatas 5.24 – E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.
A fim de aceitar a CRISTO como SALVADOR, devemos nos afastar dos pecados e voluntariamente pregar nossa natureza pecaminosa na cruz. Entretanto, isso não significa que nunca veremos novamente algum sinal desses desejos. Como cristãos, ainda temos a capacidade de pecar, mas fomos libertos do poder que o pecado exerce sobre nós e não temos mais que ceder a ele.
Devemos diariamente, submeter nossas tendências pecaminosas ao controle de DEUS e crucificá-las e, de tempo em tempo, recorrermos ao poder do ESPÍRITO para vencê-las.
Esses desejos incluem pecados evidentes como imoralidade sexual e atividades demoníacas. Incluem, também, outros que são menos óbvios, como: hostilidade, ciúme e ambição egoísta. Aqueles que ignoram esses pecados, ou se recusam a enfrentá0los, mostram que não receberam o dom do ESPÍRITO que leva a uma vida transformada.
- Precisamos optar se vamos semear para o Espírito ou para carne. Se vamos olhar para nosso casamento como aliança que conta com a benção de Deus ou como um contrato onde pode ser desfeito a qualquer momento. Se nossos filhos vão receber limites de amor sendo ensinados no caminho em que devem andar (Pv. 22.6 – Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”), não sendo levados à ira (Ef. 6.4 – “E vós. Pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do SENHOR”) ou os deixaremos livres para que decidam o que quiserem, ou o que a televisão ensinar.
O propósito da disciplina aplicada pelos pais é auxiliar no crescimento de seus filhos, e não exasperá-los ou provocar-lhes a ira, ou até mesmo desencorajá-los (Cl 3.21). Não é fácil ser um bom pai ou uma boa mãe – é necessário muita paciência para criar filhos em um lar amoroso que honre a CRISTO. Mas a frustração e a ira não devem ser motivo de disciplina. Antes, os pais devem ser constantemente amorosos, tratando seus filhos do mesmo modo que o SENHOR JESUS trata o povo que ELE ama. Essa é uma atitude vital para o desenvolvimento das crianças, bem como para a sua compreensão a respeito de CRISTO.
Nós os levamos à ira quando exigimos deles coisas que nós não estamos vivendo. Muitos filhos estão fora do evangelho hoje, porque não estão vendo mudança de vida nos seus pais. Se vamos fazer como todos (senso comum) ficando e dando pegas até acharmos quem é melhor ou se vamos esperar no Senhor. Se vamos correr atrás do ter abusando do crédito e das dívidas ou se vamos esperar o Maná chegar, se vamos viver "uns aos outros" ou só pensar em nós mesmos.
- Devemos semear em santidade, rompendo com o pecado, em oração, declarando as promessas da palavra, dando exemplo, estendendo a mão em horas difíceis, nos alegrando com as vitórias, exortando e disciplinando diante dos erros.
- Apesar de eu nunca ter plantado, em nossa horta nascia sempre uma graminha (tiririca), com uma batatinha na raiz que persistia em aparecer. O diabo já tomou providência em semear em nossa casa toda espécie de erva daninha (Mt. 13.24-30 parábola do joio e do trigo). Ele não precisa de ajuda para isso. Precisamos é cuidar da nossa semente.
2) Precisamos da atitude certa
- Quando meditava neste texto uma expressão me chamou a atenção o vs. 9: "não nos cansemos de fazer o bem" e um sentimento veio forte ao meu coração. Muitos pais se cansam no meio do caminho, se cansam de fazer o bem aos filhos. Já ouvi frases como: “Não tem jeito mesmo..., ou: Vou deixar para lá... Esse menino (a) não vai dar em nada. Muitos maridos se cansam das esposas e esposas de maridos. Jovens se cansam dos estudos, pessoas do trabalho ou ainda do ministério, outros se cansam da própria vida.
- Andamos cansados de muitas coisas, há horas em que queremos desistir, mas Paulo nos exorta que se não desfalecermos (vs. 9), se perseverarmos crendo que Deus está agindo na nossa vida, no tempo certo ceifaremos.
- Manter a atitude de semear na Palavra exige perseverança. Isaías 28. 10 e 13 nos ajuda a entender isto: "Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali..."  Muitas vezes temos que ensinar, repetir, e repetir de novo. Falar, uma, duas e muitas vezes. Não temos o direito de nos cansarmos de fazer o bem, se com filhos, cônjuges ou outra pessoa ou área qualquer, porque Deus nunca desiste (ou se cansa) de nós.
Você está cansado, tem pensado em desistir, ou você já desistiu de sua família, trabalho ou ministério?
A mensagem para nós é continuem, continuem. Deus quer fortalecer seus braços, sua vida nesta hora.
3) Temos uma colheita  certa
- Primeiro precisamos cuidar da semente, depois do trabalho, não podemos parar. Agora temos uma promessa de Deus para nós e nossa família. Quando permitimos que outras sementes sejam plantadas em nossas casas, que não são das que procedem da voz de Deus, colheremos para corrupção (vs.8). Aquele que semeia vento colhe tempestade. Oséias 8.7: "Porque semeiam ventos e segarão tormentas".
- O vs. 9 nos diz que se perseverarmos e não desfalecermos, "a seu tempo ceifaremos". Nossa família será bendita no Senhor Is. 61.9: "A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENHOR”.
- O problema é que muitas vezes não sabemos esperar o tempo de Deus "a seu tempo". Quando plantava a semente de alface, todo dia eu ia lá olhar se já havia nascido. Mas era necessário um tempo. Muitas vezes plantamos sementes erradas e ruins e estamos colhendo frutos amargos. Muitas vezes fizemos escolhas erradas e estamos colhendo frutos da carne.
- Precisamos perseverar no plantio da boa semente do evangelho, e esperar a ação do Espírito Santo na nossa vida, de nossos filhos, cônjuges para que a velha colheita se encerre e venha a colheita tão desejada. Deus trabalha pouco a pouco. Sl. 126.6: "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes".  
- Nesta hora, CREIA que temos uma colheita certa.

Conclusão
- Vimos que a família é lugar de semeadura e colheita. Precisamos plantar a semente certa, ter a atitude certa e esperar a colheita certa.
- Em Lucas 6.37 e 38 – Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós”. Lemos sobre dar e receber, é o mesmo que plantar e colher uma superabundante colheita.
O ESPÍRITO perdoador demonstra que uma pessoa recebeu o perdão de DEUS. JESUS usou a imagem dos grãos transbordando em um cesto, para nos ensinar que DEUS nos dá em abundância. Se formos críticos, em vez de compassivos, também receberemos críticas, porém, se tratarmos os outros de forma generosa, graciosa e compassiva, estas qualidades serão totalmente observadas no trato para conosco.
Devemos amar os outros, não julgá-los.
DEUS te abençoe poderosamente.

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE: Casamento, Divórcio e Novo Casamento?


O Que as Escrituras Ensinam Sobre:
Casamento Divórcio e Novo Casamento

Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores
É claro, o assunto do divórcio e do novo casamento é controverso. Com a verdade sendo encoberta pelos argumentos, réplicas e incerteza, muitos se desesperam de serem capazes de determinar com precisão a vontade de Deus neste caso. Nestes tempos emocionais e cheios de dissensões, é indispensável que nos lembremos dos princípios básicos e simples que governam nosso relacionamento com Deus. Nossas conclusões dependerão muito do estado do espírito com o qual abordamos esta ministração.
Por favor, seja paciente enquanto consideramos estes princípios decisivos e fundamentais.
Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: "Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram!" Ele, porém, respondeu: "Antes bem- aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!" (Lucas 11:27-28)
JESUS se referiu às pessoas que atribuem um valor extremamente alto aos laços familiares. Para as quais a genealogia era uma importante garantia de que faziam parte do povo escolhido de DEUS; o valor de um homem vinha de seus antepassados e o de uma mulher, dos filhos a que ela dava à luz. A resposta de JESUS significa que a obediência de uma pessoa a DEUS é mais importante do que o seu lugar em uma árvore genealógica. A obediência consistente é mais importante do que a honra de gerar um filho respeitado.
Nossas primeiras responsabilidades diante de Deus são ouvir sua Palavra e cumpri-la. Estas exigências, ainda que sejam simples de afirmar, não são simples de obedecer.
Ouvir a Palavra
Ouvir a palavra corretamente não é um passo fácil que se pode dispensar quando se cresce em Cristo. Todos precisamos ter cuidado em como ouvimos.
Ora, estes de Beréia eram mais nobres do que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram de fato assim. Com isso muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição, e não poucos homens. (Atos 17:11-12)
Deus chama de nobres estes cristãos de Beréia porque eles ouviram a Palavra corretamente: primeiro, eles a receberam avidamente; em segundo lugar, eles a confirmaram nas Escrituras; em terceiro, creram nela quando a acharam verdadeira. Este é um excelente exemplo para nós.
Como você avalia os sermões e ensinamentos que recebe?
As pessoas em Beréia conferiam nas Escrituras a mensagem que ouviam.
Sempre compare o que você ouve com o que está escrito na Bíblia.
Um pregador ou professor que transmite a verdadeira mensagem de DEUS nunca cairá em contradição com o que a Palavra de DEUS diz.
Eles receberam
Os de Beréia receberam a Palavra avidamente, com a mente aberta e receptiva. Outros fecharam suas mentes e tamparam os ouvidos – em Atos 7:57 – “Mas eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos e arremeteram unânimes contra ele”.
Talvez as pessoas não nos matem por testemunharmos a respeito de CRISTO, mas podem deixar claro que não desejam ouvir a verdade e tentar nos calar. Continue honrando a DEUS por meio de sua conduta e de suas palavras; embora muitos possam rebelar-se contra você e sua mensagem, algumas seguirão a CRISTO. Lembre-se de que a morte de Estevão causou um profundo impacto na vida de Paulo, que mais tarde se tornou o maior missionário cristão. Mesmo aqueles que se opõem a você agora, podem mais tarde se voltar para CRISTO.
Mateus 13:14-15 – E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.
Se as pessoas se recusam a ouvir as boas novas de DEUS, elas se tornam incapazes de compreendê-las. Paulo viu que isso se cumpriu nas congregações judaicas que visitou em suas viagens missionárias (Romanos 11.8).  Pelo fato de o plano de DEUS ser muito superior a qualquer outro, não ousamos rejeitá-lo ou tratá-lo com casualidade.
Uma vez que para aprender a verdade é necessário ter a mente aberta, evitemos as qualidades que fecham as mentes:
1 – Preconceito ­– Se já formamos idéia antes de um estudo cuidadoso da evidência, nunca aprenderemos a verdade. Os judeus negaram a Jesus em face da evidência irrefutável, porque eles já haviam decidido que seu Messias não iria ser crucificado (veja 1º. Coríntios 1:23 – “mas nós pregamos a CRISTO crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos”); portanto, a evidência não tinha importância.
Muitos judeus consideravam as boas novas de JESUS CRISTO uma tolice; porque pensavam que o MESSIAS seria um rei conquistador, acompanhado por sinais e milagres. JESUS não restaurou o trono de Davi como esperavam; sendo executado como um criminoso. Como poderia ser o salvador?
Igualmente os gregos assim consideravam as boas novas uma tolice; não criam na ressurreição; pensavam que nenhuma pessoa respeitável seria crucificada. Considerava a morte uma derrota e não vitória.
O Evangelho de JESUS CRISTO ainda parece tolice para muitos. Nossa sociedade venera o poder, a influência e a riqueza. JESUS veio ao mundo como servo humilde e pobre isso é contrastante com os valores deste mundo. Ele oferece o seu Reino àqueles que têm fé, e não aos que fazem todos os tipos de boas ações para tentar alcançar a salvação. Isso pode parecer tolice para o mundo, mas CRISTO é o poder de DEUS, o único meio pelo qual podemos ser salvos. Conhecer a CRISTO pessoalmente é a maior sabedoria que alguém pode vir a ter.
Precisamos querer re-examinar as velhas conclusões e as tradições que nos agradam, a respeito do divórcio e novo casamento, à luz das Escrituras. Muitos de nós, às vezes, abandonamos velhas crenças, em outras áreas. Temos que desejar fazer o mesmo aqui também.
2 – Preferência ­– O que queremos que a verdade seja, muitas vezes nos impede de abrir a mente para aprendê-la. É tão difícil estudar abertamente quando aqueles que amamos são diretamente afetados pelas nossas conclusões. Mas se não amamos a verdade de todo o coração, Deus mesmo pode atuar para nos convencer de uma mentira (2º. Tessalonicenses 2:9-12 – a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça”).
Este homem iníquo usará “poder, e sinais, e prodígios de mentira” para enganar e atrair seguidores. Os milagres de DEUS podem ajudar a fortalecer nossa fé e conduzir pessoas a CRISTO, mas nem todos os milagres são necessariamente de DEUS. Os milagres realizados por CRISTO foram significativos, não só por seu poder, mas também por seu propósito – ajudar, curar, e nos guiar a DEUS.
O iníquo terá poder para fazer coisas surpreendentes, mas seu poder será proveniente de satanás. Ele usará este poder para destruir e para afastar as pessoas para longe de DEUS, em direção a si mesmo. Se qualquer personalidade considerada religiosas trabalhar para atrair a atenção das pessoas para si mesma, podemos ter certeza de que sua obra não é de DEUS.
Este homem iníquo, com seu poder e milagres, enganará aqueles que se recusaram a crer na verdade de DEUS. DEUS concede às pessoas a liberdade de lhe darem as costas e crerem nas mentiras de satanás. Se disserem não à verdade, experimentarão as conseqüências de seus próprios pecados.
Se eu tiver um sentimento forte e uma preferência pessoal por uma conclusão em particular, vou precisar de um esforço disciplinado para que receba a Palavra abertamente.
3 – Presunção ­– A presunção prejudica uma mente aberta. Se temos que admitir que temos estado errados, a presunção pode nos impedir a um estudo sério. O orgulho de nosso próprio raciocínio e nossas crenças nos impede de humilharmo-nos diante das afirmações daquele cujos caminhos e pensamentos são infinitamente mais altos do que os nossos. Confiança em idéias espertas, que fogem do significado claro das passagens da Bíblia, impede que muitos recebam a Palavra de Deus. Possa Deus humilhar nossos corações enquanto procuramos a verdade neste assunto tão difícil.
4 – Preocupação – A verdade freqüentemente requer muito esforço para se aprender. Enquanto uma relação desnorteante de pontos de vista variados competem pela nossa atenção, podemos não querer gastar o tempo e o esforço necessários para procurar a vontade de Deus. Para amar a verdade, temos que procurá-la de todo o coração.
5 – Protesto ­– As pessoas, freqüentemente, dizem que por haver tanta divergência entre os irmãos cultos, a respeito do divórcio e novo casamento, é impossível estar-se realmente certo da vontade de Deus. Considere Paulo em Beréia. Ele resistiu praticamente sozinho, enquanto os estudiosos daquele tempo o contradiziam. O grau da controvérsia não tem influência na decisão se a verdade é ou não encontrável. Se Deus tem falado, podemos conhecer a verdade.
Eles examinaram as Escrituras
Os de Beréia não somente tinham um coração receptivo, eles também examinaram as escrituras para verificar a exatidão do que Paulo disse.
Há quatro coisas importantes que eles fizeram:
1 – Examinaram –  Esses homens investigavam por sua conta. Eles não estavam querendo aceitar a palavra de um outro; eles examinaram para ver se era de fato assim. Muitos prefeririam só seguir o que seu pregador favorito ou os anciãos da igreja ensinam. Mas temos que estar querendo examinar as Escrituras nós mesmos para verificar a verdade.
2 – As Escrituras – Esses homens reconheciam a fonte da verdade. A única maneira pela qual conhecemos a vontade de Deus é pelas Escrituras. Nossos sentimentos, idéias, intuições e impressões não são o padrão. Tenho que ter muita fé para aceitar o que as Escrituras ensinam sobre o divórcio e novo casamento mesmo que não me pareça razoável, como o mandamento para sacrificar Isaque deve ter parecido a Abraão. Muito simplesmente, o que as Escrituras dizem é justo.
3 – Diariamente – Os cristãos de Beréia queriam realmente saber a verdade. Interesse e estudo sério são exigências absolutas se vamos determinar a verdade no meio de vozes conflitantes. Assuntos difíceis testam nossa vontade de buscar a verdade.
4 – Se era de fato assim ­– Esses de Beréia acreditavam que se poderia saber se, de fato, era assim, pelo estudo das Escrituras. Temos que ser homens de convicção suficiente para defender o que as Escrituras ensinam. Se cada pregador, cada igreja e cada estudante de grego neste mundo acreditassem no erro, poder-se-ia, ainda, conhecer a verdade com certeza, seguindo as Escrituras. Quanto mais estudo das Escrituras e menos pesquisa de opiniões fizermos, mais convicção da verdade desenvolveremos.
Eles acreditaram
Como resultado de sua busca os de Beréia acreditaram no que haviam ouvido Paulo pregar. O que as Escrituras ensinam é justo; podemos ter toda a confiança e acreditar e seguir a Palavra de Deus. É nossa esperança que você leia estas páginas abertamente, compare-as com as Escrituras aplicadamente e acredite firmemente no que elas ensinam .
Obedecer à Palavra
Deus exige energicamente obediência a sua vontade. Obedecê-lo rigorosa e cuidadosamente não é demais. Uma profunda e minuciosa preocupação em fazer exatamente a vontade de Deus é, antes, uma expressão de nossa fé em Deus e do nosso amor por ele. A fé em Deus nos faz desejar confiar implicitamente em cada palavra dele. O amor por Deus nos faz desesperadamente agradá-lo.
Alguns agem como o moço rico de Marcos 10.17ss. Ele ouviu a palavra avidamente. Ele creu no que Jesus disse. Ele queria obedecer. Mas retirou-se entristecido, porque não queria pagar o preço. Que tragédia! Deus nunca disse que seria fácil fazer sua vontade.
Alguns admitem que se uma conclusão a respeito das Escrituras dificulta a obediência para algumas pessoas, então essa conclusão é incorreta. Realmente, Jesus sempre encorajou o exame do custo (Lucas 14:25-33) e alertou sobre as exigentes solicitações feitas aos discípulos.
No versículo 27 – O público de JESUS estava bem ciente do significado da expressão: “tomar a própria cruz”. Quando os romanos conduziam um criminoso ao local da execução, este era forçado a carregar a cruz em que morreria. Isto demonstra uma submissão a Roma e advertia os observadores de que seria melhor se submetessem também. Mas JESUS usou esta ilustração para ensinar as multidões a pensarem em seu entusiasmo por ELE. Encorajou aqueles que eram superficiais a aprofundarem-se ou a desistirem. Seguir a CRISTO significa submissão total a ELE; em alguns casos, esta submissão conduz à morte.
Nos versículos 28-30 – quando um construtor não calcula o custo ou faz uma estimativa que não é precisa, sua construção pode ficar inacabada.
Será que sua vida cristã será abandonada depois de algum tempo, por você não ter calculado o custo de seu compromisso com JESUS?
Os cristãos podem enfrentar a perda da posição social ou de riquezas. Podem ter que abrir mão da escolha quanto ao que fazer com seu dinheiro, seu tempo ou sua carreira. Podem ser odiados, separados de sua família, e até mesmo morrer. Seguir a CRISTO não significa ter uma vida livre de problemas. Devemos calcular cuidadosamente o custo de nos tornarmos discípulos de CRISTO, para manter firme a nossa fé e para não sermos tentados a voltar atrás.
No versículo 30 – O sal pode perder o seu sabor. Quando o sal é molhado e depois seca, fica apenas um insípido resíduo. Muitos cristãos se misturam com o mundo e evitam o custo de posicionarem-se a favor de CRISTO. Mas JESUS disse que, quando eles perdem o “sabor” característico, tornam-se inúteis. Da mesma maneira que o sal conserva e confere paladar à comida, devemos preservar o bem no mundo e trazer um novo sabor à vida. Isto exige um planejamento cuidadoso, um sacrifício voluntário e um compromisso inabalável com o REINO DE CRISTO. Mas se um cristão fracassar em ser sal da terra, fracassará em representar CRISTO ao mundo.
Você é sal da terra?
Para seguir a Jesus eu tenho que estar disposto a abandonar tudo: propriedades, família e até meus próprios desejos.
Teria você sacrificado Isaque, se você tivesse sido Abraão?
Teria você vendido tudo se fosse o moço rico?
Teria você se divorciado de sua esposa, se você tivesse sido um dos judeus dos dias de Esdras?
(Esdras 9-10). Desde a época dos juízes, os homens israelitas haviam adotado a prática de casar com mulheres pagãs e, como conseqüência, abraçar suas práticas religiosas (Juízes 3.5-7). Até mesmo Salomão, o grande rei de Israel, foi culpado deste pecado (I Reis 11.1-8). Embora esta prática fosse proibida pela lei de DEUS (Êxodo 34.11-16; Deuteronômio 7.1-4), ela apareceu nos dias de Esdras e, novamente, apenas uma geração após ele (Neemias 13.23-27).
A oposição ao casamento misto não era um preconceito racial, porque judeus e não judeus desta região tinham um mesmo antecedente semita. As razões eram estritamente espirituais. Um homem que se casasse com uma mulher pagã teria a tendência de adotar as crenças e práticas desta mulher.
Se os israelitas fossem insensíveis o bastante para desobedecer a DEUS em algo tão importante quanto o casamento, não seriam suficientemente fortes para se manterem firmes contra a idolatria de seu cônjuge. Até que os israelitas finalmente parassem com esta prática, a idolatria permaneceu como um problema constante.
Alguns israelitas haviam se casado com cônjuges pagãos e perdido de vista o propósito de DEUS para a vida deles. O NT diz que os crentes: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” – II Coríntios 6.14. Tais casamentos não podem ter uma unidade na questão mais importante da vida – o compromisso e a obediência a DEUS. Como o casamento envolve duas pessoas que se tornam uma, a fé dos cônjuges pode se tornar um problema já que certamente um deles terá que transigir em relação às suas próprias crenças, em benefício da unidade. Muitas pessoas não ligam para esse fato, e seguramente se lamentarão mais tarde. Não permita que a emoção ou a paixão lhe ceguem para a importância de se casar com alguém afinado espiritualmente com você.
Após tomar conhecimento dos pecados do povo, Esdras se prostrou em oração. Sua oração sincera confere uma perspectiva sobre o pecado. Ele reconheceu:
1 – Que o pecado é sério – v. 6;
2 – que ninguém peca sem afetar a outros – v. 7;
3 – Que ele não estava sem pecado, embora não tivesse uma esposa pagã – v. 10ss;
4 – que o amor e a misericórdia de DEUS haviam poupado a nação, mesmo não tendo feito nada para merecer tal bênção – vs. 8, 9, 15.
É fácil enxergar o pecado como algo inofensivo em um mundo que o enxerga de forma inconseqüente; mas devemos enxergar o pecado com a mesma seriedade de Esdras.
Esdras demonstrou a necessidade de haver uma comunidade santa em torno do templo reconstruído. Nós também precisamos ter uma comunidade santa em nossas igrejas locais. Mesmo quando pecamos do pior modo que se pode imaginar, podemos nos voltar a DEUS com orações de arrependimento.
Ou teria sido certo que Deus não poderia exigir algo tão custoso e extremo?
O verdadeiro arrependimento não termina com palavras de confissão – isto seria um mero culto de lábios. O verdadeiro arrependimento deve levar a atitudes e comportamentos transformados. Quando você pecar e verdadeiramente se sentir arrependido, confesse isto a DEUS, peça o seu perdão, e aceite sua graça e misericórdia. Então, como um ato de gratidão pelo seu perdão, faça as mudanças necessárias – Há, isso vai doer muito, vai custar muito; mas é necessário para a perfeita conciliação com DEUS.
Pois, que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Como crentes em CRISTO, todos os nossos pecados foram perdoados. Sua morte nos limpou de todos os pecados. Por que então ainda os confessamos? A confissão é mais do que tomar posse do perdão de CRISTO pelos nossos erros. A confissão é concordar com DEUS que nossos pensamentos, palavras, e ações estão errados e são contrários à sua vontade. Significa nos comprometermos uma vez mais a fazer a sua vontade renunciando quaisquer atos de desobediência. Não temos que confessar pecados já previamente reconhecidos. A confissão envolve o abandono de todo o pecado consciente, pedindo a DEUS o poder necessário para viver retamente na presença DELE.
Ou que dará o homem em troca de sua alma?
(Mateus 16:26).
Quando desconhecemos a CRISTO, fazemos escolhas como se não houvesse vida após a morte física. Na realidade, esta vida é uma passagem para a eternidade. A maneira como vivermos esta breve existência determinará o nosso estado eterno. Tudo aquilo que acumularmos neste mundo não tem qualquer valor quando se trata de alcançar a vida eterna. Nem mesmo as mais elevadas honras cívicas e militares seriam capazes de garantir a entrada no céu. Procure analisar seu estilo de vida sob uma perspectiva eterna, e perceberá que seus valores e suas decisões se modificarão.
O ensinamento da Bíblia a respeito do casamento, divórcio e novo casamento pode ser resumido em cinco afirmações.
1º - O Casamento é Permanente:
Quanto Tempo Deveria Durar Um Casamento?
"Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive" (Romanos 7:2).
"A mulher está ligada enquanto vive o marido" (1º Coríntios 7:39).
A intenção de Deus é que um esposo e uma esposa permaneçam casados até que a morte os separe. Deus une esposo e esposa num só ser, e esta união é para ser permanente. Deus, certamente, não liga pessoas em casamentos que ele chama de adultério, e estes casamentos não são levados em consideração em nossos comentários.
Aí você deve estar aí fazendo a seguinte pergunta: O divórcio não é legal?
Eu posso-te dizer que é legal; mas somente cumprir a lei é suficiente para ter a salvação?
Se somente cumprir a lei fosse suficiente para salvar alguém, livrando-o do pecado; então porque foi necessário JESUS ser crucificado?
A lei é moral, sem condições de ser espiritual, ela apenas nos dá regras sociais de comportamento ético e moral humano.
É preciso obedecer ao que foi dado como regra espiritual para o homem e a mulher no relacionamento do matrimônio; aí é que entra a questão de “uma só carne”.
2º - O Divórcio é Pecaminoso:
Posso Divorciar-me?
Há razões básicas porque o divórcio é pecaminoso:
PRIMEIRO Deus disse: Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem. (Marcos 10:9).
DEUS permitia o divórcio como uma concessão, devido à propensão que o povo tinha para o pecado. O divórcio não era aprovado, mas foi instituído para proteger a parte ofendida em uma situação difícil. Infelizmente, os fariseus usaram o texto em deuteronômio 24.1 para aprovar o divórcio. JESUS explicou que essa não era a intenção de DEUS; pelo contrário, ELE queria que as pessoas casadas considerassem o casamento um compromisso permanente. Não se case com a opção de separar-se. Seu casamento terá chances de ser uma união feliz se, desde o início, você se comprometer com sua durabilidade. Não tenha um coração duro como o desses fariseus, mantenha a firme determinação de permanecer com seu cônjuge com a ajuda de DEUS.
As mulheres freqüentemente eram tratadas como propriedade pessoal. O casamento e o divórcio eram transações semelhantes à de compra e venda de terras. Mas JESUS condenou essa atitude e explicou a verdadeira intenção de DEUS: “que o casamento trouxesse uma unicidade” – Gênesis 2.24. JESUS sustentou o ideal de DEUS para o casamento e disse a seus seguidores que deveriam viver de acordo com esse ideal.
SEGUNDO, é pecaminoso por causa do que o homem faz à sua companheira, quando ele se divorcia dela. Jesus disse que ele a expõe cometer adultério (Mateus 5:32 – Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério”).
O divórcio é tão destrutivo hoje, quanto foi na época que JESUS esteve fisicamente entre nós. DEUS deseja que o casamento seja um compromisso para toda a vida – Gênesis 2.24. Ao se casarem, as pessoas jamais deveriam pensar em divórcio como opção para resolver os problemas ou como a saída para uma relação que parece morta. JESUS também aproveitou para repreender aqueles que, propositadamente, abusam do contrato de casamento, usando o divórcio para satisfazer o desejo luxurioso de casar-se com outra pessoa.
Suas ações estão colaborando com o fortalecimento de seu casamento ou você o está destruindo?
JESUS disse que o divórcio não é permissível, exceto em caso de infidelidade. Isto não significa que deva acontecer automaticamente quando um cônjuge comete adultério. A palavra traduzida por “infiel” sugere um estilo de vida sexualmente imoral, não um ato isolado de adultério, do qual a pessoa se arrependeu. Aqueles que descobrem que seu parceiro foi infiel devem primeiro fazer todo o esforço para perdoar, reconciliar-se e restaurar o relacionamento. Devemos sempre procurar razões para restaurar o casamento, ao invés de procurar desculpas para terminá-lo.
Fazer com que outro tropece e se perca é um pecado tremendamente horrível (Mateus 18:6 – Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar”).
JESUS disse que se alguém fizer alguém de boa fé se desviar da fé, este receberá um severo castigo. Ofender os outros ou deixar de atendê-las é pecado, mesmo que o mundo não o condene por considerar essas atitudes pouco importantes. Aliás, é possível que pessoas egoístas e indiferentes alcancem alguma glória temporal, porém a glória duradoura é medida pelos padrões de DEUS, na pessoa de JESUS CRISTO. O que você usa como sua medida: a realização pessoal ou o abnegado serviço a DEUS?
JESUS pode ter direcionado essa advertência aos líderes religiosos que ensinavam seus discípulos a serem hipócritas – Mateus 23.15. Os fariseus perpetuavam um sistema maligno. Uma pessoa que ensina outras tem uma grande responsabilidade – Tiago 3.1. Como o médico, o professor deve ter em mente este antigo juramento: “Em primeiro lugar, não causarei dano algum”.
TERCEIRO, o divórcio é pecaminoso, porque eu prometi ficar com minha esposa até que a morte nos separe.
Deus detesta a mentira e a quebra da promessa.
Apocalipse 21:8 – Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”.
O lago foi explicado em Apocalipse 19.20 e 20.14. A segunda morte é a morte espiritual. Alguns entendem que ela significa o tormento eterno; outros, a destruição. Nas duas interpretações a segunda morte representa a permanente separação de DEUS.
O “ardente lago de fogo e de enxofre” será o destino final de todos os ímpios. Esse lago é diferente do poço do abismo mencionado em Apocalipse 9.1. O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo. Então, seu líder, o próprio satanás, também será lançado nesse lago e, finalmente a morte e o inferno. Depois, todos aqueles cujos nomes não estão registrados no livro da vida serão lançados no lago de fogo.
O lago de fogo é o destino final de tudo aquilo que é pecaminoso, que nos é pernicioso – satanás, a besta, o falso profeta, os demônios, a morte, o inferno e todos aqueles cujos nomes não foram registrados no livro da vida, porque não colocaram a sua fé em JESUS CRISTO. Se, através da fé não nos identificamos com os ensinamentos e a pessoa do SENHOR JESUS CRISTO e não o confessamos como nosso SENHOR, não haverá qualquer esperança, nenhuma segunda chance e nenhum outro apelo.
Romanos 1:28-32 – E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam”.
Uma pergunta interessante: Como essas pessoas sabem sobre o castigo mortal da parte de DEUS?
Todos os seres humanos foram criados à imagem de DEUS, têm uma natureza moral e uma consciência, por isso o castigo pelo pecado é reconhecido além dos círculos religiosos.
Os psicólogos dizem que uma pessoa que apresenta problemas de falta de consciência tem um grave distúrbio de personalidade, extremamente difícil de ser tratado. Mas a maioria das pessoas sabe, instintivamente, quando está agindo errado, mas pode não se importar com o agir errado. Outras até se arriscarão à morte precoce, pela liberdade de entregarem-se aos seus desejos imediatos.
Dizem: “Eu sei que é errado, mas realmente quero”, ou “sei que é perigoso, mas vale a pena correr o risco”. Para tais pessoas, parte da diversão é contrariar a lei de DEUS, os padrões morais da comunidade, o bom senso ou o próprio senso do que é certo ou errado. Mas, bem no fundo, essas pessoas sabem que o pecado merece ser punido com a morte.
Em Romanos 6.23 – Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”.
Você é livre para escolher entre dois mestres: o pecado ou JESUS CRISTO. A recompensa do pecado é a morte eterna. Isso é tudo que você pode esperar ou receber de uma vida sem DEUS. Mas, ao escolher CRISTO como seu MESTRE, você recebe a dádiva da vida eterna, uma existência com DEUS, que começa na terra e continua pela eternidade.
A que você escolhe?
A vida eterna é uma dádiva de DEUS, portanto, não é algo que possamos merecer nem receber como pagamento. Imagine a tolice: alguém recebe amor e se oferece para pagar por ele. Uma dádiva não pode ser comprada. A resposta mais apropriada à pessoa querida, de quem recebemos a dádiva, será uma boa acolhida e a nossa gratidão. Nossa salvação é um presente de DEUS, não algo que provenha de nossos méritos. Ele nos salvou por sua misericórdia, não por quaisquer boas obras que tenhamos feito. Deveríamos reconhecer, com ações de graça, as dádivas que ELE nos concede por seu amor.
3º - Casamento de Divorciado é Adultério:
Posso Casar-me Novamente?
A pessoa divorciada não tem a opção de se casar novamente.
Em 1º Coríntios 7:10-11 – Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher”. Paulo deu duas escolhas àqueles que haviam se divorciado: permanecer descasado ou então se reconciliar com o seu par.
Por causa da desordem e da imoralidade existente na cultura que nos cerca hoje, é o mesmo que acontecia na igreja de Corinto. Ao rejeitarem a imoralidade, alguns gregos também estavam rejeitando completamente o sexo e o casamento. Os cristãos coríntios questionavam se isso era o que também deveriam fazer. Assim, fizeram a Paulo várias perguntas do tipo:
“Sendo o sexo pervertido, não deveríamos nos abster dele também no casamento?”
“Se o meu cônjuge for incrédulo, devo procurar o divórcio?”
“As pessoas solteiras e as viúvas devem permanecer sós?”
Paulo respondeu a muitas dessas questões dizendo, em outras palavras:
Por agora, permaneçam assim. Fiquem satisfeitos com a situação em que DEUS os colocou. Se você for casado, não procure se tornar solteiro. Se você for solteiro, não procure se casar. Viva de acordo com a vontade de DEUS, um dia de cada vez. E ELE lhe mostrará o que fazer.
Novo casamento de divorciados é adultério.
É adultério para aquele que se divorcia de seu par (Marcos 10:11-12), para aquele que está divorciado (Mateus 5:32) e para aqueles que se casam com pessoas divorciadas (Lucas 16:18).
De acordo com Romanos 7:2-3 o adultério continua enquanto se está casado com um segundo par e o primeiro ainda vive.
4º - O Arrependimento Significa Separação:
E Se Eu Estou Novamente Casado?
Desde que nenhum adúltero pode ir para o céu (1º Coríntios 6:9-11) e desde que Deus julgará os adúlteros (Hebreus 13:4), aqueles divorciados que estão cometendo adultério por haverem se casado novamente necessitam urgentemente de serem perdoados.
Mas o que têm eles que fazer para receber perdão?
Têm que se arrepender (Atos 2:38).
O arrependimento envolve o abandono das práticas pecaminosas; neste caso, a desistência do adultério.
Os Coríntios foram limpos depois que eles deixaram suas práticas pecaminosas ("Tais fostes alguns de vós" ­ 1º Coríntios 6:9-11).
O Evangelho sempre exige a separação do pecado.
O beberrão deve separar-se de sua garrafa, o idólatra de seus ídolos, o homossexual de seu amante, o adúltero de seu par ilegal.
5º - Exceto Por Traição:
Há Exceções?
Toda a pessoa divorciada de um companheiro vivo comete adultério quando se casa novamente, exceto aquele que se divorciou de seu par por traição conjugal (Mateus 19:9). Nenhuma exceção é dada àquelas pessoas cujos divórcios não envolveram traição.
Nenhuma exceção é dada àqueles que receberam o divórcio.
A exceção é dada somente àqueles que se divorciaram por motivo de traição do outro cônjuge.
Há muita confusão no mundo sobre a necessidade do batismo.
Mas não é porque Jesus não pode ser entendido (veja Marcos 16:16).
É por causa das teorias dos homens e dos esforços para evitar o que Jesus disse.
Há muita confusão no mundo sobre as conseqüências do divórcio e novo casamento.
Mas não é porque Jesus não pode ser entendido.
É por causa das teorias dos homens e dos esforços para evitar o que Jesus disse.
Por que homens no mundo das denominações não reconsideram suas posições quanto ao batismo quando são forçados a contradizer o simples significado de passagens tão claras?
Por que você não reconsidera suas crenças a respeito do divórcio e novo casamento, se elas contradizem o significado de tais passagens como Mateus 5:32, 19:9; Marcos 10:11-12; Lucas 16:18; Romanos 7:2-3; 1º Coríntios 7:10-11?
Tem sido sempre o homem simples, com fé e devoção que tem entendido a vontade de Deus.
Possa Deus abençoar-nos para ouvirmos sua Palavra e obedecê-la. 
Amém!!!

Amém!!!
Pr. JACIR AILTON DA SILVEIRA – Teólogo
Comunidade Cristã de Umuarama
Membro do CFP – Conselho Federal de Pastores desde 07/2010, sob nº C-1280
Nossos contatos: 
e-mail: jacirailtondasilveira@gmail.com
Telefones: 0xx44 99900-9947